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      Conteúdo

      Apresentar as funcionalidades envolvidas na utilização do APP Inventário de Ativo Fixo - Linha Datasul, de forma que se entenda todo o processo de configuração, contagem e conferência dos bens patrimoniais inventariáveis do Módulo Ativo Fixo, por meio do código de barras, QR Code ou de pesquisa do bem patrimonial, integrando ao sistema a coleta realizada, quando da disponibilidade online.

      Importante:

      Esse aplicativo está em desenvolvimento e as funcionalidades estarão disponíveis a partir da release 12.1.2311.

      Conceito Geral

      O APP Meus Ativos Fixos é um aplicativo para gestão de ativos da sua empresa, que tem como objetivo realizar a conferência dos bens patrimoniais em campo, através do APP Meus Ativos, substituindo os aparelhos coletores de dados, evitando a necessidade de comprar leitores e tornando o processo mais eficiente e complementarmente integrado com o módulo Ativo Fixo do ERP DATASUL.


      Veja algumas das vantagens em utilizar o aplicativo Meus Ativos Fixos:

      • Mobilidade: Permite o uso em Tablets e Smartphones nos formatos On-line e Off-line. Ganhos com mobilidade e flexibilidade no reporte das informações, superando distâncias.
      • Agilidade na sua operação: Permite mais de um usuário conferente realizar a conferência dos bens patrimoniais em campo do mesmo inventário e possibilidade do APP trabalhar offline.
      • Velocidade: Acompanhe o andamento de suas solicitações em tempo real.
      • Facilidade: Diminua erros com a identificação de ativos através do uso do código de barras e QR Code.
      • Maior controle sobre seu patrimônio: Mantenha as fotos dos ativos atualizadas utilizando a câmera do dispositivo.
      • Gestão fácil: Visualize os ativos e seus detalhes instantaneamente.


      Mais informações em: O que é Inventário do Ativo Fixo?

      Requisitos Técnicos

      Este aplicativo é complementar ao TOTVS DATASUL ERP. Para utilizá-lo é necessário:

      • Um usuário e senha do Datasul.


      Observações para o Servidor do APP:

      • Este servidor precisa ter acesso ao banco de dados;
      • Ter a instalação do último pacote/release da versão 12.1.2311 ou superior do ERP Datasul;
      • Ter porta (213) ou de escolha do cliente liberada para uso da aplicação Mobile;
      • Aplicação mobile ter acesso a API, que estará no servidor dedicado;
      • Instalação no servidor do WSplugin, conforme orientação no link ao lado https://tdn.totvs.com/x/xZXwHw;
      • Requisito para o Terminal:
        • Memoria minimna 8Gb
        • Server 2015 ou Superior
        • Espaço em disco livre 20Gb (Mínimo)


      Configurações mínimas do dispositivo para utilização do aplicativo:

      • Android 5.0 ou IOS
      • Memória 1 GB
      • Wi-Fi, mas pode ser rodado no sistema Offline
      • Câmera

           

           O tráfego de informações acontece via serviços REST que são acionados a partir do coletor móvel e para que os mesmos estejam disponíveis, é necessário ter no mínimo a release 12.1.2311 e o banco de dados atualizado com o último delta de dicionário liberado.

           Para o correto funcionamento e configuração de acesso, deve ser instalada no mínimo a release 12.1.2311 do sistema Totvs Datasul Controladoria.

      Instalando no seu celular

      O aplicativo Meus Ativos Fixos é um aplicativo complementar ao TOTVS DATASUL ERP para gestão de ativos da sua empresa.

      Pré-requisito: Para utilização do APP, é necessário que seja previamente cadastrado um usuário e senha no Datasul.


      Instalação: Para utilizá-lo, baixe e instale o aplicativo "Meus Ativos Fixos" em seu dispositivo móvel, de acordo com a sua plataforma: 

      • Google Play Store 
      • Apple App Store 

      Importante

      Esse aplicativo está em desenvolvimento e as funcionalidades estarão disponíveis a partir da release 12.1.2311.


      Acesso: Ao entrar no APP Meus Ativos Fixos, é apresentada a tela de login de usuário.

      1) Tela de Login: Essa é a tela onde será informado o usuário e senha para acesso aos dados, as informações são as mesmas utilizadas no ERP.

      Importante:

      Usuários:

      • Para login e senha, usa-se os mesmos do sistema Back-Office;
      • A criação/manutenção dos usuários, são realizados somente no sistema Back-Office;

      Existe também a informação do Alias que será conforme parametrizado no Mingle. Para solicitar Alias, realizar o pedido via https://mingle.totvs.com.br/landpage/

      O endereço que deve ser enviado ao mingle é o endereço externo contendo o /api. Exemplo: http://meusistemadatasul.com.br/api


      Após o login do usuário no sistema, a aplicação exibe a tela Selecionar Empresa.

      2) Tela Selecionar Empresa: Nesta tela o usuário deverá selecionar de qual empresa os ativos serão apresentados.

      Importante: Poderá alterar a empresa ao Clicar na Empresa Logada, o sistema abrirá a tela Mudança de Filial novamente. Mas antes de permitir alterar a empresa , será questionado se já realizou a sincronização dos dados caso esteja trabalhando on-line. Para que as alterações das conferencias sejam ajustadas nos inventários. Caso esteja off-line, não será possível a troca da empresa pois os dados seriam perdidos por não estar habilitada a sincronização dos dados.

       

                               


      Após a escolha da Empresa, a aplicação exibe a tela Meu Totvs Backoffice.

      3) Tela Meu Totvs Backoffice: Essa é a tela inicial do aplicativo. Através dessa tela o usuário poderá selecionar qual opção deseja visualizar. As opções disponíveis são:

      • Inventários: Opção para o processo de conferência física de inventário através do APP, contendo funcionalidades como:
        • Listar os inventários disponíveis com o dashboard/gráfico de status do andamento de inventário, separados como Em Aberto, Em Andamento e Finalizados.
        • Listar os bens patrimoniais por inventário com a possibilidade de marcar os bens como conferidos, não conferidos ou não localizados, bem como adicionar na lista bens que foram localizados fisicamente e não apareceram na lista de bens patrimoniais do inventário através do botão + Bem Físico.
        • Identificar os ativos através do uso do código de barras e QR Code pela opção Ler Etiqueta, a qual irá pesquisar um bem patrimonial do inventário mais rápido eu previamente já estar cadastrado no sistema.
        • Após efetuadas todas as conciliações e conferências necessárias, no botão Finalizar, será finalizado o processo de conferência do inventário somente no APP para o conferente logado.
        • Atualizar as informações dos bens patrimoniais pelo botão Editar Informações, onde é permite alterar as seguintes informações: número da plaqueta, descrição do bem patrimonial, estabelecimento, unidade de negócio, plano de centro de custo, centro de custo, narrativa do bem e observações.
        • Visualizar a imagem principal do bem patrimonial e atualização/inclusão de novas imagens associadas ao bem patrimonial.
        • Visualizar a nota fiscal do bem patrimonial quando existe uma nota vinculada.
        • Pelo botão Alterar Local, é permitido alterar a localização física do bem patrimonial.
      • Ativos: Opção para o processo de consulta e atualização das informações/movimentações dos bens patrimoniais da empresa, contendo funcionalidades como 
        • Selecionar um Ativo
        • Solicitar Baixa do Bem Patrimonial
        • Solicitar Transferência Interna ou Externa
        • Alteração de Data (Não gera solicitação)
        • Consultar o histórico de uma Transferência do Bem Patrimonial
        • Alterar a empresa



             


      4) Opção Sair do usuário: Nesta opção da tela, o usuário poderá realizar o logout do usuário.

