Árvore de páginas

Como é calculada a Variação Dia (T9_VARDIA) no Manutenção de Ativos

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

Todas

Ocorrência:

Como é calculada a Variação Dia (T9_VARDIA) no Manutenção de Ativos (SIGAMNT)

Ambiente:

Todas

Informações Adicionais:

A Variação Dia que está cadastrada no Bem, é calculada a cada reporte de contador, seja O.S.,abastecimento, pneus, finalização de O.S. etc. Sempre que o contador é informado o sistema recalcula a variação dia e atualiza o campo Variação Dia (T9_VARDIA) no cadastro do bem.

Dois parâmetros são fundamentais para o cálculo da variação dia, MV_NGPRVDI – Que define o percentual de modificação da variação dia atual em relação à anterior, para apresentar a mensagem de alerta ao usuário. Normalmente este parâmetro está com o conteúdo = 10, significa que pode haver uma variação de até 10% entre a variação anteriormente cadastrada e a que está sendo calculado no reporte do contador.

Outro parâmetro é o MV_VARDIA – Que define quantos registros para trás será obtido no histórico de contador para servir de base para o cálculo da variação dia. Normalmente este parâmetro está com 10, o que significa que o programa irá buscar o décimo registro anterior ao que está sendo calculado. Digamos que o décimo registro refere-se a um apontamento de contador do dia 01/05/09 e cujo contador nesta data estava com 10.000.

O apontamento que está sendo realizado no dia 31/05/09 com a informação do contador como 12.000.

Para o cálculo da variação dia o sistema irá calcular primeiramente o número de dias decorrido (31/05/09 – 01/05/09) = 30 dias.

Em seguida será calculada a quilometragem percorrida (12.000 – 10000) = 2.000, com os cálculos necessários em mãos, basta fazer o cálculo abaixo:

1 - Km Percorrido2.000
2 - Dias Corridos30
Variação Dia (T9_VARDIA)1 / 2 = 67 Km