Páginas filhas
  • Locais_AERM0001



Campos para Recuperar os Locais:

  • Fazenda: Neste campo o usuário deve informar a fazenda onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada.
  • Setor: Neste campo o usuário deve informar o [Setor] onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada e deve estar associado a [Fazenda]. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.

Campo para exibir Área Total da Ordem de Serviço:

  • Área Total da OS: Este campo exibe a soma de todas ás áreas cadastradas ou a serem cadastradas na Ordem de Serviço.


Demais Funcionalidades:

  • Quando informar a [Fazenda] o botão "Recuperar Locais" fica habilitado, caso contrário o botão "Recuperar Locais" fica desabilitado.
  • Quando informar a [Fazenda] e clicar no botão Recuperar Locais, será recuperado os setores e talhões disponíveis para executar atividade de campo e que estejam associados a [Fazenda], Período de Produção e Ano Agrícola.
  • Quando informar a [Fazenda] e o [Setor] e clicar no botão Recuperar Locais, será recuperado os talhões disponíveis para executar atividades de campo e que estejam associados a [Fazenda], [Setor], Período de Produção e Ano Agrícola.
  • Opção de recuperar a [Variedade] associada ao [Talhão], quando o parâmetro [Habilita exibir o código e descrição abreviada da Variedade na Grid Locais na Ordem de Serviço] localizado em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo", estiver configurado com o valor [Sim].
  • Recuperar área disponível para o [Talhão].
  • Na funcionalidade de recuperar os locais, quando informar a [Fazenda], o [Setor] e a operação informada estiver configurado como “Habilitado” ou “Habilitado Obrigatório” o campo “Quantidade de Bombas”, fica habilitado. Quando informado a quantidade bombas e clicar no botão “Recuperar Locais” a quantidade de bombas deverá ser rateada entre os [Talhões] da seguinte maneira:

Quantidade de Bombas informada dividido pela (Soma a quantidade de área disponível para os talhões recuperados) multiplicado pela área disponível do talhão. O valor calculado será gravado no campo “Quantidade de Bombas”. A última linha receberá a diferença dos valores calculado para evitar diferença quando somar todas as linhas.

  • Na funcionalidade de recuperar os talhões, quando possuir local de produção informada na guia locais, e possuir informação para a [Fazenda], [Setor] e quantidade de bombas, habilitar o botão “Recalcula Quantidade de Bombas”. Quando clicar no botão “Recalcula Quantidade de Bombas” deverá efetuar o rateio da quantidade entre os [Talhões] da seguinte maneira:

Quantidade de Bombas informada dividido pela (Soma a quantidade de área disponível para os talhões recuperados) multiplicado pela área disponível do talhão. O valor calculado será gravado no campo “Quantidade de Bombas”. A última linha receberá a diferença dos valores calculado para evitar diferença quando somar todas as linhas.


Demais Validações:

  • Só recuperar os talhões que não estão na lista.
  • Só recuperar o talhão uma vez na lista associado a [Fazenda], [Setor], Período de Produção e Ano Agrícola.
  • O campo % Área é sugerido e calculado com base na Área Produtiva do [Talhão].
  • O campo DAE é calculado com base na Data de Emergência do Local de Produção e a Data de Abertura do Apontamento da Ordem de Serviço de Campo.
  • Quando a operação estiver configurada como “Habilitado” para informar a Quantidade de Bombas na Guia Locais, e informar mais de um local de produção, a quantidade de bombas deverá ser informada para todos os locais informados.


Campos Obrigatórios:

  • Fazenda: neste campo o usuário deve informar a fazenda onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada.
  • Setor: neste campo o usuário deve informar o setor onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível.
  • Talhão: neste campo o usuário deve informar o talhão onde será executada a Ordem de Serviço que está sendo cadastrada.
  • Área: neste campo o usuário deve informar a área do talhão que será executada na Ordem de Serviço que está sendo cadastrada. O valor informado no campo Área não pode exceder a área do [Talhão].  Ao informar o valor no campo % Área o campo Área é recalculado com base na Área Produtiva (ha) do [Talhão]. Ao informar o valor no campo Área o valor do campo % Área é recalculado.

Demais Campos:

  • Quantidade Bombas: Indica que o usuário pode informar a Quantidade Bombas na guia Locais da Ordem de Serviço de campo e quando informada deve ser maior que 0 (zero) e a mesma, será sugerida no apontamento agrícola de Aplicação de Insumo para a Ordem de Serviço de Campo. Campo desabilitado quando para a Operação informada a configuração "Informar a Quantidade de Bombas na Guia Locais" estiver definida como "Desabilitado". Campo habilitado quando para a Operação informada a configuração "Informar a Quantidade de Bombas na Guia Locais" estiver definida como "Habilitado". Campo habilitado e obrigatório quando para a Operação informada a configuração "Informar a Quantidade de Bombas na Guia Locais" estiver definida como "Obrigatório". Caso a operação esteja configurada como "Habilitado" e na guia "Locais", possuir vários locais informados e informar a quantidade de bombas em apenas um local, o sistema irá obrigar a informar para todos os locais. (Tamanho do campo: 6 inteiros e 2 decimais).
  • % Área: neste campo o usuário pode informar o percentual da área do [Talhão]  que será executada na Ordem de Serviço que está sendo cadastrada. O valor informado no campo % Área não pode exceder a área do [Talhão]. O valor informado no campo % Área tem que ser maior que zero e menor ou igual a cem. Ao informar o valor no campo % Área o campo Área é calculado com base na Área Produtiva (ha) do [Talhão]. Ao informar o valor no campo Área o valor do campo % Área é recalculado. (tamanho do campo 3 inteiros e 2 decimais)
  • Área outra Ordem: neste campo é informado o valor total de área utilizada para o [Talhão] em outras ordens de serviço de campo. Campo desabilitado.
  • DAE: neste campo é informado a quantidade de Dias Após a Emergência (DAE) da variedade do local de produção. O DAE é calculado de acordo com o Centro de Custo/Faixa de valores associados a operação. O DAE pode ser positivo ou negativo. O DAE é positivo quando a Data de Emergência do Local de Produção é menor ou igual que a Data de Abertura do Apontamento da Ordem de Serviço. O DAE é negativo quando a Data de Emergência do Local de Produção é maior que a Data de Abertura do Apontamento da Ordem de Serviço. Campo desabilitado.

Demais Validações:

  • Não é permitido alterar, incluir ou excluir os Locais de Produção para Ordens de Serviço que foram utilizadas nos Rateios de Atividades Mecanizadas sem Produção e os apontamentos estejam em período que o custo esteja fechado.
  • Não é permitido excluir o Local de Produção da Ordem de Serviço que foi utilizado em algum apontamento realizado ou por meio da importar (origens: Plantio, Aplicação de Insumos, Atividades Mecanizadas, Atividades Manuais, Atividade de Produção, Produção de Mão de Obra Rural ou Apontamento Agrícola). Se foi utilizado, emitir mensagem de erro "Não é permitido excluir Locais em Ordens de Serviço que já foram utilizadas em apontamentos!", caso contrário, será permitida a exclusão do Local de Produção da Ordem de Serviço.
  • Não é permitido alterar a área do Local de Produção na Ordem de Serviço para uma área "menor" que a soma da área informada nos apontamentos realizados e por importar (origens: Plantio, Aplicação de Insumos e Atividade de Produção, sendo que para esta, quando a unidade de medida da Operação for "hectare", de acordo com a unidade de medida configurada em Administração Geral > Configurações Gerais para o Grupo de Configuração: "Unidade de Medida"). Se a área alterada for "menor" que a soma da área apontada, emitir a mensagem de erro "Não é permitido alterar a área do Local de Produção na Ordem de Serviço para uma área "menor" que a soma da área utilizada nos apontamentos!", caso contrário, será permitida a alteração da área do Local de Produção na Ordem de Serviço.
  • Quando parâmetro estiver configurado “Controle de Retirada de Insumos ERP” em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo": Não é permitido alterar ou excluir os Locais de Produção para Ordens de Serviço em que suas Empresa/Filial tenham uma quantidade de Insumos retirada. Será permitido realizar a alteração, caso o Local de Produção substituto possua a mesma Empresa/Filial ou quando houver outros Locais com a mesma Empresa/Filial do qual está sendo substituído.

