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Introdução

A rotina Ord. Serviço Func. (MDTA305) permite a inclusão do relacionamento entre a ordem de serviço cadastrada e os funcionários da empresa.

De acordo com o documento encontrado no site oficial do GOV, ordem de serviço é:

Um documento utilizado pela administração para disciplinar o funcionamento da instituição e a conduta de seus agentes públicos no desempenho de suas atribuições, envolvendo aspectos administrativos e técnicos. Este ato ordinatório de instruções é importante para instruir seus agentes públicos quanto às precauções a tomar para evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais e influencia diretamente na promoção da segurança e saúde do ambiente organizacional.

A segurança e saúde no trabalho funciona visando eliminar, neutralizar ou reduzir os riscos nos ambientes de trabalho sendo importante para avaliar e controlar os mesmo para assim estabelecer medidas de controle adequadas para os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos.

Objetivo

A rotina Ord. Serviço Func. (MDTA305) tem como objetivo principal realizar o gerenciamento dos relacionamentos entre os funcionários da empresa e as ordens de serviço.

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

Permite a inclusão de um novo relacionamento entre os funcionários e a ordem de serviço.

Se o parâmetro MV_NG2QDO estiver habilitado como 1 - Sim, os campos Filial Docto (TOB_DOCFIL) e Docto (TOB_DOCTO) são habilitados e podem ser preenchidos na inclusão ou alteração de uma ordem de serviço do funcionário. Para isso, basta incluir ou alterar uma ordem de serviço na rotina, clicar em Outras Ações / Rel. Doc. e selecionar uma das três opções disponíveis:

  • Relacionar um documento
  • Visualizar documento relacionado
  • Apagar documento relacionado

Relacionar um documento: apresenta os documentos pré-cadastrados na rotina Documentos (QDOA050) e permite relacionar um documento a ordem de serviço do funcionário.

Visualizar documento relacionado: apresenta os documentos relacionados a ordem de serviço.

Apagar documento relacionado: apaga o documento que estava relacionado. Depois é só clicar em Salvar na rotina.

Este parâmetro é responsável pela configuração de integração entre os módulos do SIGAMDT (35) e SIGAQDO (24) que é o módulo responsável pelo controle de documentos no sistema. As opções disponíveis para configuração desse parâmetro são:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

Este parâmetro indica o módulo contábil utilizado pelo advanced. As opções disponíveis para configuração desse parâmetro são:

  • CTB = SIGACTB (Contabilidade Gerencial)           
  • CON = SIGACON (Contabilidade)                     

Ao registrar uma ordem de serviço para o funcionário, é possível associar um documento previamente cadastrado na rotina Documentos (QDOA050) à referida ordem de serviço. Para isto, na aba de inclusão da ordem de serviço, basta clicar em Outras Ações / Rel. Doc. / Relacionar um Documento / Ok e em seguida clicar em Salvar para confirmar o registro no sistema.

Ainda há outras opções em Rel. Doc., sendo elas:

  • Relacionar um documento
  • Visualizar documento relacionado
  • Apagar documento relacionado


As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a alteração de um informações no relacionamento entre os funcionários e a ordem de serviço.

As informações devem ser ajustadas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a visualização de informações de um determinado relacionamento entre os funcionários e a ordem de serviço.

Esta opção não permite nenhum tipo de alteração, apenas a função de leitura do registro selecionado.

As informações a serem visualizadas estarão conforme as orientações descritas em Campos Gerais.

Permite a pesquisa de informações para o título selecionado com a utilização de filtros que as ordenam de acordo com a característica desejada. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Pesquisar.

Pesquisas disponíveis:

  • Filial + Função + Centro Custo + Departamento
  • Filial + Centro Custo + Departamento + Função
  • Filial + Responsável + Função
  • Filial + Termo Resp.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Esta opção permite a exclusão de um determinado relacionamento entre os funcionários e a ordem de serviço já cadastrado. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Esta opção permite incluir vários funcionários para uma única ordem de serviço no sistema. Para isto, basta clicar em Outras Ações / Incluir Lote e preencher todas as informações necessárias sobre os funcionários e a ordem de serviço. Por fim, é só clicar no botão Salvar para confirmar a inclusão do registro.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Executa a rotina padrão da base de conhecimento do sistema com informações genéricas armazenadas em arquivos.

Essas informações podem ser figuras, textos, planilhas ou qualquer tipo de arquivo que seja relevante.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Conhecimento.

