Visualizar e administrar as sessões conectadas no banco de dados.
Exibe todas as sessões conectadas no banco de dados (ativas e inativas) e suas características. É possível alterar o modo de visualização das informações, ocultando ou exibindo grupos de colunas. Permite encerrar ou desconectar uma ou todas as sessões exibidas em tela. Também é possível ativar e desativar o recurso de TRACE do Oracle para uma sessão em específico (exige privilégio para o usuário logado).
As sessões são apresentadas em cores diferentes, facilitando o reconhecimento do seu status:
Linha em Preto: Indica que a sessão está inativa (inactive), não executando nenhum comando.
Linha em Azul: Indica que a sessão está ativa (active), executando algum comando.
Linha em Vermelho: Indica que a sessão aguardando um bloqueio para executar o comando.
Linha em Amarelo: Indica que a sessão foi encerrada (killed), e aguarda o término do rollback.
Linha em Cinza: Indica que a sessão foi desconectada por inatividade (sniped).
Nesta tela ainda é possível consultar:
Um duplo-clique no header da linha permite ancora-la em primeiro, facilitando o seu acompanhamento se a tela for atualizada com frequência. Para remover a ancoragem, basta dar um duplo-clique novamente no header da linha ancorada.
Os indicadores "Load" apresentam a carga de processamento das CPUs nos respectivos nós (Load e % utilização com atraso de 1 minuto).
Os indicadores "Sessões" apresentam a quantidade de sessões ativas e total nos respectivos nós.
Exibe os detalhes da sessão, como a instrução SQL em execução para sessões ativas ou a última instrução executada para sessões inativas. Permite visualizar os parâmetros alterados que afetam o otimizador utilizados pela sessão e também consultar os eventos de espera referentes a execução da instrução SQL exibida.
As linhas exibidas na cor azul na grid de parâmetros indicam parâmetros que não estão em seu valor padrão (default).
Nesta tela ainda é possível consultar:
Exibe os detalhes do plano de execução da instrução SQL selecionada.
As linhas exibidas na cor azul indicam acesso do tipo Unique a tabela ou índice e normalmente indicam um ótimo modo de acesso, as linhas na cor vermelho indicam acesso do tipo FTS (Full Table Scan) e podem indicar um acesso ruim, e as linhas na cor preta indicam acesso do tipo Range e normalmente são acesso bons.
Na grid dos índices, as linhas exibidas na cor azul indicam índices do tipo único ou com alta grau de seletividade, na cor vermelha indicam índice com baixo grau de seletividade e na cor preta índices com grau de seletividade de bom a razoável.
Nesta tela ainda é possível consultar:
Exibe as operações longas nas quais o Oracle pode estimar o tempo de duração. É possível pesquisar as atividades por status ou verificar todas, sendo que as linhas na cor azul indicam atividade em execução, em preto já concluídas e em vermelho as que foram canceladas.
Exibe, se houver, as sessões que estão ocasionando ou esperando bloqueios de objetos.
As linhas exibidas na cor azul indicam sessões que estão ativas no momento (em execução), as linhas na cor vermelho indicam sessões que estão aguardando algum tipo de bloqueio e as linhas na cor preta indicam sessões que estão bloqueando objetos, podendo ou não estar gerando espera em outras sessões.
Nesta tela ainda é possível consultar: