Árvore de páginas

 

Gia 73 SP

 

Conceito


A Geração do arquivo da GIA73 é uma exigência mensal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Pelo Sistema RMS deverá ser gerado um arquivo, para cada estabelecimento com CNPJ distinto, para posterior importação através do programa da GIA73, disponibilizada pela Internet para transmissão dos dados fiscais ao Fisco.
Este documento tem por objetivo orientar o usuário a seguir todos os procedimentos necessários até a importação dos dados através da Internet.
Sequência dos procedimentos
É muito importante, para o sucesso deste processo, seguir rigorosamente a sequência descrita abaixo:
Validação dos dados
A validação dos dados fiscais deve ser feita diariamente através da conferência dos documentos com os relatórios disponibilizados pela RMS, tais como:

  • Situação das Agendas. Através deste relatório é possível monitorar todas as Notas Fiscais ainda por atualizar no Módulo de Recebimento, visualizando-se os eventuais erros de inconsistências por resolver.
  • Capa de Lote Contábil. Este relatório permite a conferência, por período de data de agenda, após atualizações e eventuais manutenções em Notas já atualizadas, totalizando por Filial, Seção e Agenda, visualizando-se todos os valores fiscais envolvidos. Pode-se também adotar a emissão, na opção de crítica, do Livro Fiscal de Entrada e de Saída referente à data desejada, para realizar tal conferência.
  • Resumo de Entradas e Resumo de Saídas. Através destes dois programas, pode-se extrair da base de dados um resumo, no formato de Livro Fiscal, de diversos valores e por variadas opções, sendo muito útil no acompanhamento de totalizadores fiscais.

 

Descrição do processo


No caso de serem encontrados valores para correção, os mesmos deverão ser efetuados através do programa de manutenção fiscal ou através do programa de troca-chave, obedecendo as parametrizações e permissões de acessos descritos nos procedimentos correspondentes.
Deverão também estar completamente lançados todos os valores de outros débitos e outros créditos, conforme manual de Livros Fiscais.

Cadastros de Estados e de Municípios do Estado de São Paulo

Através do próprio programa da GIA73, deverão ser cadastrados todos os códigos dos Estados Brasileiros e todos os códigos dos Municípios do Estado de São Paulo, utilizando-se da tecla F5 - Crítica, conforme abaixo:
Caso deseje efetuar a crítica simultaneamente para todas as filiais, digitar 0 - zero no campo de Filial.
Este programa irá verificar no Cadastro de Tipos referentes aos emitentes e destinatários das Notas quais Estados ou Municípios do Estado de São Paulo que não estão devidamente cadastrados com os códigos fornecidos pela Secretaria da Fazenda, na Internet, em seu manual de operação.
Existindo algum não cadastrado, o programa irá gerar uma listagem, com a informação do código do fornecedores e descrição do Município do Cadastro de Tipos, conforme abaixo, pela qual o usuário poderá ou dar manutenção no Cadastro de Tipos ou providenciar o devido cadastramento através da tecla F7 - Município:



Após o cadastramento, deverá ser novamente acionada a crítica (F5), até não ser gerada mais nenhuma listagem de Estado ou Município a serem cadastrados.

Geração dos Livros de Entrada e de Saída.

Efetuar a geração dos Livros Registros de Entrada e de Saída, na opção de crítica e resumo, caso ainda não tenham sidos gerados os Livros na opção de definitivo e livro. Observar que nas colunas de resumo e de observações, apenas o campo de "outras" será obrigatório, sendo que os demais são facultativos, conforme abaixo:



Apuração do ICMS para Conferência com a GIA73
Gerar e imprimir o relatório de Apuração de ICMS, seguindo sempre a mesma opção dos Livros, ou seja, crítica ou definitiva.

Geração dos Arquivos da GIA

Voltar novamente para o programa de geração da GIA, teclar a função F6-Ocorrências e efetuar os devidos lançamentos referentes às ocorrências para que o programa processe as informações nos campos solicitados pela GIA:

A seguir, informar loja a loja, o mês e teclar F4-Confirmar, para geração dos arquivos:

Será gerado um arquivo para cada loja, na área de DBX, com o nome composto da seguinte estrutura PLLLMMAA.PRF, onde:
LLL - número da Loja com tres dígitos e sem o dígito de controle;
MM - mês de referência;
AA - ano de referência.
Caso o ambiente operacional seja UNIX, o usuário deverá estar parametrizado para que sua forma de transferência esteja como binário e não como ASC II.

Importação da GIA

Chamar o programa da GIA73 e importar como pré-formatado:

Confirmar o endereço do arquivo:

Confirmar pela Inscrição Estadual e importar novamente: