Páginas filhas
  • EST0002_Descricao_processo_industrializacao_empresa_recebedora_industria

Assunto

Produto:

Gestão de Estoque, Compras e Faturamento

Versões:

11.8x ou superiores

Ocorrência:

Descrição do Processo de industrialização - Empresa Recebedora (Industria)

Ambiente:

Movimentação de estoque DE Terceiro

Passo a passo:

Descrição do Processo de Industrialização - Empresa Recebedora (Industria)

 

Ressaltamos que este processo não está integrado com o sistema de produção da linha RM (RM Factor), todo o controle do estoque DE Terceiros será realizado pelo RM Nucleus.

 

A empresa NÃO poderá controlar estoque de serviços no sistema.

 

Apesar da legislação permitir emitir uma única nota fiscal devolvendo simbolicamente a mercadoria utilizada no processo de industrialização e a cobrança do serviço de industrialização, o modelo deste controle definido no sistema RM, NÃO permite a emissão desse tipo de nota fiscal. A empresa (indústria) que utilizar o controle de estoque DE Terceiros do RM, terá que emitir duas notas fiscais para o retorno da industrialização, o que também é permitido pela legislação.

 

A empresa recebedora (indústria) da mercadoria para industrialização irá incluir um movimento de entrada ‘Entrada Mercadoria para Industrialização’ para controle do estoque DE Terceiros e regularização fiscal e contábil da operação. Este movimento irá aumentar o estoque DE Terceiros, sem interferir no estoque de propriedade da empresa (Saldo Atual). O estoque DE Terceiros estará disponível para movimentação por parte da empresa recebedora. O valor financeiro do estoque DE Terceiros, será calculado separadamente do estoque de propriedade da empresa, baseado em critérios específicos definido pela empresa recebedora.


 

Após realizar o processo de industrialização, a empresa irá devolver simbolicamente a mercadoria utilizada no processo, incluindo um movimento de ‘Retorno Simbólico Mercadoria Utilizada na Industrialização’, através de cópia por referência do movimento de ‘Entrada Mercadoria para Industrialização’, para estornar o controle do estoque DE Terceiros e regularização fiscal e contábil do retorno. Este movimento irá diminuir o estoque DE Terceiros ao custo médio calculado na operação de entrada.

 

A cobrança do serviço de industrialização, deverá ser lançada em um tipo de movimento de faturamento de serviço, ‘Industrialização Efetuada para Outra Empresa’ que deverá ser parametrizado de acordo com o processo da empresa. Para que a nota de faturamento do serviço de industrialização fique relacionada ao processo de retorno simbólico, sugerimos utilizar o conceito de movimento relacionado neste processo.

 

Se a empresa recebedora não utilizar todos os insumos recebidos no processo de industrialização, ela irá

devolvê-los através de uma nota fiscal que caracterize legalmente esta operação. Neste caso a empresa irá incluir, através de cópia por referência do movimento de ‘Entrada Mercadoria para Industrialização’, um movimento de saída ‘Retorno de Mercadoria não Aplicada na Industrialização’ para estornar o controle do estoque DE Terceiros e regularização fiscal e contábil do processo. Este movimento irá diminuir o estoque DE Terceiros.

 

Observação:

• Fica a critério da empresa remetente, o controle contábil das operações de entrada e retorno de industrialização.


Parametrização do Processo de Industrialização

 

 

Deverão ser criados quatro tipos de movimentos, sendo um para a ‘Entrada da Mercadoria para

Industrialização’, um para o ‘Retorno Simbólico da Mercadoria Utilizada na Industrialização’, um para a cobrança do serviço de industrialização, ‘Industrialização Efetuada para Outra Empresa’ e por último um para o ‘Retorno da Mercadoria não Aplicada na Industrialização’.

 

O tipo de movimento de ‘Entrada de Mercadoria para Industrialização’ terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE Terceiros:


Etapa Item – Identificação

- Tipo dos Itens = Produtos

Estoque - Estoque – Estoque

- Tipo Controle Estoque Terceiros = Remessa / Entrada para Industrialização

- Efeito sobre Saldo DE Terceiros = Aumenta

- Fórmula do Valor Financeiro Terceiros = indicar uma fórmula conforme critério de cálculo do custo médio adotado pela empresa.

O tipo de movimento de ‘Retorno Simbólico Mercadoria Utilizada na Industrialização’ terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE Terceiros:

Mov – Outros Dados

- Usar Cópia de Mov. por Referência = Habilitado

- Motivo de Referência = 12 – Retorno de Mercadoria para Industrialização

Item – Identificação

- Tipo dos Itens = Produtos

- Permitir Item Repetido = Habilitado (necessário porque se a mercadoria devolvida simbolicamente tiver dado entrada na empresa (indústria) em mais de uma nota fiscal, o sistema irá criar um item relacionado para cada nota fiscal recebida).

Estoque – Estoque

- Efeito sobre Saldo DE Terceiros = Diminui

 

Parametrização do Processo de Industrialização - Empresa Recebedora (Industria)

 

O tipo de movimento de Industrialização Efetuada para Outra Empresa terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE Terceiros:

Mov – Outros Dados

- Movimento Relacionado = Habilitado

- Nome Movimento Relacionado = Retorno Simbólico (sugestão)

-Tipo Movimento Relacionado = indicar movimento de retorno simbólico

Observação: Esta parametrização não é exigida, porém sugerimos para relacionar a nota fiscal de faturamento do serviço de industrialização ao retorno simbólico, para que todo o processo fique relacionado.

Item – Identificação 1/2

- Tipo dos Itens = Produtos ou Ambos (de acordo com o processo da empresa, pois este movimento, além da cobrança do serviço de industrialização, pode ter relacionado o produto industrializado pela empresa).

Estoque – Estoque 1/2  

- Efeito sobre Saldo Físico – (2) Saldo Atual = De acordo com o processo da empresa

Estoque – Estoque 2/2  

- Efeito sobre Saldo Financeiro – Saldo Atual = De acordo com o processo da empresa

 


Parametrização do Processo de Industrialização - Empresa Recebedora (Industria)

O tipo de movimento de ‘Retorno de Mercadoria não Aplicada na Industrialização’ terá a seguinte parametrização para que seja possível controlar o estoque DE Terceiros:

 

Mov – Outros Dados

- Usar Cópia de Mov. por Referência = Habilitado

- Motivo de Referência = 11 – Retorno de Mercadoria não Aplicada na Industrialização

Item – Identificação 1/2

- Tipo dos Itens = Produtos

Item – Identificação 2/2

- Permitir Item Repetido = Habilitado (necessário porque se a mercadoria devolvida tiver dado entrada na empresa (indústria) em mais de uma nota fiscal, o sistema irá criar um item relacionado para cada nota fiscal recebida).

Estoque – Estoque 2/2

- Efeito sobre Saldo DE Terceiros = Diminuir

Observação:

Integração Contábil

- Parametrizar de acordo com as obrigações contábeis da empresa

Integração Financeira

- Parametrizar de acordo com regras financeiras da empresa

Integração Fiscal

- Parametrizar de acordo com as obrigações legais da operação.

Os demais parâmetros do tipo de movimento devem ser configurados de acordo com as obrigações da empresa.

 

Observações:

Para mais informações:

 

 


 Consulte o WikiHelp TOTVS


   COMUNIDADE  R@Materiais e Suprimentos

 

Canais de Atendimento:

Abertura de Chamados Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 5 – (Materiais)