No TOTVS Gestão de Estoques, compras e faturamentos, um lote representa um filtro para um ou mais contratos a serem faturados de uma só vez, em um determinado intervalo de datas ou que sejam de um mesmo cliente/fornecedor. O Lote pode conter contratos "periódicos" ou "não periódicos".
Através da tela de Lotes de Contratos são incluídos os lotes, e posteriormente faturados. Nesta tela também é possível consultar o faturamento dos lotes, excluir ou cancelar o faturamento já feito, ou copiar um lote já criado para posteriormente alterá-lo.
Para cada tentativa mal sucedida de faturamento, um log é gerado informando a(s) causas do fracasso. Para visualizar este log é preciso editar o lote e acessar a aba "Mensagens do Arquivo de Log"

Filtros dos Contratos

São considerados, ao faturar o Lote, os contratos que estejam de acordo com os Filtros Obrigatórios e Filtros Opcionais informados no cadastro do Lote.

Na pasta Filtro do ContratoFiltros Obrigatórios quando selecionado no campo Natureza do Contrato a opção Arrendamento Mercantil, no campo Tipo de faturamento dos itens será apresentado apenas a opção Periódico. Este campo não poderá ser alterado ao realizar alterações no Faturamento do Lote.

Na pasta Filtros Opcionais o campo Dia Faturamento é habilitado somente quando o parâmetro Contratos | Definições de Faturamento de Contrato 2/3 | Vencimento em dias fixos  está marcado.

Cancelamento e Exclusão de um Faturamento

A diferença entre o cancelamento e a exclusão do faturamento que no primeiro os movimentos gerados não são excluídos, apenas cancelados, já o segundo exclui todos os movimentos gerados pelo faturamento.

Faturamento pela tela de Manutenção de Contratos

Toda vez que um contrato é faturado pela tela de Manutenção de contratos um lote é gerado referente ao faturamento do contrato. E todas as alterações feitas pela tela de Lotes (faturamento, cancelamento e exclusão) refletem sobre os status dos itens de contrato vinculados no Lote.