Segundo as regras do IFRS 9, as operações se caracterizam como ativo financeiro com problema de recuperação de crédito (ativo problemático) quando ocorrer os cenários abaixo:
A partir de agora, no Credimaster, as operações poderão ser marcadas e desmarcadas (manualmente e automaticamente) como Ativo Problemático, e também, arrastadas por outra operação que foi marcada. Uma operação, quando marcada como ativo problemático, será transferido de grupo contábil (carteira) e passará a não contabilizar juros no fechamento (stop accrual).
Mais detalhes sobre a marcação e transferência da operação nos assuntos adiante.
As operações que estiverem com atraso superior a 90 (noventa) dias serão classificadas automaticamente como ativo problemático pela sistema. Junto essa marcação, o sistema irá também alterar o estágio da operação para o estágio 03 e gravar um histórico da alocação do estágio com o motivo 02 (Atraso superior a 90 dias) conforme regras do BACEN apresentadas no leiaute 3040. Detalhes sobre estágios da operação podem ser encontrados na página Estágios da Operação.
Essa ação automática ocorrerá durante o fechamento do dia, e somente se o sistema for parametrizado para isso. Conforme abaixo:
Adicionando a nova palavra chave no dicionário contábil.
Parametrizando as carteiras para utilizar o nome contábil adicionado.
Para realizar a marcação manual, no sistema Credimaster, de uma operação como Ativo Problemático há duas formas, através de tela e através de serviço. Ambas as opções criam um registro de lote de movimento para efetivação (processamento).
Seguindo o padrão do sistema Credimaster, para que alteremos uma informação em uma operação ativa, precisamos fazer uma "solicitação" dessa alteração através de duas etapas: criação e efetivação de lote. Lista-se as operações que deseja-se alterar, registra essas informações na base e executa-se a efetivação (processamento) dessas informações. Somente na efetivação a operação será alterada. Conforme ilustrado na imagem abaixo:
Por serviço utilizar o payload abaixo:
{
"codigoEmpresa": 12,
"codigoUnidade": 1,
"dataMovimento": "2024-03-05",
"situacaoLote": {"name": "FECHADO"},
"quantidade": 1,
"dataProcessamentoEfetivo": "2024-03-05",
"ativosProblematicos": [ {
"codigoCliente": 10002069,
"siglaModalidade": "EMPKGPJ",
"numeroContrato": 1234,
"numeroAdlib": 0,
"codigoEstagio": 1,
"codigoMotivoAlocacao": 1,
"indicadorAtivoProblematico": true
} ]
}
Endpoint: /tfs-credito-service/rest/operacao/lote/ativo-problematico
Por tela, acessar o módulo Movimentações de Crédito > Contratos, Movimentação > Ativo Problemático. Ao entrar na tela, clicar em Novo.
Observação 1: Essa seleção irá se refletir para todas as operações que aparecem na tela, caso precise alterar alguma das informações de uma operações individualmente basta alterá-la nos campos juntos à operação desejada.
Observação 2: Os campo "Estágio da Operação - Anexo 41" e "Motivo da Alocação do Estágio - Anexo 41/42" são alimentados para parametrização de Anexos SCR, maiores detalhes no item 04 da página Estágios da Operação.
Por fim, acessar o módulo Efetivações de Crédito > Processamento > Efetivação de Movimento.
Clicar em Novo, selecionar o tipo de lote e o lote que desejar para efetivação e clicar em Efetivação Seleção.
Observação 1: Se o parâmetro "Efetivar lote de ativo problemático" nos Parâmetros Globais estiver marcado, a efetivação do lote ocorrerá de forma automática logo após a criação do Lote (passos anteriores) e esses dois últimos passos não serão necessários.
Observação 2: Para instruções de configuração e uso do módulo Efetivações de Crédito, detalhes na página Efetivações de Crédito
Quando uma operação for marcada como ativo problemático, ocorre também o que chamamos de arrasto de operações, ou seja, outras operações são arrastadas e são também marcadas como ativo problemático. No Credimaster esse evento ocorrerá em dois momentos:
Ao ser arrastada, as operações recebem a característica especial de ativo problemático, e são alocadas no estágio 03, sinalizando em histórico o motivo da alocação 10 (Arrasto) segundo regras do BACEN. Segundo definições, toda operação que que for marcada como ativo problemático arrastará consigo também as demais operações do próprio cliente e as operações de outros clientes que pertencerem ao mesmo grupo econômico do primeiro.
A evento de arrasto é uma funcionalidade automática no sistema Credimaster, e que pode ser parametrizada para acontecer ou não acontecer a depender da instituição financeira.
