Preparação do Meu RH para criação dos atestados

Produto:

Meu RH - Datasul

Ocorrência:

Erro ao tentar carregar uma imagem de atestado no portal Meu RH.

Passo a passo:

Para podermos cadastrar a imagem de um atestado no portal Meu RH linha Datasul necessitamos configurar um catalogo de imagem no programa FP0540 na guia "Visão do Usuário" no campo "Catalogo Atestados".



Este catalogo deve ser criado e configurado através do programa bas_catal_img (Manutenção catalogo de imagem) no aplicativo FOUNDATION módulo Básico guia de cadastros.



As configurações deste catalogo irão informar um nome e definir um caminho para a geração das imagens geradas pelo portal Meu RH no momento de carregarmos um atestado além de definir o aplicativo onde este catalogo será utilizado (HUR - Recursos Humanos).



As informações do atestado serão enviadas para o catalogo de imagens pelo APPSERVER, desta forma o diretório informado deve ser localizado pelo servidor para poder gerar as imagens. 



Quando o diretório informado no "Path Catálogo" é localizado pelo APPSERVER a imagen do atestado é registrada corretamente. Para garantirmos que o processo foi realizado corretamente é fundamental avaliarmos se o arquivo foi gerado com sucesso e se o acesso a este arquivo está disponível de forma adequada. 



Um ponto importante do processo de parametrização quando utilizamos diretórios compartilhados via UNC (caminho de rede \\servidor\pasta), para que tenhamos permissão para geração dos arquivos o serviço do SGBD Progress (AdminService for OpenEdge11.7) responsável pela carga do APPSERVER deve ser carregado com um usuário que tenha permissão de acesso na pasta. Por padrão o serviço do Progress é carregado com a conta SYSTEM que não faz autenticação na rede apenas no servidor local onde o Progress está configurado. Em ambiente Linux, o compartilhamento deverá ter as permissões do usuário que carregou o serviço (proadsv -start), desta forma se utilizamos o usuário root, a permissão dentro do Linux para a pasta compartilhada deverá ter permissão de gravação para este usuário. 




Observações:

  • Em ambientes onde o APPSERVER seja configurado em Linux/Unix o diretório cadastrado no catalogo de imagem deve representar um diretório valido para o sistema operacional "/diretório/pasta". Esta pasta pode ser mapeada via CIFS ou outra tecnologia e ficar em um ambiente Windows, porém para o servidor de APPSERVER Linux/Unix a configuração da mesma deve ser feita apontando para um diretório que o sistema operacional enxergue.
  • É importante que todos os diretórios de catálogo de imagem estejam cadastrados no propath para não ocorrer erros inesperados. Saiba mais em:  Documentação Oficial Progress.