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Indicadores Gerenciais

 

Conceito


Indicadores de Gestão é um programa que oferece diversas informações em forma de relatórios, que são extraídas do Sistema RMS, processadas e acumuladas diariamente, semanalmente e mensalmente, de forma que o usuário possa consultá-las com fácil navegação e visualização. Sua simplicidade na utilização e elevado nível de detalhamento oferecem uma ferramenta eficaz para análise das informações geradas no sistema.
Esse manual pressupõe que o usuário já esteja familiarizado com o sistema RMS, sua utilização e funcionalidades, em caso de dúvida consulte o Help Desk da RMS ou seu Gerente de Consultoria.

Parametrização


 IMPORTANTE:
Indicar ao sistema que o módulo dos Indicadores de Gestão foi implantado, através do parâmetro:

Parâmetro

Acesso

Conteúdo

Descrição

54

INDCGESTAO

S ou N

Indica se o módulo "Indicadores de Gestão" é utilizado pelo cliente.



Figura 1.1 - Cadastro de Parâmetros
Para gerar automaticamente os dados para compor os relatórios de indicadores de gestão, deve ser criado o JOB: PC_RMS_JOB.START_IND_GER e cadastrado o parâmetro 54 – GERAINDGER – conteúdo = S.
Também é possível gerar os dados manualmente através do programa VGGMGDIG.

Descrição do processo

 

Atualização do Movimento

Para atualizar as tabelas que contém as informações do "Módulo Indicadores", deve-se executar diariamente, semanalmente ou mensalmente a Geração de Indicadores, programa localizado dentro da pasta Indicadores do módulo Gerencial sob o nome "Atualização de Movimento". De acordo com as informações que deseja emitir, informando o código da loja com dígito, a data do movimento (formato dd/mm/aaaa) e selecionando a periodicidade, conforme Figura 01, confirme a execução apertando o botão F4 Confirmar.
Antes de iniciar a atualização do movimento, verificar se os parâmetros abaixo estão cadastrados. Analisar também o manual, onde outros parâmetros, relacionados especificamente a relatórios foram cadastrados, porque serão através deles que as informações serão analisadas.

Parâmetro

Acesso

Conteúdo

Descrição

54

MIXLOCAL

L

Tipos de produtos locais, cadastrados na tabela 41. Exemplo "L".

54

MIXNACIO

N

Tipos de produtos nacionais, cadastrados na tabela 41. Exemplo "N".



Figura 2.1 - Cadastro de Parâmetros



Figura 2.2 Atualização de Movimento


Figura 2.3 – Relatório do Processamento

Programa "Indicadores"

Entrando no Programa de nome "Indicadores" dentro da subpasta de mesmo nome, temos o programa representado pela figura 02.


Selecione o relatórioExecuta um comparativo dos produtos filtradosImprime os relatórios gerados


Figura 2.4 – Indicadores de Gestão
Selecione o relatório desejado (veja detalhes no próximo tópico) e informe as informações de data inicial e final, quando for o caso selecione a ordem de listagem desejada e de serviço, e informe as seguintes informações:
Filial: O sistema automaticamente assume a loja padrão, definida na tela de Identificação do Usuário para acesso ao Sistema RMS. Seu nome fantasia aparece no canto superior esquerdo da tela. O usuário pode selecionar outra loja, digitando o número com dígito, e o sistema disponibiliza o nome da filial automaticamente.
Seção: O padrão é que todas as seções sejam relacionadas em qualquer relatório. Ao selecionar uma seção, todos os relatórios serão emitidos com apenas os dados da seção selecionada.
Após informar as parametrizações do filtro, confirme o processamento apertando o botão F4 Confirmar.


Figura 2.5 – Seleção do Relatório
Nos próximos tópicos iremos tratar especificamente dos relatórios oferecidos pelo
"Programa Indicadores do Gerencial".

Desempenho da Logística

Demonstra, por setor, os valores das compras através do depósito/ plataforma e dos demais fornecedores (figura 03.1).

Navegue pelos níveis utilizando os sinais com "+ ou – ".

Figura 3.1 – Desempenho de Logística.

Exemplo de relatório impresso (no Programa Indicadores, aperte o botão ShF4 Imprimir).
 
Figura 03.2 - Desempenho de Logística – Relatório impresso

Campo

Descrição

Seção

Nome da Seção.