      Ao ir na opção de "Sair" do usuário, será questionado se deve ser feita a limpeza dos dados do usuário ou não. Ao logar novamente, caso seja mesmo usuário os dados se mantem. Caso seja um novo usuário, será necessáio limpar os dados do usuário anterior caso não tenha sido eliminado anteriormente.

                


      5) Opção de Engrenagem/Configurações : Nesta opção da tela no botão de Engrenagem / Configurações, o usuário configura o tempo de sincronização, informando em Intervalo de sincronização em minutos. Quando ocorre a sincronização, a data e hora será atualizada.


           




      Fluxo do Processo de Inventário

      O APP Inventário Ativo Fixo possui um fluxo de processos que envolve cadastros gerais, cadastro do inventário, conferência, baixa, transferência interna/externa de bens patrimoniais, atualização de dado e inclusão de imagens do patrimônio, além de resultados, relatórios e gráficos que permitem analisar o final de todo este processo.


        APP - Inventário - Conferência

        A rotina de Inventários APP tem por objetivo efetuar todo o processo de conferência física de inventário através do APP.

        O APP poderá trabalhar de modo off-line para a conferencia. Para isso deverá informar o usuário conferente e realizar a carga dos inventários no modo on-line, ou seja conectado a internet, a partir desse momento poderá executar a conferencia no modo off-line. Quando estiver on-line as informações alteradas serão atualizadas no inventário na Web. O aplicativo realiza a verificação de quando o APP está on-line novamente ou o usuário poderá realizar a sincronização manualmente atrás da opção no menu 'Sincronização de Dados', para atualização dos inventários.

        Contendo funcionalidades como:

        • Listagem dos inventários disponíveis: Mostra o dashboard/gráfico de status do andamento de inventário em formato de percentual de conclusão e separados como: Conferidos, Não conferidos ou Não localizados. Serão apresentados somente os inventário relacionados ao usuário logado que será o conferente, conforme as permissões do cadastro de conferentes.

                                  

        Importante: Somente serão mostrados os inventários que estão com o parâmetro Conferência APP Móvel marcado, o qual indica se os inventários serão conferidos através do APP Meus Ativos.

        Nesse caso, também deverá ser efetuado o Cadastro de Conferentes do Inventário previamente e o início da conferencia ocorrerá pelo APP.


        • Botão Iniciar Conferência / Continuar Conferência: Através desse botão, será demonstrada a listagem dos bens patrimoniais por inventário com a possibilidade de marcar os bens como conferidos, não conferidos ou não localizados. Na opção de Ordenar por, é possível realizar a ordenação dos bens pelo status do mesmo: Conferido, Não conferido e Não localizado

                            


        • Botão Aplicar Filtro: Permite filtrar os bens patrimoniais do inventário por Centro de Custo, Unidade de Negócio, Status (Conferido, Não Conferido, Não Localizado) e Data de Aquisição. Na opção de Busca, pode ser informado a plaqueta ou a descrição completa do bem patrimonial. 

                                     



        • Botão Ler Etiqueta : Ao clicar em ler etiqueta, a câmera será aberta para a captura do código de barras ou QR-code. Caso encontre o bem patrimonial com a plaqueta informada, o mesmo será mostrado.

                  

        Segue abaixo a relação dos Padrões de Códigos que o leitor aceita: 

        Android e IOS :

            • UPC_A
            • UPC_E
            • EAN_8
            • EAN_13
            • CODE_39
            • CODE_93
            • CODE_128
            • ITF
            • AZTEC
            • DATA_MATRIX
            • PDF_417
            • QR_CODE

        Apenas Android:

            • UPC_EAN_EXTENSION
            • CODABAR
            • MAXICODE
            • RSS_14
            • RSS_EXPANDED

        Apenas IOS:

            • CODE_39_MOD_43
            • ITF_14


        • Botão + Bem Físico: Permitir adicionar na lista os bens que foram localizados fisicamente e não apareceram na lista de bens patrimoniais do inventário. Caso a plaqueta informada exista no sistema o bem patrimonial ficará com o status "Não Listado" senão "Não identificado".

                               



        • Editar Informações: Ao clicar sobre a imagem do bem patrimonial e depois em Editar Informações, será possível realizar a atualização de informações do bem patrimonial no inventário, onde é permitindo atualizar as seguintes informações: número da plaqueta, descrição do bem patrimonial, estabelecimento, unidade de negócio, plano de centro de custo, centro de custo, narrativa do bem e observações. Somente informar o código para realizar a alteração do estabelecimento, Unidade de Negócio, Plano de Centro de Custo e Centro de Custo. Depois na rotina WEB poderá ser validada as alterações dos bens e o status do mesmo será alterado para Divergente ou Divergente Cadastro. Quando a alteração é realizada pelo APP,  o campo de usuário ou Responsável na tela WEB,  será atualizada com o usuário conferente que fez a alteração no bem do inventário.

                        


        • Alterar Local: Ao clicar sobre a imagem do bem e depois em Alterar Local, será possível alterar a localização física do bem patrimonial. Essa alteração se comportará da mesma forma que a edição de informações, o bem terá seu status alterado para Divergente Cadastro, caso se confirme a alteração do local. 

                   


        • Nota Fiscal : As informações da nota fiscal somente serão apresentadas caso exista uma nota fiscal vinculada ao bem patrimonial.

             


        • Imagem do Bem Patrimonial: Ao clicar na imagem principal do bem patrimonial que esta sendo mostrada na tela 'Detalhes do Ativo' será aberta uma tela para realizar a atualização/inclusão de novas imagens associadas ao bem patrimonial.  É possível tirar fotos ou buscar da galeria a imagem. Nessa tela poderá ser informado qual a imagem é a 'Principal'. E também será possível a exclusão de imagens. Ao clicar no botão editar ao lado de cada imagem, abrirá uma tela sendo possível alterar o nome do arquivo, a descrição e observação da imagem.

                                 



        • Notificações: No menu superior, ao clicar no ícone de notificações, será possível visualizar as notificações recebidas referente aos bens e inventários do usuário. No ícone é informado o número de notificações ainda não lidas. A notificação pode ser selecionada para exclusão ao arrastar para esquerda ou pelo botão de "Remover notificações". Ao clicar na notificação, é mostrado as mensagens detalhando os erros ocorridos.  Ao clicar em 'Ver ativo' , ira abrir a tela de detalhes do ativo.  OBS:  as alterações solicitadas no bem serão desfeitas pois ocorreu erro ao salvar a edição,  que serão as notificações; Ao acessar o bem a partir do botão 'Ver ativo' o mesmo poderá ser apresentado sem as alterações efetuadas.

