CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Produção Interna
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Produção Interna
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A produção interna é o processo de fabricação interna manual, de produtos comercializáveis por meio de insumos do próprio estabelecimento.

A Produção Interna é dividida entre Rendimento, em que um produto origina vários outros, por exemplo, um boi inteiro gera vários outros cortes de carne para venda, e Receita, onde a utilização de vários produtos gera um único produto, como a farinha e o ovo para a produção do pão.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Módulo Estoque > Atacado/Varejo> Produção Interna- MAX0160

Pré-Requisitos e Restrições


No módulo Estoque, clique no menu Atacado/Varejo.

Acesse a aplicação Produção Interna.

Na tela da aplicação Produção Interna, informe a Empresa, Segmento, Local, Data e o tipo de Processo (Receita/Rendimento).

Clique no botão Receita (ou Rendimento) localizado acima do campo Quantidade.  

Será apresentado uma tela para pesquisar as receitas ou rendimentos, onde poderá digitar a descrição da Receita ou Rendimento desejado.

Selecione a Receita ou Rendimento desejado.


Imagem 1 - Produção Interna


Seleção do Produto(Receita/Rendimento)


Será apresentado uma tela para pesquisar as receitas ou rendimentos, onde poderá digitar a descrição da Receita ou Rendimento desejado.

Clique em Pesquisar localizado acima do campo Descrição.

Selecione a Receita ou Rendimento desejado apresentado na lista de Descrição.


Imagem 2 - Pesquisa Receita/Rendimento


Após selecionado a Receita ou Rendimento, será apresentado em tela os produtos componentes e produto final, informado no cadastro da receita ou rendimento.

O campo Quantidade poderá ser alterado, indicando quantos receitas ou rendimentos será produzida.


Imagem 3 - Produção Interna após Pesquisa Receita/Rendimento

Clique em Atualizar.

A produção da receita ou rendimento será realizada.

Receita

A Produção Interna trabalha com a quantidade e tipos de ingredientes (Receita) será necessário para fazer um Produto.

No exemplo (Imagem 4) podemos ver que temos 2 ingredientes que são a Farinha de Trigo e o Fermento descritos na primeira parte, logo abaixo podemos ver o que será produzido que seria o PÃO FRANCÊS e a Quantidade que será produzida. 


        Imagem 4 - Detalhes Produção Interna(Receita)


  1. Quantidade a Baixar →  Nessa coluna será lançado a quantidade de cada ingrediente que irá compor o produto final.
  2. Custo Liq Total →  Nessa coluna será lançado o quanto será o custo líquido por cada ingrediente usado para produzir a Receita
  3. Componentes →  São os ingredientes usados para produzir  o produto final a ser feito.
  4. %Acr/Desc Custo → Nessa coluna é possível lançar acréscimos e descontos que refletirá diretamente no Custo Total Final Liquid e no Custo Unitário.
  5. %Rateio Qtde → Determina a porcentagem da quantidade que será dividida com base na Quantidade do produto final PÃO FRANCES para que seja feito o cálculo.
  6. %Rateio Custo → Custo determinado pela porcentagem da quantidade de terminada pelo usuário que será dividida com base no Custo Total Final Liquid para que seja feito o cálculo.
  7. Custo Total Final Liquid → Nessa coluna será lançado o quanto será o custo líquido por cada ingrediente usado para produzir a Receita, só que nesse caso com acréscimos/descontos, e seus respectivos Rateios que são sugeridos pelo usuário nas colunas anteriores que irão compor esse Custo Total.
  8. Produto Final →  Tudo que será produzido através da junção de ingredientes
  9. Custo Unitário →  Esse cálculo mostrará quanto irá custar para produzir cada produto por unidade.


