A inclusão de novos contratos é feita pelo pelo menu: "Contratos | Gestão de Contratos 2.0|Manutenção de Contratos", onde são exigidos informações obrigatórias para a inclusão como: Número do contrato, Data do contrato, Data Início Vigência, Tipo de contrato, Natureza do contrato (Compra, Vendas ou Arrendamento Mercantil), Status do contrato, Cliente/Fornecedor do contrato.

    Os demais campos não são essenciais para a inclusão de um contrato, mas, dependendo da parametrização feita, podem se tornar obrigatórios por fazerem parte de um controle da empresa.


      Na etapa de identificação do contrato vamos preencher os campos que identificam o contrato, seu tipo, status, natureza, duração e partes envolvidas.

      Nessa mesma etapa é exibido o valor e saldo do contrário conforme os itens que fazem parte do mesmo.


      Grupo - Dados do Contrato

      Código

      O código do contrato é a forma usual de identificação dos contratos, a entrada de dados para esse campo pode ser configurada através de máscara permitindo que o cliente customize o código de forma aderente ao seu negocio. 

      O tamanho deste campo e sua forma de preenchimento está de acordo com o parâmetro "Máscara do código do contrato"

      O parâmetro "Máscara do código do contrato" pode ser acessado em Parâmetros: |  04.05.01 |  Contratos > Definições Gerais |

      Nome

      O nome do contrato permite um descritivo detalhado e livre sobre o mesmo, pode ter até 100 caracteres.


      Status

      O status do contrato pode ter qualquer valor que tenha sido configurado pelo cliente em sua tabela "Status de Contratos".

      O status além da informação descritiva também direciona se o contrato pode ou não: 

          • Faturar
          • Cancelamento


      Caminho: Cadastro do Status de Contrato

      Gestão de Compras e Faturamento > Contratos > Tabelas de Contrato > Status de Contrato

      Tipo

      O tipo de contrato pode ser de qualquer valor que tenha sido configurado pelo cliente em "Tipos de Contrato".

      Caminho: Cadastro dos Tipos de Contrato

      Gestão de Compras e Faturamento > Contratos > Tabelas de Contrato > Tipos de Contrato 

      Natureza

      As naturezas disponíveis para o contrato são:

          • Compra
          • Venda

      Contratante

      Em um contrato de natureza "Compra",  o contratante é uma das "filiais cadastradas para a coligada" onde o contrato está sendo feito.

      Em um contrato de natureza "Venda", o contratante é um "Cliente/Fornecedor" cadastrado no sistema, esse cliente/fornecedor pode ser global ou da coligada do contrato.


      Contratado

      Em um contrato de natureza "Compra",  o contratante é um "Cliente/Fornecedor" cadastrado no sistema, esse cliente/fornecedor pode ser global ou da coligada do contrato.

      Em um contrato de natureza "Venda", o contratante é uma das "filiais cadastradas para a coligada" onde o contrato está sendo feito.


      Grupo - Datas do Contrato

      Data do Contrato

      Data em que o contrato foi firmado.


      Data Início Vigência

      Data de início da vigência do contrato.


      Data Fim Vigência

      Data final da vigência do contrato.


      Data Fim Vigência (aditivo)

      Data final da vigência do contrato após alteração por aditivo, este campo será preenchido automaticamente.


      Data Auxiliar

      Data Auxiliar do contrato, será apresentada após marcar o parâmetro Usar Campos: Data Auxiliar do Contrato, acessando os parâmetros > | 04.05 | Contratos > Definições Gerais | .


      Valor Contrato

      Valor total do contrato considerando todos os itens do contrato, este campo será preenchido automaticamente 


      Valor Faturado

      Valor já faturado do contrato considerando faturamento de todos os itens do contrato, este campo será preenchido automaticamente 


      Saldo Contrato

      O saldo do contrato é o ("Valor total do contrato" subtraído do "Valor Faturado do Contrato")


      A página Tabelas do contrato trás vários grupos de dados, são eles:

      • Tabelas de Classificação
      • Tabelas de Faturamento
      • Funcionários
      • Representante


      Grupo - Tabelas de Classificação

      As Tabelas de Classificação são configuráveis,  acessando os parâmetros > | 04.01.04.01 | Parâmetros Gerais > Tabelas > Classificação | 

      Campos: Tabela 1; Tabela 2; Tabela 3; Tabela 4; Tabela 5

      Os campos relacionados as tabelas de classificação são exibidos conforme parametrizados.

