01. VISÃO GERAL

Foi implementado algumas regras de restrição ao acesso de dados através de DataServers por meio dos serviços SOAP e Rest.

Essas restrições se aplicam ao consultar registros de funcionários de coligadas diferentes, foi implementado um filtro para verificar se o funcionário tem permissão para acessar aquelas informações.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO


Foi criada uma nova permissão de acesso "Desconsiderar Filtro de Produto em WebService", com o objetivo de que o sistema passe a fazer filtro de segurança nos DataServers ao realizar acesso via WebService.

O novo parâmetro esta localizado em Serviços Globais - Segurança - Perfis

No caso de o usuário estar vinculado a um perfil que não contenha permissão, os DataServers retornarão os registros filtrados conforme regra de negócio do produto, caso contrário o sistema continua com o comportamento padrão retornando todos os registros conforme filtro informado pelo usuário.

02.01. Filtro por Coligada

Caso o usuário não tenha permissão no parâmetro "Desconsiderar Filtro de Produto em WebService", os DataSevers retornarão apenas os dados das coligadas que o usuário tenha permissão de acesso ao cadastro correspondente no produto.

A funcionalidade até então foi implementada no DataServer PtoHorarioData

OBS: Para que o usuário tenha acesso aos demais DataServers que não receberam a implementação do filtro de segurança do produto, mantendo o comportamento que o sistema já possuía, deverá dar permissão a esse novo parâmetro.



02.02 Configurar Ambiente SOAPUI

Ao abrir o soap, selecionar novo projeto.

Novo projeto: http://localhost:8051/wsDataServer/MEX?wsdl

Com o nome que desejar:


1 - Configurar o host, com as tags, caso não as tenham, segue abaixo :

<add key="DefaultDB" value="CorporeRM" />

<add key="HTTPPORT" value="8051" />

Host.Exe.config



Host.Service.exe.config


Após incluir as tags, iniciar o host como administrador.


2 - Configurar o READVIEW

Selecionar a aba Auth - Basic, preencher os campos de Username e password

.


OBS: O USUÁRIO QUE SERÁ VALIDADO É O USUÁRIO PREENCHIDO NA AUTHORIZATION, O USUÁRIO PREENCHIDO NO CONTEXTO NÃO FAZ DIFERENÇA, MAS A CODCOLIGADA SERÁ VALIDADA A QUE ESTIVER NO CONTEXTO.

Exemplo:

Usando o usuário "mestre2" que possui permissão para acesso na coligada 6 e não possui permissão para acesso na coligada 1.


Observação:

Em caso da flag " Desconsiderar filtro de produto em Webservice" estar sem permissão (Permissão vinculada ao usuário em serviços globais - segurança - usuário/perfil), deve retornar registros conforme permissão de segurança cadastrada no perfil.


Acesso em todas as coligadas


Retorno SOAPUI


Sem acesso a coligada 1


Retorno SOAPUI