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Introdução

A rotina de Rodados permite a visualização e a movimentação do esquema de pneus do veículo. Esta rotina no modo gráfico possibilita utilizar o drag and drop (arrastar e soltar os pneus na estrutura).

Objetivo

A partir de uma ordem de serviço corretiva é possível realizar a entrada, saída e rodízio dos pneus na estrutura do veículo. Ao realizar qualquer movimentação o sistema atualiza o status dos pneus,  e armazena o histórico, bem como a posição do contador no momento da entrada/saída.

O botão Rodados fica disponível na rotina de ordem corretiva para os seguintes serviços:

  • Movimentação: permite entrada e saída de pneus na estrutura
  • Rodízio: permite apenas movimentações entre os pneus que já estão na estrutura do bem. Não permite saída para estoque, conserto etc. e nem entrada de pneus novos.
  • Canibalismo: permite apenas a retirada dos pneus. Este serviço é utilizado na desmontagem da estrutura, ou seja, quando um bem não pode receber mais componentes.

Atenção

Para o botão rodados ficar disponível, o sistema verifica os seguintes parâmetros: MV_NGMNTFR, MV_NGPNEUS, MV_NGSTEST, MV_NGDIFSU, MV_NGSERPN, MV_NGRODIZ, MV_NGSTEP, MV_NGSTAPL, MV_NGMOROD, assim como a funcionalidade é disponibilizada apenas para os veículos que possuírem um esquema padrão cadastrado para a família e modelo correspondentes.

Serviços

O botão Rodados fica disponível na rotina de ordem corretiva para os seguintes serviços:


    No serviço de movimentação é permitido realizar a entrada de novos pneus e a saída de pneus na estrutura do veículo.

    Na parte inferior da tela é disponibilizado as opções Estoque, Conserto/Recape, Sucata e Análise para indicar o status que ficará o pneu que sai da estrutura.

    O parâmetro SX6 MV_NGSERPN identifica o serviço de movimentação de pneus.



    Ao realizar um rodízio da estrutura, os pneus apenas são trocados de localização. Sendo assim, no rodízio é permitido apenas movimentações entre os pneus que já estão na estrutura do bem.

    A parte inferior da rotina (com as opções Estoque, Conserto, Sucata e análise) não é apresentada para o usuário pois não é permitido realizar a saída para estoque, conserto etc. e nem entrada de pneus novos.

    primeira movimentação deve ser realizada para a 'Área de Transferência' que fica disponível do lado direito da tela para que uma localização fique vazia e disponível para a troca.


    O parâmetro SX6 MV_NGRODIZ identifica o serviço de rodízio.

    Canibalismo: permite apenas a retirada dos pneus. Este serviço é utilizado na desmontagem da estrutura, ou seja, quando um bem não pode receber mais componentes. 

    Apenas para este serviço é permitido a retirada de uma localização definida como componente obrigatório.

    Após a retirada dos pneus da estrutura e a confirmação da operação o bem fica com o status 'Canibalizado' definido pelo parâmetro MV_NGSTACA.

    O parâmetro SX6 MV_NGSERCA identifica o serviço de canibalismo .



    Campos Gerais 


      A tabela STZ armazena o histórico das movimentações dos pneus, sendo assim, ao confirmar uma operação os dados são gravados automaticamente com as informados inseridas.

      Campo:

      Descrição:

      Bem (TZ_CODBEM) Código do pneu
      Bem Pai (TZ_BEMPAI) Código do bem pai
      Localização (TZ_LOCALIZ) Localização na estrutura
      Data Movto (TZ_DATAMOV) Data da movimentação
      Hora Implant (TZ_HORAENT) Hora da movimentação
      Cont.Entr. (TZ_POSCONT) Contador na entrada
      Hora cont. 1 (TZ_HORACO1) Hora leitura contador 1
      Cont. 2 Entr. (TZ_POSCON2) Contador 2 na entrada
      Hora cont. 2 (TZ_HORACO2) Hora leitura cont. 2
      Tipo Movto. (TZ_TIPOMOV)