      Para as tabelas de classificação serem apresentadas no Contrato\Item do Contrato deverá ser configurado acessando os parâmetros > | 04.05.04| Contratos > Faturamento > Tabelas 2/4 | 


      Grupo - Tabelas de Faturamento

      As Tabelas de Faturamento são configuráveis no módulo Gestão Financeira acessando os parâmetros > | Contas a Pagar > Tabelas Opcionais |

      Campos: Tabela 1; Tabela 2; Tabela 3; Tabela 4; Tabela 5

      Os campos relacionados as tabelas de classificação são exibidos conforme parametrizados.

      Para as tabelas de classificação serem apresentadas no Contrato\Item do Contrato deverá ser configurado acessando os parâmetros > | 04.05.04| Contratos > Faturamento > Tabelas 1/4 |


      Grupo - Funcionários

      É possível parametrizar até quatro funcionários por Natureza do Contrato, onde poderemos nomeá-los conforme a necessidade do processo, ou seja, nos contratos de Compras\Arrendamento Mercantil será possível definir quatro nomes e para os contratos de Vendas outros quatro nomes diferentes, conforme os > | 04.05.04| Contratos > Faturamento > Tabelas 3/4 e Tabelas 4/4 | .Possibilitando uma melhor adequação dos cadastros com a regra de negócio.

      Por padrão, caso não tenha sido feita nenhuma parametrização dos funcionários, serão exibidos dois campos de funcionários e comissões para preenchimento.


      Grupo - Representante

      A tabela de representante é configurável,  acessando os parâmetros > | 04.01.04.08 | Parâmetros Gerais > Tabelas > Representante |  

      É possível escolher tanto o nome visível desse campo quanto a informação retornada ao pesquisar os representantes.

      Para o Representando ser apresentado no Contrato deverá ser configurado acessando os parâmetros > | 04.05.04| Contratos > Definições Gerais> Usar Campos > Flag Representante |

      Informações contábeis e fiscais atrelada ao contrato


      Grupo - Fiscal

      Natureza de Operação

      Indica a natureza da operação que será definida para os faturamentos do contrato, a natureza de operação é cadastrada no Módulo Gestão Fiscal, serão apresentadas todas as naturezas ativas


      Grupo - Contábil

      Centro de Custo

      Indica o centro de custo associado ao contrato, o centro de custo é cadastrado no Módulo Contábil, serão apresentados todos os centros de custos ativos.


      Departamento

      Indica o departamento associado ao contrato, o departamento é cadastrado no Módulo Contábil, serão apresentados todos os departamentos ativos.


      Grupo - Evento Contábil

      Habilitar Evento Contábil

        • (Não) => Não Usa evento.
        • (Sim) => Usa Evento: Por esta opção o evento contábil será buscado diretamente no parâmetro Evento Default do item de contrato.


      Edita Contabilização?

        • (Sim) => Edita: O sistema dará acesso à contabilização do contrato e o usuário poderá efetuar qualquer alteração que for necessária.
        • (Não) =>Mostra: A contabilização somente será mostrada ao usuário sem que seja possível a alteração na mesma.


      Contabilização Obrigatória

        • (Sim) =>  Marcando esta opção o contrato só poderá ser salvo após serem indicados os eventos contábeis.
          • ObservaçãoSe o campo acima estiver marcado, não será permitida exclusão da contabilidade do movimento
        • (Não) => Não obriga seleção dos eventos contábeis


      Evento Inclusão + Lote Contábil + Lote Contábil Estorno

        • Informe qual evento contábil deve ser associado na inclusão do item de contrato. 
        • Informe qual o código do lote contábil associado na inclusão.
        • Informe neste campo o código do lote contábil que guardará os lançamentos estornados da inclusão do item de contrato.


