Produto:Framework                         Versão: 11.82                                                                      
Processo:Arquitetura 4 Camadas
Subprocesso:Estruturando ambiente 4 camadas
Data da publicação:09/07/2013

 

Resumo: 

Permitir a inclusão de servidores que atenderá com exclusividade os processos gerados por Jobs. Desta forma cada máquina irá realizar seu devido processo até retorno das informações a visão do operador.

A estrutura  4 camadas se assemelha ao ambiente em 3 camadas,  contudo se diferencia por obter 1 servidor de Jobs responsável por processar os Jobs que entram na fila de execução.

De forma técnica, a solicitação do job é disparada pela máquina cliente ao solicitar informações na tela, neste momento a Action [Ação da tela] é disparada junto ao processo ”job“  que entra na fila de execução na banco de dados.

De forma simultânea o “Servidor de aplicação” irá processar a action, enquanto o “Servidor de Jobs” realiza verificações no banco de dados [Tabela GJOBXEXECUCAO] coletando os processos que aguardam para execução e processando os demais.

 

Utilizamos a ilustração abaixo para exemplificar cada camada:

 

CONFIGURANDO O AMBIENTE 4 CAMADAS

 4º Camada – Servidor de Jobs:

Como o servidor de jobs possui o objetivo de realizar o processamento dos demais, no intervalo de 10 segundos ele realiza a verificação na fila de execução (GJOBXEXECUCAO), caso exista algum job aguardando, ele assume a execução do mesmo e conclui o trabalho.

Habilitando o ambiente 4 camadas é possível obter melhor desempenho do sistema, visto que o processamento dos recursos estão divididos em cada estrutura. Em casos de lentidão é possível pontuar o empecilho com detalhes.

De acordo com a quantidade de processos executados pelo cliente é possível que seja inserido vários servidores de Job Server que poderá ser visualizado na tabela GJOBSERVER.

Instalando o Servidor de Jobs:

- Instale a Biblioteca RM, escolhendo a opção Ambiente 3 camadas / Server

- Após instalação execute o RM.AliasManager.exe (C:\totvs\CorporeRM\RM.Net) e configure a comunicação com o base de dados

Na aba Serviços, HABILITE o processamento de Jobs definindo a quantidade de processos simultâneos que será executada, lembrando que esta quantidade é ajustada de acordo com a necessidade e estrutura física do cliente.

Após concluir as configurações, reinicie o serviço RM.Host.Service.exe, desta forma a tabela GJOBSERVER, responsável por guardar as informações dos servidores de Jobs ativos será preenchida com informações da máquina no qual foi habilitado o processamento, veja abaixo:

Obs: O campo DATAULTATIV irá informar qual data/hora o servidor informado realizou o último processamento dos Jobs, desta forma é possível observar se o servidor encontra-se em operação. 


3º Camada – Servidor de banco de dados

    O Servidor de banco é muito importante obter bom desempenho de qualquer aplicação, contudo se faz necessário realizar a manutenção do banco de forma periódica realizando processos para controlar/aumentar o desempenho

 irá hospedar a base de dados para utilização do sistema, lembrando que não é aconselhável virtualisar  o servidor de banco conforme especificações no documento de portabilidade disponível no link abaixo:

http://tdn.totvs.com/display/rm/Portabilidades

 

2º Camada – Servidor de aplicação

O Servidor de aplicação possui a função de processar as operações solicitadas na tela e retornar a visão do operados com exceção dos processos gerados por Job que serão processados pela 4º camadas (Servidor de JobServer) com isso estes ambiente sempre devem estar com a mesma versão da bibliotecaRM.

Neste ambiente obtemos uma arquitetura similar ao servidor de Jobs, diferenciado pela flag “Habilitar processamento de Jobs” que deve estar desabilitada, caso contrário o servidor de aplicação será preenchido na tabela GJOBSERVER como servidor ativo para processamento.

Efetuando esta configuração, o servidor está pronto para enviar informações ao banco de

dados na base definida e executar apenas as requisições de tela. 

 

1º Camada – Ambiente clientes:

Este ambiente apenas será responsável por efetuar as solicitações de tela e processamento dos Jobs, que pode ser instalado em plataforma TS e demais recursos para acesso direcional.

O ambiente cliente se resume na instalação da biblioteca RM selecionando a opção “3 Camadas – Modo Cliente” direcionado o acesso ao servidor de aplicação, com isso toda estrutura para utilização dos aplicativos será instalada, lembrando que os aplicativos devem ser instalados separadamente de forma única.

Visando melhor entendimento, segue tela da instalação onde será definido o direcionamento.

 

Consulte o WikiHelp TOTVS


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