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  • 02 - Protheus

O BackOffice Protheus deve estar devidamente instalado e Configurado em ambiente de Homologação e Produção, com versão 11.8 ou superior.
 

Parâmetros 

O sistema BackOffice Protheus utiliza em suas rotinas configurações padronizadas ou específicas, denominadas Parâmetros.
Um parâmetro é uma variável que atua como elemento chave na execução de determinados processamentos. De acordo com seu conteúdo é possível obter diferentes resultados. 
Todas as variáveis são iniciadas pelo prefixo MV_ e agem sobre diversas operações no Sistema.


  • MV_I330FSM - Filtra produtos sem movimentação no período do recálculo
    Valor  .T.

  • MV_MSGPIMS - Nova integração via MGS Única
    Valor .F.

  • MV_EAIWS - Informe o nome do Client WebService do EAI para
    Valor – WSEAISERVICE

  • MV_EAIMETH - Informe o método de envio do EAI para envio a outro EAI
    Valor – receiveMessage

  • MV_PIMSINT - Habilita integração Protheus x PIMSGraos
    Valor .F. ( OBS: Se utilizar a integração Solicitação de Materiais da Ordem de Serviço de Oficina (Request), o Valor deverá estar como .T.).


  • MV_CNXPIMS - Habilita integração do módulo de Gestão de Contratos do Protheus x PIMS Multicultivos
    Valor .F. 


Adapter EAI. 

O recurso Adapter EAI (Enterprise Application Integration) permite estabelecer integrações entre o Microsiga Protheus® e outro ERP. Utilizando esse recurso, o Administrador do sistema passa a definir quais rotinas devem ser integradas, marcando condições de Envio e Recebimento de procedimentos e transações a serem efetuadas entre os dois sistemas relacionados, e orientando os Métodos a serem aplicados.

  1. Acessar o modulo SigaCFG
  2. Clique em Ambiente
  3. Clique em Schedule
  4. Clique em Adapter E.A.I.
  5. Em Rotina informe o nome da aplicação que contem INTEGDEF.
  6. Informe uma descrição para a mensagem em Descrição.
  7. Em Modelo/Mensagem preencha o ID da mensagem única.
  8. Selecione EAI em Canal Envio.
  9. No campo Mensagem Única selecione Sim.
  10. Preencha as demais informações conforme Help de campo.
  11. Confira os dados e clique em Ok.


O quadro abaixo demonstra algumas informações a serem preenchidas nas configurações do Adapter:


Descrição

Mensagem

Rotina

Condição Adapter

Tipo

Fluxo

Depósito

WAREHOUSE

AGRA045

(NNR->NNR_INTP) $ "1|2|4"

Sync

Protheus → PIMS

Grupo de Materiais

FAMILY

MATA035

-

Sync

Protheus → PIMS

Materiais

ITEM

MATA010

(SB1->B1_TIPO) $ "IA|MM|SV|SM"

OBS: Se for utilizar outros tipos de materiais incluir o código na condição.

Sync

Protheus → PIMS

Centro de Custos

COSTCENTER

CTBA030


Sync

Protheus → PIMS

Ordem de Produção

PRODUCTIONORDER


Integração Customizada

Sync

Protheus → PIMS

Reporte / Estorno de Produção

PRODUCTIONAPPOINTMENT


Integração Customizada

Sync

PIMS → Protheus

Estoque

STOCKLEVEL

MATA225


Sync

Protheus → PIMS

Vendas

SALESCONSOLIDATION


Integração Customizada

Sync

Protheus → PIMS


Legenda
Async - Assíncrona
Sync - Síncrona


Observação

M110NFPIMS() - Rotina desenvolvida pela equipe de materiais, para filtrar as movimentações da integração de Documento de Entrada 

CnCtrxPims() - Rotina desenvolvida pela equipe de gestão de contratos para filtrar os contratos que irão realizar integração.


Schedule

O Schedule é um recurso de programação de tarefas que possibilita gerar e enviar relatórios e posições de processos controlados pelos módulos do Protheus.

O Schedule agenda tarefas para envio desses relatórios através de e-mail ou por acesso à Internet, assim, é necessário uma configuração específica na estação de trabalho do usuário que consulta os relatórios.


Configuração de Agents

Para que as tarefas possam ser executadas é necessário que exista um agent cadastrado com a empresa equivalente.

A opção Legenda permite verificar o status dos Agents. 
 

Para configurar os Agents:

  1. Em Agent, selecione Cadastro. O Schedule permite que Agents sejam adicionados automaticamente.

  2. Clique em Adicionar Agent (mais) e informe um Agent para cada empresa existente no cadastro de empresas.

  3. Para incluir Agents manualmente clique em (mais).

  4. Para alterar ou excluir Agents clique em (erro).


Cadastro de Agendamentos

Realiza o cadastro de agendamentos, permite a seleção de mais de uma empresa e filial para a execução de tarefas.


Para cadastrar agendamentos:

  1. Em Agendamentos, selecione Cadastro.

  2. Caso necessário, clique em Importar agendamentos antigos para registros de versões anteriores.

  3. Na pasta Detalhes clique em (mais) para adicionar um agendamento. Também é possível alterar (lápis) e excluir (erro).

  4. Posicione o cursor no campo Rotina e, em seguida, clique em (interrogação) para informar uma rotina (FWEAI).

  5. Informe a rotina e os parâmetros entre parênteses para que sejam lidos.

  6. Selecione a(s) empresa(s)/filial(is)

  7. Clique em Recorrência e selecione uma das seguintes opções:
    • Diária: informe o período de dias que deve ser considerado.

    • Semanal: informe os dias da semana considerados.

    • Mensal: informe o mês a ser considerado.

    • Anual: informe o ano a ser considerado.

    • Sempre ativo: mantém a rotina agendada em funcionamento contínuo até a data de término, se houver. Pode ser definida uma data de término para a recorrência.


Configuração WebService

Um Web Service em AdvPL utiliza-se de working threads para atender as solicitações de processamento através do protocolo HTTP

Para isso, existem duas maneiras de habilitar um Web Service:

  1. Através da criação da seção [WebServices], no arquivo de configuração (appserver.ini), do TOTVS | Application Server.

  2. Configuração manual de um ambiente working threads extended (WEBEX), no arquivo de configuração (appserver.ini), do TOTVS | Application Server.

A diferença entre ambas é que a segunda opção permite especificar mais detalhes do ambiente de execução do serviço, configurar os serviços de Web Sites simultaneamente e o atendimento diferenciado do processamento para mais de um host e diretórios virtuais.


Configurações do Modulo de Controladoria 
Para que o processo de integração seja realizado com sucesso, no módulo de Controladoria é necessário que seja executado o compatibilizador do módulo Ativo Fixo (SIGAATF) – UPDATF com data igual ou superior à 24/02/15, para geração do campo Int. PIMS (N3_INTP), utilizado para definir no cadastro do bem se a depreciação será exportada para o PIMS. 


Configurações do Modulo de Materiais 
Para que o processo de integração seja realizado com sucesso, no módulo de Materiais é necessário que esteja com UPDATE com data igual ou superior à 15/08/15.


  • Sem rótulos