Produto: | Varejo DMS - Gestão de Concessionárias |
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Ocorrência: | Alteração nas casas decimais de campos numéricos para máxima exatidão no arredondamento de valores totais |
A manutenção de casas decimais no Protheus é uma questão delicada e quando realizada sem os devidos critérios pode causar diversas inconsistências.
CASOS RECENTES
Exibida Mensagem de dados inconsistentes na Requisição de Peças:
Por ausência de consistência no tamanho de todos os campos, ao solicitar peças na Ordem de Serviço, ocorre erro de divergência de valor das peças.
Valor do item arredondando no fechamento da Ordem de Serviço, e ficando com valor divergente do valor total:
Por conta de um campo estar apenas com 2 casas decimais a conta matemática arredondava automaticamente para cima.
Estes comportamentos são comumente encontrados em casos específicos e são causados devido a algum campo de valor ser gravado com dado incompatível (geralmente, devido à tamanhos diferentes de campos ou das casas decimais, ou seja, dicionário/banco de dados alterado sem devida equiparação com os demais campos utilizados no processo).
É possível, inclusive, que a inconsistência seja identificada após atualização de versão ou fonte; isso devido às correções que são realizadas nas validações e nos Fontes atualizados, ou mesmo em Tabelas e/ou campos que foram criados e envolvidos no processo desde sua última atualização da Base.
IMPORTANTE: Qualquer tratamento relacionado a casas decimais é considerado um desvio do Nativo do Protheus (no qual é padrão o uso de dois dígitos, apenas, para o ambiente Oficina, Peças e Veiculos).
Portanto, é indicado que qualquer alteração neste sentido seja realizado e documentado por um analista in loco (consultar diretamente seu ESN) para análise pontual de sua base/cenário, inclusive para as manutenções dessas alterações nas Tabelas (já que com as atualizações podem ser criados novos campos e novas tabelas na base de dados).
Ou seja, campos de quantidade devem todos possuir mesmo tamanho/máscara. Campos de valor também devem possuir mesmo tamanho/máscara (saiba mais sobre o Limite-de-casas-decimais).
Atenção: campos de Valor Total, fiscalmente, precisam estar com 2 casas decimais, não recomenda-se a alteração de tamanho.
A TOTVS não possui um Documento específico para definição de todas as tabelas/campos que são utilizados em suas rotinas, e consequentemente, precisam ser alterados para manter a integridade entre suas Tabelas; pois é relativo à cada Cliente, pontualmente, de acordo com os módulos que estão implantados, as rotinas que são utilizadas, as tabelas que são alimentadas e os campos que são de uso. Sendo assim, caso realize a implementação/manutenção internamente com sua equipe de TI, ressaltamos a importância de alterar todas as tabelas/campos utilizados na integração de suas rotinas; a fim de não gerar inconsistência em sua base de dados.
Citamos os campos mais usuais para os módulos do DMS, abaixo:
SC6 → C6_PRCVEN, C6_PRUNIT
SC9 → C9_PRCVEN
SD2 → D2_PRCVEN, D2_PRUNIT
SFT → FT_PRCUNIT
VO3 → VO3_VALPEC
VS3 → VS3_VALPEC
VS7 → VS7_VALORI, VS7_VALPER, VS7_VALDES
SD1 → D1_VUNIT
Verificar Parâmetro MV_ARREFAT:
O parâmetro MV_ARREFAT é responsável pelo arredondamento do valor total nos Pedidos de Venda. Quando configurado como "S", o valor é arredondado; quando definido como "N", o valor é truncado. É fundamental observar que todos os desenvolvimentos são testados com este parâmetro configurado como "S". Portanto, caso ocorra algum problema relacionado ao cálculo de valores, é recomendável verificar a configuração desse parâmetro como parte da análise.
Aqui foram registradas as considerações importantes na análise de ambiente/base, em relação às casas decimais, para que efetue a validação, É importante ressaltar que não recomendamos a alteração das casas decimais nos campos do módulo de veículos, uma vez que ele foi desenvolvido e testado exclusivamente com as casas decimais atuais.
Caso realize as validações e os devidos procedimentos indicados, porém, ainda ocorra o problema, será necessário solicitar auxilio da Consultoria Totvs ou Consultoria do Módulo para que acesse remotamente a sua base, visando avaliação/debug da rotina para investigá-la e identificar a origem do problema.
Há a Consultoria In loco (solicitar diretamente à seu Gerente de atendimento TOTVS) e a Consultoria Técnica (Ligar diretamente no 4003-0015 Opções 2-3-2-4) na qual o atendimento é agendado conforme necessidade do cliente e disponibilização dos consultores.