                           

                       


        • Botão Finalizar: Após efetuadas todas as conciliações e conferências necessárias pelo APP, é permitido a finalização do processo de inventário. A conferencia e finalização ocorre por usuário conferente no APP. Será apresentado um resumo dos status dos bens no inventário e será solicitada a confirmação para a finalização. Se existirem bens com status diferente de conferido, será questionado se deseja atualizar para conferido nesse momento. Após a conferência física finalizada no APP, na rotina WEB, o analista conciliador responsável pelo processo de Inventário, dará prosseguimento nas avaliações e conciliações e demais ações conforme necessário.

                                    


        APP - Lista de Ativos

        A rotina de Ativos do APP tem por objetivo efetuar o processo de consulta e atualização das informações/movimentações dos bens patrimoniais da empresa.

        Contendo funcionalidades como:

        Essa é a página inicial do aplicativo, por meio dessa tela será possível que o usuário possa selecionar os Ativos que deseja visualizar, por meio da descrição do ativo, número da plaqueta, ou pela leitura do código de barras. 

        O código de barras deve ser o número da plaqueta do ativo, dessa forma será localizado o bem desejado.

        Quando o usuário for realizar uma pesquisa e não localizar o ativo mostrará na tela que não foi encontrado o ativo pesquisado. Certifique-se que a consulta ocorreu pela descrição correta do(s) bem(ns), ou número da plaqueta que consta informada campo do programa FAS701-Manutenção Bem, programa Modifica, opção Inventário, campo Número Plaqueta.

        Após o usuário realizar a pesquisa por um dos meios informados, será apresentado uma tela com a relação dos ativos encontrados e poderá selecionar o bem que deseja visualizar.

        Campo Descrição
        Foto Permite o usuário visualizar ou alterar a foto do ativo
        Ações Exibe o menu de ações, podendo solicitar baixa, transferência ou alteração de data do inventário


        Quando o bem possuir, aparecerá o botão "FOTO". Clicando nesse em "FOTO", o usuário poderá visualizar ou alterar a imagem do bem.

        Será armazenada apenas uma foto, podendo ser alterada.

        É necessário possuir pelo menos um Catálogo de Imagens cadastrado previamente.

        O campo "path" informado no Catálogo de Imagens não pode possuir mapeamento local e deve constar previamente no propath do Appserver.

        Para realizar a Baixa do ativo é necessário buscar e selecionar pelo bem desejado, após isso clicar no botão "Ações" e ele exibirá as opções que pode realizar. Selecionando a opção de Baixa, o usuário será guiado para a tela de solicitação, sendo necessário informar os campos 'Motivo", "Valor", "Quantidade" e "Percentual" para realizar o pedido.



        Campo Descrição
        Motivo O usuário deverá informar o motivo da baixa.
        Valor O usuário deverá informar o valor a baixar. Caso não seja utilizado informar 0.
        Quantidade O usuário deverá informar a quantidade a baixar. Caso não seja utilizado informar 0.
        Percentual O usuário deverá informar o percentual a baixar. Caso não seja utilizado informar 0.

        Para ir até a tela de Transferência segue o mesmo processo da solicitação de Baixa. Neste caso podemos realizar dois tipos de solicitações de Transferência, sendo Interna ou Externa.

        No caso da solicitação de Transferência Interna, o usuário deverá informar os campos "Detalhes" e "Plano Centro de Custo" e "Centro de Custo.

        Clicando no campo "Plano Centro de Custo" abrirá uma tela para que o usuário informe o plano desejado.

        Somente após essa ação será exibido o campo "Centro de Custo" que o usuário poderá informar.

        Com todos os campos informado será possível realizar a ação clicando no botão "Solicitar Transferência" 

        Campo Descrição
        Detalhes O usuário deverá informar o plano de centro de custo para onde o ativo será transferido.
        Plano Centro Custo O usuário deverá informar o plano de centro de custo para onde o ativo será transferido.
        Centro de Custo O usuário deverá informar o centro de custo para onde o ativo será transferido. (Apresentado somente após informar o Plano Centro de Custo)


        Para realizar a Transferência Externa, basta selecionar a opção e informar os campos necessários.

        Campo Descrição
        Detalhes O usuário deverá informar os detalhes da transferência.
        Estabelecimento O usuário deverá informar o estabelecimento para onde o ativo será transferido.

        Para realizar a Atualização de Data, é necessário ir na opção ações e clicar na opção que corresponde a essa ação.

        A alteração da data será efetuada no ativo selecionado, esta opção não gera solicitações. O campo alterado no bem é a data de último inventário.

        Para realizar a consulta das ultimas solicitações é necessário navegar até a tela principal e selecionar a opção "Ultimas Solicitações".

        Nessa tela será possível visualizar o histórico das últimas solicitações e seu status.

        Para trocar de empresa o usuário pode acessar a tela de "Pesquisar Ativos" e clicar na engrenagem. Após isso, o usuário será guiado até a tela de configurações.

        Clicando no ícone de usuário, no canto superior direito, será exibido uma caixa com o campo "Empresa" e a opção "Sair", selecionando o campo "Empresa" o usuário poderá trocar de empresa, sendo direcionado para a tela de "MUDANÇA DE FILIAL".


          Central do Inventário WEB

          Para facilitar, foi desenvolvida uma central do inventário do Ativo Fixo, onde estão agrupadas as rotinas que fazem parte deste processo. Segue abaixo as rotinas que compõe o processo:

          • Parâmetros: Rotina composta pelos cadastros de aprovadores, termo de responsabilidade e conferentes do Inventário Ativo Fixo.
          • Inventário Ativo: Rotina composta do cadastro de Inventário e todo o processo de inventário, com a conferência, baixa, transferência interna e externa de bens patrimoniais, bem como a inclusão de imagens do patrimônio.
          • Relatórios: Rotina composta pelos relatórios de acompanhamento do inventário e emissão do termo de responsabilidade de finalização do Inventário Ativo Fixo.

          Premissas

          O processo do inventário utiliza execução em RPW, para isto, deverá ser configurado o servidor RPW que será utilizado. Dessa forma, é necessário ir no botão de parâmetros gerais (ícone de engrenagem no canto superior direito da tela) e selecionar o servidor desejado.

          Mais informações em:


          Fluxo do Processo de Inventário WEB

          Tutorial - Inventário Ativo Fixo (html.assetInventory)

          Central do Inventário WEB - Parâmetros

          A rotina de parâmetros tem por objetivo cadastrar as informações necessárias para utilização do processo de inventário da empresa e que não sofrerão constantes atualizações. Essa rotina é composta dos seguintes processos:

          Manutenção de Aprovadores do Inventário - html.assetInventory

          Visão Geral do Programa

          Os aprovadores de inventário são as pessoas ou instâncias responsáveis por aprovar ou validar o resultado do inventário realizado por uma empresa. O inventário é uma atividade importante para garantir que todos os bens e recursos da empresa sejam contabilizados e avaliados corretamente, visando a elaboração do balanço patrimonial.

