Páginas filhas
  • DT Dash Consulta Valor de Imposto


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Moda

Segmento:

Varejo

Módulo:Fiscal
Função:

Consultar valor de imposto

     . Calendário de Obrigações

     . Geral

     . ICMS/DAS

     . DIFAL

     . PIS

     . COFINS

     . IPI

     . Auditoria

  País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAFIS-20282

DVAFIS-20275

DVAFIS-20855

DVAFIS-20425

DVAFIS-20423

DVAFIS-20424

DVAFIS-20426

DVAFIS-20627


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Possuir um componente onde é possível ver de forma gráfica os valores de impostos, quantidades de vendas e compras e demais indicadores relacionados.

03. SOLUÇÃO

Foi desenvolvido o componente FISFC080 para a consulta dos valores, sendo possível inserir uma ou varias empresas (botão empresa) e um período de data (campo período).


No componente FISFC080, foi disponibilizada também a aba Calendário de obrigações no qual ao clicar sobre essa aba, mesmo sem estar realizado nenhum filtro, será demonstrada em tela para navegação dentro do TOTVS Moda, a URL: https://espacolegislacao.totvs.com/calendario/.

A respectiva URL, abre um calendário de obrigações fiscais, contendo no respectivo dia do calendário demonstrado, as obrigações de entrega de todos os estados na respectiva data. Ainda sendo possível realizar o filtro do Mês e Ano ao lado do botão HOJE, entre outros filtro de Esfera (Estadual, Federal e Municipal), Área (Fiscal, Contábil e etc), Estado e Cidade. É importante salientar que realizando a abertura da página dentro do TOTVS Moda, é necessário aguardar alguns segundos ao clicar nos campos na página apresentada, sendo possível também abrir o link diretamente no navegador padrão da máquina, clicando no botão azul logo a direita do link (URL) apresentada na aba Calendário de obrigações (Para abrir o link diretamente no navegador, é necessário estar em execução na máquina o Virtual Client Web).

Imagem 1 - Demonstração da página aberta dentro do TOTVS Moda, contendo o calendário das obrigações fiscais dos diversos estados.

Vamos a seguir explicar passo a passo cada gráfico ou conjunto de informações.

O primeiro quadro (Imagem 1) temos como informação os seguintes campos:

Valor da receita: Somatório das notas de saída, emitidas e de modalidade "venda/compra", respeitando a data do filtro de período e o parâmetro "IN_CONSIDERA_DTEMIS_NFSAI".

Valor da devolução: Somatório das notas emitidas de entrada e de modalidade de "devolução" dentro do período.

Qte. NFs de entrada: Quantidade de notas de entrada modelo 55 dentro do período.

Qte. Nf-e emitidas: Quantidade de NF-e emitidas dentro do período.

Qte. NFC-e emitidas: Quantidade de NFC-e (modelo 65) emitidas dentro do período.

Qte. MF-e/S@T emitidas: Quantidade de MF-e/S@T (modelo 59) emitidas dentro do período.

Qte. Nf emitidas contra o CNPJ sem lançar: Notas emitidas para a empresa que não foram lançadas (utilizar FISFP153).

% Efetivo de imposto: Valor total de todos os impostos dividido por (venda - devolução).


Imagem 1 - O primeiro quadro estará no canto esquerdo ou em alguns casos conforme dimensão da tela no centro superior da tela:



Imagem 2 - Acima temos os valores de impostos por empresa, neste gráfico os valores são os mesmo da somatória das guias emitidas, em andamento e encerrado para cada imposto (podemos consultar no FISFC061) dentro do período.



Imagem 3 - Acima temos os valores de impostos agrupados por ano, será considerado o ano final do filtro mais os 4 últimos anos.



Imagem 4 - Acima temos o gráfico comparativo de Venda vs Compra de todo o ano da data final do filtro.


Imagem 5 - Na imagem acima vemos o quadro de notas por usuário.


Imagem 6 - Em seguida temos a lista com as guias vencida, nesta lista não é considerado o filtro de período em tela, buscando assim todas as guias vencidas para as empresas selecionadas.



Contextualização do funcionamento da (Imagem 1):

Valor desonerado: Somatório das notas de saída, emitidas(Desonerado), respeitando a data do filtro do período e do parâmetro "IN_CONSIDERA_DTEMIS_NFSAI".

Valor crédito presumido: Somatório das NFs de Saídas, Emitidas (Crédito Presumido).

