Páginas filhas
  • Cadastro de Tipo de Apontamento_CFCM0080


Objetivo: Cadastro de Tipo de Apontamento Agrícola. O usuário poderá cadastrar os tipos de apontamentos agrícolas à serem utilizadas no sistema, configurar para quais as unidades administrativas, os usuários/grupos de usuários e os usuários de aplicativos móveis que poderão utilizar cada Tipo de Apontamento Agrícola.
Menu: Tabelas > Básicos > Tipo de Apontamento Agrícola
Esboço da tela:



Campos Obrigatórios:

  • Código: Código do Tipo de Apontamento Agrícola. Não é permitido mais de um registro de Tipo de Apontamento Agrícola com o mesmo Código. Exemplo: 1, 2, 3, A, B e etc. Código formado por números e/ou letras (maiúsculas). (Tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Descrição: Descrição do Tipo de Apontamento Agrícola. Não é permitido mais de um registro de Tipo de Apontamento Agrícola com a mesma Descrição. (Tamanho do campo: 50 caracteres).
  • Tipo: Identificação do Tipo de Apontamento Agrícola. Se houver registro de apontamento para o Tipo de Apontamento não poderá ser alterada a configuração do Tipo (todos os tipos ficam desabilitados). Tipos:
    • Mecanizada: Apontamento de Atividade Mecanizada.
    • Manual: Apontamento de Atividade Manual.
    • Insumo: Apontamento de Aplicação de Insumo.
    • Plantio: Apontamento de Plantio.
    • Produção: Apontamento de Atividade de Produção.
  • Permite Local de Produção diferente da Ordem de Serviço: Indica se permite informar Local de Produção diferente da Ordem de Serviço Campo (quando informada). Quando marcado indica que permite informar Local de Produção diferente da Ordem de Serviço Campo (quando informada), caso contrário não permite. Por padrão o campo é marcado.


Cabeçalho - Comum
Objetivo: Configurar os campos Comuns do Cabeçalho para o Tipo de Apontamento, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Cabeçalho - Comum" é habilitado para qualquer Tipo de apontamento.

  • Número: Número do Boletim de Apontamento.
    • Utiliza: Indica que o campo Número é utilizado. Campo marcado e desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Indica que o campo Número é obrigatório. Campo marcado e desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando marcado indica que o campo Número é habilitado ao usuário para informar o número manualmente, caso contrário o número será gerado automaticamente de maneira sequencial por Tipo de Apontamento e Unidade Administrativa ficando desabilitado ao usuário. Ao indicar que não será Habilitado, se houverem registros de Apontamento será gerada uma Sequência com o último número de apontamento +1.


  • Data: Data do Apontamento.
    • Utiliza: Indica que o campo Data é utilizado. Campo marcado e desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Indica que o campo Data é obrigatório. Campo marcado e desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Indica que o campo Data é habilitado. Campo marcado e desabilitado ao usuário.


  • Turno: Turno (Diurno/Noturno) do Apontamento.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Turno é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Turno é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Equipe: Equipe que realizou a operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Equipe é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Equipe é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Observação: Observação referente ao Apontamento.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Observação é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Observação é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Temperatura: Temperatura no momento em que foi realizada a operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Temperatura é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Temperatura é obrigatório, campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Umidade: Umidade relativa do ar no momento em que foi realizada a operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Umidade é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Umidade é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Velocidade do Vento: Velocidade do Vento no momento em que foi realizada a operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Velocidade do Vento é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Velocidade do Vento é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Direção do Vento: Direção do Vento no momento em que foi realizada a operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Direção do Vento é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Direção do Vento é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Condição do Solo: Condição do Solo no momento em que foi realizada a operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Condição do Solo é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Condição do Solo é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Condição do Tempo: Condição do Tempo no momento em que foi realizada a operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Condição do Tempo é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Condição do Tempo é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Ordem de Serviço de Campo: Ordem de Serviço de Campo utilizada para realização da operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Ano Agrícola: Ano Agrícola do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza Ano Agrícola na identificação do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Ano Agrícola é utilizado no Cabeçalho - Comum. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio é obrigatório informar o Ano Agrícola no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção estará desmarcado e vice-versa.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Período de Produção: Período de Produção do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Período de Produção é utilizado no Cabeçalho - Comum. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio é obrigatório informar o Período de Produção no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção estará desmarcado e vice-versa. Para utilizar o Período de Produção no Cabeçalho - Comum é necessário configurar a utilização do Ano Agrícola no Cabeçalho - Comum se o sistema estiver configurado para utilizar Ano Agrícola (configuração do Local de Produção).
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.

  • [Fazenda]: Nível 1 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Fazenda] é utilizado no Cabeçalho Comum. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio é obrigatório informar o campo [Fazenda] no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção estará desmarcado e vice-versa.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Setor]: Nível 2 do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza [Setor] / Nível 2 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Setor] é utilizado no Cabeçalho - Comum. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio, e utilizar [Setor] (configuração do Local de Produção), é obrigatório informar o [Setor] no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção o campo estará desmarcado e vice-versa. Para utilizar o [Setor] no Cabeçalho – Comum é necessário configurar a utilização da [Fazenda] no Cabeçalho – Comum.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Talhão]: Nível 3 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Talhão] é utilizado no Cabeçalho - Comum. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio, é obrigatório informar o [Talhão] no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção o campo estará desmarcado e vice-versa. Para utilizar o [Talhão] no Cabeçalho - Comum é necessário configurar a utilização do [Setor] (se configurado que utiliza [Setor] na configuração do Local de Produção no Cabeçalho - Comum). Para utilizar o [Talhão] no Cabeçalho - Comum é necessário configurar a utilização da [Fazenda] e do Período de Produção no Cabeçalho - Comum.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.

