Segundo a NR-4 itens 4.4.2 e 4.10, os componentes da SESMT são, na maioria das vezes, empregados da empresa que devem exercer somente as atividades descritas no item 4.12 da NR-4. Estes componentes devem sempre utilizar seu conhecimento técnico para zelar pela saúde e segurança dos demais profissionais no ambiente de trabalho, aplicando soluções para redução e eliminação dos riscos ali existentes, assim como em máquinas e equipamentos. Suas ações (tarefas) tem por objetivo diminuir os acidentes e doenças do trabalho.
Também é o SESMT responsável pelas ações de emergência e primeiros socorros. Nessas situações, o caráter prevencionista dos profissionais está na elaboração de planos emergenciais, formações e treinamentos tanto de brigadas quanto de socorristas.
Para efetuar o dimensionamento do SESMT de uma empresa, deve-se primeiramente identificar o CNAE presente no cartão de CNPJ desta empresa, ou pesquisar por meio do site do IBGE. A partir do CNAE é necessário acessar o Quadro I da NR-4 e identificar o grau de risco (potencial para afetar a saúde e segurança do trabalhador). Com esta informação, consulta-se o Quadro II onde o grau de risco é relacionado com o número de empregados, resultando na quantidade de profissionais necessários para o empreendimento.
A rotina Agenda Médica (MDTA076) realiza o gerenciamento das agendas dos médicos que atuam na empresa garantindo a saúde do trabalhador. Não só isso, a rotina disponibiliza diversas outras funcionalidades, como adicionar um médico, adicionar uma nova agenda médica para o médico, imprimir a agenda médica do dia, entre outras funcionalidades fundamentais que contribuem para o gerenciamento da rotina do médico e seus pacientes.
Objetivo
A rotina Agenda Médica (MDTA076) tem como objetivo principal realizar o gerenciamento das agendas médicas dos médicos presentes na empresa que garantem a saúde e bem estar dos funcionários. Na rotina, é possível agenda atendimentos, reservar horários, atender consultas já previamente agendadas, incluir uma nova agenda para o médico, entre outras diversas funcionalidades. Todas as funcionalidades da rotina são descritas naPágina Inicial.
Página Inicial
Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:
Esta opção permite a inclusão de um novo usuário/atendente/médico no sistema.
As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.
Esta opção permite a alteração de informações de um determinado usuário/atendente/médico uma vez já cadastrado.
As informações devemser ajustadasde acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.
Esta opção permite a exclusão de um usuário/atendente/médico já cadastrado.
Para isto, basta clicar no botão Excluir Médico no canto lateral esquerdo e em seguida clicar em Confirmar.
Esta opção permite realizar a busca de um usuário/atendente/médico já cadastrado.
Para isto, basta clicar no botão Buscar Médico e em seguida, abrirá uma segunda tela, onde é possível clicar na lupa e selecionar um novo médico.
Esta opção permite a inclusão de uma nova agenda para um usuário/atendente/médico já cadastrado.
Para isto, basta clicar no botão Incluir Agenda, preencher as informações necessárias e clicar em Confirmar para salvar o registro.
As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.
Esta opção permite realizar a alteração da agenda de um usuário/atendente/médico já cadastrado. Nessa opção, é possível realizar a alteração apenas do campo Quant. Horas (TML_QTDHRS).
Para isto, basta clicar no botão Alterar Agenda, preencher o campo com a nova informação do tempo médio para realização do exame e clicar em Confirmar para salvar o registro.
As informações devemser ajustadasde acordo com as orientações descritas emCampos Gerais.
Esta opção permite a realização da exclusão de uma agenda médica.
Só é possível realizar a exclusão da agenda médica se o usuário/atendente/médico não possuir nenhum agendamento cadastrado.
Esta opção permite realizar a reserva de um horário para atendimento do paciente.
Para isto, basta clicar no botão Reservar Horário, preencher com as informações necessárias e clicar no botão Confirmar para salvar o registro.
Esta opção permite realizar o bloqueio de algum horário para consultas/atendimentos no dia escolhido. Esta opção facilita o gerenciamento das horas de trabalho do usuário/atendente/médico em dias atípicos, onde por algum motivo ele não poderá permanecer em seu horário normal de trabalho.
Para isto, basta clicar no botão Bloquear Horário, preencher com as informações necessárias e clicar no botão Confirmar para salvar o registro.
Esta opção permite realizar a impressão de um relatório completo da agenda médica do usuário/atendente/médico selecionado.
Para isto, basta clicar no botão Imprimir Agenda, onde é possível configurar os parâmetros de impressão também clicando no botão Outras Ações / Parâmetros. Por fim, basta clicar no botão Imprimir para realizar a impressão do relatório completo da agenda médica.
Esta opção fecha a rotina, voltando para o menu principal do módulo.
Campos Gerais
Campos presentes para o cadastro de informações referentes a Agenda Medica.
Campo
Descrição
Usuário (TMK_CODUSU)
Código para identificação do usuário/atendente.
Obs.: Não é disponível para alterações.
Exemplo: Claudio
Nome (TMK_NOMUSU)
Nome para identificação do usuário/atendente.
Exemplo: Claudio Andrade Pereira
Ent. Classe (TMK_ENTCLA)
Campo que permite informar o código da entidade de de Classe a qual pertence o usuário/atendente.
Exemplo: CRM
Num. Ent. Clas (TMK_NUMENT)
Campo para informar ou, o número do usuário/atendente na entidade de Classe do qual pertence ou, o número da cédula de identidade do usuário/atendente.
Exemplo: 000000000001
Dt. Início (TMK_DTINIC)
Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que o usuário/atendente passou a exercer sua função na empresa.