  • O usuário não poderá alterar um Local na Ordem de Serviço se este já estiver sendo utilizado em algum apontamento e o parâmetro "Permite Local de Produção diferente do informado na OS (S/N)" para este apontamento estiver configurado como "N".
  • Sempre que Salvar ou Excluir o Local de Produção o sistema irá verificar se há Componente com Insumo informado, se possuir o sistema irá recalcular as embalagens e quantidades sugeridas.
  • Não será permitido a abertura de Ordens de Serviços em períodos em que as atividades agrícolas tenham sido encerradas para a Operação, Centro de Custo, Local de Produção e Faixa de Valores. Para identificar a Faixa de Valor em que a Ordem de Serviço se encontra é a partir da data de Previsão de Início comparando com a data de referência de acordo com a Operação da OS (Data de Emergência/Estimada de Emergência ou Data do Plantio/Estimada de Plantio). A partir dessa comparação, o sistema identifica qual a Faixa de Valores em que a OS se encontra, por exemplo, se a Faixa de Valores tiver os intervalos de -2 à 2, a Operação esteja configurada para utilizar a Data do Plantio como referência, a OS esteja sendo aberta com um [Talhão] com Data de Plantio em 05/01/2017, essa Ordem deve ser aberta entre 03/01 e 07/01. Caso esse agrupamento de informações (Operação, Centro de Custo, Local de Produção e Faixa de Valores identificada a partir das datas) tenha um encerramento das atividades agrícolas (em Apontamentos > Atividades e Recursos > Encerramento das Atividades Agrícolas) e a Previsão de Início esteja dentro do intervalo da Faixa de Valores, não será permitido a inclusão/alteração da Ordem de Serviço.
  • Ao "Salvar" o registro, verifica a existência de restrições meteorológicas para execução da Operação de acordo Condição do Tempo encontrada para o período previsto informado e Município da [Fazenda] pertencente ao Local de Produção. Caso encontre, são emitidas as mensagens com as restrições para execução da Operação numa caixa de diálogo.
  • Ao “Salvar” a Ordem de Serviço de Campo, se o parâmetro "Validar carência para reentrada nos apontamentos" do grupo 44 em Configurações Gerais, estiver com valor "Sim" ou "Com confirmação", verifica se existe Local de Produção informado, caso exista, verifica se existe aplicação de insumo em “Apontamentos > Atividades e Recursos > Aplicação de Insumo” ou “Importação de Aplicação de Insumo” ou “Apontamentos > Plantio > Plantio” ou “Importação de Plantio” ou “Apontamento > Atividades e Recursos > Apontamento Agrícola” ou “Importação Apontamento Agrícola”, para os locais, caso exista, contar a quantidade de dias da Previsão de Início da Ordem de Serviço de Campo (quando informada), pela Data de Abertura da Ordem (quando não informada a Previsão de Início) e a última Aplicação de Insumo e fazer a seguinte validação:

    • Comparar com a quantidade de dias “Carência para Reentrada” informada no cadastro de Insumo, primeiro pela quantidade informada na guia Configurações da Cultura/Ocupação e se esta não for encontrada, será pelo cabeçalho do insumo, caso seja menor ou igual, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda], [Setor] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [numero] e insumo [código]”, caso não configurado “Utiliza [Setor]”, em “Administração > Configurações Locais de Produção”, mostrar a mensagem pop-up “Restrição de reentrada no Local de Produção ([Fazenda] e [Talhão]). Apontamento [Apontamento], boletim [numero] e insumo [código]”.  Onde [Apontamento] identifica se o apontamento é de Insumo ou Plantio ou Apontamento Agrícola e o [número] é o número do boletim e o [código] é o código do insumo. Ao mostrar a popup com as mensagens de restrições, se o parâmetro "Validar carência para reentrada nos apontamentos" estiver com valor "Sim" não é permitido salvar o apontamento, se o valor estiver com "Com confirmação" é mostrada opção para salvar ou não o apontamento.
  • Verificar se existe Insumo informado na guia “Recurso”, caso exista, verificar se existe cultura/ocupação configurado para o insumo, caso exista, verificar se a cultura/ocupação do Período de Produção esta configurada para o Insumo, caso não seja, não permitir salvar e mostrar a mensagem pop-up “Cultura/Ocupação do Local de Produção não configurada para o Insumo”.
  • Quando parâmetro estiver configurado “Permite abrir mais de uma O.S. de Campo para a mesma operação/lavoura" em "Administração > Configurações Gerais" e Grupo de Configuração: “8 - Ordem de Serviço de Campo": Será permitido incluir a mesma lavoura para mais de uma Ordem de Serviço.