Gestão de Configuração e Administração de Dados – GCAD é uma área responsável por fornecer o apoio para o desenvolvimento de software. Suas principais atribuições são a gestão de configuração, a administração de dados, a compilação dos programas, a criação e atualização de ambientes e a expedição do produto.  

As áreas de GCAD estão estruturadas por segmento e linha de produto:

  • GCAD Assis: atende ao segmento de agroindústria. 
  • GCAD BH: atende aos segmentos educacional, construção e projetos e recursos humanos.
  • GCAD JV: atende aos segmentos de manufatura, logística, agroindústria (Grãos) e saúde (Gestão de Planos).
  • GCAD POA: atende ao segmento de saúde.
  • GCAD SP: atende aos segmentos onde a linha Protheus é desenvolvida: serviços, jurídico, saúde, manufatura, logística, agroindústria, recursos humanos e varejo.


Gestão da Configuração é o processo de criação de projetos (team projects na ferramenta TFS) utilizado no desenvolvimento de produto para gestão dos fontes. Envolve também a criação de branches conforme o modelo de gestão de configuração de cada produto, e a execução de procedimentos para conceder e revogar permissões para consultas e alterações nos fontes.

Clique aqui para consultar as Instruções de Trabalho: Assis, BH, JOI, POA e SP.


A criação de projetos é realizada somente para produtos novos.

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     ENTRADA(S):

  • Solicitação de Projetos (via ticket)

     ENVOLVIDO(S):

     SAÍDA(S):

  • Projetos criados

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* Importante: caso seja executada esta atividade, todas as entradas e saídas do processo são obrigatórias.


Administração de Dados é o processo para a homologação das regras do dicionário de dados, conforme linha de produto e ferramenta padrão utilizada. O objetivo desta atividade é criar/alterar o modelo de dicionário de dados levando em consideração as tabelas, atributos e índices com os seus relacionamentos.

Clique aqui para consultar as Instruções de Trabalho: Assis, BH, JOI, POA e SP.

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     ENTRADA(S):

  • Demanda criada para o GCAD

     ENVOLVIDO(S):

     SAÍDA(S):

  • Modelo de Dicionário de Dados criado / atualizado 

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* Importante: caso seja executada esta atividade, todas as entradas e saídas do processo são obrigatórias.


Compilação dos Programas é o processo de execução dos procedimentos de compilação dos programas, de acordo com as regras definidas para cada linha de produto. Nesta atividade são produzidos os executáveis necessários para realizar os testes e expedir o produto.

Clique aqui para consultar as Instruções de Trabalho: Assis, BH, JOI, POA e SP.

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     ENTRADA(S):

  • Solicitação para novos tipos de compilação (via ticket) ou Demandas vindas do desenvolvimento (via Issue / processo automatizado)

     ENVOLVIDO(S):

     SAÍDA(S):

  • Programas compilados

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* Importante: caso seja executada esta atividade, todas as entradas e saídas do processo são obrigatórias.


Criação e Atualização de Ambientes é o processo de criação de um novo ambiente para o produto que está sendo desenvolvido ou testado. Ocorre também a atualização do ambiente na sua parte de programas executáveis, dicionário de dados (schema) e parametrizações técnicas. As atualizações podem ocorrer no ambiente de desenvolvimento e / ou no ambiente de estabilização (teste sistêmico).

Clique aqui para consultar as Instruções de Trabalho: Assis, BH, JOI, POA e SP.

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     ENTRADA(S):

     ENVOLVIDO(S):

     SAÍDA(S):

  • Ambiente criado ou atualizado

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* Importante: caso seja executada esta atividade, todas as entradas e saídas do processo são obrigatórias.


Expedição é o processo de disponibilização do produto como um Update ou Patch, com as características necessárias para aplicação em ambiente de produção. Os executáveis expedidos são os produzidos pelo processo de compilação, e que passaram pelas etapas de testes do processo de desenvolvimento.


A publicação de pacotes na Central de Downloads é realizada pela área de GCAD ou time de engenharia local responsável pela disponibilização dos pacotes para os clientes.

A conclusão da issue de Desenvolvimento no JIRA deve ser realizada por este time, e estes usuários devem estar configurados no papel de Analista de GCAD nos projetos do produto, os times que usam API ou robô para expedição automática, é necessário criar um usuário no AD com acesso ao JIRA (liberado pela TI), e configurar este usuário no papel de Analista de GCAD para a expedição do pacote.

Para configurar o usuário no papel Analista de GCAD no projeto do JIRA, basta seguir o passo a passo da documentação: EC - JIRA - Incluir um usuário em um papel específico do meu Projeto

Abaixo a instrução de trabalho com o objetivo de auxiliar a utilização do Publicador de Pacotes Manual:

Clique aqui para consultar a Instrução de Trabalho: Manual - Publicador de Pacotes - Versão Usuário

Clique aqui para consultar as Instruções de Trabalho: Assis, BH, JOI, POA e SP.

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     ENTRADA(S):

     ENVOLVIDO(S):

     SAÍDA(S):

  • Update ou Patch expedido

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* Importante: caso seja executada esta atividade, todas as entradas e saídas do processo são obrigatórias.





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