Exemplo:
Dt. Termino (TMK_DTTERM)
Permite a inserção de uma data referente ao dia/mês/ano em que ousuário/atendente deixará de exercer sua função na empresa.
Este campo também pode permanecer em branco, sem uma data fim para as atividades do usuário/atendente na empresa.
Exemplo:
Registro MTB (TMK_REGMTB)
Campo responsável por identificar o número de registro do usuário/atendente perante o Ministério do Trabalho.
Exemplo: 000000000001
Compões SESMT (TMK_SESMT)
Campo para informar se tal usuário/atendente será ou não um componente do SESMT. As opções disponíveis são:
1 - Sim
2 - Não
Campo de extrema importância para que seja possível referenciar o usuário/atendente nas rotinas que possuem participação dos componentes do SESMT.
Exemplo: 1 - Sim
Função (TMK_INDFUN)
Campo que indica qual será a função exercida pelo usuário/atendente na empresa. Serão carregadas, automaticamente, 12 (doze) funções provenientes de uma tabela genérica (SX5) onde o cadastro de uma nova será possível apenas pelo Configurador (SIGACFG). As opções disponíveis como padrão são:
1 - Medico Trab
2 - Enfermeiro Trab
3 - Auxiliar Enferm Trab
4 - Eng Seg Trab
5 - Tec Seg Trab
6 - Medico
7 - Enfermeiro
8 - Aux Enferm
9 - Tec de Enfermagem do Trab
A - Fisioterapeuta
B - Outros
Exemplo: 1
Desc. Função (TMK_DESFUN)
Campo que apresenta a descrição da função selecionada previamente. Este campo é preenchido de forma automática assim que o campo anterior Função (TMK_INDFUN) é informado.
Exemplo: Medico Trab
Endereço (TMK_ENDERE)
Campo para inserção do endereço do usuário/atendente.
Exemplo: Rua Doutor Ricardo Alcantra
Telefone (TMK_TELUSU)
Campo responsável por armazenar o telefone disponível para contato do usuário/atendente.
Exemplo: (47)99244-5898
NIT (TMK_NIT)
Campo que permite a inserção do número de referencia ao P.I.S. do funcionário do usuário/atendente.
Obs.: Este código será utilizada na emissão do relatório PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
NIT (Número de Identificação do Trabalhador) é um importante cadastro que determinadas categorias trabalhistas devem possuir para garantirem os benefícios do INSS como, por exemplo, o direito a aposentadoria. Por meio do NIT é possível realizar o pagamento das contribuições ao INSS através da Guia da Previdência Social ou, como também é conhecida, GPS.
Exemplo: 11168678762
Centro Custo (TMK_CC)
Campo que indica qual o código do Centro de Custos no qual o usuário/atendente será inserido.
Exemplo: ADM
Nome C.C. (TMK_NOMECC)
Campo que apresenta a descrição doCentro de Custosselecionado previamente.
Exemplo: Administração
Monit. Biolog (TMK_MONBIO)
Indica se usuário/atendente é responsável, ou não, pela monitoração biológica da empresa. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:
1 - Sim
2 - Não
Exemplo: 1 - Sim
E-mail (TMK_EMAIL)
Permite a inserção referente ao E-mail para contato com o usuário/atendente.
Campo responsável por armazenar o código referente ao CPF do usuário/atendente.
Exemplo: 68628188134
Calendário (TMK_CALEND)
Campo para seleção do Calendário no qual indicará os dias e horários em que o usuário/atendente efetuará os devidos atendimentos.
Exemplo: 001
Descrição (TMK_DESCAL)
Campo que apresenta a descrição do Calendário selecionado previamente. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Calendário (TMK_CALEND) é informado.
Exemplo: Comercial
Login (TMK_USUARI)
Campo que indica o vínculo entre o login de usuário do sistema e o usuário/atendente do SESMT. O cadastro destes logins de usuário é possível, somente, pelo Configurador (SIGACFG).
Exemplo: marcos.pedroso
UF Ent. (TMK_UF)
Permite Informar a Unidade da federativa do usuário/atendente.
Exemplo: SC
Resp. Amb. (TMK_RESAMB)
Indica se usuário/atendente é responsável, ou não, pelos registros ambientais da empresa. Neste campo é possível a seleção de um entre dois itens, sendo eles:
1 - Sim
2 - Não
Exemplo: 1 - Sim
Quant. Horas (TMK_QTDHRS)
Informar o tempo médio para realizar o atendimento médico.
Exemplo: 00:30
Campo
Descrição
Usuário (TML_CODUSU)
Informar o código de identificação do usuário (médico) que atende pacientes no ambulatório médico.
Exemplo: 000000000010
Nome
Campo referente ao nome do usuário (médico) que atende pacientes no ambulatório médico. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Usuário (TML_CODUSU) é informado.
Exemplo: Maria Eduarda dos Santos
Calendário (TML_CALEND)
Informar o código de identificação do calendário que o usuário/atendente/médico do ambulatório utiliza para gerar a agenda médica. O calendário define os dias da semana e o horário de trabalho em cada dia. Os calendários podem ser cadastrados de forma prévia na rotina Calendários (MATA780).
Exemplo: 002
Descrição (TML_DESCRI)
Campo referente ao nome de identificação do calendário médico. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Calendário (TML_CALEND) é informado.
Exemplo: Calendário Semanal
Campo
Descrição
Data (TY9_DTCONS)
Informar a data em que foi marcada a consulta médica.
Exemplo:
Hora (TY9_HRCONS)
Informar o horário em que foi marcada a consulta médica.
Exemplo: 11:00
Observação (TY9_OBSCON)
Informar uma descrição para a reserva do horário da consulta.
Exemplo: Retorno Médico
Descrição (TML_DESCRI)
Campo referente ao nome de identificação do calendário médico. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Calendário (TML_CALEND) é informado.