Os programas PD0309, PD0310, PD0623, PD0627 e PD0628 estarão disponíveis até a release 12.1.2311 do sistema para utilização com uma loja por modelo de negócio (B2C/B2B). Para suporte a múltiplas lojas por modelo de negócio ou a partir da versão 12.1.2403 deverá ser utilizada a Central de Configurações E-commerce (html.ecommerceConf).

1) Antes de importar um pedido de venda do e-commerce, deverá ser realizado o cadastro do método de pagamento, por meio da funcionalidade Métodos de Pagamento E-commerce (mpd.html.paymentmethodecommerce):

2) Realizar o cadastro do método de pagamento:

 

Considerações:

No programa PD0309 é possível definir com que crédito (os clientes novos de pedidos integrados do e-commerce) entrarão no ERP Datasul:

3) Ao realizar um pedido no e-commerce e selecionando uma forma de pagamento:

Quando esse pedido for enviado do e-commerce para o ERP Datasul, será enviada para o ERP Datasul informações do pagamento, essas informações estão presentes na tag orderPaymentsStore. Uma das informações é a tag paymentMethod, nessa tag constará o nome do método de pagamento selecionado no e-commerce.

Importante ressaltar que cada método de pagamento no e-commerce, possui um identificador, esse identificador está presente na tag PaymentMethod, no exemplo abaixo que foi feito com o método de pagamento cartão, ao ser enviado para o ERP Datasul, o identificador do método de pagamento presente na tag paymentMethod possui o valor "faturado". Ou seja, o valor "faturado" precisa ser cadastrado no programa Métodos de Pagamento E-commerce (mpd.html.paymentmethodecommerce). Caso o cadastrado do método de pagamento não seja feito no ERP Datasul, o pedido não será importado com sucesso no ERP, será apresentada a mensagem:

55314 - Não foi cadastrado o método de pagamento faturado e estabelecimento "x"  no programa "Cadastro de Métodos de Pagamento E-commerce - mpd.html.paymentmethodecommerce".

Lembrando que a parametrização dos métodos de pagamento são realizados no manager do e-commerce, e cada método tem seu identificador. No momento que estiver sendo realizada toda parametrização do e-commerce é importante realizar o levantamento dos nomes dos métodos de pagamentos que serão disponibilizados no e-commerce, para que estes métodos sejam posteriormente cadastrados no ERP DATASUL. Os nomes dos métodos quem define é o e-commerce, e os nomes podem ser alterados caso haja necessidade pelo Totvs Connector. 

Para cadastrar o método de pagamento "faturado", acessar o programa Relacionamento Métodos de Pagamento E-commerce e cadastrar um método com o nome "faturado", e selecionar o tipo "Faturado ou Intermediador". 

As informações dos valores a serem preenchidos nos campos: Portador e Carteira devem serem solicitados aos responsáveis pelo módulo financeiro. Pois os valores informados nestes campos, serão verificados e utilizados no momento de atualizar o contas a receber (FT0603).

Com o método de pagamento devidamente configurado e o pedido importado com sucesso no ERP Datasul, será possível consultar o pedido no programa PD1001, e na aba "Sit", é possível visualizar que o pedido foi criado no ERP Datasul com o método de pagamento "faturado". Essa informação está presente no campo "Mét Pgt".

Como no PD0309, os novos clientes do e-commerce estão parametrizado para entrar com crédito automático:

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O cliente do pedido 501341 entrou com crédito automático no ERP Datasul, 

O pedido está com situação avaliação de crédito igual a aprovado, e o pedido já pode ser faturado.

Importante ressaltar que caso seja escolhido uma opção de crédito diferente de automático, onde o cliente sofrerá a avalição de crédito do produto padrão, existe a possibilidade que o pedido não fique disponível para faturamento, assim como já funciona a avalição de crédito no produto padrão. Quando escolhido o tipo 4 - Faturado ou Intermediador, os pedidos do e-commerce passam pela mesma avaliação de crédito do cliente já existente no produto padrão. 

4) Como os pedidos do e-commerce, só são enviados para o ERP Datasul após a confirmação do pagamento no e-commerce, o próximo passo após a entrada do pedido no ERP Datasul é faturar o pedido:

5) Após a autorização da Nota Fiscal Eletrônica, a situação do pedido será alterada no manager do e-commerce para “Faturado” e os dados da nota fiscal eletrônica serão enviadas para o manager também:

6) Após a autorização da nota, a nota faturada deverá ser atualizada no contas a receber por meio da funcionalidade Atualização Contas a Receber (FT0603):

Como na parametrização do método de pagamento "Faturado" foi escolhido a condição de pagamento 3 - Parcelas. 

Lembrando que se o campo Condição de Pagamento não for preenchida no momento da parametrização do método de pagamento, será considerada durante a importação do pedido no ERP Datasul, a condição de pagamento informada no programa CD0701, do grupo de cliente informado no programada PD0309.

E essa condição de pagamento, no programa CD0404 está configurada para 3 parcelas, o título no financeiro foi gerado com 3 parcelas. 

Após a atualização do contas a receber, será gerado um novo título no EMS5 para a nota fiscal que foi faturada: