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Objetivo

Esta rotina permite programar a alocação de determinado atendente em diversos lugares de trabalho, com objetivo de cobrir o intervalo de almoço, ou de janta ou as folgas dos atendentes efetivos, configurando a sequência de postos por meio de uma gestão de escalas.

Exemplo:

Esta funcionalidade atende os postos que precisam de substituto no horário de almoço, de janta ou em dias de folga, para que o local de trabalho não fique vago.  

É importante considerar que as informações para definir a rota de cobertura dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas: 

  • Contrato de Serviço;
  • Atendentes;
  • Tabelas de Horário Padrão (SIGAPON);
  • Turno (SIGAGPE);
  • Escalas configuradas com as devidas coberturas (almocista, jantista e/ou folguista).

Para que a rota de cobertura funcione corretamente, é necessário que o cadastro da escala esteja configurado com os intervalos (para almocista e jantista), horários dos dias de folga (para folguista) e com os tipos de cobertura definidos. Veja exemplos nas imagens abaixo:

Tabela de Horário Padrão com intervalos e horários definidos para o dia de folga

Escala configurada com intervalos e dias de folga com cobertura

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 



Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Permite a inclusão de informações que definem a rota de cobertura.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

Preencha as informações de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.


A rota será orientada pelos horários informados nos campos Entrada e Saída, mas se eles não estiverem preenchidos, serão considerados os horários definidos na Escala. 

Caso haja conflito nos horários de entrada e saída e/ou nos intervalos entre os postos da mesma rota, o sistema não permitirá que ela seja criada.

Exemplo:

Agenda do Posto A:   8h às 11h - 12h às 17h
Agenda do Posto B:   8h às 12h - 13h às 17h

Nesta situação, a rota do almocista não poderá ser criada porque há um conflito entre o horário final de intervalo do Posto A e o horário inicial de intervalo do Posto B. Para solucionar o conflito, é necessário informar horários de Entrada e Saída da rota de maneira que não gerem conflitos entre os postos ou alterar os horários da escala e refazer o cadastro da rota de cobertura. Exemplo: nesta situação, os horários dos postos deveriam ter diferença de, pelo menos, um minuto. Ou seja, 12h01.

Este comportamento é adotado porque se o parâmetro MV_GSGEHOR estiver ativo, permitindo a utilização dos horários flexíveis, pode existir atendentes que utilizam a mesma escala, mas possuem horários de entrada e saída e/ou intervalos diferenciados de acordo com o período.

Permite alterar a rota de cobertura para incluir novos postos ou modificar as configurações dos postos incluídos após a movimentação. Os postos que já tinham sido movimentados não podem ser alterados nesta ação. 

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

Ajuste as informações de acordo com as orientações descritas no item Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Não é permitido alterar as informações de tipo de cobertura, atendente e período da rota de cobertura quando o atendente já estiver com agenda gerada no posto.

Permite visualizar as informações que definem a rota de cobertura. 

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

Permite excluir a rota de cobertura, desde que o atendente que fará a rota não esteja implantado.

Permite fazer a cópia das informações da rota de cobertura de um atendente.

Ao clicar nesta opção, será apresentada uma janela com os campos Data Início, Data Final e Cod Atendente. Ao preencher estes dados, o atendente que fará a cobertura será incluído na rota, obedecendo às informações indicadas na tela.

Também é possível utilizar esta opção depois que a rota foi implementada. Porém, nesta situação, apenas os campos de data estarão habilitados para edição, permitindo que o período da rota de cobertura seja ampliado, desde que as datas de início e fim estejam contempladas no período de vigência do contrato e que os postos efetivos possuam atendentes alocados. Depois de clicar no OK, os novos períodos da rota serão alterados e poderão ser consultados na opção Visualizar.

A opção Remover deverá ser utilizada quando houver a necessidade de excluir todas as agendas do atendente que fará a cobertura da rota e desvincular da rota criada. Depois de utilizar esta opção, será possível implantar um novo atendente na rota, sem a necessidade de relacionar todos os postos novamente.

No cancelamento de agenda será apresentada uma tela com a data final habilitada para edição. Ao informar a data e confirmar o cancelamento, a rota permanecerá ativa e as agendas de cobertura que estiverem dentro do período indicado serão canceladas.

Na troca de cobertura será apresentada um tela com a data inicial e o código do atendente habilitada para edição. Ao informar uma data para realização da troca e o código do novo atendente para a rota, as agendas do atendente anterior serão excluídas seguindo as datas informadas e as agendas para o novo atendente serão criadas também seguindo as datas estipuladas.


A data inicial será validada para não ser permitido que uma data anterior ao inicio da rota de cobertura seja informada.

Exemplo:

Se minha rota foi configurada entre o dia 10/03 e 30/04, ao realizar a troca de cobertura no campo data inicial só será possível informar uma data igual ou maior que 10/03.

Na opção apresentada será possível realizar a inativação da rota de cobertura e também realizar a ativação da mesma.

Com a rota de cobertura inativa, não será mais possível realizar qualquer tipo de movimentação de atendente na mesma, com isso a opção de Movimentar e Troca de cobertura não serão habilitadas.

Essa funcionalidade estará disponível na release 12.1.30

Caso precise utilizar essa funcionalidade em releases anteriores verifique a documentação abaixo:

Inativar/Ativar



Este recurso permite realizar a movimentação de várias rotas de forma simultânea, trazendo maior agilidade para a implantação das rotas de cobertura.

A rotina é constituída de três partes (Filtros, Facilitadores e Movimentação).

Na parte superior da rotina estão contidos os campos de filtro, em que é possível realizar a filtragem por descrição, código de atendente e também pelo tipo da rota (Folguista, Almocista ou Jantista). Se nenhum desses campos forem informados, todas as rotas ativas serão carregadas.

Na segunda parte estão os campos facilitadores, que ao serem preenchidos com as datas, carregam estes valores para todas as rotas que não tiverem sido movimentadas.

Na parte inferior da tela, está a listagem das rotas que serão carregadas ao clicar no botão "Buscar".

Ao listar as rotas, todas as que já tiverem sido movimentadas não permitirão alterar o código do atendente, somente será editável a data de inicio e fim da movimentação. Porém, se a rota não foi movimentada, será necessário informar as datas e também o código do atendente a ser movimentado. Caso não queira movimentar alguma rota, basta desmarcá-la, pois para a movimentação serão consideradas somente as rotas marcadas.



Após a finalização do processo de edição das rotas de cobertura, clique em Movimentar.

Caso todas as rotas forem processadas sem nenhum erro, será exibida a seguinte mensagem:  "Todas as rotas foram processadas".

Caso alguma rota apresente problemas um log será gerado.

As informações serão salvas em um arquivo de log na pasta \system\gestaoservicos\ e o arquivo será gerado com o nome gslogrotalote - AAAAMMDD.log.  


Para habilitar essa funcionalidade verifique se o fonte TECA581 está com a data igual ou maior a 31/07/2020 e se o fonte TECA581A está compilado no repositório.

Este recurso permite a impressão das informações cadastradas na rotina, entretanto, ele também apresenta alternativas para selecionar o tipo de visualização como: Arquivo, Spool, Planilha, E-mail, HTML, PDF e ODF.

De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).

Principais Campos 

Campo:

Descrição

Código:

Preenchido automaticamente.

Exemplo:

000001

Descrição:

Informe a descrição para rota de cobertura.

Exemplo:

Rota de Almocista

Código RH:

Serão listados os postos que possuem atendentes efetivos alocados. Selecione aqueles que farão parte da rota de cobertura.

Exemplo:

 000177

Conf. Cobert.:

Selecione o tipo de cobertura que será realizada.

Exemplo:

02 - Folguista

Grupo:

Informe o código que define o grupo válido na escala do item de RH.

Exemplo:

1

Local:

Preenchido automaticamente de acordo com o conteúdo do campo Código RH.

Exemplo:

 00000016

Descrição Local:


Preenchido automaticamente de acordo com o conteúdo do campo Código RH.

Exemplo:

Local 1

Código escala:

Preenchido automaticamente de acordo com o conteúdo do campo Código RH.

Exemplo:

 000001

Descrição escala:

Preenchido automaticamente de acordo com o conteúdo do campo Código RH.

Exemplo:

Escala Padrão 001

Supervisor:Preenchido automaticamente de acordo com o conteúdo do campo Código RH.
Nome Supervisor:Preenchido automaticamente de acordo com o conteúdo do campo Código RH.
Turno Esc.

Selecione o turno de acordo com a escala preenchida.

Exemplo:

001

Sequência

Informe a sequência da escala em que iniciará a rota de cobertura. É importante destacar que se a sequência for informada de maneira incorreta, as coberturas do atendente que fará a rota não respeitarão os dias de folga do atendente efetivo. 

Exemplo:

O atendente efetivo do posto A possui agenda no período de 01/10/2019 à 01/12/2019. A rota de cobertura iniciará no dia 10/10/2019. Se a escala em que o efetivo estiver trabalhando tiver mais de uma sequência, no dia 10/10 ele estará na sequência 02, uma vez que cada sequência corresponde a uma semana de trabalho. Neste caso, a rota de cobertura deverá ser iniciada na sequência 02, ou seja, a sequência informada no primeiro posto da grid deverá ser a 02. Observe na imagem abaixo:


Entrada:

Informe o horário inicial de cobertura do posto. O preenchimento deste campo não é obrigatório. Se ele não estiver preenchido, o horário da rota será o que está cadastrado na escala.

Exemplo:

12,00

Saída:

Informe o horário final de cobertura do posto. O preenchimento deste campo não é obrigatório. Se ele não estiver preenchido, o horário da rota será o que está cadastrado na escala.

Exemplo:

       13,00



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