          Os aprovadores de inventário podem ser os gestores da empresa, como diretores, gerentes e supervisores, responsáveis por aprovar as informações contábeis e financeiras apresentadas. Além disso, podem ser auditores internos ou externos, que realizam a revisão e validação dos resultados apresentados.

          Em empresas de grande porte, é comum que exista uma comissão de inventário, formada por diversos profissionais das áreas contábil, financeira e de patrimônio, que tem como função garantir a precisão e confiabilidade dos dados apresentados no inventário. Essa comissão pode ter um ou mais aprovadores responsáveis por validar e aprovar os resultados finais do inventário.

          Pré-requisito: Para todos os aprovadores de inventário informados nessa tela, é necessário que seja previamente cadastrado um usuário e senha no Datasul.


          O Cadastro de Aprovadores, está relacionado ao processo do Inventário do Ativo Fixo e tem por objetivo permitir o cadastro de usuários, que serão responsáveis por receber os e-mails com as solicitações de movimentações criadas durante uma jornada de inventário. A regra para o usuário receber o e-mail é a seguinte: se informar apenas o campo estabelecimento, serão enviados e-mails para o aprovador cadastrado para o estabelecimento quando for feita alguma solicitação para um bem que faz parte deste mesmo estabelecimento.

          Nota: Este cadastro foi liberado a partir da release 12.1.2209.

          Manutenção Usuários Aprovadores

          Objetivo da tela:

          Permitir o cadastro de usuários, que serão responsáveis por receber os e-mails com as solicitações de movimentações criadas durante uma jornada de inventário.


          Outras Ações/Ações Relacionadas: 

          Ação:

          Descrição:

          Novo Aprovador

          Quando acionado, é possível incluir o aprovador do inventário.

          Excluir

          Quando acionado, é possível excluir o aprovador da linha selecionada.

          Novo Aprovador

          Objetivo da tela:

          Permitir incluir um novo aprovador do inventário.


          Principais Campos e Parâmetros:

          Campo:

          Descrição:

          Empresa

          Código da empresa corrente do usuário logado no sistema.

          Estabelecimento

          Permite informar qual o código do estabelecimento o usuário poderá ser aprovador, conforme cadastro no UTB071AA/UFN206AA/UTB317AA - Estabelecimento.

          Unidade de Negócio Permite informar o código da Unidade de negócio relaciona ao estabelecimento informado, conforme cadastro no UTB011AA/UFN212AA/UTB347AA - Unidade de Negócio.
          Plano de Centro de Custo Permite informar o código do Plano de Centro de Custo existente para a empresa logada, conforme cadastro no UTB083AA/UFN202AA/UTB0313AA - Plano Centro de Custo.

          Centro de Custo

          Permite informar o código do Centro de Custo relacionado a Unidade de Negócio informada, conforme cadastro no UTB066AA/UFN211AA/UTB314AA - Centro de Custo.

          Aprovador Permite informar o código do usuário relacionado ao Centro de Custo informado.

          Nota

          Os campos Estabelecimento, Unidade de Negócio, Plano de Centro de Custo e Centro de Custo não são obrigatórios.


          Conteúdos Relacionados:

          Inventário do Ativo Fixo


          Manutenção de Conferentes do Inventário - html.assetInventory

          Visão Geral do Programa

          O inventário do ativo fixo é um registro dos bens tangíveis e de longa duração de uma empresa, como propriedades, equipamentos, veículos, móveis, entre outros. O processo de conferência do inventário do ativo fixo pode envolver diferentes profissionais, dependendo do tamanho e complexidade da empresa e de suas políticas internas.

          Essa equipe é responsável por verificar a precisão do inventário e garantir que todos os bens estejam listados corretamente. Eles também verificam se há bens que não são mais utilizados pela empresa e se há bens que foram perdidos, roubados ou danificados.

          Entre os profissionais que podem estar envolvidos na conferência do inventário do ativo fixo, podemos citar:

          1. Contadores: Responsáveis por garantir a integridade dos registros contábeis da empresa, os contadores podem ajudar na verificação dos ativos fixos e de sua contabilização adequada.

          2. Auditores internos ou externos: Profissionais especializados em auditoria podem ser contratados pela empresa para revisar os procedimentos de controle interno relacionados aos ativos fixos e garantir a precisão das informações.

          3. Responsáveis pelo patrimônio: Em empresas maiores, pode haver um departamento específico responsável pelo patrimônio da empresa, incluindo o inventário do ativo fixo. Esses profissionais podem ser encarregados de conduzir a conferência física dos ativos e garantir a conformidade com as políticas da empresa.

          4. Engenheiros ou especialistas técnicos: Em empresas com ativos fixos complexos ou de alta tecnologia, pode ser necessário o envolvimento de engenheiros ou especialistas técnicos para ajudar na identificação e avaliação dos ativos.

          5. Gerentes de departamentos: Em alguns casos, os gerentes de departamento também podem estar envolvidos na conferência do inventário do ativo fixo, já que muitos ativos são utilizados em operações cotidianas. Eles podem ajudar na identificação e localização dos ativos e garantir que todas as informações sejam precisas.

          Pré-requisito: Para todos os Conferentes de inventário informados nessa tela, é necessário que seja previamente cadastrado um usuário e senha no Datasul.


          O Cadastro de Conferentes, está relacionado ao processo do Inventário do Ativo Fixo e tem por objetivo permitir o cadastro de usuários conferentes, que serão responsáveis por posteriormente utilizar o APP do inventário para fazer a conferência física dos bens patrimoniais.

          Nota: Este cadastro foi liberado a partir da release 12.1.2307.

          Manutenção Usuários Conferentes

          Objetivo da tela:

          Permitir o cadastro de usuários, que serão responsáveis pela conferencia no APP Meus Ativos.


          Outras Ações/Ações Relacionadas: 

          Ação:

          Descrição:

          Novo Conferente

          Quando acionado, é possível incluir o conferente do inventário.

          Excluir

          Quando acionado, é possível excluir o conferente da linha selecionada.

          Novo Conferente

          Objetivo da tela:

          Permitir incluir um novo conferente do inventário.


          Principais Campos e Parâmetros:

          Campo:

          Descrição:

          Empresa

          Código da empresa corrente do usuário logado no sistema.

          Estabelecimento

          Permite informar qual o código do estabelecimento o usuário poderá ser conferente, conforme cadastro no UTB071AA/UFN206AA/UTB317AA - Estabelecimento.

          Unidade de Negócio Permite informar o código da Unidade de negócio relaciona ao estabelecimento informado, conforme cadastro no UTB011AA/UFN212AA/UTB347AA - Unidade de Negócio.
          Plano de Centro de Custo Permite informar o código do Plano de Centro de Custo existente para a empresa logada, conforme cadastro no UTB083AA/UFN202AA/UTB0313AA - Plano Centro de Custo.

          Centro de Custo

          Permite informar o código do Centro de Custo relacionado a Unidade de Negócio informada, conforme cadastro no UTB066AA/UFN211AA/UTB314AA - Centro de Custo.

          Conferente Permite informar o código do usuário relacionado ao Centro de Custo informado.

          Nota

          Os campos Estabelecimento, Unidade de Negócio, Plano de Centro de Custo e Centro de Custo não são obrigatórios.

          Se existir um usuário já cadastrado com empresa, estabelecimento, unidade de negocio, centro de custo , por exemplo, e tentar cadastrar o mesmo usuário somente com empresa informada ocorrerá uma validação, pois já existe o mesmo usuário cadastrado com mais restrição.

          Agora se existir um usuário cadastrado somente para empresa, por exemplo, sendo uma regra mais abrangente, ocorrerá validação caso tentar cadastrar o mesmo usuário com mais restrição.


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          Manutenção Termo Responsabilidade Inventário Ativo Fixo - html.asset.Inventory

          Visão Geral do Programa

          O Bem Patrimonial é associado ao Termo de Responsabilidade, quando o mesmo é emitido no Relatório Termos Responsabilidade, sendo informada uma faixa de bens ligados à ele.

          Termo de Responsabilidade Bem Patrimonial: É o documento onde está discriminado o nome do responsável pelo controle de um ou vários Bens Patrimoniais. Ele estabelece formalmente a responsabilidade de um indivíduo ou entidade pela guarda e preservação de um bem patrimonial, que pode ser um objeto, equipamento, imóvel ou qualquer outro bem que tenha valor histórico, cultural ou financeiro.

          Esse termo é geralmente utilizado em instituições públicas ou privadas que possuem um acervo patrimonial e precisam garantir sua conservação e proteção. Ao assinar o termo, o responsável se compromete a adotar medidas de segurança e conservação do bem, bem como a reparar quaisquer danos ou perdas que possam ocorrer durante o período em que estiver sob sua guarda.

          O termo de responsabilidade pode incluir informações detalhadas sobre o bem patrimonial, como sua descrição, estado de conservação, valor estimado, localização e medidas de segurança a serem adotadas. O não cumprimento das obrigações estabelecidas no termo pode levar a sanções e responsabilização civil e/ou criminal do responsável.


          O Cadastro do Termo de Responsabilidade do Inventário está relacionado ao processo do Inventário do Ativo Fixo e tem por objetivo permitir o cadastro de modelos de termos de responsabilidade, sendo um facilitador para a geração do termo de responsabilidade gerado ao finalizar um inventario dos bens patrimoniais da empresa.

          Nota: Este cadastro foi liberado a partir da release 12.1.2301.

          Manutenção Termos Responsabilidade Bem

          Objetivo da tela:

          Permitir a implementação dos Termos de Responsabilidade relacionados ao Bem Patrimonial, possibilitando definir de maneira uniforme os Termos de Responsabilidade dos bens no momento da aquisição.


          Outras Ações/Ações Relacionadas: 

          Ação:

          Descrição:

          Inclui

          Quando acionado, possibilita implementar um novo Termo de Responsabilidade do Bem Patrimonial. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Termo Responsabilidade Bem.

          Inclui Termo Responsabilidade Bem

          Objetivo da tela:

          Permitir implementar um novo Termo de Responsabilidade do Bem Patrimonial.


          Principais Campos e Parâmetros:

          Campo:

          Descrição:

          Código

          Inserir um código que identifique o Termo de Responsabilidade Bem Patrimonial que está sendo implementado.

          Descrição

          Inserir uma descrição para o termo de tesponsabilidade do Bem ou Grupo de Bens Patrimoniais.

          Termo de Responsabilidade

          Inserir o nome do responsável e a descrição explicativa de qual a abrangência dessa responsabilidade coberta pelo termo de responsabilidade do Bem ou Grupo de Bens Patrimoniais.


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          Central do Inventário WEB - Inventário Ativo

          A rotina de Inventário Ativo tem por objetivo cadastrar as informações necessárias para execução do processo de inventário da empresa e que serão utilizadas como base para o APP Meus Aivos. Essa rotina é composta dos seguintes processos:

          Incluir um novo inventário

          Para incluir um novo inventário, basta clicar no botão Novo Inventário da tela principal. É necessário preencher todos os campos da tela para que a lista de bens patrimoniais seja criada. Ao clicar no botão Exibir pré-visualização da lista de bens, serão mostrados os bens que fazem parte dos parâmetros que foram preenchidos nos campos abaixo.

          Principais Campos e Parâmetros:

          Campo:

          Descrição:

          Descrição do Inventário

          Informar a descrição do inventário que está sendo cadastrado no sistema.

          Data Inicial / Data Final

          Informar a data inicial e final do inventário que está sendo cadastrado no sistema.

          Estabelecimento

          Permite informar quais os estabelecimentos que irão fazer parte do inventário, conforme cadastro no UTB071AA/UFN206AA/UTB317AA - Estabelecimento.

          Unidade de Negócio Permite informar quais as unidades de negócio que irão fazer parte do inventário, conforme cadastro no UTB011AA/UFN212AA/UTB347AA - Unidade de Negócio.
          Conta Patrimonial Permite informar quais as contas patrimoniais existentes para a empresa logada que irão fazer parte do inventário, conforme cadastro no FAS011AA/FAS214AA/FAS329AA - Conta Patrimonial.
          Plano de Centro de Custo Permite informar quais os planos de centro de custo existentes para a empresa logada que irão fazer parte do inventário, conforme cadastro no UTB083AA/UFN202AA/UTB0313AA - Plano Centro de Custo.

          Centro de Custo

          Permite informar quais os centros de custo existentes para a empresa logada que irão fazer parte do inventário, conforme cadastro no UTB066AA/UFN211AA/UTB314AA - Centro de Custo.

          Localização Permite informar quais os códigos que identificam a localização física do bem patrimonial na empresa irão fazer parte do inventário, conforme cadastro no FAS025AA/FAS222AA - Localização.
          Responsável

          Permite informar quais os responsáveis irão fazer parte do inventário, conforme cadastro no SEC000AA - Usuário.

          Necessita aprovação da gestão para conciliação de bens

          Indica se a conciliação/movimentação dos bens patrimoniais como baixa, transferência interna ou externa necessita de aprovação da gestão para que a mesma seja efetivada no sistema.

          Importante: Caso selecionada esta opção, deverá ser efetuado o Cadastro de Aprovadores do Inventário previamente. Esta opção tem como objetivo, enviar e-mail para os usuários cadastrados solicitando a aprovação da movimentação solicitada.

          Considera bens baixados

          Indica se a lista de ativos irá conter os bens patrimoniais que já estão totalmente baixados.

          Conferência APP Móvel

          Indica se os inventários serão conferidos através do APP Meus Ativos.

          Importante: Caso selecionada esta opção, deverá ser efetuado o Cadastro de Conferentes do Inventário previamente e o início da conferência ocorrerá pelo APP.


          Ao clicar no botão Exibir pré-visualização da lista de bens, será exibida os bens patrimoniais que farão parte do inventário.