      Evento Aditivo + Lote Contábil + Lote Contábil Estorno

        • Informe qual evento contábil deve ser associado ao incluir aditivo no item de contrato. 
        • Informe qual o código do lote contábil associado a contabilização do aditivo.
        • Informe neste campo o código do lote contábil que guardará os lançamentos estornados do aditivo do item de contrato.


      Evento Reajuste + Lote Contábil + Lote Contábil Estorno

        • Informe qual evento contábil deve ser utilizado no reajuste do item de contrato. 
        • Informe qual o código do lote contábil associado na contabilização do reajuste
        • Informe neste campo o código do lote contábil que guardará os lançamentos estornados do reajuste do item de contrato.

      Os campos adicionais do contrato trazem algumas informações não obrigatórias, mas que podem ser importantes conforme o tipo do contrato e da necessidade do cliente


      Grupo - Adicionais

      Observação

      Observação sobre o contrato realizado.


      Campo Livre 1

      Campo livre configurável pelo cliente


      Campo Livre 2

      Campo livre configurável pelo cliente


      Campo Livre 3

      Campo livre configurável pelo cliente


      Os campos livres poderão ser renomeados conforme necessidade da empresa  acessando os parâmetros > | 04.05 | Contratos > Campos Opcionais 1/2 |  


      Grupo - Endereço/Contato

      Contato do cliente fornecedor para entrega (Contato do Cli/For p/ entrega)

      Qual é a pessoa de contato no cliente/fornecedor que pode ser acionando se necessário no ato da entrega.


      Contato do cliente fornecedor para pagamento (Contato do Cli/For p/ pagamento)

      Qual é a pessoa de contato no cliente/fornecedor que pode ser acionando para assuntos relacionados a pagamento.


      Grupo - Histórico

      Histórico

      Histórico associado ao contrato, pode ser (Curto/Longo), o histórico curto permite a inclusão de até 255 caracteres enquanto o histórico longo não tem um limite determinado.

      Para habilitar o histórico no Contrato deverá acessar os parâmetros > | 04.05 | Contratos > Campos Opcionais 2/2 | .

      Os campos complementares do contrato 2.0 são uma forma de personalizar informações especificas e individuais necessárias ao contrato do cliente.

      É possível criar várias campos de nomes e tipos diferentes e os mesmos vão estar disponível ao acessar na tela de Contrato > Mais > Campos Complementares

      Gerenciamento dos campos complementares do contrato


      Atenção

      Os campos complementares do contrato 2.0 são específicos e exigem cadastramento independente do contrato 1.0, a segurança relacionada ao gerenciamento dos campos complementares também é individual para o contrato 2.0

        O contrato é composto de itens que identificam o que está sendo negociado no contrato e as características dessa negociação, o item de contrato tem muitas informações e uma página dedicada a ele, acesse a página "Item do Contrato

        Grid do Contrato:

        Grid de exibição dos campos do contrato, exibindo alguns dos campos das abas acima em conjunto com  os relatados abaixo:


        Identificador

        Identificador único do contrato.



        Importante: A posição de cada coluna pode ser alterada, clicando no ícone de Engrenagem.


        As informações definidas no contrato serão carregadas automaticamente para os respectivos campos dos itens do contrato, isso porque funcionam como um default, que será utilizado durante a inclusão dos seus itens.


          Grupo - Dados do Item

          Número Sequencial

          Na grid de exibição de itens do contratos, cada item é atribuído com um "Número Sequencial" que reflete sua ordem de criação. Este número é gerado automaticamente para fornecer uma sequência crescente que facilita a visualização e o gerenciamento dos itens listados. Por exemplo:

            • Item 1: Número Sequencial 1
            • Item 2: Número Sequencial 2
            • Item 3: Número Sequencial 3

          Deleção e Reordenação Automática

          É importante destacar que, ao excluir um dos itens da lista, o sistema automaticamente reordena o número sequencial dos itens restantes para preencher qualquer lacuna criada pela deleção. Isso garante que a sequência permaneça consecutiva e os números sequenciais reflitam corretamente a ordem atual dos itens, sem interrupções. Por exemplo, caso o Item 2 seja excluído, a sequência será ajustada da seguinte maneira:

              • Antes da deleção:

                • Item 1: Número Sequencial 1
                • Item 2: Número Sequencial 2
                • Item 3: Número Sequencial 3
              • Após a deleção do Item 2:

                • Item 1: Número Sequencial 1
                • Item 3: Número Sequencial 2

          Essa funcionalidade de reordenação automática contribui para manter a organização e a clareza visual na grid de itens do contratos, facilitando a compreensão da ordem dos itens para os usuários.


          Tipo Faturamento

          Indica o tipo de faturamento desse item do contrato, o tipo de faturamento pode ser:

              • Periódico - Um contrato que ocorre de forma recorrente durante um período com valores fixos.
              • Medição - Um contrato que ocorre de forma recorrente durante um período sem valores fixos, ocorre medição para indicar o valor a faturar no período.


          Produto/Serviço

          Indica o produto ou serviço contratado. 

          A descrição do produto apresentada no filtro será a definida no parâmetro > | 04.01 | Parâmetros Gerais > Tabelas > Produto > Definições Gerais > Descrição do Produto| 


          Unidade

          Qual a unidade de medida utilizada para o produto contratado.


          Grupo - Datas do Item

          Data Inicio Vigência

          Indica o inicio da vigência do item do contratado.


          Data Fim Vigência

          Indica o fim de vigência do item do contrato.


          Data Fim Vigência (Aditivo)

          Indica o fim da vigência do item contratado alterado por aditivo.


          Data Cancelamento

          Caso o item tenha sido cancelado, aqui vamos ter indicativo da data em que ocorreu o cancelamento.


          Grupo - Valores do Item

          Quantidade

          Indica a quantidade do produto/serviço contratada por período.


          Valor

          Indica o valor do produto/serviço por unidade de medida.


          Desconto

          Aplica desconto por parcela gerada.


          Despesa

          Aplica valor de despesa a ser adicionado em cada parcela


          Aditivo Quantidade

          Indica a quantidade do produto/serviço contratada por período após a efetivação de aditivo.


          Aditivo Valor

          Indica o valor do produto/serviço por unidade de medida  após a efetivação de aditivo..


          Valor Parcela

          O valor da parcela do item do contrato é composto por "Quantidade x Valor" subtraído do Desconto e  acrescido da Despesa.


          Valor Total

          O valor da parcela do item do contrato é composto por { "Quantidade x Valor" subtraído do Desconto e  acrescido da Despesa } x Quantidade Parcelas

          Grupo - Tabelas de Classificação

          As Tabelas de Classificação são configuráveis,  acessando os parâmetros > | 04.01.04.01 | Parâmetros Gerais > Tabelas > Classificação | 

          Campos: Tabela 1; Tabela 2; Tabela 3; Tabela 4; Tabela 5

          Os campos relacionados as tabelas de classificação são exibidos conforme parametrizados.

          Para as tabelas de classificação serem apresentadas no Contrato\Item do Contrato deverá ser configurado acessando os parâmetros > | 04.05.04| Contratos > Faturamento > Tabelas 2/4 | 


          Grupo - Tabelas de Faturamento

          As Tabelas de Faturamento são configuráveis no módulo Gestão Financeira acessando os parâmetros > | Contas a Pagar > Tabelas Opcionais |

          Campos: Tabela 1; Tabela 2; Tabela 3; Tabela 4; Tabela 5

          Os campos relacionados as tabelas de classificação são exibidos conforme parametrizados.

          Para as tabelas de classificação serem apresentadas no Contrato\Item do Contrato deverá ser configurado acessando os parâmetros > | 04.05.04| Contratos > Faturamento > Tabelas 1/4 |


          Grupo Natureza

          Natureza Orçamentária/Financeira

          Indicador na natureza orçamentária do item do contrato.

          Na página Faturamento do Item do Contrato temos as informações necessárias ao faturamento do contrato a geração dos movimentos  e a indicação do frente do emitente e do destinatário.


          Grupo - Condições Gerais

          Periodicidade

          Indica a periodicidade em que ocorre os faturamentos do contrato, dado a periodicidade escolhida ela também representa uma carência de igual período antes de ocorrer o primeiro vencimento.

          A periodicidade pode ser:

              • Semanal 
                • Na periodicidade semanal deve-se escolher um dos dias da semana como vencimento
                  • Domingo
                  • Segunda-feira
                  • Terça-feira
                  • Quarta-feira
                  • Quinta-feira
                  • Sexta-feira
                  • Sábado
              • Quinzenal
                • Na periodicidade quinzenal deve-se escolher dois dias de vencimento por mês tendo as seguintes regras: 
                  • Os vencimentos devem ser entre os dias 1 e 31
                  • O Dia do Primeiro vencimento deve ser inferior ao Dia do Segundo vencimento. 
              • Mensal
                • Na periodicidade mensal deve-se escolher um dia do mês como vencimento, regras:
                  • O dia deve estar entre 1 e 31
              • Semestral
                • Na periodicidade mensal deve-se escolher um dia do mês como vencimento, regras:
                  • O dia deve estar entre 1 e 31
              • Anual
                • Na periodicidade mensal deve-se escolher um dia do mês como vencimento, regras:
                  • O dia deve estar entre 1 e 31


          Dia do Vencimento

          Indica o dia em que ocorre o vencimento, nesse dia ocorre o faturamento da parcela do contrato, o dia de vencimento varia de acordo com a periodicidade escolhida.

              • Semanal, deve-se escolher um dos dias da semana
              • Quinzenal, deve-se escolher dois vencimentos no mês.
              • Mensal, deve-se escolher um vencimento no mês podendo escolher o último dia
              • Semestral e Anual, deve-se escolher um vencimento no mês 

          Antes de ocorrer o primeiro vencimento deve-se respeitar a carência que varia conforme o período escolhido conforme abaixo:

              • Semanal ==> 7 dias
              • Quinzenal ==> 15 dias
              • Mensal ==> 1 mês
              • Semestral ==> 182 dias
              • Anual ==> 1 ano

          Explicando a carência, observe que no cálculo para o primeiro dia de vencimento incluísse o próprio dia de inicio de vigência do contrato sendo assim segue exemplos:

              • Inicio de vigência dia 01/01, periodicidade quinzenal, (primeiro vencimento 15, segundo vencimento dia 25): Nesse caso o primeiro vencimento vai ser em 15/01
              • Inicio de vigência dia 02/01, periodicidade quinzenal, (primeiro vencimento 15, segundo vencimento dia 25): Nesse caso o primeiro vencimento vai ser em 25/01

                     Importante: sempre que definido Dia do Vencimento como 31, para os meses que não possuem 31 dias, será considerado o ultimo dia do mês.  

          Número de Parcelas

          Número de parcelas relacionada ao item do contrato, quando o item for salvo uma quantidade equivalente de parcelas vai ser gerada levando em conta todos os parâmetros da página de faturamento.


          Condição de Pagamento

          Condição de pagamento que será copiada para o movimento gerado no processo de faturamento do contrato.


          Tipo de Movimento

          Tipo de movimento que será gerado no faturamento das parcelas, se este campo não estiver preenchido o processo de Faturamento de Contrato não será realizado. 

          Caso se deseja definir um tipo de movimento default para contratos compras e/ou vendas deverá ser configurado acessando os parâmetros > | 04.05.04| Contratos > Definições Fat. de Contrato 2/3| .


