O Assistente de agendamento esta localizado no menu Atendimento > Agenda de  Atendimentos > Assistente de Agendamento 

 Clicar no Assistente de Agendamento e o sistema irá exibir a tela para o agendamento, para buscar horários para exames e consultas não é obrigatório preencher os dados do paciente, porém para avançar dessa tela é necessário o preenchimento. 

Clicar nos ... do Nome para realizar a busca do paciente 

Apos a seleção do paciente é necessário preencher : Convênio , Plano, Sub plano (se houver), Código do beneficiário e validade da carteira do convênio, Atividade e  Especialidade do Agendamento 




Botão Incluir Exames: são exibidos todos os exames ativos, com agenda aberta, e suas respectivas unidades de realização, podemos selecionar um ou mais exames marcando o checkbox e logo após no botão OK 

Os exames que possuem o tempo de execução superior ao da agenda, ao selecionar um horário, os horários seguintes serão bloqueados pra fechar o tempo de execução do exame


Botão filtrar Unidade:  no filtro da unidade são exibidos as unidades ativas e que possuem 1 ou mais horários para agendamento dos exames disponíveis, a data inicial do período é preenchida pelo usuário, mas a final é preenchida automaticamente com 60 dias para frente, porém também é possível alterar a data final. O checkbox "Exames devem ser realizados no mesmo dia" vem marcado por default.

Botão incluir Consultas:
Poderão ser utilizados para realizar consultas:
 - Unidade atendimento (opcional)
 - Atividade (opcional)
 - Especialidade (obrigatório)
 - Profissional (opcional)
 - Turno (opcional)
 - Dia da Semana (opcional)
 - Período de agendamento (opcional)
 - Consultas devem ser realizadas no mesmo dia (opcional)

Podendo ser aplicado os filtros abaixo.

  • Somente a especialidade
  • Especialidade + unidade
  • Especialidade + profissional
  • Especialidade + atividade
  • Especialidade + turno
  • Especialidade + dia da semana
  • Especialidade + período
  • Especialidade + todos

Após preencher a unidade de atendimento são apresentados somente as especialidades que contém dentro da unidade.
Após selecionar uma especialidade são retornados os profissionais que atendem a especialidade selecionada caso contrario não serão retornado os profissionais.
Após selecionar uma única especialidade o campo "Consultas devem ser realizadas no mesmo dia?" será desabilitada, caso contrario o campo permanecerá habilitado.
Após informar a data inicial o RM preenche a data final para 90 dias da data inicial.

Ao confirmar, o RM buscará as datas e horas mais próximas ao dia atual como sugestão de datas e horas para realizar as consultas. 

Botão incluir grupo de serviços: é um facilitador para exames que são solicitados juntos, é exibido o cadastro de grupos ( cadastros > unidade de diagnostico> grupo de exames) para a seleção 

Botão excluir item: ao selecionar exames ou consulta e clicar no excluir a linha do agendamento será excluído, é possível excluir um ou mais itens por aba  Exames ou Consultas

Botão Voltar: Retorna para a pagina anterior

Após a inclusão dos exames / consultas e seleção das datas e horário, clicar no Avançar.  Será exibida a tela de confirmação dos dados do agendamento , essa tela é somente para visualização e inclusão ou alteração do campo email e observações, caso o exame tenha preparo será exibido no campo Instruções do exame

Ao executar o processo finalizando os agendamentos é enviado o email com os dados do que for agendado e as instruções de preparo, as informações do campo observação não são enviados por email, fica salvo no campo observação do agendamento dentro da agenda

Prioridades: as prioridades dos exames são informadas no cadastro de exames e serviços no campo prioridades, no assistente será exibido na coluna Prioridade, na marcação dos exames será considerada a prioridade com numero menor , sendo a 1 a mais prioritário para o maior e posteriormente os exames sem prioridade definida.


Alertas:

Campos obrigatórios 

Caso o usuário não tenha selecionada data/hora para todos os exames/consultas incluídos no grid o sistema exibe a mensagem abaixo e solicita que o usuario preencha os dados faltantes ou exclua os itens 

Se o usuário não respeitar a ordem de prioridade dos exames o sistema exibe a mensagem abaixo e não permite avançar no processo

Se houver uma agenda inativa ou com a data máxima para agendamento ultrapassada dentro de um grupo de serviços o sistema irá exibir o alerta com o nome do exame/ consulta informando o usuário e irá incluir no grid somente os procedimentos que tenham agenda aberta


Exames obrigatórios de ser realizado no mesmo dia, esse cadastro é realizado em Cadastro> Unidade de Diagnóstico> Exames e Serviços > aba exames obrigatórios,  ao realizar o agendamento em datas diferentes o sistema exibe um alerta e pergunta se o cliente deseja continuar

Exames ou consultas agendados no mesmo horário

 Alerta de restrição por faixa etária


FORMULA VISUAL 

Na aba Registro e Controle III foi adicionado um grupo de parâmetro para o Assistente de Agendamento.

