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Funil de Oportunidades - html-crm.dashboard

Visão Geral

Facilita a análise e o acompanhamento das oportunidades de venda por meio de gráficos.
Para mais informações conceituais, acesse: Funil de Oportunidades.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Atualizar

Quando acionado efetua a busca dos dados e atualiza o gráfico.

Parâmetros

Quando acionado executa a tela Parâmetros Funil de Oportunidades para a parametrização do filtro de oportunidades a serem exibidas no gráfico.

Ações

Quando acionado permite selecionar uma das seguintes ações:

  • Detalhar: Executa o programa Manutenção Oportunidades de Venda no qual é possível consultar os detalhes das oportunidades.
  • Previsto x Realizado / Funil de Oportunidades: Altera o tipo do gráfico para:
    • Previsto x Realizado: Gráfico em colunas que apresenta na cor azul os valores previstos (metas) e nas demais cores os valores realizados.

      Nota:

      As cores dos valores realizados são apresentadas de acordo com as cores definidas no registro de uma nova fase para a estratégia de venda. Veja mais informações em: Manutenção de Estratégia de Venda.

      Neste tipo de gráfico, ao clicar sobre a coluna 'Realizado', é executado o programa 'Manutenção de Oportunidades de Venda' exibindo a lista de oportunidades de acordo com as regras de time, ou seja, o usuário conseguirá visualizar e detalhar as oportunidades pelas quais é responsável ou que possui acesso à conta.

    • Funil de Oportunidades: Gráfico em funil que apresenta os valores realizados.

      Nota:

      Por padrão é apresentado o gráfico 'Funil de Oportunidades', podendo ser alterado sempre que necessário.

  • Nova Oportunidade: Permite o cadastro de uma oportunidade por intermédio da tela Nova Oportunidade.

Importante:

  • Os dados dos widgets do CRM podem ser filtrados por cliente/conta por meio dos widgets Cliente Selecionado, do módulo Pedidos, e Conta Selecionada CRM, porém o filtro é efetuado considerando primeiramente a parametrização do widget Conta Selecionada CRM. Portanto, recomenda-se a utilização apenas deste último.
  • Quando é definido um cliente/conta em um desses widgets, os demais widgets do CRM passam a apresentar um ícone ao lado da função 'Ações' indicando que os dados apresentados são relacionados ao cliente/conta selecionado.
  • O filtro considera as mesmas regras existentes na busca avançada de oportunidade, desta forma é possível visualizar apenas as oportunidades permitidas ao usuário logado. Além disso, o filtro desta tela é armazenado para que seja considerado no próximo acesso ao widget de oportunidades. Embora o widget em questão seja apresentado em mais de um dashboard, o filtro é único por usuário, independente de onde é apresentado.
  • Quando está ativo o parâmetro 'Visualizar apenas carteira de Oportunidades do usuário logado?', disponível no programa Alterar Parâmetros do CRM, são apresentadas apenas as oportunidades que estão sob a responsabilidade do usuário logado. 

Nota:

O ícone (aviso), exibido acima do funil de oportunidades, informa as fases da estratégia que não foram consideradas na apresentação do gráfico. A parametrização para omitir fases é efetuada na tela 'Nova Fase', acessada por meio do programa Manutenção de Estratégia de Venda.

Parâmetros Funil de Oportunidades

Objetivo da tela:

Definir as informações a serem consideradas no filtro de oportunidades e geração do gráfico.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Estratégia de Venda

Selecionar uma estratégia de venda.

CampanhaSelecionar uma campanha de venda.
Data de Previsão de Fechamento

Selecionar as datas de início e fim para localizar as oportunidades previstas para serem fechadas neste período. Desta forma é possível ter uma visão "não confirmada" das oportunidades conforme previsão de fechamento informada pelo responsável da oportunidade de venda.

Data de FechamentoSelecionar as datas de início e fim para localizar as oportunidades fechadas neste período. Desta forma é possível ter uma visão "oficial" das oportunidades conforme fechamento informado pelo responsável da oportunidade de venda.
Data de Criação

Selecionar as datas de início e fim para localizar as oportunidades cadastradas neste período. Desta forma é possível ter uma visão da evolução do período das oportunidades do responsável.

Tipo

Selecionar o tipo de informação das oportunidades a ser exibido no gráfico. Os tipos disponíveis são:

  • Valor da Oportunidade;
  • Quantidade;
  • Itens.

Importante:

A opção 'Itens' é exibida apenas quando o módulo Gestão de Planos está desabilitado. Quando o módulo está habilitado, é apresentada a opção 'Número de Vidas'.

Responsável

Selecionar o responsável pelas oportunidades a serem localizadas.

Nota:

Se a função de Hierarquia de Times estiver ativa, serão listados somente os responsáveis que possuem acesso as contas das oportunidades que compõem o Funil de Oportunidades. Caso contrário, serão listados todos os usuários do CRM.

Considerar SuspensosQuando assinalado indica que as oportunidades suspensas devem ser consideradas no filtro.


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Visualizando o Funil de Oportunidades a partir do CRM

Através deste vídeo, é possível verificar como ficou a nova versão do Funil de Oportunidades do CRM TOTVS, linha Datasul. Essa visualização pode ser feita no Dashboard do Portal CRM ou do Menu HTML do ERP linha Datasul.