Páginas filhas
  • EST0001_Descricao_processo_consignacao_empresa_recebedora_consignatario

Assunto

Produto:

Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Versões:

11.8x ou superiores

Ocorrência:

Descrição do Processo de Consignação - Empresa Recebedora (Consignatário)

Ambiente:

Movimentação de estoque DE Terceiro

Passo a passo:

 

A empresa consignatária irá receber a mercadoria para ser comercializada através de uma nota fiscal que deverá ser incluída no sistema em um movimento de entrada ‘Entrada Mercadoria Recebida em

Consignação’ para controle do estoque DE Terceiros e regularização fiscal e contábil da operação. Este movimento irá aumentar o estoque DE Terceiros, sem interferir no estoque de propriedade da empresa (Saldo Atual). O estoque DE Terceiros estará disponível para movimentação por parte da empresa recebedora. O valor financeiro do estoque DE Terceiros, será calculado separadamente do estoque de propriedade da empresa, baseado em critérios específicos definido pela empresa recebedora (consignatário).

A venda da mercadoria recebida em consignação para terceiros, será realizada através da inclusão manual de um movimento de saída ‘Venda Mercadoria Recebida em Consignação para Terceiros’. Este movimento não irá afetar o estoque DE Terceiros. Em seguida a empresa consignatária deverá emitir uma nota fiscal para a empresa remetente (consignadora), devolvendo simbolicamente a mercadoria vendida. Esta operação será registrada incluindo um movimento de saída ‘Devolução Simbólica Mercadoria Vendida Recebida em Consignação’ através de cópia por referência do movimento de ‘Entrada Mercadoria Recebida em Consignação’. Neste processo será necessário informar o movimento de venda relacionado. Esta operação irá diminuir o estoque DE Terceiros. 

A empresa remetente (consignadora) irá enviar uma nota de venda da mercadoria consignada, para que seja regularizada a compra da mercadoria por parte da empresa consignatária. Então será incluído manualmente um movimento de ‘Compra para Comercialização de Mercadoria Recebida em Consignação’. 

Se a empresa recebedora (consignatária) não comercializar todas as mercadorias recebidas para consignação, ela irá devolvê-las através de uma nota fiscal que caracterize legalmente esta operação. Neste caso a empresa irá incluir, através de cópia por referência do movimento de ‘Entrada Mercadoria Recebida em Consignação’, um movimento de saída ‘Devolução de Mercadoria Recebida em Consignação não Comercializada’ para estornar o controle do estoque DE Terceiros e regularização fiscal e contábil do processo. Este movimento irá diminuir o estoque DE Terceiros.

 

Parametrização dos tipos de movimento

Deverão ser criados cinco tipos de movimentos, sendo um para a Entrada Mercadoria Recebida em Consignação, outro para o Venda da Mercadoria Recebida em Consignação para Terceiros, outro para o Retorno Simbólico Mercadoria Vendida Recebida em Consignação, outro para lançar a Compra para Comercialização da Mercadoria Recebida em Consignação e por último para lançar o Retorno da Mercadoria

 

Tipo de movimento - Entrada Mercadoria Recebida em Consignação

 

- O tipo de movimento de Entrada Mercadoria Recebida em Consignação terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE terceiros:

 

Etapa Item – Identificação

- Tipo dos Itens = Produtos

Etapa Estoque – Estoque

- Tipo Controle Estoque Terceiros = Remessa / Entrada para Consignação

Efeito sobre Saldo DE Terceiros = Aumenta

Fórmula do Valor Financeiro Terceiros = indicar uma fórmula conforme critério de cálculo do custo médio adotado pela empresa.


Tipo de movimento - Venda Mercadoria Recebida em Consignação para Terceiros

 

- O tipo de movimento de Venda da Mercadoria Recebida de Terceiros em Consignação terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE Terceiros:

Estoque – Estoque

- Tipo Controle Estoque Terceiros = Venda Mercadoria em Consignação

Tipo de movimento - Devolução Simbólica da Mercadoria Vendida

- O tipo de movimento de Devolução Simbólica Mercadoria Vendida Recebida em Consignação terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE Terceiros:

Mov – Outros Dados

- Usar Cópia de Mov. por Referência = Habilitado

- Motivo de Referência = 13 – Devolução de Simbólica de Mercadoria em Consignação

- Movimento Relacionado = Habilitado

- Nome Movimento Relacionado = Venda Consignação (sugestão)

- Tipo Movimento Relacionado = indicar o movimento de faturamento que os itens devolvidos simbolicamente foram vendidos.

Item – Identificação

- Tipo dos Itens = Produtos

Item – Identificação

- Permitir Item Repetido = Habilitado (necessário porque se a mercadoria devolvida simbolicamente tiver entrado na empresa em mais de uma nota fiscal, o sistema irá criar um item relacionado a cada nota fiscal de retorno).

Estoque – Estoque

- Efeito sobre Saldo DE Terceiros = Diminui

 

Tipo de movimento - Compra para Comercialização Mercadoria Consignada

- O tipo de movimento de Compra para Comercialização Mercadoria Consignada terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE terceiros:

Item – Identificação

- Tipo dos Itens = Produtos

Estoque – Estoque

- Efeito sobre Saldo Físico – (2) Saldo Atual = De acordo com o processo da empresa

Estoque – Estoque

- Efeito sobre Saldo Financeiro – Saldo Atual = De acordo com o processo da empresa

 

Tipo de movimento - Devolução Mercadoria Consignada não Comercializada

- O tipo de movimento de Devolução Mercadoria Consignada não Comercializada terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE Terceiros:

 

Outros Dados

- Usar Cópia de Mov. por Referência = Habilitado

- Motivo de Referência = 15 – Devolução de Mercadoria Consignada não Comercializada

 

Item – Identificação

- Tipo dos Itens = Produtos

Item – Identificação

- Permitir Item Repetido = Habilitado (necessário porque se a mercadoria devolvida tiver entrado na empresa em mais de uma nota fiscal, o sistema irá criar um item relacionado para cada nota fiscal de retorno).

Estoque – Estoque

- Efeito sobre Saldo DE Terceiros = Diminui

Observação:

Integração Contábil

- Parametrizar de acordo com as obrigações contábeis da empresa

Integração Financeira

- Parametrizar de acordo com regras financeiras da empresa

Integração Fiscal

- Parametrizar de acordo com as obrigações legais da operação.

Os demais parâmetros do tipo de movimento devem ser configurados de acordo com as obrigações da empresa.

 

Observações:

Para mais informações:

 

 


 Consulte o WikiHelp TOTVS


   COMUNIDADE  R@Materiais e Suprimentos

 

Canais de Atendimento:

Abertura de Chamados Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 5 – (Materiais)