Parâmetro Formula Visual: Permite ao usuário selecionar uma formula visual para ser aplicada no Assistente de Agendamento.

Parâmetro Etapa de Aplicação: Permite ao usuário indicar qual etapa do processo em que a formula visual será executada ou não.

DataSet

 

Dentro do DataSet dtsItens existem três tabelas: PACIENTE, EXAMES e CONSULTAS.

1. DataSet.Tables[“PACIENTE”]

Ao selecionar o paciente desejado no Assistente de agendamento, os dados da Row serão preenchidos.

Cada Row na tabela de paciente possui as seguintes colunas:

 

CODCLIENTE: Código do paciente (Int32)
NOMECLIENTE: Nome do paciente (string)
DATANASC: Data de nascimento do paciente (DateTime)
RESPONSAVEL: Responsável do Paciente (string)
EMAIL: e-mail do paciente (string)
TELEFONECOM: Telefone Comercial (string)
TELEFONECEL: Telefone Celular (string)
CEP: CEP do endereço do paciente (string)
ENDERECO: Rua do Endereço do paciente (string)
NUMERO: Número do endereço do paciente (string)
COMPLEMENTE: Complemento do endereço (string)
BAIRRO: Bairro do endereço do paciente (string)
CIDADE: Cidade do endereço do paciente (string)
NUMCARTAOSUS: Número do cartão SUS (string)
CONVENIO: Código do Convenio (Int32)
CODPLANO: Código do plano (string)
CODSUBPLANO: Código do sub plano (string)
CODIGOUSUARIO: Código da carteirinha (string)
QUEMINDICOU: Quem indicou (string)
CODTIPOINDICACAO: Tipo de Indicação (Int32)
CODINDICACAO: Código da indicação (Int32)
CODCOLIGADA: Código da Coligada (Int32)
VALIDADECARTEIRA: Validade da carteirinha (DateTime)

DataSet.Tables[“PACIENTE”] .Rows[0] [“NOMEDACOLUNA”]


2. DataSet.Tables[“EXAMES”]

Ao inserir um exame na Aba de Exames, uma Row será criada. Os campos Unidade, Data, Hora e Código da Agenda

são preenchidos à medida que o usuário preenche a tabela no Assistente de Agendamento para o respectivo exame.

Cada Row na tabela de Exames possui as seguintes colunas:

CODIGO: Código do exame (Int32)
DESCRICAO: Descrição do exame (string)
IDUNID: Unidade de atendimento em que o exame será realizado (Int32)
DATA: Data do agendamento a ser criado (DateTime)
HORA: Horário do agendamento a ser criado (string)
PRIORIDADE: Prioridade do exame definida em seu cadastro (string)
CODAGENDA: Código da agenda em que o agendamento será criado. (Int32)

3 . DataSet.Tables[“CONSULTAS”]

Ao inserir um exame na Aba de Consultas, uma Row será criada. Os campos Unidade, Data, Hora, Agenda e Profissional

são preenchidos à medida que o usuário preenche a tabela no Assistente de Agendamento para a especialidade selecionada.

Cada Row na Consultas de paciente possui as seguintes colunas:

CODIGO: Código da especialidade (string)
DESCRICAO: Descrição da especialidade (string)
IDUNID: Unidade de atendimento em que o exame será realizado (Int32)
DATA: Data do agendamento a ser criado (DateTime)
HORA: Horário do agendamento a ser criado (string)
AGENDA: Código da agenda em que o agendamento será criado (Int32)
PROFISSIONAL: Nome do profissional, dono da agenda, que realizará a consulta (string)


OBSERVAÇÃO: Como acessar o DataSet passado para a Fórmula Visual

  1. Edite a formula visual
  2. Adicione uma atividade Executar Código Fonte


    3. Clique com o botão direito na atividade e em Selecionar código fonte


    4. Edite o código fonte selecionado ou crie um novo


5. No editor é possível acessar o DataSet por dataServerParams.DataSet e utilizar como se estivesse trabalhando no Visual Studio,

conforme exemplo do print em que obtém o nome do paciente presente no dtsItens. 



  • Sem rótulos