          Tipo de Produto para Faturamento

          O Tipo de Produto para Faturamento são cadastrado acessando o cadastro > | Contratos > Tabelas de Contrato > Tipo de Produto para Faturamento | 

          Para os tipos de produtos para faturamento serem apresentadas no Item do Contrato deverá ser configurado acessando os parâmetros > | 04.05.04| Contratos > Definições Gerais > Flag Tipo prod. p/faturamento| 


          Grupo - Frete

          Frete

          É possível escolher entre quatro opções de frete para a entrega do item contratado:

              • Terceiros => Um terceiro está pagando o frete
              • CIF  => O vendedor é responsável por todos os custos e riscos que envolvem o transporte da mercadoria até o destinatário.
              • FOB => A responsabilidade do vendedor termina quando as mercadorias são despachadas.
              • Nenhum Frete => Não tem frete

          A opção escolhida será enviada para o movimento gerado pelo faturamento do contrato.


          Grupo - Emitente

          Filial

          Indica a filial do emitente.


          Local de Estoque

          Será apresentando os locais de estoque da filial selecionada.


          Município

          Ao selecionar município, o estado é preenchido.

          Ao selecionar o estado, é mostrado apenas os municípios daquele estado, para mostra novamente todos os municípios é necessário apagar o lookup de estado.


          UF

          Ao selecionar o estado, é mostrado apenas os municípios daquele estado. 

                    A pesquisa de UF só é feia pelo código do estado.


          Serviço

          Código do serviço prestado ou adquirido, deverá ser preenchido se desejar enviar para o movimento gerado no faturamento do contrato.


          Grupo - Destinatário

          Destinatário

          Indica um cliente/fornecedor como destinatário do item do contrato.

          Informações para contabilização do contrato e dados fiscais do mesmo


          Grupo - Fiscal

          Natureza de Operação

          Indica a natureza da operação que será definida para os faturamentos do contrato, a natureza de operação é cadastrada no Módulo Gestão Fiscal, serão apresentadas todas as naturezas ativas


          Grupo - Contábil

          Centro de Custo

          Indica o centro de custo associado ao contrato, o centro de custo é cadastrado no Módulo Contábil, serão apresentados todos os centros de custos ativos.


          Departamento

          Indica o departamento associado ao contrato, o departamento é cadastrado no Módulo Contábil, serão apresentados todos os departamentos ativos.

          Informações adicionais do item de contrato

          As informações  do grupo  "Reajustes" fornece dados para o processo de reajuste de contratos "Reajuste de Preço" localizado em "Manutenção de contrato | Processos → Reajuste de Preço".


          Grupo - Reajustes

          Índice

          Índice base utilizado para o reajuste do contrato ("Obrigatório que seja utilizado um índice").


          Dia da Cotação

          Dia da cotação do índice base.


          Meses de Defasagem

          Número de meses de defasagem do índice.

          Grupo - Financeiro

          Conta/Caixa

          Conta/Caixa utilizada para geração da previsão financeira.


          Moeda

          Moeda utilizada para geração da previsão financeira.

          Grupo - Adicionais

          Campo Livre 1

          Campo livre configurável pelo cliente


          Campo Livre 2

          Campo livre configurável pelo cliente

          Os campos livres poderão ser renomeados conforme necessidade da empresa  acessando os parâmetros > | 04.05 | Contratos > Campos Opcionais 1/2 |  


          Grupo - Histórico

          Histórico

          Histórico associado ao contrato, pode ser (Curto/Longo), o histórico curto permite a inclusão de até 255 caracteres enquanto o histórico longo não tem um limite determinado.

          Para habilitar o histórico no Contrato deverá acessar os parâmetros > | 04.05 | Contratos > Campos Opcionais 2/2 | .

          Os campos complementares do item do contrato 2.0 são uma forma de personalizar informações especificas e individuais necessárias ao contrato do cliente.

          É possível criar várias campos de nomes e tipos diferentes e os mesmos vão estar disponível ao acessar na tela de itens de contrato > Mais > Campos Complementares

          Gerenciamento dos campos complementares do item do contrato


          Atenção

          Os campos complementares do contrato 2.0 são específicos e exigem cadastramento independente do contrato 1.0, a segurança relacionada ao gerenciamento dos campos complementares também é individual para o contrato 2.0

          Aqui temos as páginas de recursos adicionais do item do contrato, sendo elas:

            Permite indicar o rateio de centro de custo a ser utilizado ao gerar o faturamento das parcelas, como o rateio é vinculado apenas no momento de geração das parcelas o mesmo pode ser atualizando durante a vigência do contrato para efeito nos próximas faturamentos.