  • Centro de Custo: Centro de Custo referente à operação realizada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Centro de Custo é utilizado no Cabeçalho do Apontamento. Se o Tipo for Insumo ou Plantio, o campo é marcado e desabilitado ao usuário. Se o Tipo for Mecanizada e for informada a Área no “Detalhe – Local de Produção” ou no “Cabeçalho – Comum” é obrigatório utilizar o Centro de Custo no Cabeçalho - Comum.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.

  • Operação: Operação realizada:
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Operação é utilizado no Cabeçalho do Apontamento. Se o Tipo for Insumo ou Plantio, o campo é marcado e desabilitado ao usuário. Se informado que utiliza Operação no Cabeçalho é obrigatório informar o campo Centro de Custo também no Cabeçalho. Se o Tipo for Mecanizada e for informada a Área no “Detalhe – Local de Produção” ou no “Cabeçalho – Comum” é obrigatório utilizar a Operação no Cabeçalho - Comum.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  •  Área: Área Trabalhada:
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Área é utilizado no Cabeçalho - Comum. Campo marcado quando o Local de Produção/[Talhão] estiver configurado para ser informado no cabeçalho, o tipo de apontamento deve ser Mecanizada, Plantio ou Insumo, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção o campo estará desmarcado e vice-versa. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado e indica que o campo Área é obrigatório no Cabeçalho – Comum. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado e indica que o campo Área é habilitado no Cabeçalho - Comum, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.

 

  • Equipamento: Equipamento utilizado na execução da atividade:
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o Equipamento é utilizado quando o Tipo de Apontamento for “Mecanizado”. Campo desabilitado ao usuário quando o Tipo de Apontamento for “Mecanizado”.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo habilitado ao usuário, menos quando o tipo de aponta Tipo de Apontamento for “Mecanizado” aonde o equipamento é obrigatório.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza, o mesmo é marcado indicando que o Equipamento é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Dispositivo Móvel - Número: Número do Dispositivo Móvel.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Número do Dispositivo Móvel é utilizado.
    • Obrigatório: Campo desmarcado indicando que o Número do Dispositivo Móvel não é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desmarcado indicando que o Número do Dispositivo Móvel é desabilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Dispositivo Móvel - Número Apontamento: Número do Apontamento no Dispositivo Móvel.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Número do Apontamento no Dispositivo Móvel é utilizado.
    • Obrigatório: Campo desmarcado indicando que o Número do Apontamento no Dispositivo Móvel não é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desmarcado indicando que o Número do Apontamento no Dispositivo Móvel é desabilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Dispositivo Móvel - Usuário: Usuário que realizou o apontamento no Dispositivo Móvel.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Usuário do Dispositivo Móvel é utilizado.
    • Obrigatório: Campo desmarcado indicando que o Usuário do Dispositivo Móvel não é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desmarcado indicando que o Usuário do Dispositivo Móvel é desabilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Quantidade de Bombas: Quantidade de Bombas utilizadas na Aplicação de Insumo.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Quantidade de Bombas é utilizado. Será permitido selecionar “Utiliza” a Quantidade de Bombas quando o [Talhão] estiver marcado, caso contrário não será permitido seleção pelo usuário.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Quantidade de Bombas é obrigatório no cabeçalho Comum. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado
    • Habilitado: Quando marcado indica que o campo Quantidade de Bombas é habilitado no cabeçalho Comum. Campo desabilitado ao usuário


Cabeçalho - Plantio
Objetivo: Configurar os campos do Cabeçalho para o Tipo de Apontamento de Plantio, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Cabeçalho - Plantio" somente é habilitado quando o Tipo for Plantio.

  • Replantio: Indica se o Local de Produção está sendo replantado (Sim/Não).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Replantio é utilizado no cabeçalho de Plantio. Campo marcado quando o Local de Produção/[Talhão] estiver configurado para ser informado no cabeçalho, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Replantio é obrigatório no cabeçalho de Plantio. Campo marcado quando o Local de Produção/[Talhão] estiver configurado para ser informado no cabeçalho, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando marcado indica que o campo Replantio é habilitado no cabeçalho de Plantio. Campo marcado quando o Local de Produção/[Talhão] estiver configurado para ser informado no cabeçalho, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Tratamento de Semente/Muda: Número do Tratamento de Semente/Muda.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Tratamento de Semente/Muda é utilizado. Campo habilitado somente quando o Período de Produção estiver marcado no Cabeçalho Comum, caso contrário o mesmo fica desmarcado e desabilitado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Tratamento de Semente/Muda é obrigatório, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, se marcado como Obrigatório o mesmo será obrigatório somente quando configurado "Informar Tratamento de Sementes/Mudas no Plantio" para a Cultura/Ocupação. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, será habilitado somente configurado que "Utiliza Semente no Plantio" para a Cultura/Ocupação. Se não utiliza Tratamento de Semente/Muda o campo Habilitado é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Peneira: Número da Peneira referente à semente utilizada no Plantio.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Peneira é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Peneira é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, será habilitado somente configurado que "Utiliza Semente no Plantio" para a Cultura/Ocupação. Se não utiliza Peneira o campo Habilitado é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Vigor (%): Percentual de vigor referente à semente utilizada no Plantio.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Vigor é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Vigor é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, será habilitado somente configurado que "Utiliza Semente no Plantio" para a Cultura/Ocupação. Se não utiliza Vigor o campo Habilitado é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Germinação (%): Percentual de germinação referente à semente utilizada no Plantio.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Germinação é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Germinação é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, será habilitado somente configurado que "Utiliza Semente no Plantio" para a Cultura/Ocupação. Se não utiliza Germinação o campo Habilitado é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Densidade (Semente-Muda/m): Densidade em metros da Semente/Muda plantada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Densidade é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Densidade é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Sistema de Cultivo: Sistema de Cultivo a ser utilizado no Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Sistema de Cultivo é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Sistema de Cultivo é obrigatório, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, se marcado como Obrigatório o mesmo será obrigatório somente quando configurado "Obrigar informar Sistema de Cultivo" para a Cultura/Ocupação. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Sistema de Plantio: Sistema de Plantio a ser utilizado no Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Sistema de Plantio é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Sistema de Plantio é obrigatório, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, se marcado como Obrigatório o mesmo será obrigatório somente quando configurado "Obrigar informar Sistema de Plantio" para a Cultura/Ocupação. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Número de Linhas: Número de Linhas a ser utilizada no Plantio.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Número de Linhas é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Número de Linhas é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Royalties: Indica se a semente/muda plantada possui royalties (Sim/Não).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Royalties é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Royalties é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Espaçamento: Espaçamento utilizado no plantio.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Espaçamento é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Espaçamento é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Variedade: Variedade a ser plantada.
    • Utiliza: Quando marcado indicando que o campo Variedade é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando marcado indicando que o campo Variedade é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando marcado indicado que o campo Variedade é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.


Cabeçalho - Insumo
Objetivo: Configurar os campos do Cabeçalho para o Tipo de Apontamento de Insumos e Plantio, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Cabeçalho - Insumo" somente é habilitado quando o Tipo for Insumo e/ou Plantio.

  • Tipo de Aplicação: Tipo/Número de aplicação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Tipo de Aplicação é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Tipo de Aplicação é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Tipo de Bico: Tipo de Bico utilizado na aplicação de insumo.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Tipo de Bico é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Tipo de Bico é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Sistema de Aplicação: Sistema utilizado na aplicação de insumo.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Sistema de Aplicação é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Sistema de Aplicação é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Vazão Programada/ha: Vazão programada por hectare planejada na aplicação de insumo.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Vazão Programada/ha é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Vazão Programada/ha é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Volume Aplicado: Volume total utilizado na aplicação de insumo.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Volume Aplicado é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Volume Aplicado é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • pH Calda: pH da Calda utilizada na aplicação de insumo.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo pH Calda é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo pH Calda é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


Cabeçalho – Mecanizada
Objetivo: Configurar os campos do Cabeçalho para o Tipo de Apontamento de Mecanizada, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Cabeçalho - Mecanizada" somente é habilitado quando o Tipo for Mecanizada.

  • Operador: Operador do equipamento.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Operador é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Operador é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Horário - Cadastro [Jornada do Operador]: Cadastro de Horário utilizado para recuperar a Jornada do Operador.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Horário - Cadastro [Jornada do Operador] é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Horário - Cadastro [Jornada do Operador] é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
  • Hora Inicial – Jornada do Operador: Hora Inicial da Jornada do Operador.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Hora Inicial é utilizado. Quando marcado para utilizar, automaticamente os campos "Hora Final - Jornada do Operador" e "Jornada do Operador" são marcados para sua utilização.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Hora Inicial – Jornada do Operador é obrigatório. Quando marcado como obrigatório, automaticamente os campos "Hora Final - Jornada do Operador" e "Jornada do Operador" são marcados como obrigatórios. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
  • Hora Final – Jornada do Operador: Hora Final da Jornada do Operador.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Hora Final é utilizado. A configuração de utilização do campo Hora Final da Jornada do Operador será sempre a mesma configuração informada para a utilização do campo Hora Inicial - Jornada do Operador. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Hora Final é obrigatório. A configuração de obrigatoriedade do campo Hora Final da Jornada do Operador será sempre a mesma configuração informada para a obrigatoriedade do campo Hora Inicial - Jornada do Operador. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Jornada do Operador: Jornada total do Operador (campo calculado pelo sistema).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Jornada do Operador é utilizado. A configuração de utilização do campo Jornada do Operador será sempre a mesma configuração informada para a utilização do campo Hora Inicial - Jornada do Operador. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado quando configurado que utiliza a Jornada do Operador. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desmarcado indicando que o mesmo não é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.

  •    Refeição 1 [Jornada do Operador]: Horário da primeira refeição do Operador.
    • Utiliza: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, o campo será marcado e desabilitado. Caso contrário, o campo ficará desmarcado e habilitado.
    • Obrigatório: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, o campo fica habilitado e desmarcado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza esteja marcado o campo fica habilitado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza esteja desmarcado o campo fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, e o campo Obrigatório estiver desmarcado, o campo ficará marcado e desabilitado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza estiver marcado, o campo fica desabilitado e marcado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza estiver desmarcado o campo fica desabilitado e desmarcado.

