Visão Geral

Esse documento descreve as  configuração e as alterações realizadas no processo de Agendamento de Atendimentos Externos para a realização de uma Teleconsulta. Todas as regras e configurações existentes na funcionalidade continuam as mesmas, adicionando regras referentes a Teleconsulta quando configurada.

Configurações Globais para envio de E-mail

Para realização de uma telaconsulta é necessário realizar a configuração do envio de e-mails nos serviços globais, as imagens abaixo descreve o que deve ser configurado para envio de e-mails.

01. Acessar o menu dos Serviços Globais:

02. Selecionar a aba Ambiente > Parâmetros > Parâmetros Globais

03. Na tela de Parâmetros Globais Selecionar a Aba Envio de E-mails e incluir as informações do seu provedor de e-mails no Bloco Parâmetros da Coligada Atual. Será necessário marcar o a opção E-mail da Coligada Atual no bloco Considerar como remetente padrão de envio de e-mails.

Configurações na unidade de atendimento

Para o processo da teleconsulta é necessário incluir na aba PEP o link para o Termo de Consentimento, sem essa informação o agendamento não irá enviar o e-mail para o paciente. Esse link deverá ser um link público para que o paciente leia o Termo de Consentimento, onde estarão todas as regras para teleconsulta.

Atenção: O Termo de Consentimento é de autoria do Cliente onde deverá realizar sua elaboração conforme as leis vigentes para teleconsulta. 


Configurações Teleconsulta por Convênio (Opcional caso utilizar Particular)

Para o processo da teleconsulta utilizando convênio, é necessário o preenchimento do procedimento que será utilizado pela TISS durante o agendamento.
Para o preenchimento do mesmo, existem duas opções:

  1. Preenchimento via agendamento.
  2. Preenchimento via “Condição Contratual” do convênio.

Obs.: Caso o parâmetro esteja preenchido, todo agendamento criado para este convênio virá com o “procedimento padrão” preenchido ao selecionar o tipo de teleconsulta.

Inclusão do Agendamento

O processo de inclusão de agendamento de Teleconsulta segue as mesmas regras e comportamentos definidos no documento de Agendamento. Ao salvar um agendamento um e-mail será enviado para o paciente onde estará detalhada todas as informações da consulta. Ao marcar o campo Teleconsulta um e-mail será solicitado no agendamento e sem essa informação não será possível salvar o agendamento. 


Ao salvar o agendamento as colunas Teleconsulta e E-mail Enviado estarão marcados demostrando que o agendamento é uma Teleconsulta e o e-mail foi enviado para o paciente. Se a coluna E-mail Enviado não for marcada significa que houve problemas ao tentar enviar o e-mail para o destinatário, para mais detalhes basta passar o mouse no check que uma dica será exibida com o motivo do não envio.

Na imagem acima a coluna Email Enviado está mostrando a dia "O parâmetro da urlportal não foi definida", essa mensagem é exibida por que a Teleconsulta se inicia na Gestão Hospitalar, mas é realizado no PEP RM para isso será necessário realizar algumas configurações no PEP.