          Ao clicar no botão Baixar lista de bens, será feito o download de um arquivo .csv com a lista de bens patrimoniais, a qual foi criada a partir dos parâmetros informados na tela. Este arquivo já está com o layout correto para fazer posteriormente a importação da planilha para a Conciliação do Inventário.

          Importante

          Algumas colunas vem com uma apóstrofe(‘) antes do código do campo, isto se fez necessário, pois a planilha .csv não deixa campos no formato caractere com zeros(0) à esquerda. Caso for necessário alterar alguma coluna, deverá manter a apóstrofe para que a importação seja feita corretamente.

          Exemplo da planilha gerada e as apóstrofe(‘): bens_inventario_novo_604.csv

          Consultar o inventário

          Na tela principal do inventário, é possível efetuar a exclusão, consulta ou edição do inventário criado. Também poderá baixar a planilha dos bens patrimoniais relacionados a ele ou iniciar/continuar a conciliação do inventário.

          Além disso é possível clonar um inventário, facilitando a criação de um novo inventário com as parametrizações de um inventário já existente.

          Nota

          Somente é possível excluir ou alterar um inventário, quando o status estiver como Aberto.



          Nesta mesma tela,  são apresentados os totais de inventários que estão Em Processamento, Abertos, Em andamento ou Finalizados.

          Nessa tela temos o % Conferência Física  que mostrará o percentual dos status dos bens já conferidos.

          Quando a conferencia ocorre via planilha, após a importação da mesma, o percentual será apresentado como 100% e quando a conferência ocorre pelo APP, será apresentado o percentual de bens já conferidos, buscando essa informação pelo status dos bens.

           Outra funcionalidade desta tela, é a opção de consultar para quais relacionamentos de Estabelecimento, Unidade de Negócio, Plano de Centro de Custo, Centro de Custo, Conta Patrimonial e Localização foi encontrado bem patrimonial para compor o inventário. Ou seja, quando é feito o cadastro do inventário, esses campos são informados, e estas sequências abaixo mostram dentro de quais relacionamentos existem bens patrimoniais cadastrados. Para visualizar basta clica no botão antes da Coluna de Inventário.

          Conciliar o inventário

          Ao clicar na opção Iniciar conciliação ou Continuar conciliação da linha do inventário desejado, será aberta a tela abaixo para iniciar o processo de conciliação dos ativos da empresa.


          Para isso, é preciso clicar no botão Importar planilha e selecionar uma ou mais planilhas para importar.

          Atenção

          O layout de importação da planilha deve seguir o modelo padrão. Este modelo fica disponível para download no link modelo de layout conforme imagem abaixo:


          A planilha a ser importada é composta dos seguintes campos:

          • Conta Patrimonial: Código da conta patrimonial na qual o bem patrimonial está associado, conforme cadastro no FAS011AA/FAS214AA/FAS329AA - Conta Patrimonial.

          • Bem Patrimonial: Código do bem patrimonial que identifique o bem patrimonial, conforme cadastro no FAS701AA/FAS211AA - Aquisição de Bens Patrimoniais.

          • Sequência Bem Patrimonial: Número da sequência do bem patrimonial.

          • Descrição Patrimônio: Descrição ou um detalhe a especificar a respeito do bem patrimonial.

          • Plaqueta: Número da plaqueta que identifique o bem patrimonial.

            Importante: Para todo bem patrimonial é atribuído um número de inventário, por uma das seguintes ordens:

            1. Chapas de inventário;

            2. Números pintados (no caso de veículos motorizados).

          • Estabelecimento: Código do estabelecimento responsável pelo controle físico ou contábil do bem patrimonial, conforme cadastro no UTB071AA/UFN206AA/UTB317AA - Estabelecimento, sendo este o estabelecimento que tem a posse de direito do bem patrimonial adquirido ou recebido.

          • Unidade de Negócio: Código da unidade de negócio responsável pelo bem patrimonial, conforme cadastro no UTB011AA/UFN212AA/UTB347AA - Unidade de Negócio.

          • Plano Centro de Custo: Código do plano de centros de custo relacionado à alocação do bem patrimonial, conforme cadastro no UTB083AA/UFN202AA/UTB0313AA - Plano Centro de Custo.

          • Centro de Custo: Código do centro de custo de responsabilidade por prestar e responder pelo bem patrimonial, conforme cadastro no UTB066AA/UFN211AA/UTB314AA - Centro de Custo.

          • Localização: Código da localização física do bem patrimonial na empresa, conforme cadastro no FAS025AA/FAS222AA - Localização.

          • Estado Físico do Bem: Código que identifique o estado físico que o bem patrimonial apresenta no momento do registro da aquisição, conforme cadastro no FAS027AA/FAS216AA/FAS319AA - Estado Físico.

          • Responsável Conferência: Código do responsável pela conferência do inventário, conforme cadastro no Cadastro de Conferentes do Inventário.

          • Último Inventário: Data do último inventário físico no qual o bem patrimonial estava registrado.

          • Observação: Espaço disponível para anotações ou observações a respeito do bem patrimonial.

          • Narrativa: Descrição da narrativa do bem patrimonial.

          • Não Localizado (X): Caso o bem patrimonial não for encontrado no inventário físico, esse campo deve ser assinalado como X.

          Importante

          Com exceção dos campos fixos Conta Patrimonial, Bem Patrimonial, Sequência Bem Patrimonial, Responsável Conferência e Último Inventário todos os campos podem ser alterados.


          Após a importação, o programa irá efetuar as devidas validações e conciliações e será gerado o log de importação. Após finalizar o processo, a tela será atualizada com os status das conferências de cada bem patrimonial.


          Campo situação do Bem

          Os possíveis status para este campo, são:

          • Pendente: A importação da planilha ainda não foi feita e a conferência entre o bem patrimonial físico e o contábil ainda está pendente.
          • Conferido: A conferência entre o bem patrimonial físico e o bem patrimonial contábil (do sistema) foi feita sem nenhum diferença.
          • Não Localizado: O bem patrimonial existe no sistema, mas não foi encontrado no seu local físico.
          • Não listado: O bem patrimonial existe no sistema, porém na listagem inicial de bens patrimoniais ele não havia sido parametrizado.
          • Não identificado: O bem patrimonial estava no local físico, foi incluído na planilha, mas no sistema não consta.
          • Divergente: A conferência apresentou diferenças entre o bem patrimonial físico e o contábil que necessitam de ajustes e poderão gerar movimentações.
          • Divergente cadastro: A conferência apresentou diferenças cadastrais entre o físico e contábil que necessitam ou não de ajustes.
          • Aguardando Efetivação: O bem está aguardando a movimentação (transferência ou baixa) no Monitor de Integração.
          • Em aprovação: Foi realizada uma solicitação de movimentação que necessita de aprovação do gestor.
          • Reprovado: A solicitação da movimentação foi reprovada pelo gestor.

          Atenção

          Alguns status permitem marcar o bem patrimonial como Conferido sem que seja necessário nenhuma alteração no mesmo, são eles: Divergente Cadastro, Não localizado e Não listado. Para isso, basta selecionar a linha desejada e clicar no botão Marcar como conferido.