Total Logístico

Valor total das compras da loja através do depósito e plataforma.

Total Comp Direta

Valor total das compras da loja de fornecedores diversos.

Total

Soma do total logístico e total compras diretas.

Perc

Percentagem do total logístico sobre o total geral.

 

  • Níveis de segmentação.


As taxas de integração logística são calculadas em nível de Departamento, Setor e Loja.

  • Periodicidade de Cálculo.


A frequência é diária.

Rupturas de Produtos SEM estoque

Os produtos identificados como rupturas possuem a venda média diária superior a N unidades e a venda real diária inferior ou igual a 50% da venda média diária. (Figura 04.1)
O parâmetro N é fixado em 10 unidades (quando parâmetro não cadastrado, conforme abaixo).

Figura 04.1 produtos sem estoque.

Campo

Descrição

Produto

Código do produto.

Descrição

Nome do produto.

Grade

Quantidade da grade (SKU)

Cor

Código da cor da grade (SKU)

Cód Forn

Código do Fornecedor

Fornecedor

Nome do Fornecedor.

Estq Padrão

Quantidade do Estoque Padrão

Qtde. Est

Estoque disponível por produto.

Qtde. Vda

Venda do produto no dia.

Vda

Demonstra a venda média no período por determinado produto.

Dias Ruptura

Quantidade de dias com ocorrência de ruptura

 

  • Níveis de segmentação.


Os indicadores são calculados em nível de Departamento, Setor, Referências e Loja.

  • Periodicidade de Cálculo.


A frequência é diária.
 Nota Importante:
É considerada ruptura quando a quantidade diária vendida de produtos é menor que:

(Saída Média Unitária * Limite ruptura /100)
Limite de Ruptura = 20 (ou o valor informado no parâmetro).
20 será o valor para quando o parâmetro não for cadastrado.
 IMPORTANTE
Parâmetros para cálculo da ruptura.

Parâmetro

Acesso

Conteúdo

Descrição

54

IGVLSAIMED

Valor

Valor Mínimo Saída Média: se não for informado, parâmetro não será considerado

54

IGVLLIMRUP

Valor

Limite Ruptura: Percentual de divergência máxima entre média de movimentação e movimento do dia



Figura 4.2 - Cadastro de Parâmetros

Rupturas de Produtos COM Estoque

Os produtos identificados como rupturas possuem a venda média diária superior a N unidades e a venda real diária inferior ou igual a 50% da venda média diária. (Figura 05.1)
O parâmetro N é fixado em 10 unidades (ou valor do parâmetro).
Obs: Utilizam os mesmos parâmetros descritos no relatório Rupturas de Produtos sem Estoque.

Figura 5.1 - Rupturas de Produtos COM Estoque

Figura 5.2 - Rupturas de Produtos COM Estoque

Campo

Descrição

Produto

Código do produto.

Descrição

Nome do produto.

Grade

Quantidade da grade(SKU).

Cor

Código da cor da grade(SKU).

Cód Forn

Código do Fornecedor

Fornecedor

Nome do Fornecedor.

Estq Padrão

Quantidade do Estoque.

Qtde. Est

Estoque disponível por produto.

Qtde. Vda

Venda do produto no dia.

Vda.

Demonstra a venda média no período por determinado produto.

Dias Ruptura

Quantidade de dias com ocorrência de ruptura

 

  • Níveis de segmentação.


Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Produtos.

  • Periodicidade de Cálculo.


A frequência é diária.

Produtos com Estoque Negativo


Figura 6.1 - Produtos com Estoque Negativo

São listados os produtos cujo estoque em unidades é menor que 0(zero). (Figura 06.2).

Figura 06.2 - Estoque negativo.

Campo

Descrição

Produto

Código do produto.

Descrição

Nome do produto.

Grade

Quantidade da grade (SKU)

Cor

Código da cor da grade (SKU)

Cód Forn.

Código do Fornecedor

Fornecedor

Nome do Fornecedor.

Qtde. Est

Estoque disponível por produto.

 

  • Níveis de segmentação.


Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Produtos.

  • Periodicidade de Cálculo.


A frequência é diária.

Produtos com maior dias/ valor estoque

São listados os 40 produtos com maior nível de estoque: (figura 08)

  • Em dias: com o estoque mais alto em dias.
  • Em valor: com o estoque mais alto em valor.


