O Portal do E-Cotação não está disponível, pois ainda está em processo de desenvolvimento. Neste momento encontra-se em fase de piloto.



01. VISÃO GERAL LOGIX

O E-Cotação é o novo portal no produto Logix para realizar cotações On-line. Visando aumentar o poder de negociação e agilidade dos compradores Logix com seus fornecedores. Os fornecedores terão acesso ao Portal para realizar suas cotações.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

A rotina se inicia ao processar as ordens de compra que precisam coletar o preço, através do SUP21007. Os fornecedores recebem um e-mail com as informações necessárias para seu acesso ao Portal E-cotação. O fornecedor visualiza as ordens de compra e pode realizar seus orçamentos, integrando estas informações para o comprador no produto Logix.

03. PARÂMETROS E TABELA

a. Parâmetros por empresa LOG00086

ParâmetroDescrição
Utiliza o portal de cotação E-Cotação

Utiliza coleta de preços geradas a partir do programa SUP21007 para integração via Portal E-Cotação. 

Conversor sup01983.cnv

Parâmetros Logix - Processo Entradas - Compras - Gerais

Quantidade de dias para expirar a coleta de preços Web 

Quantidade de dias que o Fornecedor terá o Token válido para acessar o portal e realizar as cotações das ordens de compras disponíveis.

Ao gerar o Token de acesso, quando este parâmetro possuir um valor maior que 0 (zero) será considerado como validade do Token. Ao expirar o Token é necessário gerar um novo, onde novamente será considerado este parâmetro para informar a sua validade.

Exemplo: O parâmetro possui o valor de "7" dias. Hoje, através da execução da rotina SUP21007 marcando a opção "Utiliza coleta de preços via Portal E-Cotação" foi gerado um novo Token para o Fornecedor "A". O Fornecedor "A", poderá acessar o portal com este Token durante os próximos 7 dias. A partir do 8º dia, o sistema não irá permitir o acesso no portal com este Token, pois o mesmo está expirado.

Desta forma, caso seja processado via o sup21007 o programa irá gerar um novo Token para o Fornecedor "A" e enviá-lo por e-mail.

Caso este parâmetro não seja informado ou o valor dele seja 0 (zero), a validade padrão do token é de 1 hora.

Obs.: É importante avaliar com cautela o valor que será informado neste parâmetro, visto que este Token é a segurança de acesso ao Portal.

Conversor sup01946.cnv

Parâmetros Logix - Processo Entradas - Compras - Gerais

Url de acesso ao portal e-cotação

Indica a url que acessa o portal de compras E-Cotação. Por default essa url terá o valor "ecotacao.totvs.com". Ao processar as ordens pelo sup21007, essa url será enviado no email para o Fornecedor realizar o acesso ao portal de Compras.

Como o portal E-Cotação é uma aplicação web ofertado como Saas, então essa url só deverá ser alterada caso tenha a devida orientação enviada pela Totvs.


Conversor sup01992.cnv

Parâmetro: url_ecotacao


b. Parâmetros para geração do Token

Visão geral: RFI (Request For Information) para o produto Logix, tem como objetivo disponibilizar acesso ao produto para um usuário que não está efetivamente autenticado ao produto, possibilitando que ele tenha acesso a algum fluxo restrito conforme necessidade de uma integração. Este acesso é disponibilizado através de um link que tem como garantia de acesso seguro o valor de uma chave de acesso denominada "Token de Acesso" que é enviada junto com seus demais dados de acesso. 

Ao processar o sup21007 para o E-Cotação, será então executado a rotina para a geração do Token de acesso que será disponibilizado ao Fornecedor.


Arquivo TotvsProfile.pro

Para que a geração do token seja realizada com sucesso, devemos criar uma sessão no arquivo TotvsProfile.pro da seguinte forma:

ParametroDescrição
logix.rfi.logixUser

Código de um usuário válido no Logix responsável pela geração do token. 

logix.rfi.logixCompanyCódigo da empresa geradora do Token
Exemplo dos parâmetros no arquivo TotvsProfile.pro
#--------------------------
# CONFIGURAÇÃO RFI
#--------------------------
logix.rfi.logixUser=admlog
logix.rfi.logixCompany=01

        

         c. Serviço Rest Logix

         Visão geral: Como pré requisito é necessário configurar o serviço REST no produto para que a aplicações externas possam se conectar ao Logix através das APIs. Para que isso seja possível é necessário realizar a configuração conforme consta na documentação do FrameWork no TDN

       

        d. Parâmetro para informar o ambiente de acesso - Alias Mingle

        Visão geral: Como forma de manter seguro o serviço REST do Logix e permitir que através do portal E-cotação em Cloud seja acessado pelos Fornecedores, é necessário solicitar um Alias na plataforma do Totvs Mingle. O Mingle é uma plataforma disponibilizada para resolver a necessidade de Autenticação e api                      Gateway. Para ter um alias é necessário solicitar no portal do Mingle na opção "solicite seu alias". O campo "cadastrar/editar empresas e filiais" não é utilizado para o E-cotação. Após cadastro do formulário, você irá receber um email com o alias disponibilizado para o servidor que você deseja disponibilizar para essa                  integração.