            Se estiver utilizando o rateio por centro de custo, só é possível gerar as parcelas se o rateio fechar os 100%.


            Será possível informar um valor de referência que é utilizado apenas para o cálculo do percentual de rateio do centro de custo.

            Caso a conversão de algum valor de referência para percentual gere dízima periódica, pode ser necessário a edição de um dos rateios, informando o percentual que falta para atingir os 100% do rateio.

            Nessa página do item de contrato temos as parcelas geradas com base nos dados informados de faturamento do item.

            As parcelas são geradas e atualizadas automaticamente ao salvar o item do contrato, desde que todas os dados necessários a geração das parcelas tenham sido corretamente preenchidos.

            • Na edição
              • Se houver modificação dos dados de faturamento, as parcelas existente são removidas e novas parcelas são geradas compatíveis com os novos dados informados.
              • Se nenhum dado de faturamento for modificado então mantém as parcelas já geradas.

            Grid itens do Contrato:

            Grid de exibição dos campos do item de contrato, exibindo alguns dos campos das abas acima em conjunto com  os relatados abaixo:


            Grid itens do Contrato:

            Grid de exibição dos campos do item de contrato.

            A posição de cada coluna pode ser alterada, clicando no ícone de Engrenagem.


            Identificador

            Identificador único do item de contrato.


            Número Sequencial

            Na grid de exibição de itens do contratos, cada item é atribuído com um "Número Sequencial" que reflete sua ordem de criação. Este número é gerado automaticamente para fornecer uma sequência crescente que facilita a visualização e o gerenciamento dos itens listados. Por exemplo:

              • Item 1: Número Sequencial 1
              • Item 2: Número Sequencial 2
              • Item 3: Número Sequencial 3

            Deleção e Reordenação Automática

            É importante destacar que, ao excluir um dos itens da lista, o sistema automaticamente reordena o número sequencial dos itens restantes para preencher qualquer lacuna criada pela deleção. Isso garante que a sequência permaneça consecutiva e os números sequenciais reflitam corretamente a ordem atual dos itens, sem interrupções. Por exemplo, caso o Item 2 seja excluído, a sequência será ajustada da seguinte maneira:

                • Antes da deleção:

                  • Item 1: Número Sequencial 1
                  • Item 2: Número Sequencial 2
                  • Item 3: Número Sequencial 3
                • Após a deleção do Item 2:

                  • Item 1: Número Sequencial 1
                  • Item 3: Número Sequencial 2

            Essa funcionalidade de reordenação automática contribui para manter a organização e a clareza visual na grid de itens do contratos, facilitando a compreensão da ordem dos itens para os usuários.


            Status Faturamento

            Status do item de contrato.

            • Á Faturar: Parcelas ainda não geraram movimento; 

            • Parcialmente Faturado: Ao menos uma parcela gerou movimento;

            • Faturado: Todas as parcelas geraram movimentos;



            Importante: A posição de cada coluna pode ser alterada, clicando no ícone de Engrenagem.


            Dica - Campo Obrigatório

            Ao passar por campos de preenchimento obrigatório sem realizar o preenchimento do mesmo, a borda  do campo tem sua cor alterada para indicar que o campo é obrigatório.

            Dica

            Para facilitar a localização de informações na documentação do contrato 2.0 alguns identificadores foram utilizados:

            Em negrito estão os tópicos e pontos de atenção

            De azul os links para outros documentos

            Em laranja o nome de menus e o caminho a seguir até chegar a um botão, recurso ou tela

            De magenta os parâmetros e o caminho para a parametrização dentro do parametrizador

            Informações

            A partir da versão 12.1.2402, as requisições das APIs utilzadas no Contrato 2.0 enviarão no header da requisição a informação de x-totvs-app com Slot 520.  Esta informação será utilizada para obter uma licença no servidor de licenças.