Este documento tem como finalidade orientar os clientes da TOTVS a como realizar todo o processo de instalação do produto TAF (Segregado), tanto para a entrega do eSocial quanto de qualquer outra obrigação acessória já existente no produto.

Índice

Contexto

O Instalador/Atualizador do TAF, foi criado com o intuito de simplificar o processo de instalação/atualização para clientes que utilizam o TAF como solução segregada ao ERP ( Clientes que utilizam o TAF como um módulo do Protheus, ou seja, utilizam outros módulos além do TAF, não devem utilizar essa funcionalidade)


Instalação

Esse passo tem como objetivo demonstrar a instalação do TAF, utilizando o Instalador:

Pré-Requisitos

Banco de Dados criado e vazio (Bancos Homologados para o TAF);

Espaço em Disco;

Sistema Operacional Windows.

Passo a Passo

1- Fazer o Download da última versão do Instalador disponível no Portal do Cliente;

2- Descompactar o arquivo baixado

3- Fazer a instalação através do arquivo com permissões de Administrador do Windows

Clique em Próximo

Selecione quais produtos deseja realizar a instalação (possível realizar a instalação do TAF e/ou TSS)

Clique em Próximo

Selecione o diretório de instalação. É recomendável que a instalação seja feita no diretório indicado.

Clique em Próximo


Informe o IP e Porta do License Server (+infos)

Clique em Próximo


A interface acima, foi criada para que sejam informados os dados de conexão com o Banco de Dados, para isso, são listados os produtos selecionados para instalação. 

Selecione a opção "Parâmetros da Instalação" dos produtos TAF/TSS e preencha os dados de conexão com o Banco de Dados:


Clique em "Testar" para validar se os dados informados estão corretos

Clique em Próximo


Informe as Portas HTTP do TAF/TSS, essas portas serão utilizadas para comunicação entre os produtos.

Clique em Próximo


Informe a Porta HTTP utilizada para abertura das interfaces do TAF do Futuro 

O Projeto TAF do futuro tem como objetivo evoluir o produto gerando visões gerenciais para entrega de suas obrigações acessórias com uma melhor experiência do usuário, iniciamos pelo eSocial e REINF mas iremos replicar todo esse novo modelo de usabilidade para todas as obrigações contempladas pelo produto. Estamos utilizando o PORTINARI para essa reformulação ( Saiba mais sobre o Portinari ), isso nos permite evoluir muito principalmente a questão de usabilidade.


Clique em Próximo


Confirme o início da Instalação e será iniciado o Processo:


Ao final do processo será mostrada a tela da finalização com sucesso da instalação.


Imediatamente após a instalação será necessária a execução do procedimento de atualizar o ambiente, caso contrário ocorrerá uma mensagem informando que o ambiente possui divergências de dicionário será exibido conforme abaixo:


O executável é o mesmo utilizado para a instalação porém agora escolhendo a opção de atualizar o produto. Para seguir com a atualização seguir com os procedimentos citados no link: 2 - Novo Atualizador TAF ( TOTVS Automação Fiscal )


E será aberto o TAF automaticamente para execução do Wizard de Configuração do TAF.



O instalador foi projetado para rodar apenas em ambiente Windows;