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Introdução

A rotina EPI X C. Custo (MDTA725) é responsável por relacionar os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) necessários ao centro de custo. A NR-9 ressalta que o EPI é de suma importância no que se diz respeito ao risco quanto as medidas de proteção, onde:

9.3.5.4 Quando comprovado pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou encontrarem-se em fase de estudo, planejamento ou  implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte hierarquia:


a) medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;
b) utilização de equipamento de proteção individual - EPI.

Objetivo

A rotina EPI X C. Custo (MDTA725) tem como objetivo realizar o relacionamento do centro de custo com o EPI necessário para garantia da segurança e bem-estar dos funcionários da empresa.

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as opções:

Permite a Inclusão de um novo relacionamento entre o centro de custo, os EPIs e suas respectivas informações. Através da opção, é possível Alterar os registros incluídos ou Excluir a linha inserida com o respectivo EPI.

É necessário fazer a configuração do parâmetro MV_NGMDTTR para configurar se há integração entre o módulo SIGAMDT e o SIGATRM. O módulo SIGATRM refere-se ao módulo de treinamentos, ou seja, se você configurar o parâmetro MV_NGMDTTR para 2 - Não, a opção de inclusão de treinamentos por centro de custo disponível na rotina EPI X C. Custo irá ser desativada. Para que a opção de inclusão de treinamentos fique ativa, é necessário realizar a configuração do parâmetro para 1 - Sim, selecionar um centro de custo, depois ir em Outras Ações / Treinamentos para realizar a inclusão.

Parâmetro que indica se há integração entre o módulo SIGAMDT e o SIGATRM. Configurar o parâmetro conforme informado abaixo:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

O parâmetro MV_NGEPICC configura a permissão de exclusão do EPI que está entregue a um funcionário na rotina de Funcionário x EPI (MDTA695), sendo que o EPI está vinculado ao centro de custo ou a função.

Parâmetro que indica se é permitido ou não excluir o EPI que já foi entregue a um funcionário, sendo que o EPI já foi vinculado a um centro de custo ou função. Configurar conforme abaixo:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

O parâmetro MV_MCONTAB é configurado para utilização pelo Advanced.

O parâmetro  MV_MCONTAB indica se o Módulo Contábil utilizado pelo Advanced  será configurado para uso da Contabilidade Gerencial ou Contabilidade. Deverá ser configurado conforme opções apresentadas abaixo:

  • CTB = SIGACTB (Contabilidade Gerencial)
  • CON = SIGACON (Contabilidade)


As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.


Ao selecionar a opção de EPIs, o sistema apresenta uma tela permitindo a seleção de EPIs e suas respectivas informações. Apenas EPIs relacionados a um fornecedor (EPI x Fornecedor (MDTA620 - SIGAMDT)) poderão ser relacionados ao centro de custo. Se não houver esse relacionamento, o sistema apresentará uma mensagem informando que o EPI não possui certificado de aprovação válido. 

Para definir um produto como sendo um EPI é necessário que seja informado no parâmetro MV_MDTPEPI, quais são os tipos que serão considerados como EPI.

O parâmetro MV_MDTPEPI é utilizado para determinar se um produto é um produto químico válido dentro do sistema. O usuário deve configurar este parâmetro com base no tipo de produto químico definido para o produto no campo Tipo (B1_TIPO). Inicialmente, o produto deve ser cadastrado na rotina de Produto (EPI) (MATA010) informando o tipo do produto no campo Tipo (B1_TIPO) de acordo com o que foi cadastrado anteriormente no parâmetro. A filtragem dos produtos será realizada conforme o tipo especificado, que deve estar previamente registrado na tabela genérica 02 (SX5).

Define o parâmetro MV_MDTPEPI com o tipo de produto que deverá ser filtrado.

Esta opção permite cancelar informações modificadas, alteradas ou incluídas, encerrando a rotina e desconsiderando os dados salvos no buffer para que o sistema retorne ao último.

