01. VISÃO GERAL

Apresentaremos alguns detalhes mais técnicos sobre as inovações com framework Angular e a estilização PO UI do Backoffice Protheus, o conhecimento destes detalhes são importante para ajudar na análise e solução de eventuais inconsistências apresentados nas rotinas.

02. Definições 


  1. Verifique se o ambiente está atualizado com a última expedição contínua do módulo (questionar o cliente), e com o fonte da chamada da rotina e o .APP devidamente compilado.(analise pelo VScode.)


  1. Verificar o arquivo  APPSERVER.INI sessão [GENERAL] chave app_environment contendo o nome do seu ambiente, no exemplo abaixo, no ambiente com o nome P1213399:


 - Pode não ter realizado a descompactação dos arquivo do projeto na pasta Http-Root, para esses casos normalmente ao reiniciar o smartClient o projeto deverá abrir normalmente.

  • Verificar a descompactação dos arquivos do projeto na pasta Http-Root normalmente localizada na pasta Protheus_data ou no caminho informado no RootPath do appserver.ini, caso não tenha aplicar ultima expedição continua do módulo utilizado e verificar se atualizou os fontes do projeto.

Exemplo:





Nesse caso vamos acessar a aplicação com a opção de debugging via navegador, dessa forma será possível capturar as requisições realizadas e saber se ocorreu alguma inconsistência.   

  1. Adicionar a chave --remote-debugging-port=8080 --remote-allow-origins=*  (Lembrando que a porta  pode ser qualquer uma livre do cliente ) .


2. Abrir o SmartClient e via navegador realizar acesso conforme exemplo abaixo:



  • O console serve na maioria do tempo para visualizar erros, alertas de javascript e as chamadas AJAX.
    1. Permite analisar erros voltado ao FrontEnd e erros de consultas as API's


  • Guia "Network": é um sniffer de proxy integrado que possibilita a monitoração do tráfego de HTTP da página, conforme o carregamento e depois que ele ocorre.
    • Todas as requisições as API,s independente do seu verbo GET, POST, DELET etc, gerão trafego HTTP e são listados na opção de network trazendo com sigo uma série de informações de como ocorreu, o endereço de requisição o body dessa requisição, resposta e seu status, dessa forma torna-se uma opção muito boa para analise de erros. 

  • As APIs REST usam a parte Status-Line de uma mensagem de resposta HTTP para informar os clientes sobre o resultado abrangente de sua solicitação.

Localizando o status da requisição:






  •  Erro interno do servidor

O servidor encontrou uma condição inesperada que o impediu de atender à solicitação, para esses casos normalmente é recomendado verificar data do fonte da API.


  • Solicitação Inválida

A solicitação não pôde ser compreendida pelo servidor devido à sintaxe incorreta. O cliente NÃO DEVE repetir o pedido sem modificações.

E normalmente o serviço esta preparada para esse tipo de situação e devolve uma mensagem do que causou a inconsistência e uma forma de ajustar, caso não tenha pode ser configuração ou até mesmo fonte desatualizado da API envolvida no processo.





O Postman é um API Client que facilita aos desenvolvedores criar, compartilhar, testar e documentar APIs. Isso é feito, permitindo aos usuários criar e salvar solicitações HTTP e HTTPs simples e complexas, bem como ler suas respostas.

Após realizar a configuração descrita na sessão de Debug efetue o procedimento exemplificado abaixo:

Para a requisição do tipo POST, além do endereço, é necessário capturar as informações do corpo (Body) da requisição que serão informadas no Postman.