          O botão Marcar como Pendente serve para alterar o status do bem como pendente para que seja possível efetuar algumas alterações de cadastro ou uma movimentação de baixa no bem, caso houver necessidade. 

          Em Outras opções, tem o botão Relatório para gerar um arquivo .csv com a listagem atualizada da situação dos bens patrimoniais que estão sendo inventariados. E também tem o botão Log de Importação, que gera o arquivo .txt com o log que foi gerado quando a planilha foi importada.

          Alterar e movimentar os bens patrimoniais

          Para poder efetuar alguma alteração, tanto de cadastro quanto de movimentação no bem patrimonial, basta clicar no botão Editar na linha do bem desejado. Se ele estiver com a situação Divergente, Divergente cadastro ou Pendente, na tela de edição será possível efetuar a alteração desejada.

          No exemplo abaixo, tem uma Divergência de cadastro que pode ser verificada com o mouse em cima do ícone .


          Nesta tela também tem os botões para Baixar ou Transferir o bem patrimonial. Para estas opções, após preencher as informações solicitadas para efetuar a movimentação, será gerada uma solicitação de baixa ou transferência, que poderá ser consultada e executada pelo Monitor de Integrações. Somente após executar a solicitação por este programa, que será realmente efetuada a movimentação.

                   

          Caso o inventário estiver parametrizado para solicitar aprovação, ao gerar a solicitação de movimentação, será enviado um e-mail para o aprovador com os dados da movimentação que está sendo solicitada. Para dar continuidade a solicitação, será necessário aprová-la conforme tela abaixo:

          No botão 'Outras Opções' existe um facilitador para gerar varias solicitações no monitor de Baixa/Transferência/Aprovação/Reprovação, possibilitando que sejam realizadas as solicitações de baixas ou transferências ou aprovações ou reprovações de vários bens patrimoniais do inventário de uma única vez.

          Nas opções de Baixa/Transferência após preencher as informações solicitadas para efetuar a movimentação, serão geradas solicitação de baixa ou transferência para cada bem selecionado com a mesma parametrização, As solicitações poderão ser consultadas e executadas pelo Monitor de Integrações. Somente após executar a solicitação por este programa, que será realmente efetuada a movimentação.

          image2022-11-7_17-40-48.png



          A opção de Aprovação/Reprovação, poderá ser utilizada quando o inventário estiver parametrizado para solicitar aprovação, e os bens selecionados estiverem com status Em aprovação.

          Quando executada solicitará os dados abaixo:


          image2022-11-7_17-55-52.png



          Incluir ou visualizar as imagens do bem patrimonial

          Também é possível incluir ou visualizar as imagens do bem patrimonial, basta clicar no botão Editar na linha do bem desejado.


          Pelo botão Adicionar Imagem, é possível incluir as informações das imagens do bem patrimonial que está sendo adquirido.

          Após, para cada imagem incluída, é possível visualizar as imagens do bem patrimonial e os seus os detalhes das imagens do bem patrimonial.

          Pelo botão Alterar, é possível modificar as informações inseridas sobre as imagens do bem patrimonial.

          Pelo botão Excluir, é possível eliminar as informações inseridas sobre as imagens do bem patrimonial.


          Campo:

          Descrição:

          Sequência

          Exibe o número de sequência da imagem a ser incluída, o qual define o seu posicionamento na tabela.

          Nota: O número de sequência é gerado automaticamente, no momento em que a imagem é incluída no sistema, não podendo ser alterada.

          Descrição Descrição ou um detalhe a especificar a respeito da imagem do bem patrimonial com até 40 caracteres alfanuméricos.
          Data Imagem

          Exibe automaticamente a data atual da imagem do bem patrimonial, podendo ser alterada.

          Principal

          Indica que a imagem em questão é a principal relacionada ao bem patrimonial.

          Importante:

          É possível incluir 1 ou várias imagens associadas ao bem patrimonial, porém somente umas delas pode ser definida com a principal imagem - Campo Principal igual a assinalado.

          Usuário

          Código do usuário responsável pela inclusão da imagem do bem patrimonial.
          Arquivo

          Nome do arquivo da imagem relacionada ao bem patrimonial.

          Os formatos permitidos são :   JPG, JPEG, GIF, PNG

          O tamanho máximo permitido para imagem é de 3MB.

          A Tela de inclusão de Imagem será ajustada para os tipos corretos e tamanho.

          Observações Espaço disponível para anotações ou observações a respeito da imagem do bem patrimonial que está sendo implementada.

          Finalizar o Inventário

          Após efetuadas todas as conciliações e conferências necessárias, ir no botão Finalizar Inventário. Nesta opção, será gerado o Termo de Responsabilidade do Inventário na Central de documentos e alterados os campos Data do Último Inventário e Usuário de cada bem patrimonial inventariado no FAS701AA - Aquisição de Bens Patrimoniais. A imagem abaixo mostra a tela com os seguintes campos:

          • Aba Parâmetros: Nesta tela, são informados os parâmetros para finalização do inventário, composto dos seguintes campos:
            • Agrupamento: Informação que indica qual o agrupamento das informações, o qual poderá ser efetuado por: Estabelecimento, Unidade de Negócio ou Centro de Custo.
            • Código do Termo: Este campo é de preenchimento obrigatório e deve ser informado o código que identifique o Termo de Responsabilidade Bem Patrimonial que está sendo finalizado, o qual já foi previamente cadastrado no Manutenção Termo Responsabilidade Inventário Ativo Fixo.
          • Aba Impressão: Nesta tela, tem a opção .Enviar termo de Responsabilidade para o(s) responsável(is) do inventário, configurado na criação do inventário que indica se deseja enviar por e-mail o termo de Responsabilidade do Inventário.

          Importante

          O Termo de Responsabilidade do Inventário pode ser gerado em arquivo texto (.TXT) ou via e-mail.

          Mesmo os bens patrimoniais com os status Não listado, Não identificado, Divergente Cadastro e Não localizado o inventário poderá ser finalizado sem impedimentos.

          Os demais status não permite a finalização do inventário.

          Central do Inventário WEB - Relatórios

          A rotina de relatórios tem por objetivo a emissão dos relatórios de acompanhamento do inventário e do termo de responsabilidade de finalização do Inventário Ativo Fixo.

          Relatórios do Inventário

          Visão Geral do Programa

          Permitir a emissão dos relatórios de acompanhamento do inventário ou do Termo de Responsabilidade (Finalização) do Inventário do Ativo Fixo.


          Termo de Responsabilidade Bem Patrimonial: É o documento utilizado para formalizar o processo de finalização do inventário do ativo fixo em uma empresa. Esse documento deve ser assinado pelos responsáveis pela gestão dos ativos fixos, geralmente representados pelo gestor financeiro ou pelo responsável pelo departamento de patrimônio.

          O Termo de Responsabilidade deve conter informações relevantes sobre o processo de inventário, como a data em que foi realizado, a metodologia utilizada, os responsáveis pela conferência e o resultado final obtido. Além disso, o documento deve descrever as ações que foram tomadas para corrigir eventuais erros ou inconsistências identificadas durante o processo de inventário.

