O Identity suporta a vinculação do Active Directory para importação de contas e autenticação via credenciais do AD.
A sincronização de usuários entre a empresa do Identity e o Active Directory é realizada através de uma aplicação chamada SmartSync. Os procedimentos de instalação e configuração estão disponíveis em SmartSync.
Os usuários importados a partir da integração entre o Active Directory devem ser aceitos pelo administrador para que o seu acesso à empresa no Identity seja permitido. Consulte Aceitar Usuários Pendentes para obter informações sobre a configuração e utilização deste recurso.
01. Acessar as configurações e selecionar a opção Identity | Active Directory.
02. Na seção Gerenciar Active Directories, acionar o link Gerenciar Active Directories.
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Adicionar e selecionar a opção Active Directory local.
03. Em Nome, preencher o nome do diretório.
04. Definir se o aceite automático de usuários deve ser habilitado para este diretório.
Sim: Ao habilitar essa opção, todos os usuários importados deste Active Directory pelo SmartSync serão aceitos e provisionados automaticamente nesse contexto do Identity. Não: Ao manter a opção desabilitada, todos os usuários importados deste Active Directory pelo SmartSync serão incluídos na lista de Pendentes até que sejam manualmente aceitos para o contexto pela administração da empresa.
|
05. Acionar Adicionar.
06. Na seção Dados do Active Directory, acionar a opção Baixar configurações e guardar o arquivo obtido.
O arquivo será utilizado na configuração do Active Directory no SmartSync. |
07. Caso ainda não tenha instalado o SmartSync, na seção TOTVS Fluig SmartSync acionar a opção Baixar instalador e guardar o arquivo obtido.
08. Acionar Concluir.
Após a inclusão de um novo Active Directory na empresa, será apresentado o status Não Configurado ao lado direito do nome do Active Directory cadastrado. Esse status indica que este Active Directory ainda não é utilizado em nenhum SmartSync. Para saber como efetuar a instalação e a configuração do SmartSync, consulte essa documentação.
|
|
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Adicionar e selecionar a opção Azure Active Directory.
03. Em Nome, preencher o nome do diretório.
04. Acionar Avançar.
05. Na próxima etapa, copiar o valor do campo URL de Logon. Veja a imagem
06. Abrir uma nova guia para executar as configurações no Microsoft Azure.
Passos de configuração no Microsoft Azure: 1. Faça login com uma conta administrador no portal do Microsoft Azure. 2. Abra o Menu (três riscos no canto superior esquerdo) e clique no serviço Active Directory do Azure. Veja a imagem 3. Nas opções da lateral esquerda clique em Aplicativos empresariais. Veja a imagem 4. Clique em + Novo Aplicativo. Veja a imagem 5. Escolha a opção Aplicativo Inexistente na Galeria. Veja a imagem 6. Escolha um nome e crie o aplicativo. 7. Selecione Configurar logon único (obrigatório). Veja a imagem 8. Selecione SAML. 9. Na seção Configuração Básica de SAML clique no ícone de lápis para editar. Veja a imagem 10. No campo Identificador (ID de Entidade) digite exatamente TotvsLabs. Veja a imagem 11. No campo URL de Resposta (URL do Serviço do Consumidor de Declaração) insira o valor copiado que havia sido copiado no Identity. Veja a imagem
12. Na seção Certificado de Autenticação SAML baixe o arquivo XML de Metadados de Federação e guarde o arquivo. Veja a imagem 13. No menu lateral esquerdo, acesse Usuários e Grupos e atribua a este aplicativo aos usuários/grupos desejados. Veja a imagem
|
07. Após concluir a configuração do passo 06 no Azure, voltar ao Identity, na configuração do Azure Active Directory acionar Avançar. Veja a imagem
08. Arrastar o arquivo XML de Metadados de Federação, baixado na Microsoft Azure anteriormente, para o espaço indicado e acionar Enviar. Veja a imagem
09. Preencher o campoIdentificador Azure AD com o ID do certificado enviado e acionar Avançar.
Com isso, o Identity está pronto para receber requisições de login SSO vindas do aplicativo SAML da Microsoft Azure criado anteriormente. |
09. Acesse novamente o Microsoft Azure, conforme detalhado a seguir.
Efetue o login de algum dos usuários adicionado no aplicativo SAML e acesse a página de aplicativos do usuário. Na listagem de aplicativos irá aparecer o aplicativo criado anteriormente que está configurado para fazer login SSO no Identity. Veja a imagem Clique no aplicativo criado anteriormente e será feito o login no Identity. No primeiro login esse usuário da Microsoft Azure será criado no Identity.
|
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Editar localizado ao lado direito do nome do Active Directory cadastrado.
