Enquanto em Downstream (entrega) temos trabalho com o qual a equipe já se comprometeu, em Upstream temos opções.

Nossa capacidade de ter idéias e gerar oportunidades é maior do que a capacidade de convertê-las em itens concluídos, e é por isso que o Upstream é como um "funil com filtros", onde as opções são analisadas, refinadas, descartadas, estudadas e selecionadas para serem trabalhadas integrando a equipe de desenvolvimento e as áreas de negócios.

O modelo Kanban abaixo ilustra e orienta de forma simples e objetiva a construção de um modelo de Upstream que a Squad poderá formatar e assim aplicar as etapas 01 e 02 do nosso Processo de Desenvolvimento Ágil de forma mais consistente.

PILARES:

Transparência

Inspeção

Validação

VALORES:

Comprometimento

Coragem

Foco

Abertura

Respeito

EVENTOS:

Planejamento de Sprint

Daily Scrum

Revisão do Sprint

Retrospectiva do Sprint

É uma estratégia para otimizar o fluxo de valor para os stakeholders através de um processo que utiliza facilitação visual e limitação de work-in-progress (trabalho em progresso) de um sistema puxado.

Comece com o que você faz agora;

Concordar em buscar mudanças evolucionárias;

Inicialmente, respeite os papéis, responsabilidades e cargos atuais;

Incentivar atos de liderança em todos os níveis.

Visualização do workflow;

Limitar o Work-in-Progress (WIP);

Gestão ativa dos itens do trabalho em andamento (meça e gerencie o fluxo e torne as políticas do processo explícitas);

Inspeção e Adaptação da definição de workflow do time (implemente mecanismos de feedback).

Transparência (Transparency): A crença de que compartilhar informações melhora abertamente o fluxo de valor de negócios. Usar vocabulário claro e direto é parte deste valor;

Equilíbrio (Balance): A compreensão de que diferentes aspectos, pontos de vista e capacidades devem ser equilibrados para a efetividade. Alguns aspectos (como demanda e capacidade) causarão colapso se estiverem fora de equilíbrio por um período prolongado;

Colaboração (Collaboration): Trabalhando juntos. O Método Kanban foi formulado para melhorar a forma como as pessoas trabalham juntas, por isso a colaboração está no centro;

Foco no Cliente (Customer Focus): Conhecer o objetivo do sistema. Todo sistema kanban flui para um ponto de obtenção de valor - quando os clientes recebem um item ou serviço exigido. Os clientes neste contexto são externos ao serviço, mas podem ser internos ou externos à organização como um todo. Os clientes e o valor que eles recebem é o ponto natural de foco no Kanban;

Fluxo (Flow): A percepção de que o trabalho é um fluxo de valor, seja ele contínuo ou episódico. Ver o fluxo é um ponto de partida essencial no uso do Kanban;

Liderança (Leadership): A capacidade de inspirar os outros à ação por meio de exemplos, palavras e reflexões. A maioria das organizações tem algum grau de estrutura hierárquica, mas na liderança Kanban é necessário em todos os níveis para alcançar a entrega e melhoria de valor;

Compreensão (Understanding): Principalmente autoconhecimento (tanto do indivíduo como da organização) para avançar. Kanban é um método de melhoria e saber o ponto de partida é fundamental;

Acordo (Agreement): O compromisso de avançar em direção a metas, respeitando - e, sempre que possível, acomodando - diferenças de opinião ou abordagem. Isso não é gerenciamento por consenso, mas um co-comprometimento dinâmico com a melhoria;

Respeito (Respect): Valorização, compreensão e demonstração de consideração pelas pessoas. Apropriadamente, ao pé dessa lista, é a base sobre a qual os outros valores se baseiam.

No quadro abaixo, as unidades de trabalho representam coisas que geram algum benefício ao cliente/usuário final. O valor é gerado somente quando um item alcança a última etapa.

Item funcional: “Entre cães e camelos, todos são animais. Você deve evitar ratos e elefantes ”- Embora haja variações de tamanho entre os itens, evitamos extremos. Um item funcional agrega valor, cada etiqueta na tabela representa uma entrega do valor percebido pelos negócios. Se você quer um cachorro, sua pata, cauda ou cabeça por si só não gera valor.

Replenishment: É o ato de entendimento e compromisso com a demanda. É como um casamento - após o ponto de noivado, não é desejável abandonar a solicitação (embora isso possa acontecer). O Kanban é um sistema pull - o fornecimento frequente é mais ágil, o suprimento sob demanda é mais ágil!

Classe de serviço: Classe de serviço baseia-se no custo do atraso e define como essa categoria de itens é tratada no sistema. O “tigre em chamas” (às pressas) tem mais prioridade do que os outros animais (comuns). As classes de serviço mais comuns são padrão, pressionadas, com data definida, intangíveis.

Lead time: O relógio começa a fornecer e para quando o item é entregue. A quantidade de dias do calendário para concluir um item é o prazo de entrega.

Vazão Semanal: a quantidade de itens entregues em um período de tempo, normalmente semanas.

Limites WIP: Limite o "trabalho em andamento". Esses números representam a quantidade máxima de itens funcionais para um fluxo de trabalho. Incentive o acabamento e incentive discussões importantes. "Pare de começar, comece a terminar!"

Kanban Meeting: “Pare de começar, comece a terminar!” Navegue pelos tickets da direita (mais perto do final) para a esquerda (iniciada mais recentemente). "Pergunte aos marcadores, não às pessoas" - O que podemos fazer para concluir esta solicitação?

Demo: Ao final do trabalho, a equipe pode apresentar o resultado às partes interessadas. A equipe pode decidir apresentar em pequenos lotes de funcionalidade do mesmo assunto ou fazê-lo mediante solicitação.

Retrospectiva: Avalie o resultado do trabalho em intervalos regulares, analise as medidas e busque a melhoria contínua.

Políticas explícitas: Políticas são regras sobre como trabalhamos e devem ser executadas em colaboração. Exemplo: Critérios para puxar, limites de trabalho em andamento (WIP), data de graduação.

CFD: O Fluxograma Cumulativo mostra as solicitações, o trabalho em andamento, a estimativa média do tempo de implementação e a taxa de capacidade de entrega.

SDM: Service Delivery Manager é uma função de gerenciamento de fluxo de trabalho sugerida. O SDM gerencia bloqueios, coleta medidas e apoia a equipe para melhorar o fluxo.


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