Figura 07.1 - Produtos com maior dias/ valor estoque

Campo

Descrição

Produto

Código do produto.

Descrição

Nome do produto.

Grade

Quantidade na grade (SKU)

Cód Forn

Código do Fornecedor.

Fornecedor

Nome do Fornecedor.

Estq Atual

Quantidade de Estoque existente.

Dt. Recep

Data da Recepção do Produto.

Dias Estq

Quantidade máxima de dias permitida para estoque

Custos s/ Impostos

Valor do custo do estoque SEM impostos

Vl. Estoque

Valor total do estoque da filial

 

  • Níveis de segmentação.


Os indicadores são calculados em nível de Filial, Divisão, Departamento, Seção e Produtos.

  • Periodicidade de Cálculo.


A frequência é semanal.

Figura 07.2 - Produtos com maior dias/ valor estoque

Subgrupos com maior dias/ valor estoque

São listados os 20 subgrupos com maior nível de estoque: (Figura 09).

  • Em dias: com o estoque mais alto em dias.
  • Em valor: com o estoque mais alto em valor.


Figura 08.1 - Subgrupos com maior dias/ valor estoque

Campo

Descrição

Grupo

Código do Grupo

Subgrupo

Código do Subgrupo

Descrição

Nome do produto.

Estoque Atual

Quantidade de Estoque existente.

Dias Estoque

Quantidade de dias em estoque.

Valor Estoque

Valor total dos produtos em estoque

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Divisão, Departamento, Seção e Produto.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é semanal.


Figura 08.2 - Subgrupos com maior dias/ valor estoque.

Produtos da Linha Nacional com Estoque e SEM pedidos no mês

Exibe uma listagem de produtos que possuem estoque, no entanto, não tiveram pedidos de compra (figura 9.2):

Figura 09.1 - Produtos da Linha Nacional com Estoque e SEM pedidos no mês.

Figura 09.2 - Produtos da Linha Nacional com Estoque e SEM pedidos no mês.

Campo

Descrição

Produto

Código do produto

Descrição

Nome do produto

Grade

Quantidade do produto na grade (SKU)

Cor

Código da cor na grade (SKU)

Cód Forn

Código do Fornecedor

Fornecedor

Nome do Fornecedor

 

  • Níveis de segmentação.


Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Produto.

  • Periodicidade de Cálculo.


A frequência é mensal.

Produtos com Estoque não vendido há mais de 3 meses

São relacionados todos os produtos da loja sem vendas há 90 dias, com o estoque em unidades superior a 0 (zero), como representado pela figura 10.2:

Figura 10.1 - Produtos com Estoque não vendido há mais de 3 meses.


Figura 10.2 - Produtos com Estoque não vendido há mais de 3 meses

Campo

Descrição

Produto

Código do produto.

Descrição

Nome do produto.

Cód Forn

Código do Fornecedor.

Fornecedor

Nome do fornecedor.

Dt Ult Vda

Data da última venda do produto na loja.

Dt Ult Ent

Data da última entrada do produto na loja.

Estoque

Quantidade do produto em estoque

Custo

Custo do produto para a loja.

Valor

Valor do produto na loja.

 

  • Níveis de segmentação.


Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Produto.

  • Periodicidade de Cálculo.


A frequência é mensal.

Produtos Regionais com Estoque

São relacionados todos os produtos da loja que não pertencem à linha nacional e que possuem estoque em unidades superior a 0(zero), como exemplo temos a tela representada pela figura 11.2

Figura 11.1 - Produtos Regionais com Estoque.



Figura 11.2 - Produtos Regionais com Estoque.

Campo

Descrição

Produto

Código do produto.

Descrição

Nome do produto.

Grade

Quantidade na grade (SKU).

Cor

Código da cor na grade (SKU).

Cód Forn.

Código do Fornecedor.

Fornecedor

Nome do Fornecedor.

Qtd Estoque

Estoque disponível por produto.

Dias Estq

Quantidade em dias de disponibilidade de estoque.

Valor Estoq

Valor do estoque disponível em reais.

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Produto.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é mensal.

