O  é um ambiente de desenvolvimento integrado que permite editar, compilar e depurar programas, escritos na linguagem AdvPL.

Como ferramenta de edição, engloba todos os recursos disponíveis nas melhores ferramentas de desenvolvimento do mercado, como cortar e colar, levar o ponteiro do mouse até uma determinada linha do código-fonte, localização e substituição de texto, etc., e recursos adicionais, como indentação de código-fonte, inserção de comentários de documentação, etc.

Já como ferramenta de depuração, dispõe de ações de depuração como percorrer linha, pular linha, executar, seguir até o retorno, pausar execução e derrubar client, etc., permitindo ao usuário executar e depurar suas rotinas de dentro de seu ambiente integrado, inspecionando o ambiente de execução de suas rotinas através de diversas janelas de informações, como variáveis (divididas entre variáveis locais, públicas, privadas e estáticas), expressões em watch, tabelas, índices e campos, breakpoints, programas registrados (inspetor de objetos) e pilha de chamadas. Além disso, os programas criados são compilados diretamente no , onde são mantidos em projetos e grupos de projetos.

Os grupos de projetos facilitam a compilação de um ou mais projetos de arquivos, utilizando conceitos de repositórios e diretivas de compilação, possibilitando inclusive a manutenção de bibliotecas de rotinas do usuário.

Detalhes do 

Para a execução do  não é necessário conectar-se ao , exceto nas operações de atualização ou consulta de um repositório (compilação, obtenção do mapa de objetos, aplicação de patchs, etc.) e durante o processo de depuração.

Não é aconselhável executar o  remotamente (via Internet ou via modem), pois a conexão do remote ao sistema, quando efetuada através do Development Studio, é mais lenta.

A seguir, observe os passos para o desenvolvimento de programas, na linguagem AdvPL, utilizando o :

  1. Criação do código-fonte através do editor
    Na linguagem AdvPL, os analistas e usuários do sistema tem todos os recursos disponíveis para o desenvolvimento de suas rotinas. E diferentemente do antigo RDMAKE, não é mais uma linguagem interpretada. Desta forma, a performance das rotinas específicas é dez vezes maior do que era no RDMAKEs antigos. 
  2. Montagem do grupo de projetos
    O grupo de projetos é um gerenciador existente no  que permite o usuário manter os arquivos de código-fonte separados por projetos, pastas e grupos para uma organização lógica. 
  3. Compilação
    Durante a compilação, os arquivos são enviados ao . Desta forma, toda compilação é gravação no repositório são efetuadas no servidor.
  4. Depuração
    O  permite o desenvolvedor depurar as rotinas criadas, executando-as linha a linha ou em modo de animação, como também os pontos de entrada, colocando-se um ponto de parada (breakpoint) em uma linha qualquer do código. Além disso, é possível visualizar informações como variáveis em diferentes escopos, pilha de chamadas, lista de breakpoints e etc. O  é exatamente como as melhores ferramentas de desenvolvimento existentes no mercado.