Rendimento

No caso do Rendimento o processo é inverso ao da Receita, como por exemplo(Imagem 5) temos a CARNE BOVINA DIANTEIRO que

está sendo desmembrada em duas partes, CARNE MOIDA, CARNE BOVINA RENDIMENTO


Imagem 5 - Detalhes Produção Interna(Rendimento)


  1. Componentes→  Ingrediente usado para gerar os produtos finais.
  2. Quantidade a Baixar →  Nessa coluna será lançado a quantidade de cada ingrediente que irá compor os produtos finais.
  3. Custo Liq Total →  Nessa coluna será lançado o quanto será o custo líquido por cada ingrediente usado para produzir o Rendimento. 
  4. %Rateio Qtde → Representa o quanto porcento da CARNE BOVINA RENDIMENTO 2  foi utilizada para produzir CARNE MOIDA ou qualquer Produto Final relaciona ao componente do Rendimento.
  5. %Rateio Custo → Determina a porcentagem da quantidade que será dividida com base no Custo Total Final Liquid para que seja feito o cálculo.
  6. Quantidade a Baixar →  Nessa coluna será lançado a quantidade de cada ingrediente que irá compor os produtos finais.
  7. Custo Total Final Liquid → Nessa coluna será lançado o quanto será o custo líquido por cada ingrediente usado para produzir a Receita, só que nesse caso com acréscimos/descontos, e seus respectivos Rateios que são sugeridos pelo usuário nas colunas anteriores que irão compor esse Custo Total.
  8. Produtos Finais→  Todo produto que foi derivado de um produto base assim como a CARNE MOIDACARNE BOVINA RENDIMENTO 2 que foram retirados da CARNE BOVINA DIANTEIRO

Receita

  • Custo Liquid Prod Final: Verifica se o usuário preencheu Quantidade(em unidades) ou %Rateio Quant, ele transforma o %Rateio Quant em Quantidade a entrar multiplicada pela Quantidade a ser produzida. A Quantidade determinará por quantas vezes o usuário quer multiplicar os componentes da Receita refletindo direto no Custo Total Final Liquid  Exemplo:


'%Rateio Quant'/100 = 'Quantidade a entrar'
                                               15
/100 = 0,15

'Quantidade a entrar' x Quantidade a ser produzida = 'Quantidade a entrar'

((Soma_Prod_Comp x %Rateio Custo)/100) = Custo total Final Líquido
(35.000 +( 45,500 x 100) /100) = 45.350

  • Custo Unitário: (Custo total Final Líquido / Quantidade a entrar) * Quantidade a ser produzida = Custo Unitario e quando houver Acrescimo/Desconto →  Custo Unitario + (Custo Unitario %Acr/Desc)/100. Exemplo:

    (Custo total Final Líquido / 'Quantidade a entrar) * Quantidade a ser produzida = Custo Unitario
    (34.7873/0,15) * 1 = 23.191



Rendimento

  • Custo Liquid Prod Final: Verifica se o usuário preencheu Quantidade (em unidades): ou '%Rateio Quant se o usuário preencheu Quantidade (em unidades):o sistema transformará Quantidade (em unidades) em quantidade a entrar Quantidade a entrar x Quantidade a ser produzida = Quantidade a entrar | ((Soma_Prod_Comp x %Rateio Custo)/100) = Custo total Final Líquido. Exemplo:


(Quantidade (em unidades)/ ‘Quant a baixar(comp)’)x Quantidade a ser produzida  = quant entrar
(15/30)x1 = 0,5

                                                               Depois faz a conta:

((Soma_Prod_Comp x %Rateio Custo)/100) = Custo total Final LíquidoP(Parcial)
(7.500 x 50)/100) = 37,5809

Em seguida faz:

Custo total Final LíquidoP(Parcial) x quant entrar = Custo total Final Líquido
3.750 x 0,5 = 18,75


Receita

Atualmente, há duas maneiras de tornar a produção interna automática:


Caminho: 

Módulo Cadastro > Produto > Receita/Rendimento - MAX0159

Ou

Módulo Loja > Cadastro > Receita/Rendimento - MAX0159


Opção 01:


Ao abrir a tela de Receita/Rendimento, Pesquisa pela Receita desejada e marque a flag 'Produção Automática':

Com esta flag ativa, o sistema irá dar baixa no produto final deixando o estoque negativo, no horário programado no job, ele produzirá o numero de receitas até o estoque ficar positivo ou igual a 0.


Opção 02:


Ao abrir a tela de Receita/Rendimento, Pesquisa pela Receita desejada e marque a flag: 'Produção Receita Auto na Movto. de Saída':

Depois, Em Módulo Parâmetros > Parâmetros > Código Geral de Operação, marque a flag 'gera produção automática na movimentação.':




03. TELA PRODUÇÃO INTERNA

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Receita/Rendimento-MAX0159Cadastro da Receita/Rendimento

04. TELA PRODUÇÃO INTERNA

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.