03. Ajustar as informações desejadas, de acordo com o tipo de AD.
Nome Deseja habilitar o aceite automático de usuários? Intervalo de sincronização Filtro de usuários Filtro de grupos Notificações Deseja habilitar as notificações no TOTVS Identity? Deseja habilitar as notificações via e-mail? Nome Identificador Azure AD |
04. Acionar Concluir.
Esse passo a passo Aceitar vários usuários pendentes foi repassado ao artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360026742553 |
Essas configurações são válidas para todos os ADs cadastrados.
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Na seção Configurações gerais, acionar Configurar parâmetros gerais para abrir as configurações.
03. Na seção Opções de conta, efetuar as configurações necessárias.
As configurações disponíveis são: Permitir credenciais do Active Directory Salvar as credenciais do Active Directory no TOTVS Identity Salvar o cache de senhas do Active Directory |
04. Na seção Opções de sincronização utilizando Active Directory, efetuar as configurações necessárias.
As configurações disponíveis são: Sincronizar mudanças no estado do usuário do Active Directory para o Identity Sincronizar mudanças no estado do usuário do Identity para o Active Directory
|
05. Na seção Opções de senha, efetuar as configurações necessárias.
As configurações disponíveis são: Permitir troca de senha do Active Directory pelo TOTVS Identity Salvar o cache de senhas do Active Directory no TOTVS Identity |
Essa opção está disponível somente para o Active Directory local.
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Visualizar localizado ao lado direito do nome do Active Directory cadastrado.
Na parte superior é apresentada uma seção de informações sobre a sincronização entre o TOTVS Identity e o SmartSync: Última sincronização do SmartSync Versão do SmartSync Servidor do Active Directory DN Raiz Mais abaixo são apresentadas as abas Usuários e Grupos, que possibilitam uma visualização da quantidade de usuários e grupos pendentes, processando, aceitos e rejeitados, além de efetuar ações como aceitar, rejeitar ou corrigir. Para mais detalhes, consulte as documentações abaixo: |
Essa opção está disponível somente para o Active Directory local.
Observação interna: Essa ação foi duplicada para o artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360024963094 (Como configurar o SmartSync) Se for feita alguma alteração, lembrar de repassar a esse artigo. |
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Mais opções localizado ao lado direito do Active Directory local e selecionar a opção Baixar configurações.
03. Na mensagem de confirmação, acionar Baixar.
Ao acionar essa opção, o arquivo com as configurações deste Active Directory será baixado e pode ser utilizado para a sincronização com o SmartSync. |
Essa opção está disponível somente para o Active Directory local.
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Mais opções localizado ao lado direito do Active Directory cadastrado e selecionar a opção Desativar.
03. Inserir a senha pessoal para confirmação e acionar Desativar.
Ao desativar o Active Directory, o processo de sincronização dos usuários será parado e os usuários importados não poderão utilizar suas credenciais do Active Directory para autenticar-se no Identity. Por esse motivo, antes de desativar o AD, é solicitada a senha pessoal do administrador da empresa. É possível reativar o Active Directory a qualquer momento. |
Recomenda-se desabilitar o parâmetro Sincronizar mudanças no estado do usuário do Active Directory para o Identity que fica nas configurações gerais, antes de efetuar a exclusão do AD.
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Mais opções localizado ao lado direito do Active Directory local e selecionar a opção Excluir.
03. Inserir a senha pessoal para confirmação e acionar Excluir.
Ao excluir o Active Directory, o processo de sincronização dos usuários irá parar definitivamente e os usuários importados não poderão utilizar suas credenciais do Active Directory para autenticar-se no TOTVS Identity. Por esse motivo, antes de desativar o AD, é solicitada a senha pessoal do administrador da empresa. Após a exclusão do Active Directory, certifique-se de habilitar o login com senha pessoal (por meio da aba Segurança). Com isso, os usuários criados a partir do AD ainda conseguirão acessar normalmente. Como os usuários não terão mais vínculo com AD, necessitarão se autenticar com e-mail e senha do Identity. Mas como os usuários não tem ainda senha do Identity, todos precisarão redefinir sua senha através da tela de login, opção Esqueceu sua senha. Será enviado um e-mail com o link para o reset de senha do usuário. |
Observação interna: Esse passo a passo Aceitar vários usuários pendentes foi repassado ao artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360058618354 |
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Excluir localizado ao lado direito do Azure Active Directory.
03. Inserir a senha pessoal para confirmação e acionar Excluir.
Ao excluir o Active Directory, o processo de sincronização dos usuários irá parar definitivamente e os usuários importados não poderão utilizar suas credenciais do Active Directory para autenticar-se no TOTVS Identity. Por esse motivo, antes de desativar o AD, é solicitada a senha pessoal do administrador da empresa. |
Essa opção está disponível somente para o Active Directory local. Os status de conexão são atualizados ao abrir ou atualizar a página.
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Visualizar os Active Directories cadastrados para o contexto.