É possível controlar o evento a partir dos parâmetros abaixo (encontrados no módulo BackOffice de Crédito > Configuração Básica > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção):
Observação: Como regra definida, as operações que são arrastadas quando houver marcação de ativo problemático não serão desmarcadas (da mesma forma) se a mesma operação for retirada de ativo problemático (desmarcação). Nesses casos, as operações deverão ser retiradas de forma manual.
A partir da data de virada do IFRS 9 (quando a resolução entrar em vigor), a palavra chave do dicionário contábil "ATRASO60" deixará de ser utilizada. Quando isso acontecer será necessário a realização de retirada dessa informação das Carteiras (no módulo BackOffice de Crédito) da mesma maneira que é explicado no assunto 02 (transferência automática com 90 dias de atraso) desse documento.
Dentro do sistema Credimaster, diversos tratamentos também foram feitos para assegurar que a palavra chave não passe mais a valer. Juntos aos tratamentos foi criado um parâmetro que define a data de corte do ATRASO60 e nela podemos alterar a data, caso o BACEN venha a postergar a data da resolução.
É possível alterar a data de corte no módulo BackOffice de Crédito > Configuração Básica > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção.
Instruções de parametrização que afetam as funcionalidades de ativo problemático no sistema.
Parâmetro | Abrangência | Tela de Acesso | Definição |
---|---|---|---|
Permitir arrasto de operações quando ativo problemático | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Permite ativar e desativar a ação de arrasto das operações do cliente quando uma operação do mesmo cliente for marcada como ativo problemático. Afeta a efetivação do lote de ativo problemático e a transferência automática dos 90 dias de atraso. |
Permitir arrasto do grupo econômico do cliente quando ativo problemático | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Permite ativar e desativar a ação de arrasto das operações dos clientes que pertencem ao mesmo grupo econômico de outro cliente cujo a operação for marcada como ativo problemático. Afeta a efetivação do lote de ativo problemático e a transferência automática dos 90 dias de atraso. |
Não permitir arrasto de operações quando ativo problemático | Cliente | Backoffice de Crédito > Contas > Conta. | Permite colocar o cliente em exceção para arrastos quando ativo problemático. Ativando esse parâmetro, as demais operações do cliente não serão arrastadas, apenas aquela que estiver sendo marcada. Isso afeta o arrasto de operações provenientes de uma marcação manual (lote), automática ou por pertencer ao mesmo grupo econômico de outro cliente que foi marcado. |
Indicador de marcação como Ativo Problemático | Carteira | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Carteiras. | Determina que a operação, quando transferida para esse grupo contábil, deverá ser marcada como ativo problemático. |
Efetivar lote de ativo problemático | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Permite que um lote de ativo problemático criado através da tela ou do serviço seja automaticamente efetivado. Afeta apenas o lote de ativo problemático. A marcação e o arrasto das operações ocorrem imediatamente após a criação do lote. |
Data para entrar em vigor o grupo contábil de ativo problemático IFRS9 | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Determina uma data de segurança para o sistema descontinuar o grupo contábil "ATRASO60". Afeta tratamentos e validações para o nome contábil que estão fixos dentro do sistema. Criado para facilitar mudanças caso a data de vigência da alterações venha a ser postergada pelo BACEN. |
Tabelas que foram alteradas e incluídas durante o projeto IFRS 9, relacionadas à funcionalidade de marcação do ativo problemático e stop accrual.
Tabela | Descrição | Alterações |
---|---|---|
T402CONT | Contrato | Inclusão da coluna "dt_tfr_pbm" para a persistência da Data de Transferência para ativo problemático para controle do stop accrual |
T402CCTR | Complemento de Contrato | Inclusão da coluna "id_atv_prb" para indicar a marcação do ativo problemático. Junto a essa coluna, temos a "cd_crc_esp_cpl" que indica as característica especiais da operação e dentre elas também vai a 19 (Ativo Problemático) para fins do leiaute 3040. |
T402CTGR | Carteiras - Grupo Contábeis | Inclusão da coluna "id_mrc_pbm" para marcação do grupo contábil e possibilitar tratamentos relacionados a ativo problemático durante o fechamento e afins. |
T402MTAP | Movimento Ativo Problematico | Nova tabela para armazenar as operações selecionadas para montagem do lote de ativo problemático. Populada pela tela de criação do Lote e através de serviço. |
T402DEFG | Definições Globais | Inclusão da coluna "id_arr_atv" para indicar arrasto de operações. Inclusão da coluna "id_grp_ecn" para indicar arrasto do grupo econômico do cliente. Inclusão da coluna "id_eft_atv_prb" para indicar efetivação automática para o lote de ativo problemático. Inclusão da coluna "dt_atv_prb" para indicar uma data de virada para descontinuação do nome contábil ATRASO60. |
T402COFI | Conta Financiada | Inclusão da coluna "id_arr_cli" para não permitir arrasto das operações do cliente. |