CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Outras Ações
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Rotina responsável por controlar todas as operações relacionadas à emissão de Conhecimento de Transporte eletrônico( CT-e).

Essa rotina se encontra em Atualizações → Encomendas → Monitor Encomendas (ct-e)

Por meio dessa rotina o usuário é capaz de visualizar o status dos documentos, e a realização de sua validação perante a Sefaz (Secretaria da Fazenda).

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Ao entrar na rotina, será exibido todas as opções disponíveis, classificados pelas seguintes seções:


  1. Entrada de Encomenda
  2. CT-e
  3. Cadastros
  4. Documentos

Seção Entrada de Encomenda

Seção responsável por realizar as principais operações da rotina de entrada de encomendas: Inclusão, visualização, exclusão e alteração.

Essa rotina é responsável por realizar o cadastro dos documentos que terão informações importantes referente ao serviço de encomenda do módulo GTP, como por exemplo: Informações de remetente e destinatário, valor de frete, informações sobre o produto, localidades de entrega e destino, etc.

Seção Operacional

Seção onde realiza as operações de controle da encomenda, sendo elas:


Retirada

Essa rotina é responsável pela pesquisa das encomendas que se encontram recebidas pela agência.

Podendo filtrar usando os dados dos clientes, da encomenda ou por data de emissão.

Quando filtrado, será listado as encomendas disponíveis e as mesmas devem ser selecionadas conforme desejado.


Obs.: Poderá ser enviado e-mail ao remetente dizendo que a mercadoria foi retirada.


Recebimento

Essa rotina é responsável pela pesquisa das encomendas que se encontram em um manifesto.

Podendo utilizar os filtros para pesquisar os manifestos desejados.

Ao selecionar o manifesto, poderá selecionar as encomendas que devem ser recebidas pela agência.

Caso todas as encomendas tenham sido recebidas pela agência, será chamado o evento de encerramento do manifesto.


Obs.: Poderá ser enviado e-mail ao remetente/destinatário dizendo que a mercadoria foi recebida pela agência.

Seção CT-e

Seção onde as rotinas responsáveis pela validação do documento perante o Sefaz são chamadas:

Envio

Essa rotina é responsável em realizar a emissão de uma nota para a geração de CT-e.

Todas as informações necessárias para o envio do CT-e serão geradas a partir da rotina de entrada de encomendas, que também pode ser localizada na seção Entrada de Encomendas.

Substituição

Essa rotina é responsável em realizar a substituição de um Ct-e. 

O CTe de substituição é aplicado em casos onde o tomador do serviço seja contribuinte de ICMS, e realize a emissão de NFe (Nota Fiscal Eletrônica).

Para que o CTe de Substituição seja gerado, primeiramente é necessário solicitar ao tomador do serviço do CTe que será substituído, uma nota fiscal de anulação de valores, pois no CT-e de substituição esta nota deverá ser mencionada.

Após registrar esta nota em seu sistema, o CT-e de substituição poderá ser gerado. Este procedimento é utilizado para corrigir valores, pois a SEFAZ não permite que o tomador do serviço (pagador do frete) seja alterado com CT-e de substituição. O prazo para emissão deste documento é de 90 dias, contados a partir da data de emissão do CT-e que será substituído.

Anulação

Essa rotina é responsável em realizar a anulação de CTe-e.

O CTe de anulação é emitido em situações onde o tomador do serviço não é contribuinte de ICMS, e não emite nota fiscal.

Para que seja possível gerar o CTe de anulação, é necessário que o tomador do serviço emita uma declaração de anulação de serviços, mencionando número, valor e data de emissão do CT-e original, bem como o motivo da anulação deste documento.

 O prazo para emissão deste documento é de 60 dias, contados a partir da data de emissão do CT-e que será anulado.

Carta de correção

Essa rotina é responsável em emitir uma carta de correção de um CT-e.

A carta de correção eletrônica serve para retificar algumas informações da nota. Porém, esse documento não é capaz de alterar o arquivo XLM original, isto é, a CC-e é apenas um documento adicional ao CT-e emitido e deve acompanhar a mercadoria durante todo o seu transporte até a entrega ao cliente.

Algumas informações que podem ser modificadas em uma carta de correção são:

Complemento

Essa rotina é responsável em emitir um CT-e complementar.

O CTe complementar pode ser emitido em duas situações:

Monitor CTE - Complementar - GTPA805 - Gestão de Transporte de Passageiros - P12

Cancelamento

Essa rotina é responsável em realizar o cancelamento de um CT-e.

Utilizado quando algum erro de qualquer origem é identificado, o cancelamento só pode ser feito antes do início da viagem ou quando não há nenhum outro impedimento, como a passagem por barreiras fiscais ou praças de pedágio, por exemplo. 

O prazo para o cancelamento do CT-e é de 7 dias.

Para cancelar um CT-e siga os passos abaixo:

Envio de todos

Essa rotina é responsável em realizar o envio de todos os CTE´s que estão aguardando o envio.

Consulta de Processamento

Essa rotina é responsável em realizar consulta de um CT-e selecionado perante o Sefaz, e assim retornar seu status e atualizar as informações do documento, ex: status de envio, data e hora de emissão, status do documento: enviado, anulado, substituído...


Impressão de Dacte

Após o envio do Ct-e e a validação do mesmo para o Sefaz, é possível imprimir a Dacte, que trata-se de um documento que contém as principais informações do Conhecimento de Transporte.

Seção Cadastros

Seção onde estão localizadas as rotinas de cadastros básicos para a geração de documentos necessários para emissão de um CT-e.


Tabela de Frete

Essa rotina é responsável por realizar o cadastro de uma configuração de cálculo de frete.

Para mais informações sobre a rotina, verifique a documentação de Cadastro de frete.


Exclusão de Doc. de Saída

Essa rotina é responsável por realizar a exclusão de documentos de saída.

Seção Declarações

Declaração para Transporte

Essa rotina é responsável pela impressão de uma declaração simples de envio de encomenda.

A declaração deve ser assinada pelo remetente, onde declara o conteúdo a ser enviado e sua responsabilidade com o mesmo.


Recibo de Encomenda

Rotina responsável pela impressão de recibo de pagamento de um serviço de encomenda. O recibo contém as informações pertinentes de remetente e destinatário e valor do frete. 

03. OUTRAS AÇÕES

Outras Ações / Ações relacionadas

Não há.


04. TABELAS UTILIZADAS

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