Árvore de páginas

Assunto Cadastro de Tabela Salarial

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Como utilizo o Cadastro de Tabela Salarial?

Passo a passo:

Hoje há duas formas de utilizar o Cadastro de Tabela Salarial (CSAA070):

No padrão, ao reajustar os valores de uma tabela salarial utilizando este cadastro, mesmo que haja alteração na data de referência, campo Data Refer. (RBR_DTREF), haverá somente uma tabela salarial com o mesmo código, conforme campo Tabela (RBR_TABELA).

A outra forma é manter o histórico da tabela salarial, preenchendo o parâmetro MV_HISTSAL com “1”. Assim, ao efetuar reajuste na tabela, haverá duas ou mais tabelas com o mesmo código, conforme campo Tabela (RBR_TABELA), porém, com datas de referência distintas, conforme campo Data Refer. (RBR_DTREF).

Para garantir que sejam utilizados os valores cadastrados na última versão da tabela salarial, ou seja, aquela com data de referência mais recente, criou-se o campo Últ. Versão (RB6_ATUAL), no Cadastro de Tabela Salarial (CSAA070).

Desta forma, realiza-se o seguinte controle: Se o campo Últ. Versão estiver preenchido com 1, considera-se o valor da faixa salarial, conforme campo Valor (RB6_VALOR), caso contrário, despreza-se o valor.

Por esta melhoria, cria-se o campo Últ. Versão (RB6_ATUAL) no dicionário e atualizam-se os itens da tabela RB6 – Tabela Salarial.

Se o histórico de tabela salarial estiver em uso, o campo Últ. Versão é atualizado com valor 1 para os itens com data de referência mais recente de uma determinada tabela.

Caso contrário, todos os itens da tabela RB6 terão o este campo preenchido com valor 1.

Exemplo:
Supondo duas tabelas com código 001, uma com data de referência 01/05/09 e outra com data 01/05/10, os itens com data de referência 01/05/10 terão o campo Últ. Versão preenchidos com valor 1 portanto, a rotina fará a utilização destes valores.

Já os itens com data de referência 01/05/09 terão o campo Últ. Versão sem conteúdo.

Uma vez aplicado o compatibilizador, atualiza-se o campo Últ. Versão no Cadastro de Tabela Salarial e, caso seja realizado novo reajuste na tabela código 001, com data de referência 01/05/11, por exemplo, somente os itens com a data de referência 01/05/11 terão o Últ. Versão preenchidos com valor 1.

Procedimentos para Utilização

1. Acesse o módulo Configurador (SIGACFG), opção Ambiente/Cadastros/Parâmetros (CFGX017) e preencha o parâmetro MV_HISTSAL com 1 para armazenar o histórico de tabela (a opção 2 não controla o histórico) e confirme.

2. Acesse o módulo Cargos e Salários (SIGACSA) e selecione a opção Atualizações/ Tabela Salarial/ Gerar Tabela (CSAA070). O sistema apresenta as tabelas cadastradas.

3. Posicione em uma tabela e clique em Alterar.

4. Clique em Reajuste, e informe uma nova data de referência no campo Data Refer. (RBR_DTREF).

5. Selecione a opção Atualização Manual e clique em Ok .

6. Selecione a opção Atualizações/ Funcionários/ Funcionários (TRMA100). O sistema apresenta os funcionários cadastrados.

7. Posicione em um funcionário e clique em Alterar.

8. Na pasta Cargos e Salários, consulte no campo Tabela Sal. (RA_TABELA) somente os itens da última versão da tabela salarial.

Observações:

Será necessário executar a opção do RHUPDMOD - SIGACSA – Cargos e Salários:

Ajusta dicionário para tabela salarial