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VISÃO GERAL

A Expedição é o local designado para executar as atividades de saída de mercadorias do WMS SaaS. Por meio dela é possível configurar e controlar a expedição no sistema.

Confira abaixo como navegar e quais os requisitos necessários para gerar um processo de Expedição.

Na primeira tela é possível visualizar a tabela de Processos pendentes, na qual é demonstrada a Ação pendente de cada processo de expedição, o Identificador, a Descrição e o seu Progresso.

Logo abaixo, você visualizará os Processos em andamento e os cards com as porcentagens de progresso.

Nesta tabela ainda é possível filtrar as porcentagens correspondentes a cada card. Para isso, basta clicar em cada um deles, sendo que serão apresentados somente os processos referentes ao card selecionado.

Ao clicar nos 3 pontinhos, no lado esquerdo de cada processo em andamento, você também consegue visualizar:

Em Detalhes você visualiza os detalhes do processo de expedição e consegue executar algumas ações.

Se ainda não foi gerada a seleção de estoque, as opções nos 3 pontinhos serão

Se a seleção de estoque já tiver sido gerada, as opções serão:

Já no Histórico podemos visualizar o controle de processos que foram gerados na tabela, com as datas e as horas da geração da finalização, bem como, o endereço de destino da expedição.

Agora vamos ao que interessa! Para iniciar um processo de expedição é necessário ter um documento disponível.

Existem três caminhos no menu lateral que permitem gerar os documentos:

Como os documentos que foram gerados por meio de Integrações são exportados de forma automática no sistema, vamos entender agora como gerar os documentos de forma manual, por Documentos e pela Expedição.

Ao selecionar a opção Documentos, no menu lateral, será apresentada a tela Documentos.

Na aba Documento de expedição, clique em +Novo documento.

Já na tela Expedição, clique em +Novo processo.

Na sequência, na tela Novo processo de expedição, clique em +Novo documento.

Em ambos os caminhos você chegará na tela Novo documento de expedição, que permite selecionar o formato deste documento.

Ele pode ser em XML, ou seja, pelo envio de um arquivo, ou de forma Manual, onde é necessário inserir as informações solicitadas.

No caso do envio de documento XML, basta arrastar o arquivo desejado no campo indicado da tela e os documentos serão gerados de acordo com o modelo incluído.

Já para a geração Manual de um documento, você deve informar os campos obrigatórios de Cliente, Número de Nota Fiscal (NF), Pedido, Série, Data de emissão e selecionar a Urgência.

Se preferir, você também pode preencher os campos opcionais de Transportadora, Data de entrega, Volumes e Viagem.

Ainda é possível inserir uma instrução ou observação logo abaixo, bem como, mais informações opcionais sobre o endereço de entrega.

Em seguida, você deve adicionar um item a ser recebido, que estará relacionado ao documento depois da sua geração.

Ao clicar em Adicionar item, informe os campos Sequencial, Produto, Unidade, Quantidade, Tipo de estoque, Valor unitário e Valor total (que é preenchido automaticamente após a inclusão das informações anteriores).

Em seguida é só Salvar o item. Clique no botão correspondente, localizado acima da tabela de preenchimento do item.

Se quiser gerar outro registro, repita o processo clicando em Adicionar item novamente.

Depois de inserir o item, você verá que o botão Salvar, localizado no canto superior direito da tela, está ativo.

Para concluir é só clicar nele e pronto! Seu documento será gerado com sucesso.

A partir desse momento você poderá gerar o seu processo de expedição no WMS SaaS, tanto pela opção Expedição quanto na opção de Documentos, do menu lateral.

Acesse o Artigo EXPED- Quais as configurações possíveis no processo de expedição e confira como utilizar a configuração disponível para o processo de Expedição.

02. ANEXO - PDF