Árvore de páginas

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Datasul

Módulo

Pedidos

Segmento Executor

 

Projeto1

MANDIS01

IRM/EPIC1

MANDIS01-922

Requisito/Story/Issue1

MANDIS01-925

Subtarefa1

MANDIS01-926

Chamado2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

O portal de pedidos de venda disponível para os perfis Representante de Vendas e Clientes, terá as seguintes melhorias de layout e usabilidade:

  • Permitirá por meio de configurações de perfis, se a edição do número do pedido do cliente e a seleção de modelos serão passos necessários durante a implantação de pedidos.
  • A lista de itens da interface de edição\implantação de pedidos possuirá dois tipos de visualização, por grade (nova) ou por lista (atual).
  • A lista de itens da interface Pesquisa de Itens terá dois tipos de visualização, por grade (nova) e por lista (atual).
  • Pequenas melhorias de layout e usabilidade na interface de edição\implantação de pedidos, como colocar os principais botões de ações do usuário em cor azul, e adicionar no rodapé da interface os botões que estão no cabeçalho da interface no combo outras ações.

 

Definição da Regra de Negócio

Seleção de Modelos e Número do Pedido do Cliente (Imagem  01):

O usuário administrador do portal de vendas poderá configurar os perfis de Representantes ou Clientes que terão permissão para editar o campo "Número do Pedido do Cliente" e acesso a interface "Seleção de Modelos" no portal.

Para permitir a edição do número do pedido do cliente ao usuário do portal, o administrador do portal deverá acessar a interface de configuração de campos do portal, entrar na edição dos campos do cabeçalho do pedido e permitir a exibição do campo "Pedido do Cliente (Seleção de Modelos)".

Para definir se o usuário do portal terá acesso a interface de seleção de modelos, o administrador do portal deverá acessar a interface de configuração de campos do portal, entrar na edição dos campos do cabeçalho do pedido e permitir a exibição através da configuração "Exibir Seleção de Modelos?". 


Dados Técnicos:

Para disponibilizar as novas configurações de campos do portal será alterado o programa bodi00714.p.

O arquivo model.js e model.jsp do portal será alterado para identificar as configurações de perfil "Pedido do Cliente (Seleção de Modelos)" e "Exibir Seleção de Modelos?", se as configurações estiverem com o valor "false" não serão exibidos os campos "Número do Pedido do Cliente" ou a interface "Seleção de Modelos".

Se o campo "Número do Pedido do Cliente" estiver configurado para não ser exibido a interface de Seleção de Modelos ainda poderá ser apresentada ao usuário (se estiver configurada para ser exibida).

O campo "Número do Pedido do Cliente" só estará disponível para edição se a interface Seleção de Modelos estiver configurada para ser exibida.


Visualização por grade nos Itens do Pedido (Imagem 02):

A interface de edição\implantação de pedidos permitirá visualização dos itens do pedido de duas formas, por grade (modelo novo) ou lista (modelo atual). O tipo de visualização será escolhido pelo usuário e será alterada através de dois botões disponíveis sobre os registros. Ao clicar no tipo de visualização, esse será gravada como preferencia do usuário, se ele se desconectar ao voltar na interface o tipo de visualização estará conforme sua última escolha.

O tipo de visualização dos itens com grade é indicado para computadores, o tipo lista é indicado para dispositivos móveis, porém a escolha é do usuário.

A nova forma de visualização no estilo grade, permitira ao usuário ver e comparar mais registros de produtos sem a necessidade de utilização de rolagem da barra vertical, o que para alguns usuários trará melhor usabilidade. Os campos se manterão os mesmos e serão visíveis conforme a configuração do perfil do cliente ou representante, definidos pelo administrador do portal.

Os botões de Edição, Detalhe, Cancelamento ou Configuração dos itens estarão sob os registros, e para usa-los será necessário o usuário selecionar um registro na grade.

Obs.: Customizações de interface da lista de itens do pedido deverão ser atualizadas para contemplar a nova forma de visualização por grade.


Visualização por grade na Pesquisa de Itens (Imagem 03):

A interface de pesquisa de itens do portal de vendas permitirá a visualização dos itens\produtos de duas formas, por grade (modelo novo) ou lista (modelo atual). O tipo de visualização  assim como na lista de itens do pedido também poderá ser escolhida pelo usuário, e ficara gravada como preferência de usuário.

Quando a interface for aberta será indicado ao usuário que ele deve realizar uma pesquisar para visualizar os produtos, se o usuário clicar no botão "Adicionar" e não informar quantidade para algum item, ele também será notificado.

Os produtos com quantidade informada ficarão na cor cinza na grade, indicando de forma visual que esses produtos serão adicionados ao pedido.

Os links que existem na visualização atual por lista que permitem detalhar produtos obrigatórios, cross-selling, up-selling, equivalente e seleção de tabelas de preços serão substituídos por botões com o ícone de lupa na nova visualização por grade.

Obs.: Customizações de interface da pesquisa de itens do portal de vendas, deverão ser atualizadas para contemplar a nova forma de visualização por grade.


Alterações de Layout na Edição\Implantação de Pedidos (Imagem 02 e 04):

O botão Pesquisa de Itens, terá seu título alterado para "Pesquisa e Inclusão de Itens".

Os principais botões de ações (Editar, Pesquisa, Inclusão de Itens e Calcular) terão a cor Azul com o objetivo do usuário identifica-los mais rapidamente.

O botões Calcular. Cancelar e Liberar que atualmente estão disponíveis através do combo "Outras Ações" no cabeçalho da interface serão adicionados ao rodapé da interface ao lado dos campos Valor Total Pedido e Condição de Pagamento.

O check que define se deve ou não mostrar os itens filhos será movido para cima dos registros de itens e terá seu componente alterado para um no estilo botão com check. 

O botão iniciar disponível nas interfaces do portal será alterado para deixar de enviar o usuário para o menu e passará a enviar para a pagina configurada como inicial do usuário.

 

Protótipo de Tela


Imagem 01

 

 

Imagem 02

 

Imagem 03

Imagem 04

 

 

 

 


 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.