Essa documentação se aplica somente as páginas em PO-UI da linha RM, e é essencial para o correto funcionamento dos módulos.

Conteúdo totalmente técnico, direcione para o time de TI da empresa.

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO ÀS API's

As evoluções da Linha RM, utilizam a integração da MDI atual com telas em HTML, tudo isso de forma transparente ao usuário. 

Para utilizar esse novo recurso, é necessária a realização de algumas configurações que irão habilitar o uso das APIs que fazem a execução das ações e processos da nova interface.


Configurando as portas API

O aplicativo RM.Host é responsável por hospedar e expor os serviços de APIs. 

Como visto na documentação sobre a configuração da porta webApi., nos arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config devem ser adicionadas as TAGS relacionadas a porta 8051.

A tag ApiPort configurada nesta etapa será utilizada para acessar as APIs que fazem parte das rotinas das páginas.


A execução do Host precisa ser como administrador:

  • Caso o Host seja iniciado como aplicativo (RM.Host.exe), certifique-se que ao executá-lo, tenha selecionado a opção "Executar como Administrador".
  • Caso o Host tenha sido instalado como serviço, o usuário do sistema operacional vinculado ao serviço deve ser um administrador.

Para validar se as configurações de portas das APIs foram realizadas corretamente, acesse o browser e digite a URL  http://{IP ou domínio}:{porta}/api/swagger/.

Exemplo: http://10.173.17.242:8051/api/swagger

Importante na validação usar o IP, nome da máquina ou domínio.

Verifique se a página abaixo foi carregada


       


Conectando com o banco de dados

Para que a API saiba em qual banco de dados conectar quando for acionada pelo Módulo, deve-se configurar os arquivos do Host.

Como visto na documentação sobre a Configurando DefaultDB., nos arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config devem ser adicionadas a TAG DefaultDB.

Para validar se a configuração da comunicação com o banco de dados das APIs foi realizada corretamente, acesse a API via browser.

Exemplo: http://10.173.17.242:8051/api/financial/v1/paymenttypes/1

Neste exemplo estamos buscando do cadastro de Meios de Pagamento todos os que são pertencentes à coligada 1, ao acessar será solicitado um usuário do sistema que tenha acesso a este cadastro dentro do sistema.


Você deverá ter um resultado semelhante a este, onde lista os registros do cadastro de meios de pagamento da coligada 1.