  •   Refeição 2 [Jornada do Operador]: Horário da segunda refeição do Operador.
    • Utiliza: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, o campo será marcado e desabilitado. Caso contrário, o campo ficará desmarcado e habilitado.
    • Obrigatório: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, o campo fica habilitado e desmarcado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza esteja marcado o campo fica habilitado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza esteja desmarcado o campo fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, e o campo Obrigatório estiver desmarcado, o campo ficará marcado e desabilitado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza estiver marcado, o campo fica desabilitado e marcado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza estiver desmarcado o campo fica desabilitado e desmarcado.
  • Intervalo 1 [Jornada do Operador]: Horário do primeiro Intervalo do Operador.
    • Utiliza: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, o campo será marcado e desabilitado. Caso contrário, o campo ficará desmarcado e habilitado.
    • Obrigatório: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, o campo fica habilitado e desmarcado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza esteja marcado o campo fica habilitado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza esteja desmarcado o campo fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, e o campo Obrigatório estiver desmarcado, o campo ficará marcado e desabilitado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza estiver marcado, o campo fica desabilitado e marcado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza estiver desmarcado o campo fica desabilitado e desmarcado.
  • Intervalo 2 [Jornada do Operador]: Horário do segundo Intervalo do Operador.
    • Utiliza: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, o campo será marcado e desabilitado. Caso contrário, o campo ficará desmarcado e habilitado.
    • Obrigatório: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, o campo fica habilitado e desmarcado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza esteja marcado o campo fica habilitado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza esteja desmarcado o campo fica desmarcado e desabilitado.
  • Habilitado: Se marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]”, e o campo Obrigatório estiver desmarcado, o campo ficará marcado e desabilitado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza estiver marcado, o campo fica desabilitado e marcado. Caso não esteja marcada a opção “Horário - Cadastro [Jornada do Operador]” e o campo Utiliza estiver desmarcado o campo fica desabilitado e desmarcado.


Integração REX

Para habilitar a integração de boletins gerados pela plataforma REX junto aos apontamentos do PIMS MC, deve-se criar e configurar um Tipo de Apontamento Agrícola específico para “REX”, com base nas informações apresentadas nesta seção. A mesma estrutura apresentada deve ser utilizada, permitindo que os dados de boletins sejam corretamente integrados/importados pela plataforma PIMS MC.

Por meio da interface de “Cadastro de Tipo de Apontamento”, deve-se configurar um novo tipo contendo as seguintes informações:

  • Código: “EREX”;
  • Descrição: “REX”;
  • Permite Local de Produção diferente de Ordem de Serviço”: valor habilitado (marcado);
  • Tipo: “Mecanizada”;


Após definir as configurações básicas do cadastro de um novo Tipo de Apontamento, as informações de atributos deste apontamento devem ser definidas (seguir modelo proposto, para assegurar que os dados serão corretamente consumidos e integrados à plataforma PIMS MC):


  • Atributos para “Cabeçalho – Comum” do Tipo de Apontamento Agrícola “ REX”: Marcar os atributos Número, Data, Turno, Observação, Centro de Custo, Operação e Equipamento.


  • Atributos para “Cabeçalho – Mecanizada” do Tipo de Apontamento Agrícola “REX”: Marcar os atributos Operador, Hora Inicial [Jornada do Operador], Hora Final [Jornada do Operador] e Jornada do Operador.


  • Atributos para “Detalhe – Local de Produção” do Tipo de Apontamento Agrícola “REX”: Marcas os atributos Ano Agrícola, Período de Produção, [Fazenda], [Setor], [Talhão] e Área.


  • Atributos para “Detalhe – Mecanizada” do Tipo de Apontamento Agrícola “ REX”: Marcar os atributos Ordem de Serviço de Campo, Ano Agrícola, Período de Produção, [Fazenda], [Setor], [Talhão], Operação, Implemento, Hr/km Inicial, Hr/Km Final e Hr/Km Total.

Após a criação de um Tipo de Apontamento Agrícola “REX”, este deve ser parametrizado para o Grupo de Parâmetro 45 e Parâmetro “Apontamento Agrícola”. Desta forma, o processo de integração REX e PIMS MC será configurado para (i) consumir dados da plataforma de boletins e (ii) integrá-los no Tipo de Apontamento “ REX”, criado/configurado especificamente para esta integração.


Cabeçalho - Produção

Objetivo: Configurar os campos do Cabeçalho para o Tipo de Apontamento de Produção, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Cabeçalho - Produção" somente é habilitado quando o Tipo for Produção.



  • Produção: Produção da Operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Produção é utilizado no cabeçalho de Produção. Campo marcado quando o Local de Produção/[Talhão] estiver configurado para ser informado no Cabeçalho Comum, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Produção é obrigatório no cabeçalho de Produção. Campo marcado quando o Local de Produção/[Talhão] estiver configurado para ser informado no cabeçalho, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando marcado indica que o campo Produção é habilitado no cabeçalho de Produção. Campo marcado quando o Local de Produção/[Talhão] estiver configurado para ser informado no cabeçalho, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.

Cabeçalho - Linhas de Plantio

Objetivo: Configurar os campos do Cabeçalho para Linha de Plantio, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Cabeçalho - Linhas de Plantio" somente é habilitado quando o Tipo for Plantio.

  • Evento em Plantas: Evento das plantas das Linhas de Plantio
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Evento em Plantas é utilizado no cabeçalho de Plantio.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Evento em Plantas é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


Detalhe - Insumo
Objetivo: Configurar os campos do Detalhe para o Tipo de Apontamento de Insumos, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Detalhe - Insumo" somente é habilitado quando o Tipo for Insumo e/ou Plantio.

  • Insumo: Insumo aplicado.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Insumo é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Insumo é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Insumo é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Número de Lote: Número do Lote do insumo aplicado.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Número de Lote é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Número de Lote é obrigatório, porém descrito que é condicionalmente, ou seja, se o Insumo for controlado por Lote o mesmo será obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Número de Lote é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Depósito: Depósito para baixa de estoque do insumo. Quando se utiliza integração para movimentação de estoque é necessário utilizar o Depósito e o mesmo ser obrigatório.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Depósito é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Depósito é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Dose Programada/ha: Dose programada por hectare para o Insumo.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Dose Programada/ha é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Dose Programada/ha é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Quantidade Total: Quantidade Total do Insumo aplicado.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Quantidade Total é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Quantidade Total é obrigatório, porém descrito que é condicionalmente: A quantidade deve estar informada na guia de Insumo ou em Insumos por Locais. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Quantidade Total é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Procedência: Procedência da Semente/Muda.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Procedência é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Procedência é obrigatório, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, se marcado como Obrigatório o mesmo será obrigatório somente para Semente/Muda. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, porém descrito que será condicionalmente, ou seja, será habilitado somente para Semente/Muda. Se não utiliza Procedência o campo Habilitado é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


Detalhe - Local de Produção
Objetivo: Configurar os campos do Detalhe para o Local de Produção, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Detalhe - Local de Produção" somente é habilitado quando o Tipo for Mecanizada, e/ou Insumo e/ou Plantio.

