Este  documento  tem  o  objetivo  de  apresentar  as  configurações para Exceção Fiscal.

Algumas Unidades de Federação ou tipos de clientes/fornecedores possuem regras específicas para tratar situações de tributação de impostos de seus produtos, situações essas que fogem à regra geral. Cada caso de exceção fiscal, avaliado e classificado, deve ser cadastrado pela rotina de exceção fiscal.

 Cadastros

 

1-       Primeiramente, acesse Cadastros > Avançado > Tributação > Grupo de Tributação, pois esse registro faz a vinculação de todo o cadastro de Exceção Fiscal.

 

2-       Clique em Incluir.

 

 

 

 

3-       Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

4-       Agora acesse Cadastros > Avançado > Tributação > Exceção Fiscal.

 

5-       Clique em Incluir.

 

 

 

 

6-       Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

7-       Agora acesse Cadastros > Básico > Cliente (ou Cadastros > Básico > Fornecedor, se for para configuração de notas de entrada).

 

8-       Selecione um cliente/fornecedor existente e clique em Alterar para efetuar as mudanças necessárias ou clique em Incluir para que seja inserido um novo registro.

 

9-       Verifique se o tipo de cliente/fornecedor e o estado estão configurados com os mesmos dados da exceção fiscal.

 

 

 

10-   Clique na aba Impostos e configure o campo Grupo Cli. com a mesma informação preenchida na exceção fiscal.

 

 

 

11-   Clique em Confirmar para salvar as alterações.

 

12-   Acesse Cadastros > Básico > Produto.

 

13-   Selecione um produto existente e clique em Alterar para modificar as configurações ou clique em Incluir para inserir um novo produto.

 

14-   Clique na aba Impostos.

 

15-   Altere o campo Grupo Trib. para o grupo de tributação criado para efetuar a vinculação do produto com a exceção fiscal.

 

 

 

16-   Clique em Confirmar para salvar as informações.

 

Documento

 

1-       Veja um exemplo de um documento de saída com exceção fiscal.

 

2-       Acesse Faturamento > Atualizações > Documento de Saída.

 

3-       Clique em Incluir para inserir um novo documento.

 

 

 

4-       Clique na aba Impostos. A alíquota utilizada será a configurada na exceção fiscal ao invés da alíquota padrão para o estado.