      Tipo de movimentação:

      E=Entrada

      S=Saída

      Data Saída (TZ_DATASAI) Data de saída da estrutura
      Hora Saída (TZ_HORASAI) Hora de saída da estrutura
      Causa Remoc. (TZ_CAUSA) Causa da remoção
      Numero O.S. (TZ_ORDEM) Numero da Ordem de Serviço
      Plano (TZ_PLANO) Numero do Plano

      A tabela STC armazena as informações da estrutura atual de um veículo.

      Campo:

      Descrição:

      Bem (TC_CODBEM) Código do veículo
      Componente (TC_COMPONE) Código do pneu
      Tipo (TC_TIPOEST)

      Tipo de estrutura.

      Obs.: Para estrutura de bens será sempre conteúdo 'B'

      Localização (TC_LOCALIZ) Localização do pneu na estrutura
      Data Implant. (TC_DATAINI) Data em que o pneu entrou na estrutura do veículo

      Regras de Negócio


        Ao clicar na imagem que simboliza a localização do esquema é apresentada a pesquisa F3 dos pneus que estão disponíveis. Um pneu fica disponível para entrada na estrutura quando tem um dos status a seguir:

        • Estoque reformado
        • Estoque Novo
        • Estoque Usado
        • Estoque na filial

        Para iniciar a retirada do componente é necessário clicar na imagem que simboliza o pneu na estrutura e logo em seguida em uma das opções disponíveis na parte inferior.

        Sempre que um pneu for removido de seu local original, o sistema apresenta uma tela para obtenção de algumas informações: motivo da saída, centro de custo, status, profundidade do sulco, etc.

        Estas informações ficam registradas no histórico de movimentações e de medições do sulco do pneu.

        O status do pneu deve ser preenchido de acordo com a opção escolhida:

        • Estoque: o usuário informa o novo status com as seguintes opções disponíveis:
          • Estoque Reformado
          • Estoque Novo
          • Estoque Usado
          • Estoque da Filial
        • Conserto/Recape: o usuário informa o novo status com as seguintes opções disponíveis:
          • Aguardando Conserto
          • Aguardando Reforma
        • Sucata: o sistema preenche o campo automaticamente com o status 'Removido de serviço' 
        • Análise: o sistema preenche o campo automaticamente com o status 'Aguardando análise técnica'



        Parâmetros

        CampoDescrição
        MV_NGMNTFRIndica se utiliza Gestão de Frotas
        MV_NGPNEUS Indica se utiliza de controle de pneus
        MV_NGSECONServiço para conserto de pneus
        MV_NGSERPNServiço que será utilizado para movimentação de pneus
        MV_NGRODIZServiço que será utilizado para rodízio de pneus
        MV_NGSERCAServiço para CANIBALISMO (Desmontagem da estrutura de rodados)
        MV_NGSINSPServiço de inspeção de pneus
        MV_NGSTAATStatus para Aguardando Analise Técnica
        MV_NGSTACAStatus para Canibalismo
        MV_NGSTACAStatus para Estoque Novo
        MV_NGSTAERStatus para Estoque Reformado
        MV_NGSTAEUStatus para Estoque Usado
        MV_NGSTAGCStatus para Aguardando Conserto
        MV_NGSTAGRStatus para Aguardando Reforma
        MV_NGSTAPLStatus para Aplicado
        MV_NGSTARSStatus para Removido de Serviço
        MV_NGSTESTStatus para o pneu no estoque da filial
        MV_NGSTEPIndica se pode movimentar o pneu de STEP no processo do rodizio
        MV_NGMORODMotivo padrão para o rodizio de pneus
        MV_NGDIFSU

        Indica a diferença de profundidade em milímetros do sulco aceitável para inclusão do pneu.

        Palavras-chave

        • Veículos
        • Pneus
        • Movimentação
        • Rodados