Esta opção permite a gravação completa das informações, incluindo inclusão, exclusão ou alteração de um relacionamento do EPI, sendo necessário salvar o conteúdo inserido, alterado ou excluído através da opção "Salvar" para garantir que os dados foram alterados.

Permite a visualização de informações de um determinado Centro de Custo uma vez já cadastrado.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

Permite a pesquisa de informações para o Centro de Custo selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

Pesquisas disponíveis:

  • Filial+C. Custo
  • Filial + Classe + C. Custo
  • Filial + Cod. Red. Cc.
  • Filial + Desc Moeda 1
  • Filial + Cc Superior
  • Filial + Cc Lucr/Perd
  • Filial + Cc Ponte Lp
  • Filial + Cc Red. Var.
  • Filial + C. C. Var. Mon.

Permite realizar a cópia dos EPIs relacionados a um centro de custo previamente cadastrado. Basta clicar em Outras Ações / Copiar, irá abrir uma tela secundária para realização das cópias de EPIs, basta selecionar um ou mais centro de custos que deseja relacionar os mesmos EPIs e clicar em Salvar.

Para realização da cópia de EPIs, é necessário que pelo menos um centro de custo tenha EPIs relacionados a ele. Se não tiver EPIs relacionados irá aparecer uma mensagem de erro na tela informando:

Atenção

Não existem EPIs a serem copiados.

Esta opção permite cancelar informações modificadas, alteradas ou incluídas, encerrando a rotina e desconsiderando os dados salvos no buffer para que o sistema retorne ao último.

Esta opção permite a gravação completa das informações, incluindo inclusão, exclusão ou alteração de um relacionamento do EPI, sendo necessário salvar o conteúdo inserido, alterado ou excluído através da opção "Salvar" para garantir que os dados foram alterados.

Permite a inclusão de treinamentos para cada centro de custo dividido em cursos e turmas.

O treinamento e o curso devem ser incluídos previamente. Os treinamentos podem ser incluídos através da rotina Treinamentos (TRMA050) e os cursos na rotina Cursos Internos (TRMA040). No cadastro de treinamentos já é possível realizar o relacionamento entre o treinamento, o curso e a turma.

Para que a opção de inclusão de treinamentos fique ativa, é necessário realizar a configuração do parâmetro MV_NGMDTTR para 1 - Sim, selecionar um centro de custo, depois ir em Outras Ações / Treinamentos para realizar a inclusão de um treinamento.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

Campos Gerais 

Campos presentes para o cadastro de informações referentes aos EPIs que serão vinculados ao Centro de Custo.

Campo:

Descrição:

Centro de Custo (TOH_CC)

Código para identificação do Centro de Custo que será relacionado ao EPI.

Obs.: Não é disponível para alterações.

Exemplo: 000000001

Descrição (TOH_DESCCC)

Nome para identificação do centro de custo.

Obs.: Não é disponível para alterações.

Exemplo: TEC PADRÃO

Campo:

Descrição:

EPI (TOH_CODEPI)

Informar o código do EPI que terá relação com o centro de custo.

Exemplo: 000003

Descrição (TOH_DESC)

Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior EPI (TOH_CODEPI) é informado.

Exemplo: Luva de Proteção

Campo:

Descrição:

Treinamento (TY4_CALEND)

Informar o código do treinamento que será relacionado ao centro de custo.

Exemplo: 0001

Descrição (TY4_DESC)

Campo que informa a descrição do treinamento. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Treinamento (TY4_CALEND) é informado.

Exemplo: Treinamento Estagiários 2024

Curso (TY4_CURSO)

Campo para informar o código de identificação do curso. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Treinamento (TY4_CALEND) é informado.

Exemplo: 0001

Desc. Curso (TY4_DESCCU)

Campo para informar a descrição do curso. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Treinamento (TY4_CALEND) é informado.

Exemplo: Curso 01/2024

Turma (TY4_TURMA)

Campo para informar o código de identificação da turma do treinamento. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Treinamento (TY4_CALEND) é informado.

Exemplo: 01

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Palavras-chave

Referências

NR 9