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  • Cadastro de Centros de Custo_CFCM0039


Objetivo: Tem como objetivo cadastrar todos os centros de custos que serão utilizados pela Unidade Agrícola. Ex: Administração, Pecuária, Colheita de Soja, etc.


Campos Obrigatórios:

  • Código do Centro de Custos: o usuário deve digitar um código diferente para cada Centro de Custo que será cadastrado, ex: 1, 2, 20, A1 etc.; (tamanho do campo: 20 caracteres)
  • Descrição Completa: o usuário deve digitar a descrição dos Centros de Custos que serão cadastrados, ex: Plantio de Algodão, Administração, etc.; (tamanho do campo: 30 caracteres)
  • Tipo: o usuário deve indicar se o Centro de Custo que está sendo cadastrado é do tipo: Produtivo, Auxiliar, Administrativo e Comercial;
  • Código do Ramo de Custo: indicar o código do Ramo de Custo que foi cadastrado anteriormente no cadastro de Ramo de Custo, ex: 1  Agrícola, etc.
  • Código do ERP: indicar a codificação desse centro no ERP. Utilizado para realizar baixas e relacionamentos do GEO com o ERP
  • Exporta Mobile: neste campo o usuário deve informar se deseja que os centros de custos estejam disponíveis para exportá-los para o Mobile.
  • Possui Custos de Cultura em Formação: Indica se o Centro de Custo possuir custos de Cultura que se encontra em Formação, para poder junto com a Operação e o Estágio, diferenciar os custos de Cultura em Formação com os custos de Cultura Formada. Quando marcado indica que o Centro de Custo possui custos quando a Cultura se encontra em Formação. Os Centros de Custos que recebem custos, tanto quando a Cultura se encontra em Formação quando a Cultura está Formada devem ser configurados como "Possui Custos de Cultura em Formação". Os custos de cultura em Formação e custos de cultura Formada podem ser visualizados no relatório de Demonstrativo de Resultado Operacional por Talhão e Custos de Cultura em Formação. Para os cálculos de custos dos produtos in natura não são considerados os custos de Cultura em Formação, esses custos devem obtidos através da parcela de exaustão / depreciação / amortização.
  • Número para o Ativo ERP: Número para o Ativo a ser contabilizado. O Número para o Ativo é utilizado na integração de Contabilização de Retorno de Custos ao ERP (quando aplicável ao ERP), onde será enviado na integração para os Centros de Custos de Débito que possuírem o Número para o Ativo informado. (tamanho do campo: 20 caracteres).



Demais Campos:

  • Código da Fase de Custo: indicar o código da Fase de Custo desejada;
  • Código Estruturado: neste campo o usuário pode informar o código estruturado do Centro de Custo que está sendo cadastrado.
  • Cultura / Ocupação: indicar para os centros de custos de cultura (soja, algodão, milho, seringa, etc) qual a cultura correspondente.
  • Conta de Custo para Débito: Conta de Custo de Débito para ser utilizada na contabilização retorno de custo ao ERP. A Conta de Custo de Débito é utilizada na integração de retorno de Custo ao ERP quando configurado para utilizar a Conta Contábil do Centro de Custo (Administração > Configurações Gerais – Grupo de Configuração: Contabilização de Retorno ao ERP). A Conta de Custeio deve estar previamente cadastrada.
  • Empresa: Quando informada indica qual Empresa será utilizada para o retorno de custos ao ERP. Quando não informada utilizará a Empresa para a qual pertence a origem da informação a ser retornada ao ERP. A Empresa deve estar previamente cadastrada e pertencer às Unidades Administrativas as quais o usuário possui direito de acesso. Quando informada a Empresa é obrigatório informar também a Filial. (Tamanho do Campo: 10 caracteres).
  • Filial: Quando informada indica qual Filial será utilizada para o retorno de custos ao ERP. Quando não informada utilizará a Filial para a qual pertence a origem da informação a ser retornada ao ERP. A Filial deve estar previamente cadastrada e pertencer a Empresa informada. Quando informada a Filial é obrigatório informar também a Empresa. (Tamanho do Campo: 10 caracteres).



Filtros:

  • Código: Filtrar o Centro de Custo pelo código.
  • Descrição Completa: Filtrar o Centro de Custo pela Descrição.
  • Tipo: Filtrar o Centro de Custo pelo Tipo (Produtivo, Auxiliar, Administrativo, Comercial ou Outro).
  • Ramo de Custo: Filtrar o Centro de Custo pelo Ramo de Custo.
  • Fase de Custo: Filtrar o Centro de Custo pelo sua Fase de Custo.
  • Cultura/Ocupação: Filtrar o Centro de Custo pela Ocupação.
  • Cultura em Formação: Indica se o Centro de Custo possui custos quando Cultura se encontra em Formação.
    • Ambas: Filtra os Centros de Custos que recebem custos quando a Cultura se encontra em Formação e Formadas.
    • Sim: Filtra os Centros de Custos que recebem custos quando a Cultura se encontra em Formação.
    • Não: Filtra apenas os Centros de Custos que não recebem custos quando a Cultura se encontra em Formação.



Operações/Centro de Custo


Campos Obrigatórios:

  • Operações: o usuário deve relacionar as operações que são realizadas no Centro de Custo que está sendo cadastrado, ex: Centro de Custo: Colheita de Soja  Operações: Colheita de Grãos, Transporte de Grãos, etc.




Ordem de Produção

Campos Obrigatórios:

  • Ano Agrícola: o usuário deve informar o Ano Agrícola do Período de Produção. O Ano Agrícola deve estar previamente cadastrado.
  • Período de Produção: o usuário deve informar o período de produção. O Período de Produção deve estar previamente cadastrado no sistema.
  • Ordem de Produção(ERP): o usuário pode informar a ordem de produção (ERP).




Base de Rateio


Campos Obrigatórios:

  • Data: o usuário deve informar a data para a base de rateio.
  • Base Fixa: o usuário pode informar a base fixa para a base de rateio. A Base Fixa deve estar previamente cadastrada pelo sistema.
  • Base Variável: o usuário pode informar a base variável para a base de rateio. A Base Variável deve estar previamente cadastrada pelo sistema.