Árvore de páginas

Como funciona o Click da Direita personalizavel

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

Todas

Ocorrência:

Detalhar a funcionalidade de click da direita personalizável

Ambiente:

Todos

Passo a passo:

O que é o Click da Direita?

O Click da Direita é uma funcionalidade que pode ser encontrada em diversas rotinas do módulo SIGAMNT através do botão de "Outras Ações" presente na barra superior.

A rotina do Click da Direita é um recurso que tem por finalidade indicar quais os programas podem ser acessados dentro do botão de "Outras ações" de determinada rotina e a funcionalidade do mesmo. Dessa forma, o click da direita possui o objetivo de determinar de forma simples o programa que pode ser acessado no botão "Outras Ações" de uma rotina de manutenção melhorando a usabilidade da rotina . Para isso essa funcionalidade utiliza duas tabelas, sendo elas TQD (Programas do Click da Direita) e TQC (Chamadas do Click da Direita) que serão explicadas mais a frente.

 De uma forma mais simples, pode-se afirmar que essa funcionalidade possui a capacidade de ser personalizável de acordo com a necessidade do usuário/ cliente, sendo melhor aproveitada.

 

Como cadastrar uma rotina no botão de "Outras Ações" de uma determinada rotina no Protheus SIGAMNT?

Para efetuar o cadastro é necessário o código do programa/função do programa a ser cadastrado na rotina de click da direita , para isso deve-se acessar a rotina que será cadastrada no click da direita e apertar as teclas Shift + F6 como demonstrado na figura 1 no exemplo sendo "MNTA420" (Ordem de Serviço Corretiva), verificando o código especifico a ser cadastrado.

Figura 1: Código do Programa a ser cadastrado na TQC.

 

Após verificar o código do programa/função acessar a rotina do Click da Direita em: Miscelânea > Sistema > Click da Direita. Essa rotina neste passo, tem por objetivo popular a tabela TQC que é responsável por armazenar os programas do Click da Direita.

 

Figura 2: Cadastro do Programa no Click da Direita na TQC.

 

Verificar qual a rotina que se deseja incluir ao botão de "Outras Ações" da rotina cadastrada previamente, repetindo a ação do passo 1 para encontrar o código do programa/função. No exemplo temos uma função do Protheus "MNTC755" (Consulta de Ordem de serviço).

Figura 3: Código do Programa a ser cadastrado na TQD.


Após verificar o código do programa/função, acessar a rotina do Click da Direita em: Miscelânea > Sistema > Click da Direita, e selecionar o programa cadastrado no passo 2 clicando em "Alterar". Essa rotina neste passo, tem por objetivo popular a tabela TQD que é responsável por armazenar as chamadas do Click da Direita. A seguir deve-se preencher a tabela com os dados pertinentes se necessário com o auxilio do Help.


Figura 4: Cadastro do Programa no Click da Direita na TQD.


Após salvar o cadastro acima efetuado, entrar na rotina em questão e verificar que o registro está aplicado e funcionando corretamente, selecionando um registro já cadastrado, clicando em "Visualizar" posteriormente no botão "Outras Ações" e encontrar a rotina cadastrada.

Figura 5: Click da Direita no programa MNTA420.

 

Importante: Algumas Rotinas já existe por padrão alguns registros no click da direita, essas opções padrões do click da direita de cada rotina são cadastradas automaticamente na entrada do sistema para a filial corrente. Para que possa realizar o cadastro dessas opções em uma segunda filial, a sugestão seria acessar o Protheus logando diretamente na filial que se deseja o cadastro, para que o sistema crie automaticamente os registros padrões da rotina na Filial desejada.

É importante ressaltar que algumas rotinas podem não ter a funcionalidade de click da direita disponível devido a limitações técnicas. Já as funções a serem chamadas como opções do click da direita precisam estar adequadas para permitir uma chamada externa e sem afetar o comportamento da rotina "chamadora". Nem todas as rotinas podem ser chamadas por meio do click da direita e nem se trata de uma obrigação do produto que todas estejam preparadas, sendo muitas vezes necessário alguma customização para o cliente.