        Importante salientar que o endereço do serviço REST e PORT informados, deverão possuir acesso externo, isso é necessário para que o Mingle possa estabelecer uma comunicação e encontrar o serviço REST disponível. Caso deseja liberar o acesso apenas ao mingle, então no campo "Observações", solicitar o ip cujo o              Mingle irá enviar as solicitações de conexão.
 

        Arquivo Appserver.ini

        O Alias será disponibilizado ao fornecedor para preencher na tela de Login do E-Cotação. Essa informação servirá para que o E-Cotação seja redirecionado ao ambiente do cliente, cujo o alias foi cadastrado. 

        Para que o Alias seja enviado no e-mail ao fornecedor, deverá salvá-lo no arquivo appserver.ini na seção "HTTPREST" da seguinte forma:

ParâmetroDescrição
MINGLEALIASAlias retornado pela plataforma Mingle
Exemplo do parâmetro no arquivo Appserver.ini

[HTTPREST]
MINGLEALIAS=tjoin


e. Tabela

TabelaDescrição
sup_ecotacao

Tabela para gerenciamento da integração do Portal com o Logix.

Conversor sup01986.cnv

log_rfi_acessoTabela para gerenciamento do Token de acesso

04. SUP22002 PAINEL DE ORDENS DE COMPRA

Visão geral: Somente serão consideradas ordens que atendam os seguintes requisitos:


Outras Ações / Ações relacionadas

a. Acesso ao programa SUP21007 

AçãoDescrição
E-Cotação

Acesso ao programa SUP21007 para processamento da coleta de preços aos fornecedores com possibilidade de envio para o Portal E-Cotação.

Deve selecionar as ordens de compra no SUP22002, com situação aberta e sem fornecedor designado, e em seguida utilizar a opção “E-Cotação” para abertura do SUP21007. Ao selecionar as ordens no SUP22002 e utilizar a opção "Modificar" é aberto o programa de designação manual de fornecedores, SUP22086, que também possui a mesma opção "E-Cotação" para acesso ao SUP21007.

Este botão somente será exibido se o parâmetro por empresa do LOG00087 "Utiliza o portal de cotação E-Cotação" estiver marcado como “S”.

05. SUP22086 DESIGNAÇÃO DE FORNECEDOR

Visão geral: Somente serão consideradas ordens que atendam os seguintes requisitos:


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Lista E-CotaçãoIndica o número da lista de cotações utilizadas pelo portal E-Cotação.


Outras Ações / Ações relacionadas

a. Acesso ao programa SUP21007 

AçãoDescrição
E-Cotação

Acesso ao programa SUP21007 para processamento da coleta de preços aos fornecedores com possibilidade de envio para o Portal E-Cotação.

Serão consideradas todas as ordens pesquisadas em tela, desde que atendam aos requisitos descritos em "Visão Geral". Todas que estiverem aptas ao envio de coleta, serão carregadas no SUP21007.

Este botão somente será exibido se o parâmetro por empresa do LOG00087 "Utiliza o portal de cotação E-Cotação" estiver marcado como “S”.

06. SUP21007 PREPARAÇÃO/EMISSÃO POR COLETA 

Visão geral: As ordens de compra preparadas para coleta de preços, poderão ser integradas ao Portal Web E-Cotação.


a. Integração com o Portal Web E-Cotação

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Realizar Cotação via E-Cotação

Quando selecionado, indica que as cotações serão realizadas pelo Portal E-Cotação.

Este campo somente será habilitado se o parâmetro por empresa do LOG00087 "Utiliza o portal de cotação E-Cotação" estiver marcado como “S”.

Data limite Retorno via E-Cotação

Indica a data limite para orientar o fornecedor até quando o comprador estará aguardando o retorno das cotações via o Portal E-Cotação.

Este campo somente será habilitado se o parâmetro por empresa do LOG00087 "Utiliza o portal de cotação E-Cotação" estiver marcado como “S”.


Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Informar

A opção de informar no programa SUP21007 continua da mesma forma. Com a diferença que para utilizar a integração com o Portal E-cotação, para coleta dos preços, será necessário selecionar a opção "Realizar cotação via E-cotação" e informar a "Data limite retorno via E-cotação". Essa data será enviada no e-mail ao fornecedor e será apresentada no portal.

Somente ordens de compra que não possuem fornecedor designado estarão disponíveis para coleta de preço via portal E-Cotação

Ao selecionar o campo "Realizar cotação via E-Cotação" no SUP21007, os botões "Conferir", "Enviar", "Retornar" serão ocultados da tela, ou seja, apenas o botão "Processar" deverá ser utilizado para o envio de coleta de preço via o E-cotação.

Para utilizar o processo padrão de coleta de preço do SUP21007 / SUP21008 não deve marcar o parâmetro "Realizar cotação via E-cotação" no SUP21007.


Processar

O processamento será realizado com as ordens de compra e fornecedores selecionados na tela principal do programa para geração das informações relacionadas ao Portal E-Cotação. Será gerado um número de lista para orçamento das ordens, a geração de Token de acesso ao portal e por fim será realizado o envio do e-mail com as informações: Data Limite para realizar a cotação da ordem de compra, Login, Token de acesso e o link do portal E-Cotação. 

Quando uma ordem de compra for processada, será gerado pelo sistema, uma numeração de lista, que poderá compor uma ou mais ordens de compra. Se houver um novo processamento para esta ordem de compra, essa numeração de lista poderá ser reaproveitada. Esse reaproveitamento da numeração só ocorre quando a situação da cotação for 4 - "Designada no ERP" ou 5 - "Cancelada no ERP".

As demais situações como 1 - "Enviada para o fornecedor", 2 - "Cotada pelo Fornecedor" e 3 - "Declinada pelo Fornecedor"  sempre ocorrerá uma nova numeração de lista a cada processamento do programa.

Durante o processamento das ordens e fornecedores preenchidos em tela, o sistema verifica se o fornecedor possui um token válido. Se possuir um token válido, então o sistema o reaproveita. Se não, o sistema gera um novo token considerando o parâmetro "Quantidade de dias para expirar a coleta de preços Web" para expiração do mesmo.

Reprocessar/Reenviar uma ordem de compra: Caso uma das ordens de compra listada no SUP21007 já foi processada alguma vez para o E-Cotação, então ela automaticamente será reprocessada e estará disponível novamente para o fornecedor realizar uma nova cotação no portal. Ou seja, se precisar disponibilizar novamente a ordem de compra para o fornecedor, basta repetir o mesmo procedimento de um processamento. Nesta questão de reenvio, a ordem poderá ter uma nova data de limite para resposta de acordo com a data informada na tela.

Este processamento só será realizado se o campo em tela "Realizar cotação via E-Cotação" estiver marcado.



07. SUP22112 CONSULTA SOLICITAÇÕES DO E-COTAÇÃO

Visão geral: Essa rotina permite consultar as solicitações de cotação realizadas no portal E-cotação. Esta tela contém as informações das ordens de compra com os fornecedores que já realizaram cotações ou não. 


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Empresa

Código de identificação da empresa para a qual estão registradas as ordens de compra que serão consideradas para cotação no portal E-cotação.

FornecedorCódigo de identificação do fornecedor que foi enviada a solicitação de cotação no portal E-cotação.
Razão socialRazão social do fornecedor que foi enviada a solicitação de cotação no portal E-cotação.
DocumentoCódigo da ordem de compra ou do pedido de compra que será considerado para cotação no portal E-cotação.
Tipo

Indica o tipo de documento, as opções disponíveis são:

  1. Ordem de compra.
  2. Pedido de Compra.
ItemCódigo de identificação do item utilizado para cotação no portal E-Cotação.
Descrição do ItemDescrição do item utilizado para cotação no portal E-Cotação.
ListaIdentificação do número da lista para cotação no portal.
Situação

Identificação da situação da cotação, podendo ser:

  1. Enviada para o Fornecedor.
  2. Cotada pelo Fornecedor.
  3. Declinada pelo Fornecedor.
  4. Designada no ERP.
  5. Cancelada no ERP.
Emissão ColetaData em que a cotação foi emitida no programa Preparação/Emissão por Coleta - SUP21007.
Limite PropostaData limite que o fornecedor poderá inserir cotação no portal E-Cotação. Após essa data o link da cotação será expirando e não será possível mais informar cotação no E-Cotação. 
Retorno Fornec.Data que o fornecedor inseriu a cotação no portal E-Cotação.
Motivo DeclínioPermite consultar o motivo de declínio de cotações que fornecedor declinou no Portal E-Cotação.





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