          Ao assinar o Termo de Responsabilidade, os responsáveis pela gestão dos ativos fixos assumem a responsabilidade pela integridade das informações contidas no inventário e se comprometem a tomar as medidas necessárias para manter os registros atualizados e precisos. O documento também pode ser utilizado como um registro histórico do inventário, ajudando a empresa a acompanhar a evolução dos seus ativos fixos ao longo do tempo e a garantir o seu correto tratamento contábil.


          Relatório de acompanhamento do inventário: É o documento que apresenta informações sobre o processo de inventário em andamento ou finalizado em uma empresa. O objetivo do relatório é fornecer uma visão geral dos ativos fixos da empresa, destacando eventuais problemas ou inconsistências que possam ter sido identificadas durante o processo de inventário e sugerindo ações corretivas a serem tomadas.

          O relatório de acompanhamento do inventário pode conter as seguintes informações:

          1. Descrição do processo de inventário: Incluindo a metodologia utilizada, a data de início e término, os responsáveis pelo processo e as áreas e ativos cobertos.

          2. Resultados preliminares: Apresentando uma visão geral dos resultados preliminares do inventário, incluindo o número de ativos identificados, o valor total dos ativos, eventuais divergências encontradas e as ações corretivas tomadas.

          3. Problemas identificados: Destacando eventuais problemas ou inconsistências identificadas durante o processo de inventário, como ativos que não foram localizados, ativos em desuso, ativos sem documentação adequada, entre outros.

          4. Recomendações: Sugerindo ações corretivas a serem tomadas para corrigir os problemas identificados, como a atualização da documentação, a realização de ajustes contábeis, a eliminação de ativos obsoletos, entre outras.

          5. Cronograma de implementação: Apresentando um cronograma para a implementação das ações corretivas sugeridas, definindo prazos e responsáveis pela execução de cada uma delas.

          O relatório de acompanhamento do inventário é um documento importante para a gestão dos ativos fixos da empresa, pois permite identificar eventuais problemas e tomar ações corretivas para garantir a precisão e integridade dos registros contábeis. Ele também pode ser utilizado como um registro histórico do processo de inventário, auxiliando na análise da evolução dos ativos fixos da empresa ao longo do tempo.

          Relatórios do Inventário do Ativo Fixo

          Objetivo da tela:

          Permitir a emissão dos relatórios de Acompanhamento ou do Termo de Responsabilidade (Finalização) do Inventário.


          Outras Ações/Ações Relacionadas: 

          Ação:

          Descrição:

          Gerar Relatório

          Quando acionado é efetuado o download conforme o tipo do relatório que foi selecionado.

          O relatório de Acompanhamento gera na Central de Documentos.


          Principais Campos e Parâmetros:

          Campo:

          Descrição:

          Tipo de Relatório

          Deve-se selecionar o tipo de relatório desejado para impressão. Os tipos podem ser:

          Relatório de Acompanhamento: Será feita a impressão do status atual em que o inventário selecionado se encontra.

          Termo de Responsabilidade: Será feita a mesma emissão que foi gerada quando o inventário foi finalizado.

          Enviar arquivo para responsáveis do inventário Quando assinalado, será enviado e-mail para o(s) responsável(s) pelo inventário que foi informado.

          Inventário

          Deve ser informado o número do inventário que será feita a impressão.

          Nota

          Quando o tipo do relatório for Termo de Responsabilidade, somente será aceito Número de Inventário que já estiver com status Finalizado.


          Demais Campos

          Os campos abaixo só serão solicitados quando o tipo do Relatório for Acompanhamento:

          Campo:

          Descrição:

          Status

          Permite informar quais status dos bens patrimoniais farão parte do relatório. As opções disponíveis são:

          • Selecionar todos: Será impresso todos os bens patrimoniais independente do status do bem.
          • Aguardando Efetivação: O bem patrimonial está aguardando a movimentação (transferência ou baixa) no Monitor de Integração.
          • Conferido: A conferência entre o bem patrimonial físico e o bem patrimonial contábil (do sistema) foi feita sem nenhum diferença.
          • Divergente: A conferência apresentou diferenças entre o bem patrimonial físico e o contábil que necessitam de ajustes e poderão gerar movimentações.
          • Divergente cadastro: A conferência apresentou diferenças cadastrais entre o físico e contábil que necessitam ou não de ajustes.
          • Em aprovação: Foi realizada uma solicitação de movimentação que necessita de aprovação do gestor.
          • Não identificado: O bem patrimonial estava no local físico, foi incluído na planilha, mas no sistema não consta.
          • Não listado: O bem patrimonial existe no sistema, porém na listagem inicial de bens patrimoniais ele não havia sido parametrizado.
          • Não Localizado: O bem patrimonial existe no sistema, mas não foi encontrado no seu local físico.
          • Pendente: A importação da planilha ainda não foi feita e a conferência entre o bem patrimonial físico e o contábil ainda está pendente.
          • Reprovado / CRM: A solicitação da movimentação foi reprovada pelo gestor.
          Estabelecimento Permite informar quais estabelecimentos dos bens patrimoniais farão parte do relatório, conforme cadastro no UTB071AA/UFN206AA/UTB317AA - Estabelecimento.
          Unidade de Negócio Permite informar quais Unidade de Negócio dos bens patrimoniais farão parte do relatório, conforme cadastro no UTB011AA/UFN212AA/UTB347AA - Unidade de Negócio.
          Plano de Centro de Custo Permite informar quais Planos de Centro de Custo dos bens patrimoniais farão parte do relatório, conforme cadastro no UTB083AA/UFN202AA/UTB0313AA - Plano Centro de Custo.
          Centro de Custo Permite informar quais Centros de Custo dos bens patrimoniais farão parte do relatório, conforme cadastro no UTB066AA/UFN211AA/UTB314AA - Centro de Custo.


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          Perguntas Frequentes (FAQs)

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          Sua senha pode ser redefinida somente através do ERP Datasul.

          Um Alias é um identificador único do cliente na TOTVS. Cada cliente pode ter mais de um Alias e cada Alias corresponde a um Datasul instalado.

          O Alias é a chave para que o aplicativo consiga encontrar o Datasul e assim realizar a comunicação.

          Para solicitar Alias, realizar o pedido via https://mingle.totvs.com.br/landpage/

          O endereço que deve ser enviado ao mingle é o endereço externo contendo o /api. Exemplo: http://meusistemadatasul.com.br/api

          Não, pelo APP Meus Ativos somente poderá solicitar uma transferência ou baixa. Para efetuar o cancelamento, utilize o Monitor de Integrações.

          Sim, no mesmo momento que concluir a transferência, baixa ou atualização de data será criada uma solicitação para o ERP Datasul, desde que o aparelho esteja conectado a Internet. Para visualizar esta solicitação utilize o Monitor de Integrações.

          Na tela de Configuração, clicar no botão "Sair".

          Materiais Auxiliares