é um recurso do produto , que têm como objetivo realizar o controle das licenças de uso dos softwares e aplicações TOTVS.

Através deste recurso, aliado ao uso de um dispositivo físico Hardlock (HASP USB e o Compact-500 USB e paralelo), dotado de um código identificador único, e a utilização de uma chave de liberação de licenças de uso, codificada e exclusiva para cada cliente, é possível prover de forma eficiente e segura as licenças e liberações de utilização de módulos e/ou funcionalidades das aplicações TOTVS em conformidade com o contrato firmado entre o cliente e a TOTVS. 
Por ser um serviço de instância única, isto é, em um ambiente e/ou instalação de um ou mais produtos TOTVS, somente deve haver um único , este serviço também é utilizado internamente por programas e rotinas para semaforizações, controles de execução mutuamente exclusivos (usados para programas ou rotinas que exigem uma única execução simultânea no ambiente), e sequências de numeração automática usadas por estas aplicações. 
Dada a criticidade de ambiente, o  foi projetado para permitir uma configuração de alta disponibilidade do serviço de controle. Pois, desta forma, se o  ou o hardware sair de operação, um segundo serviço pode, automaticamente, substituir o primeiro. Neste projeto de arquitetura, quando o primeiro serviço é interrompido os usuários terão que reconectar no sistema.

Os módulos do ERP e suas rotinas necessitam de um  para o controle das licenças de uso, e em ambientes/arquiteturas onde existam restrições ou segmentações, é possível instalar/configurar um ou mais  adicionais para cada um destes sites. Para tais casos, inclusive para a configuração de redundância no serviço de licenciamento, deve-se verificar a documentação do ERP que trata de forma mais detalhada este tópico, inclusive as indicações, impactos e eventuais restrições de uso do .

No projeto de arquitetura do , foram previstos qualquer tipo de ocorrência de hardware que pudesse interromper o seu uso, para estes casos a TOTVS fornece uma senha de emergência que pode ser obtida em nosso canal de atendimento  (CST - Centro de Serviços TOTVS ). A senha de emergência permite o ERP operar sem a necessidade do  até o problema ser solucionado. Por ter uma arquitetura simples, o  não necessita de nenhum outro componente, além dos fornecidos pela TOTVS, simplificando o processo de restauração no qual um simples restore do diretório de instalação possibilita seu uso.

 - Usuário e Desenvolvedores


 

- Processador

 - Contingência


Condições para ambiente de contingência do :

  • O servidor que executa o , de contingência, deve possuir um hardlock clonado. A liberação do hardlock clonado é realizada mediante termo de adesão e responsabilidade.


Para mais informações, consulte o seu executivo de Atendimento e Relacionamento TOTVS.