A coluna SmartSync apresenta o status de conexão entre o Identity e o SmartSync. Os status disponíveis para o SmartSync são:
A coluna AD apresenta o status de conexão entre o SmartSync e o Active Directory. Os status disponíveis para o AD (Active Directory) são:
|
Essa opção está disponível somente para o Active Directory local.
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar Visualizar localizado ao lado direito do nome do Active Directory.
Na parte de baixo da tela serão apresentadas as abas Usuários e Grupos, que possibilitam uma visualização da quantidade de usuários e grupos importados por meio da sincronização com o AD em questão. Para mais detalhes, consulte as documentações abaixo: |
Essa opção está disponível somente para o Active Directory local.
01.Acessar o Gerenciamento do Active Directory conforme item Gerenciar Active Directories.
02. Acionar a opção Visualizar, localizada na coluna Usuários pendentes do Active Directory cadastrado.
O administrador será direcionado para a página Aceitar Usuários Pendentes. |
Essa opção está disponível somente para o Active Directory local.
01. Acessar o Gerenciamento do Active Directory conforme item Gerenciar Active Directories.
02. Acionar a opção Visualizar, localizada na coluna Grupos pendentes do Active Directory cadastrado.
O administrador será direcionado para a página Aceitar Grupos Pendentes. |
Essa opção está disponível somente para o Active Directory local.
Essa ação foi duplicada para o artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360024963094 (Como configurar o SmartSync) Se for feita alguma alteração, lembrar de repassar a esse artigo. |
01. Acessar o Gerenciamento do Active Directory conforme item Gerenciar Active Directories.
02. Acionar Configurações localizado na coluna SmartSync referente ao Active Directory cadastrado.
03. Acionar Copiar para copiar o token.
Ao acionar essa opção, o token desejado é copiado para a área de transferência. |
Essa opção só é necessária para configurar o Active Directory local.
Observação interna: Essa ação foi duplicada para o artigo https://centraldeatendimento.fluig.com/hc/pt-br/articles/360024963094 (Como configurar o SmartSync) Se for feita alguma alteração, lembrar de repassar a esse artigo. |
01. Acionar o ícone Configuraçõesno canto superior direito e selecionar a opção Active Directory.
02. Acionar o botão Baixar SmartSync.
03. Na mensagem de confirmação, acionar Baixar.
As versões do Windows compatíveis com o SmartSync podem ser consultadas na Matriz de Portabilidade do TOTVS Identity. Para saber mais sobre o SmartSync, acesse a documentação técnica SmartSync. |
01. Acessar o Gerenciamento do Active Directory conforme item Gerenciar Active Directories.
02. Acionar a opção Baixar SmartSync e salvar no diretório desejado.
As versões do Windows compatíveis com o SmartSync podem ser consultadas na Matriz de Portabilidade do TOTVS Identity. Para saber mais sobre o SmartSync, acesse a documentação técnica SmartSync. |
Esta documentação é válida a partir da atualização 3.0.4 ou superior do SmartSync. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê no seu ambiente. |
<!-- Hotjar Tracking Code for http://help.fluig.com --> <script> (function(h,o,t,j,a,r){ h.hj=h.hj||function(){(h.hj.q=h.hj.q||[]).push(arguments)}; h._hjSettings={hjid:743684,hjsv:6}; a=o.getElementsByTagName('head')[0]; r=o.createElement('script');r.async=1; r.src=t+h._hjSettings.hjid+j+h._hjSettings.hjsv; a.appendChild(r); })(window,document,'https://static.hotjar.com/c/hotjar-','.js?sv='); </script> <script> $("b:contains('oculto')").parent().parent().hide(); </script> <style type="text/css"> .lms * { -webkit-box-sizing: border-box; -moz-box-sizing: border-box; box-sizing: border-box; } .lms-text-center { text-align: center; } .lms-full-height { height: 100%; } /* Component LMS Callout */ .lms-callout { border: none; padding: 0px; display: -moz-box; -moz-flex-flow: row wrap; -moz-justify-content: center; -moz-align-items: center; display: -ms-flexbox; -ms-flex-flow: row wrap; -ms-justify-content: center; -ms-align-items: center; display: -webkit-flex; display: -webkit-box; -webkit-flex-flow: row wrap; -webkit-justify-content: center; -webkit-align-items: center; display: flex; flex-flow: row wrap; justify-content: center; align-items: center; } .lms-callout .lms-callout-image { width: 24px; } .lms-callout .lms-callout-body { width: calc(100% - 24px); padding-left: 20px; } .lms-callout .lms-callout-citacao { border: 0px solid; border-left-width: 3px; border-left-color: #f36f21; margin: 4px; margin-left: 25px; padding-left: 8px; font-size: 13px; } .lms-callout .lms-callout-thumb { width: 24px; height: 24px; } .lms-callout .lms-callout-text { color: #58595b; line-height: 1.75; margin: 0; } </style> |