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

Campos Gerais 

Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao Ord. Serviço Func..

Campo

Descrição

Função (TOB_CODFUN)

Informar o código de identificação da função relacionada a ordem de serviço. O cadastro da função do funcionário é feito de forma prévia na rotina Funções (GPEA030). A função é relacionada ao funcionário no momento de seu cadastro no sistema através da rotina Funcionários (GPEA010).

Exemplo: 00001

Nome Função (TOB_NOMFUN)

Campo referente ao nome da função do funcionário. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Função (TOB_CODFUN) é informado.

Exemplo: Analista de Testes

Centro Custo (TOB_CC)

Informar o código de identificação do centro de custo relacionado a ordem de serviço. Os centros de custo da empresa são cadastrados de forma prévia na rotina Centro Custo (CTBA030).

Exemplo: 000000001

Nome C. Custo (TOB_DESCC)

Campo referente ao nome de identificação do centro de custo. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Centro Custo (TOB_CC) é informado.

Exemplo: Tecnologia da Informação

Detalhe OS (TOB_TEXTO)

Informar os detalhes da ordem de serviço em forma de texto explicativo.

Exemplo: A Ordem de Serviço (OS) é um documento usado no setor de TI para registrar e organizar as atividades que os profissionais precisam realizar. No caso de um analista de testes, a OS serve para definir as tarefas relacionadas à verificação da qualidade e desempenho de sistemas, softwares ou componentes, como fazer testes, identificar erros e garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Termo Respon (TOB_TERMO)

Informar o código de identificação do termo de responsabilidade relacionado a ordem de serviço. 

Exemplo: 000006

Responsável (TOB_CODRES)

Informar o código de identificação do usuário responsável pela ordem de serviço.

Exemplo: 000000000016

Nome Respon. (TOB_NOMRES)

Campo referente ao nome do responsável pela ordem de serviço em questão. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Responsável (TOB_CODRES) é informado.

Exemplo: Andressa da Costa

Dt. Elaborac. (TOB_DTELAB)

Informar uma data de elaboração para a ordem de serviço.

Exemplo:  

Ult. Revisão (TOB_DTREVI)

Informar a data da última revisão realizada na ordem de serviço.

Exemplo:  

Filial Docto (TOB_DOCFIL)

Informar a filial do documento. Essa informação é preenchida se o parâmetro MV_NG2QDO estiver habilitado como 1 - Sim e for clicado em Outras Ações / Rel. Doc./ Relacionar um documento.

Exemplo: D MG 01

Docto (TOB_DOCTO)

Informar a documentação da ordem de serviço. Esse campo é preenchido assim que o campo anterior Filial Docto (TOB_DOCFIL) é informado a partir do relacionamento clicando em  Outras Ações / Rel. Doc./ Relacionar um documento.

Exemplo: Docto MDT

Departamento (TOB_DEPTO)

Informar o código de identificação do departamento relacionado a ordem de serviço. O departamento é cadastrado de forma prévia na rotina Departamentos (CSAA100).

Exemplo: 000000009

Campo

Descrição

Matrícula (TOC_MAT)

Informar a matrícula do funcionário relacionado a ordem de serviço cadastrada.

Exemplo: 000367

Nome Funcion (TOC_NOME)

Campo referente ao nome do funcionário relacionado a ordem de serviço. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Matrícula (TOC_MAT) é informado.

Exemplo: Matheus Alencar

Dt. Entrega (TOC_DTENT)

Informar a data de entrada na ordem de serviço.

Exemplo:  

Dt. Devol. (TOC_DTFIM)

Informar a data de saída na ordem de serviço. 

Exemplo:  

Campo

Descrição

Matrícula (TOC_MAT)

Campo referente a matrícula do funcionário no sistema.

Exemplo: 000009

Nome (TOC_NOME)

Campo referente ao nome do funcionário.

Exemplo: Bernardo Albani 

Função (TOC_CODFUN)

Campo referente ao código de identificação da função exercida pelo funcionário na empresa.

Exemplo: 00001

Centro de Custo (TOC_CC)

Campo referente ao código de identificação do centro de custo que o funcionário está relacionado.

Exemplo: 000000007

Departamento (TOC_DEPTO)

Campo referente ao código de identificação do departamento ao qual o funcionário pertence.

Exemplo: 000000783

Dt. Entrega (TOC_DTENT)

Campo referente a data de entrada da ordem de serviço.

Exemplo:  

Pontos de Entrada

Não há.

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Referências