Páginas filhas
  • Balanceamento do TSS por Tipo de Documento

Consiste em subdividir os serviços de processamento por Jobs de Documentos, de forma que cada serviço fique responsável pelo processamento de um tipo de documento, independentemente da entidade relacionada. Nesta situação, eles trabalham paralelamente em Jobs diferentes, por exemplo enquanto um executa o Job da NF-e, o outro executa o da NFS-e.

Exemplo 1:

Neste cenário fictício, uma corporação tem como atividade principal o ramo de transporte e logística, no qual é necessária a emissão de um alto volume de Conhecimentos de Transporte Eletrônico (CTe) e de Manifestos de Documentos Fiscais MDFe, e baixa emissão de Notas Fiscais e Notas Fiscais de Serviço. Assim, pode ser adotado um modelo de balanceamento por tipo de documento, uma vez que é previamente conhecido os tipos de documentos emitidos e seus volumes.

Neste exemplo, o serviço responsável por receber as requisições do ERP, representado como “Serviço WebServices” foi isolado em um serviço específico para este fim. O Serviço 01 (ou Proc 01) é responsável pelas tarefas de processamento da NFe e NFSe . Já o Serviço 02 realiza as
mesmas atividades, mas para o documento CTe, pois este tem volume (quantidade) superior de emissões, bem como o Serviço 03 para Manifesto de Documentos Fiscais. É possível observar que os tipos que possuem maior volume utilizam serviços exclusivos.

Nota

Para configuração deste modelo de parametrização, devem ser avaliadas as seções de JOBS do TSS disponível no portal TDN – http://tdn.totvs.com.br.


Exemplo 2: 

  • Primeiro servidor:

[JOBNFE]

main=SPEDWF

Environment=Nome do Environment

[ONSTART]

JOBS=JOBNFE

 

  • Segundo servidor:

[NFSE_WF]

main=NFSEWF

Environment=Nome do Environment

[ONSTART]

JOBS=NFSE_WF

 

Neste exemplo, o primeiro servidor executa todas as funções do JOB de NFe, enquanto em paralelo, o segundo servidor executa todas as funções do JOB de NFSe.

Ambos estão apontando para o mesmo DBAccess, porém, podem ou não utilizar o mesmo ambiente (RootPath e StartPath). No caso de utilizarem o mesmo ambiente, ambos devem ser configurados apontando para a máquina na rede mestre do ambiente (caso a máquina seja hospedeira de um dos servidores, este servidor deve apontar como diretório local e não utilizar o IP/hostname da máquina):

[Nome do Environment]

SourcePath=\\HOSPEDEIRA\TOTVS\TSS\11\APOnesse caso, é utilizado um hostname fictício (pode ser o IP da máquina).

RootPath=\\HOSPEDEIRA\TOTVS\TSS\11