  • Ano Agrícola: Ano Agrícola do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza Ano Agrícola na identificação do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Área é utilizado no Detalhe do Local de Produção. Somente é possível utilizar a área quando o [Talhão] está configurado para ser utilizado no “Detalhe – Local de Produção” ou no “Cabeçalho – Comum”.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Período de Produção: Período de Produção do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Período de Produção é utilizado no Detalhe do Local de Produção. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio é obrigatório informar o Período de Produção no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção estará desmarcado e vice-versa. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Fazenda]: Nível 1 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Fazenda] é utilizado no Detalhe do Local de Produção. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio é obrigatório informar o campo [Fazenda] no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção estará desmarcado e vice-versa. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Setor]: Nível 2 do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza [Setor] / Nível 2 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Setor] é utilizado no Detalhe do Local de Produção. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio, e utilizar [Setor] (configuração do Local de Produção), é obrigatório informar o [Setor] no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção o campo estará desmarcado e vice-versa. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Talhão]: Nível 3 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Talhão] é utilizado no Detalhe do Local de Produção. Se o Tipo for de Insumo e/ou Plantio é obrigatório informar o [Talhão] no Cabeçalho Comum ou no Detalhe do Local de Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe do Local de Produção o campo estará desmarcado e vice-versa. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Área: Área trabalhada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Área é utilizado no Detalhe do Local de Produção.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Replantio: Indica se o Local de Produção está sendo replantado (Sim/Não).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Replantio é utilizado no Detalhe do Local de Produção. Campo marcado quando o Tipo for Plantio e o Local de Produção/[Talhão] não estiver configurado para ser informado no cabeçalho comum, caso contrário o mesmo estará desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Variedade: Indica que será demonstrado a variedade plantada informada no cadastro de [talhão] (cadastro (parte 1)).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Variedade é demonstrado no Detalhe do Local de produção. Será permitido selecionar “Utiliza” a variedade quando o [Talhão] estiver marcado, caso contrário não será permitido seleção pelo usuário.
    • Obrigatório: Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desabilitado ao usuário.


  • Quantidade de Bomba: Quantidade de Bombas utilizadas na Aplicação de Insumo.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Quantidade de Bombas é utilizado no Detalhe do Local de produção. Será permitido selecionar “Utiliza” a quantidade de bombas quando o [Talhão] estiver marcado, caso contrário não será permitido seleção pelo usuário.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Quantidade de Bombas é obrigatório no Detalhe do Local de produção. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado
    • Habilitado: Quando marcado indica que o campo Quantidade de Bombas é habilitado no Detalhe do Local de produção. Campo desabilitado ao usuário.


Detalhe - Mecanizada

Objetivo: Configurar os campos do Detalhe para Mecanizada, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Detalhe - Mecanizada" somente é habilitado quando o Tipo for Mecanizada.

  • Ordem de Serviço de Campo: Ordem de Serviço de Campo utilizada para realização da operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é utilizado. Se a Ordem de Serviço de Campo estiver marcada no "Cabeçalho - Comum", esse campo fica desmarcado e desabilitado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Ano Agrícola: Ano Agrícola do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza Ano Agrícola na identificação do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Ano Agrícola é utilizado no Detalhe da Mecanizada. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe da Mecanizada estará desmarcado e desabilitado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Ano Agrícola é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Período de Produção: Período de Produção do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Período de Produção é utilizado no Detalhe da Mecanizada. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe da Mecanizada estará desmarcado e desabilitado. Para utilizar o Período de Produção no Detalhe da Mecanizada é necessário configurar a utilização do Ano Agrícola no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe da Mecanizada, se o sistema estiver configurado para utilizar Ano Agrícola (configuração do Local de Produção).
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Período de Produção é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Centro de Custo: Centro de Custo referente à operação realizada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Centro de Custo é utilizado no Detalhe da Mecanizada.Se não marcado para Utilizar no Cabeçalho Comum, no Detalhe da Mecanizada estará marcado e desabilitado.
    •  Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Operação: Operação realizada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Operação é utilizado no Detalhe da Mecanizada. Se não marcado para Utilizar no Cabeçalho Comum, no Detalhe da Mecanizada estará marcado e desabilitado.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Operação Principal: Operação principal realizada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Operação Principal é utilizado no Detalhe da Mecanizada.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Fazenda]: Nível 1 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Fazenda] é utilizado no Detalhe da Mecanizada. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe da Mecanizada estará desmarcado e desabilitado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo [Fazenda] é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Setor]: Nível 2 do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza [Setor] / Nível 2 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Setor] é utilizado no Detalhe da Mecanizada. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe da Mecanizada o campo estará desmarcado e desabilitado. Se configurado para Utilizar, é necessário que o campo [Fazenda] esteja configurado para utilizar no Cabeçalho ou no Detalhe de Mecanizada.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo [Setor] é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Talhão]: Nível 3 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Talhão] é utilizado no Detalhe da Mecanizada. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe da Mecanizada o campo estará desmarcado e desabilitado. Para utilizar o [Talhão] no Detalhe da Mecanizada é necessário configurar a utilização do [Setor] (se configurado que utiliza [Setor] na configuração do Local de Produção) no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe da Mecanizada. Para utilizar o [Talhão] no Detalhe da Mecanizada é necessário configurar a utilização da [Fazenda] e do Período de Produção no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe da Mecanizada.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo [Talhão] é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Implemento: Implemento agrícola utilizado na realização da operação.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Implemento é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Implemento é obrigatório, porém descrito que é condicionalmente, ou seja, se o Operação estiver configurada que utiliza Implemento o mesmo será obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Implemento é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Hr/Km Inicial: Horímetro/Odômetro inicial.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Hr/Km Inicial é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Hr/Km Inicial é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Hr/Km Inicial é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Hr/Km Final: Horímetro/Odômetro final.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Hr/Km Final é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Hr/Km Final é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Hr/Km Final é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Hr/Km Total: Horímetro/Odômetro total.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Hr/Km total é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Hr/Km Final é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desmarcado indicando que o campo Hr/Km Final é desabilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Produção: Produção do equipamento (informativo).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Produção é utilizado no Detalhe da Mecanizada.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Produção é obrigatório, porém descrito que é condicionalmente, ou seja, se a Operação estiver configurada que informa Produção na Mecanizada o mesmo será obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Variedade: Indica que será demonstrado a variedade plantada informada no cadastro de [talhão] (cadastro (parte 1)).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Variedade é demonstrado no detalhe do Mecanizado. Será permitido selecionar “Utiliza” a variedade quando o [Talhão] estiver marcado, caso contrário não será permitido seleção pelo usuário.
    • Obrigatório: Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desabilitado ao usuário.


