01. DADOS GERAIS

Produto:

Linha de Produto:

Segmento:

Módulo:

TOTVS DMS (Linha Protheus) - Oficina (SIGAOFI)

TOTVS DMS (Linha Protheus) - Veiculos (SIGAVEI)

TOTVS DMS (Linha Protheus) - Auto-Peças (SIGAPEC)

Função:Rotina principal de "MENU" relacionada a issue em que a documentação de destina
País:Brasil
Ticket:Não se aplica 
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DVARMIL-XXXX


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Descreva aqui utilizando linguagem simples, porem contemplando todo o assunto relacionado ao motivo principal da issue como exemplo abaixo:

Ao realizar uma requisição de peças na rotina Requisição de Peças (OFIOM020), o sistema permite que o processo de requisição ocorra normalmente quando se é utilizada uma "TES" (Tipo de Entrada/Saída) que não movimenta estoque, sendo assim a peça será requisitada porém não haverá movimentação de estoque entre os armazéns "Disponível" e o armazém utilizado para movimentações de peças relacionadas a "Ordens de Serviço".

03. SOLUÇÃO

Descreva aqui utilizando linguagem simples, porem contemplando o assunto relacionado a correção da issue com exemplo abaixo:

Alterado processo de validação de requisição de peças na rotina Requisição de Peças (OFIOM020), para que ao tentar realizar uma requisição utilizando uma "TES"(Tipo de Entrada/Saída) o sistema realize o bloqueio do processo, assim não permitindo que o usuário termine a operação.


Teste 3 usuários

Explicação de funcionamento do "Box" (Macro: Totvs custo tabs box)

A box principal é utilizada para organizar a visualização da "Totvs custom tabs box itens" onde com ela podemos organizar as posições de cada aba e os títulos das mesmas.

Ao clicar  mouse encima no nome "Totvs custom tabs box" será apresentada as opções abaixo:

  • Alterar: utilizada para alterarmos as informações da macro
  • Eliminar: utilizada para excluirmos a macro

Ao clicar em alterar, será apresentada um tela com o seguintes campos:

  • Ids: Onde escolhemos os "IDS" que serão usados na "Referencia" das abas (sempre separado por "virgula" e na sequencia que o Totvs custom tabs box itens se encontra(Passo1→Aba 1,Passo2→Aba 2 e assim respectivamente)   ) caso os Ids ficarem foram de posição as abas não funcionaram.
  • Tabs: Onde escolhemos os "Titulos" de cada "Totvs custom tabs box itens", segue a mesma logica do funcionamento dos "Ids"

Explicação de funcionamento das Abas (Macro: Totvs custom tabs box itens)


As abas, são utilizadas para melhor organização dos fatos relacionados a documentação, ou seja, conseguimos moldar os assuntos de maneira organizada e de visualização limpa, e de suma importância que utiliza-las para que as documentações fiquem limpas e de facil entendimento sobre as alterações/informações que estarão vinculadas a documentação.

Funcionamento:

Ao clicar com o mouse encima no nome "Totvs custom tabs box itens" será apresentada duas opções:

  • Alterar: utilizada para alterarmos as informações da macro
  • Eliminar: utilizada para excluirmos a macro

Ao clicar em alterar, será apresentada um tela com o seguintes campos:

  • Referencia : Onde preenchemos com o "ID" de referencia da aba (Vindo como preenchido como padrão quando realizamos a criação do "Documento Tecnico NEW")
  • Defaut: Caso marcado com "yes" a aba em questão será apresentada primeiro em relação a outras abas, se estiverem marcadas com "no"

As abas destinam-se para a criação de passo-a-passo operacional (Descrição de como utilizar as alterações/rotinas etc.... ), sempre lembrando que o passo-a-passo somente fazemos caso tenha algo "Visual" para mostrarmos para quem estiver lendo a documentação como:

  • Helps de rotinas
  • Funcionalidades novas
  • Campos novos (caso os mesmos sejam apresentados em tela)
  • etc...

Sempre ao criar um passo-a-passo devemos colocar imagens com boa visualização e sempre lembrar de "Não" mostrar o usuário "Admin" em tela.

Espaço destinado para exemplos de tabelas para montagem de documentação de "Atualização de Dicionário"


Lembrando que para "Alteração" de dicionário somente é necessário trocar a palavra "Criação" por "Alteração" e somente documentar oque foi alterado.



  • No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Base de Dados/Menu (CFGX013) e informe as novas opções de menu do módulo de Oficina (SIGAOFI) conforme instruções a seguir:


Criação de Tabela no arquivo SX2 – Tabelas:


Chave

Nome

Modo

Único

PYME





S




S




S




S


Criação de Campo no arquivo SX3 – Campos:


  • Tabela XXX- (Nome da Tabela):


Campo





Tipo



Grupo de Campos



Ordem



Tamanho



Decimal



Formato



Contexto



Propriedade



Título



Descrição



Val. Sistema



Opções



Inic. Padrão



Inic. Browse



Cons. Padrão



Nível



Usado



Obrigatório



Browse



When



Pasta



Help




Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:


  • Tabela XXX - (Nome da Tabela):



Índice
Ordem
Chave
Descrição
Proprietário


Criação dRelacionamento no arquivo SX9 – Relacionamento:


  • Tabela XXX - (Nome da Tabela):



Domínio



Identificação



C. Domínio



E. Domínio



E. C. Domínio



PropriedadeSSSS
L. Domínio1111
L. C. DomínioNNNN
Condição SQL





Criação de registros na Tabela Genérica do arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:



Tabela
Chave
Descrição



Criação de Parâmetro no arquivo SX6 – Parâmetros:



Nome da Variável
Tipo
Descrição
Descrição 1
Descrição 2
Valor Padrão





04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Não se aplica



05. ASSUNTOS RELACIONADOS