Itens Devolvidos

Demonstra o total de sugestões de pedidos modificados, seja na quantidade, custo, bonificação ou condição de pagamento, como demonstrado na figura 12.2:


Figura 12.1 – Itens Devolvidos


Figura 12.2 – Itens Devolvidos

Campo

Descrição

Cod Forn

Código do fornecedor

Nome Fantasia

Nome fantasia do fornecedor.

Qtde Não Cad

Quantidade de produtos recebidos não cadastrados.

Vlr Não Cad

Valor dos produtos recebidos não cadastrados.

Qtde Sem Ped

Quantidade de produtos recebidos sem pedido.

Vlr sem Ped

Valor dos produtos recebidos sem pedidos.

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Fornecedor.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é semanal.

Litígios de Notas Fiscais

São relacionadas às notas fiscais com litígios devido à quantidade, preço, vencimento e outros motivos, comparando-as com o total de notas fiscais recebidas, a figura 13.2 representa a tela do relatório:

Figura 13.1 - Litígios de Notas Fiscais.



Figura 13.2 - Litígios de Notas Fiscais.

Campo

Descrição

Seção

Nome da Seção.

Notas Fiscais Alteradas

 

Qtde

Total de notas fiscais com litígios devido à quantidade.

Preço

Total de notas fiscais com litígios devido ao preço.

Vencto

Total de notas fiscais com litígios devido ao prazo de vencimento.

Outras

Total de notas fiscais com outros litígios.

Geral

Total geral das Notas Fiscais com litígios

Total NFs

Total de notas fiscais recebidas.

Perc. Alt./Total

Percentagem de notas fiscais recebidas sem litígios.

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento e Seção.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é diária.

Desempenho na Emissão de Pedidos

Demonstra quais pedidos foram modificados após o horário limite especificado (figura 14):

Figura 14.1 – Desempenho na Emissão de Pedidos


Figura 14.2 – Desempenho na Emissão de Pedidos

Campo

Descrição

Seção

Nome da Seção.

Ped Emitidos

Totaliza a quantidade de pedidos emitidos.

Ped Dentro Horário

Quantidade de pedidos emitidos no horário.

Ped Fora Horário

Quantidade de pedidos emitidos fora do horário.

Perc Ped Hor/ Total

Percentual de pedidos gerados por hora versus total pedido.


Parâmetro utilizado:

Parâmetro

Acesso

Conteúdo

Descrição

030: Controle de Bases

HORLIMITE

HHMM

Onde para
HH – dois campos para hora.
MM – dois campos para minuto.

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento e Seção.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é diária.

Desempenho na Entrega de Pedidos

Relaciona a quantidade do total de pedidos emitidos no dia e do total de pedidos emitidos no dia da entrega, como temos na figura 15.2:

Figura 15.1 - Desempenho na Entrega de Pedidos.


Figura 15.2 - Desempenho na Entrega de Pedidos.

Campo

Descrição

Seção

Descrição da Seção

Pedidos no Dia

Número de pedidos feitos no dia

Total Pedidos

Número de pedidos feitos no período

Perc Pedidos

Número percentual de pedidos no dia em relação ao total de pedidos

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento e Seção.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é diária.

Desempenho do Recebimento

Relaciona a quantidade, por setor, do total de itens pedidos, total dos itens pedidos e recepcionados na data certa de entrega e a quantidade de itens entregues. (Figura 16.2)


Figura 16.1 - Desempenho do Recebimento.


Figura 16.2 - Desempenho do Recebimento.

Campo

Descrição

Cód. Forn

Código do Fornecedor.

Nome Fantasia

Nome Fantasia do Fornecedor.

Qtde Ped

Quantidade pedida por produto.

Qtde Rec Data Certa

Quantidade recebida até a data agendada.

% Rec. Data Certa

Quantidade recebida até a data agendada em percentual.

Qtde Entregue

Quantidade total que foi recebida.

% Qtde Entregue

Percentual de cada produto dentro do total recebido.

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Fornecedor.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é diária.

Desempenho do Serviço por Volume

Relaciona a quantidade, por setor, do total de volumes pedidos e do total de volumes recebidos. A relação é feita por: (figura 17.2)

Figura 17.1- Desempenho do Serviço por Volume.



Figura 17.2- Desempenho do Serviço por Volume.

Campo

Descrição

Cod Forn

Código do Fornecedor.

Nome Fantasia

Nome Fantasia do Fornecedor.