Detalhe - Mecanizada - Medições da Máquina

Objetivo: Configurar os campos do Detalhe para Mecanizada - Medições da Máquina, indicando se o mesmo será utilizado. O grupo de campos "Detalhe - Mecanizada - Medições da Máquina" somente é habilitado quando o Tipo for Mecanizada.

  • Demonstrar as medições realizadas pela máquina.
    • Utiliza: Quando marcado indica que a aba medições da máquina e seus dados será exibida em um apontamento do tipo Mecanizada. Esse campo fica desmarcado por padrão, podendo ser habilitado.
    • Obrigatório: Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desabilitado ao usuário.


Detalhe - Manual
Objetivo: Configurar os campos do Detalhe para Manual, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Detalhe - Manual" somente é habilitado quando o Tipo for Manual.

  • Ordem de Serviço de Campo: Ordem de Serviço de Campo utilizada para realização da operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é utilizado. Se a Ordem de Serviço de Campo estiver marcada no "Cabeçalho - Comum", esse campo fica desmarcado e desabilitado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Ano Agrícola: Ano Agrícola do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza Ano Agrícola na identificação do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Ano Agrícola é utilizado no Detalhe - Manual. É obrigatório informar o Ano Agrícola no Cabeçalho Comum ou no Detalhe - Manual. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Manual estará desmarcado e vice-versa. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Período de Produção: Período de Produção do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Período de Produção é utilizado no Detalhe - Manual. É obrigatório informar o Período de Produção no Cabeçalho Comum ou no Detalhe - Manual. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Manual estará desmarcado e vice-versa. Para utilizar o Período de Produção no Detalhe - Manual é necessário configurar a utilização do Ano Agrícola no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe - Manual, se o sistema estiver configurado para utilizar Ano Agrícola (configuração do Local de Produção). Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Centro de Custo: Centro de Custo referente à operação realizada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Centro de Custo é utilizado no Detalhe - Manual.

Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe da Manual estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Campo desabilitado ao usuário.

    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Operação: Operação realizada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Operação é utilizado no Detalhe - Manual. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Manual estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Fazenda]: Nível 1 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Fazenda] é utilizado no Detalhe - Manual. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Manual estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Setor]: Nível 2 do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza [Setor] / Nível 2 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Setor] é utilizado no Detalhe - Manual. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Manual o campo estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Se configurado para Utilizar, é necessário que o campo [Fazenda] esteja configurado para utilizar no Cabeçalho ou no Detalhe - Manual. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Talhão]: Nível 3 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Talhão] é utilizado no Detalhe - Manual. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Manual o campo estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Para utilizar o [Talhão] no Detalhe - Manual é necessário configurar a utilização do [Setor] (se configurado que utiliza [Setor] na configuração do Local de Produção) no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe - Manual. Para utilizar o [Talhão] no Detalhe - Manual é necessário configurar a utilização da [Fazenda] e do Período de Produção no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe - Manual. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo [Talhão] é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Funcionário: Funcionário que realizou a operação.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Funcionário é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Funcionário é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Funcionário é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Hora Inicial: Hora inicial de realização da operação.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Hora Inicial é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Hora Inicial é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Hora Inicial é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Hora Final: Hora final de realização da operação.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Hora Final é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Hora Final é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Hora Final é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Quantidade de Recursos: Quantidade recursos (funcionários) utilizados para realização da operação.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Quantidade de Recursos é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Quantidade de Recursos é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Quantidade de Recursos é habilitado, porém descrito que é condicionalmente, ou seja, se o Funcionário estiver configurado que é Coletivo o mesmo será habilitado, caso contrário será desabilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Jornada: Jornada/duração para realização da operação.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Jornada é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Jornada é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Jornada é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Produção: Produção da operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Produção é utilizado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Produção é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado. A obrigatoriedade poderá ter as condições:
      • Não (não será obrigatório).
      • Sim (será sempre obrigatório).
      • Quando Terceiros (será obrigatório quando o funcionário for Terceiro, ou seja, não for próprio).
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Variedade: Indica que será demonstrado a variedade plantada informada no cadastro de [talhão] (cadastro (parte 1)).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Variedade é demonstrado no detalhe do Manual. Será permitido selecionar “Utiliza” a variedade quando o [Talhão] estiver marcado, caso contrário não será permitido seleção pelo usuário.
    • Obrigatório: Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desabilitado ao usuário.


Detalhe - Produção
Objetivo: Configurar os campos do Detalhe para Produção da operação, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Detalhe - Produção" somente é habilitado quando o Tipo for Produção.

  • Ordem de Serviço de Campo: Ordem de Serviço de Campo utilizada para realização da operação.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é utilizado. Se a Ordem de Serviço de Campo estiver marcada no "Cabeçalho - Comum", esse campo fica desmarcado e desabilitado.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo Ordem de Serviço de Campo é obrigatório. Campo habilitado quando configurado que Utiliza, caso contrário fica desmarcado e desabilitado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Ano Agrícola: Ano Agrícola do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza Ano Agrícola na identificação do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Ano Agrícola é utilizado no Detalhe - Produção. É obrigatório informar o Ano Agrícola no Cabeçalho Comum ou no Detalhe - Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Produção estará desmarcado e vice-versa. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Período de Produção: Período de Produção do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Período de Produção é utilizado no Detalhe - Produção. É obrigatório informar o Período de Produção no Cabeçalho Comum ou no Detalhe - Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Produção estará desmarcado e vice-versa. Para utilizar o Período de Produção no Detalhe - Produção é necessário configurar a utilização do Ano Agrícola no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe - Produção, se o sistema estiver configurado para utilizar Ano Agrícola (configuração do Local de Produção). Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Centro de Custo: Centro de Custo referente à operação realizada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Centro de Custo é utilizado no Detalhe - Produção.

Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe da Produção estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Campo desabilitado ao usuário.

    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Operação: Operação realizada.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Operação é utilizado no Detalhe - Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Produção estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Fazenda]: Nível 1 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Fazenda] é utilizado no Detalhe - Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Produção estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Setor]: Nível 2 do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza [Setor] / Nível 2 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Setor] é utilizado no Detalhe - Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Produção o campo estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Se configurado para Utilizar, é necessário que o campo [Fazenda] esteja configurado para utilizar no Cabeçalho ou no Detalhe - Produção. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • [Talhão]: Nível 3 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Talhão] é utilizado no Detalhe - Produção. Se marcado para Utilizar no Cabeçalho, no Detalhe - Produção o campo estará desmarcado, caso contrário estará marcado. Para utilizar o [Talhão] no Detalhe - Produção é necessário configurar a utilização do [Setor] (se configurado que utiliza [Setor] na configuração do Local de Produção) no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe - Produção. Para utilizar o [Talhão] no Detalhe - Produção é necessário configurar a utilização da [Fazenda] e do Período de Produção no Cabeçalho - Comum ou no Detalhe - Produção. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando marcado indica que o campo [Talhão] é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Produção: Produção da operação.
    • Utiliza: Campo marcado indicando que o campo Produção é utilizado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Campo marcado indicando que o campo Produção é obrigatório. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo marcado indicando que o campo Produção é habilitado. Campo desabilitado ao usuário.


  • Variedade: Indica que será demonstrado a variedade plantada informada no cadastro de [talhão] (cadastro (parte 1)).
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo Variedade é demonstrado no detalhe de Produção. Será permitido selecionar “Utiliza” a variedade quando o [Talhão] estiver marcado, caso contrário não será permitido seleção pelo usuário.
    • Obrigatório: Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Campo desabilitado ao usuário.


Detalhe – Linhas de Plantio

Objetivo: Configurar os campos do Detalhe para Linha de Plantio, indicando se o mesmo será utilizado, se será obrigatório e se estará habilitado. O grupo de campos "Detalhe - Linha de Plantio" é habilitado para os Tipos de Apontamento (Mecanizada, Insumo e Plantio).

  • [Fazenda]: Nível 1 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Fazenda] é utilizado no “Detalhe - Linha de Plantio”. Somente é possível utilizar a Linha de Plantio quando o [Talhão] está configurado para ser utilizado no “Detalhe - Local de Produção” ou no “Cabeçalho - Comum”. Se marcado que utiliza a [Fazenda] no “Cabeçalho - Comum”, na Linha de Plantio estará desmarcado. Se marcado que utiliza Linha de Plantio, é obrigatório utilizar [Fazenda] no “Cabeçalho - Comum” ou no “Detalhe - Linha de Plantio”.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário. 
  • [Setor]: Nível 2 do Local de Produção. Configuração visível somente quando configurado que Utiliza [Setor] / Nível 2 do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Setor] é utilizado no “Detalhe - Linha de Plantio”. Somente é possível utilizar a Linha de Plantio quando o [Talhão] está configurado para ser utilizado no “Detalhe - Local de Produção” ou no “Cabeçalho - Comum”. Se marcado que utiliza o [Setor] no “Cabeçalho - Comum”, na Linha de Plantio estará desmarcado. Se marcado que utiliza Linha de Plantio, é obrigatório utilizar [Setor] no “Cabeçalho - Comum” ou no “Detalhe - Linha de Plantio”.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário. 
  • [Talhão] Físico(a): Nível 3 físico do Local de Produção.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo [Talhão] Físico é utilizado no “Detalhe - Linha de Plantio”. Somente é possível utilizar a Linha de Plantio quando o [Talhão] está configurado para ser utilizado no “Detalhe - Local de Produção” ou no “Cabeçalho - Comum”. Se marcado que utiliza o [Talhão] no “Cabeçalho - Comum”, na Linha de Plantio estará desmarcado. Se marcado que utiliza Linha de Plantio, é obrigatório utilizar [Talhão] no “Cabeçalho - Comum” ou no “Detalhe - Linha de Plantio”.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário. 
  • Linha de Plantio: Número da Linha de Plantio.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo “Linha de Plantio” é utilizado no “Detalhe - Linha de Plantio”. Somente é possível utilizar a Linha de Plantio quando o [Talhão] está configurado para ser utilizado no “Detalhe - Local de Produção” ou no “Cabeçalho - Comum”.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário. 
  • Apontamento Anterior: O apontamento de Evento em Plantas por Linha de Plantio anterior ao apontamento atual.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo “Apontamento Anterior” é utilizado no “Detalhe - Linha de Plantio”. Marcado quando utiliza “Linha de Plantio” e o Tipo de Apontamento é de Plantio. Campo desabilitado ao usuário.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado como obrigatório condicionalmente, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário. Será obrigatório quando configurado que o Evento de Planta informado no apontamento necessita de situação anterior da Planta.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.
  • Número de Plantas: Número de Plantas para a Linha.
    • Utiliza: Quando marcado indica que o campo “Número de Plantas” é utilizado no “Detalhe - Linha de Plantio”. Marcado e desabilitado quando o tipo de Apontamento for de Plantio e estiver configurado que utiliza “Linha de Plantio”. Se não utiliza “Linha de Plantio” o campo fica desmarcado e desabilitado. Se utiliza “Linha de Plantio” mas o tipo do apontamento não é de Plantio, o campo fica habilitado para o usuário indicar se o mesmo será ou não utilizado.
    • Obrigatório: Quando configurado que Utiliza e o tipo de apontamento é de Plantio, o campo fica marcado e desabilitado. Se marcado que utiliza e o tipo de apontamento não for de Plantio, o campo fica habilitado para o usuário indicar se é ou não obrigatório.
    • Habilitado: Quando configurado que Utiliza o mesmo é marcado, caso contrário é desmarcado. Campo desabilitado ao usuário.


Unidades 

Objetivo: Configurar para quais Unidades Administrativas o tipo de apontamento agrícola unificado está disponível para inclusão de novos apontamentos.


Campos Obrigatórios:

  • Unidade Administrativa: Unidade Administrativa para a qual o Tipo de Apontamento Agrícola pertence. A Unidade Administrativa deve estar previamente cadastrada. Não pode registrar mais de uma vez a mesma Unidade Administrativa para o mesmo Tipo de Apontamento Agrícola Unificado.
  • Ativo: Indica se o tipo de apontamento está "ativo" para a Unidade Administrativa. Quando marcado indica que o está "ativo", caso contrário, indica que está "inativo". Somente será permitido incluir novos apontamentos para os tipos de apontamentos que estão ativos para a Unidade Administrativa corrente.


Demais validações:

  • Não é permitido alterar/excluir Unidade Administrativa se já possuir apontamento para o Tipo de Apontamento Agrícola e a Unidade Administrativa.


Direitos de Acesso
Objetivo: Configurar os Grupos de Usuários e Usuários que podem utilizar o Tipo de Apontamento Agrícola Unificado. Se não for informado nenhum Grupo de Usuário e/ou Usuário indica que o Tipo de Apontamento Agrícola Unificado pode ser utilizado por qualquer Usuário.




Grupos de usuários:

  • Permite configurar quais os Grupos de Usuários podem utilizar o Tipo de Apontamento Agrícola.


Exceções:

  • Permite configurar quais os usuários deverão ser tratados como exceção.
  • ID usuário: Usuário que será tratado como exceção.
  • Permite (Sim/Não): Indica como será tratada a exceção para o usuário (Sim-Indica que será permitido utilizar o Tipo de Apontamento Agrícola Unificado para o usuário independente se o Grupo do Usuário estar ou não configurado para permissão. Não-Indica que "não" será permitido utilizar o Tipo de Apontamento Agrícola Unificado para o usuário independente se o Grupo do Usuário está ou não configurado para permitir.


Usuários - Aplicativos Móveis
Objetivo: Configurar os Usuários - Aplicativos Móveis que podem utilizar o Tipo de Apontamento Agrícola.


Campos Obrigatórios:

  • Usuário: Código do usuário do Aplicativo Móvel com permissão para utilizar o Tipo de Apontamento Agrícola Unificado. O usuário deve estar previamente cadastrado e pertencer as Unidades Administrativas associadas ao Tipo de Apontamento Agrícola Unificado. (Tamanho do Campo: 10 Inteiros).



Filtros:

  • Código: Código do Tipo de Apontamento. (Tamanho do Campo: 10 Caracteres).
  • Descrição: Descrição do Tipo de Apontamento. (Tamanho do Campo: 50 Caracteres).
  • Tipo: Identificação do Tipo de Apontamento Agrícola. Tipos:
    • Mecanizada: Apontamento de Atividade Mecanizada.
    • Manual: Apontamento de Atividade Manual.
    • Insumo: Apontamento de Aplicação de Insumo.
    • Plantio: Apontamento de Plantio.



Relatório:

  • Os filtros da tela serão aplicados para o relatório.






Campos:

  • Código: Código do Tipo de Apontamento.
  • Descrição: Descrição do Tipo de Apontamento.
  • Mecanizada: Indica se o tipo de apontamento é de Mecanizada (Sim/Não)
  • Manual: Indica se o tipo de apontamento é de Manual (Sim/Não)
  • Insumo: Indica se o tipo de apontamento é de Insumo (Sim/Não)
  • Plantio: Indica se o tipo de apontamento é de Plantio (Sim/Não)
  • Produção: Indica se o tipo de apontamento é de Produção (Sim/Não)