Qtde Pedida

Total pedido por produto.

Qtde Não Recebida

Total do produto recebido.

Perc Não Rec/Ped

Percentual entre o que foi pedido e recebido.

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Fornecedor.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é diária.

Desempenho do Serviço por Linha de Produto

Relaciona a quantidade, por setor, do total de linhas de pedidos e do total de linhas recepcionadas. A relação é feita por, como na tela representada pela figura 18.2.
ORDEM SERVIÇO:

  • CD: serão relacionados apenas os pedidos solicitados ao CD.
  • Fornecedores: serão relacionados apenas os pedidos solicitados aos fornecedores.
  • Ambos: relaciona todos os pedidos.



Figura 18.1 - Desempenho do Serviço por Linha de Produto.


Figura 18.2 - Desempenho do Serviço por Linha de Produto.

Campo

Descrição

Cód Forn

Código de fornecedor.

Nome Fantasia

Nome Fantasia do Fornecedor.

Qtde Ped

Total de linhas dos pedidos.

Qtde Rec

Linhas recebidas no total, de acordo com o total solicitado.

% Rec Tot

//// Percentual Recebida em relação ao total de pedidos.

Qtde Rec Parc

Linhas Recebidas no total, de acordo com o total solicitado.

% Rec Parc

Percentual recebida parcial em relação ao total de pedidos.

Qtde Não Atendida

Quantidade não atendida.

% Não Atendida

Percentual não atendida em relação ao total de pedidos.

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Fornecedor.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é diária.

Produto com Margem Negativa

São relacionados os produtos com margem inferior a 0(zero). (Figura 19.2).

Figura 19.1 - Produto com Margem Negativa.

Figura 19.2 - Produto com Margem Negativa.

Campo

Descrição

Produto

Código do produto.

Descrição

Nome do produto.

Cod Forn

Código do Fornecedor.

Fornecedor

Nome do fornecedor.

Mrg

Exibe a Margem prevista do cadastro de metas do produto.

Mrg Real

Percentual real da margem atingida.

 

  • Níveis de segmentação.

Os indicadores são calculados em nível de Filial, Departamento, Seção e Produto.

  • Periodicidade de Cálculo.

A frequência é diária.

Função "Comparativo"

Neste módulo são apresentados os resumos de todos os Relatórios dos Indicadores de Gestão, de acordo com a seleção feita.


Figura 20.1 – Comparativo dos indicadores


Figura 20.2 – Comparativo dos indicadores


FiltroRelação dos relatórios
Informações do mês/ ano selecionado
Informações do mesmo mês, porém do ano anterior.

Informações acumuladas.

Figura 20.3 – Comparativo dos indicadores



Figura 20.4 – Comparativo dos indicadores

As colunas "Obj" e "Nív" são informações cadastradas pelo usuário, através do programa VGGMNIEX. São informações que indicam quais os objetivos a serem atingidos em cada indicador e qual o nível esperado.

Figura 20.5 – Comparativo dos indicadores
Deverão ser informados a Filial, a Seção e o mês/ ano.
A seguir preencher as informações para cada tipo de indicador.
Período: informar o mês/ ano.
Opções:

  • Geral (Loja a Loja).

O usuário tem a opção de selecionar para qual Filial deseja visualizar as informações.
A lista ao lado é preenchida com todas as Filiais cadastradas.
Não há opção para selecionar a informação (resumo) de um ou outro relatório. Sempre serão listados TODOS.

Figura 20.6 – Comparativo dos indicadores

Não é permitida a seleçãoSeleção de uma filial.

  • Comparativo "Empresas".

A lista é carregada com todas as empresas cadastradas. O usuário seleciona a empresa e quais as informações do resumo deseja consultar.

Figura 20.7 – Comparativo dos indicadores

Relação das empresasRelação dos relatórios

  • Comparativo "Regiões".


A lista é carregada com todas as regiões cadastradas. O usuário seleciona a região e quais as informações do resumo deseja consultar.

Figura 20.8 – Comparativo dos indicadores
Relação das "Regiões"Relação dos relatórios

  • Comparativo "Lojas".

A lista é carregada com todas as filiais cadastradas. O usuário seleciona a filial e quais as informações do resumo deseja consultar.


Figura 20.9 – Comparativo dos indicadores