Valor total ICMS/DAS: Somatório do valor Total do ICMS/SubApuração/Simples Nacional.

% de ICMS Efetivo: Calculo do percentual de ICMS sobre a receita liquida utilizando.. 

  • Valor do ICMS/SubApuracao/Simples Nacional dividido pela (vendas-devolução).
  • Vendas (NF emitidas, saida, modalidade da operação venda/compra).
  • Devolução (NF emitidas, entrada, modalidade da operação devolução).


Imagem 1 - Demonstrar no FISFC080 para o período informado, o somatório do valor total desonerado, valor crédito presumido, valor total ICMS/DAS e o percentual ICMS Efetivo, sendo que as informações poderá estar no canto esquerdo ou em alguns casos conforme dimensão da tela no centro superior da tela:


Imagem 2 - Demonstrar no FISFC080 os valores de impostos ICMS/DAS por empresa, neste gráfico os valores são os mesmo da somatória das guias emitidas, em andamento e encerrado (podemos consultar no FISFC061 selecionado o imposto 1) dentro do período.


Imagem 3 - Demonstrar no FISFC080 os valores de impostos ICMS/DAS por ano e também dos 4 anos anteriores ao período informado, neste gráfico os valores são os mesmo da somatória das guias emitidas, em andamento e encerrado.


Imagem 4 - Demonstrar no FISFC080 os valores de impostos ICMS/DAS por mês para o período informado, neste gráfico os valores são os mesmo da somatória das guias emitidas, em andamento e encerrado.


Imagem 5 - Demonstrar no FISFC080 as guias vencidas do imposto ICMS/DAS de todas empresas selecionadas.



Contextualização do funcionamento da (Imagem 1).

Valor total saída: Somatório do imposto DIFAL das notas de saída, respeitando a data do filtro, período e empresa.

Valor total entrada: Somatório do imposto DIFAL das NFs de entradas, respeitando a data do filtro, período, empresa e os parâmetros "DS_LST_CFOP_DIF_ALIQ (Corp.), DS_LST_CFOP_FRETE_EMP, DS_LST_CFOP_IMO_EMP, DS_LST_CFOP_MC_EMP e CD_DET_COMPL_DIFAL".

Imagem 1 - Demonstrar no FISFC080 para o período informado, o somatório do valor total do imposto DIFAL, com a consulta de apuração no FISFP108 para as NFs de saída e a consulta da nfs de entrada no FISFP055.


Imagem 2 - Demonstrar no FISFC080 a consulta de 1 mês para uma empresa, mostrando o mapa do Brasil por estado com os valores do imposto DIFAL, do "Valor Imposto por Ano" com o ano atual + os 4 anos anteriores ao período, do "Valor imposto por mês" e do "Valor por empresa".


Imagem 3 - Demonstrar no FISFC080 a consulta de um período de um ano de uma empresa, mostrando o mapa do Brasil por estado com os valores do imposto DIFAL, do "Valor Imposto por Ano" com ano atual + os 4 anos anteriores ao período, do "Valor imposto por mês" e do "Valor por empresa".


Imagem 4 - Demonstrar no FISFC080 as guias vencidas do imposto DIFAL de todas empresas selecionadas.

Imagem 1 - Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia que foi gerada pelo FISFP092 com a chamada botão "Gerar financeiro" para gerar a liquidação da guia no FISFM128.


Imagem 2 - Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia com a situação de "Encerrado" com as informações da liquidação no frame "Liquidação".


Imagem 3 - Demonstrar  no FISFC080 da aba de consulta do PIS trazendo os valores de imposto das guias(por empresa, por ano e por Mês) e com o valor total do imposto juntamente com o percentual efetivo do PIS e com o frame "Guias vencidas" com todas as guias vencidas.

Valor PIS: Somatório do imposto PIS das guias geradas pelo FISFP092.

% de PIS Efetivo : O calculo do percentual esta considerado "sobre a receita liquida";

  • Valor do PIS dividido pela (vendas-devolução).
  • Vendas (NF emitidas, saída, modalidade da operação venda/compra).
  • Devolução (NF emitidas, entrada, modalidade da operação devolução).

Imagem 1 - Demonstrar à Apuração do Saldo do Imposto PIS/COFINS do período 01/01/2023 a 31/01/2023


Imagem 2 - Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia que foi gerada pelo FISFP092 com a chamada botão "Gerar financeiro" para gerar a liquidação da guia no FISFM128.


Imagem 3 - Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia com a situação de "Encerrado" com as informações da liquidação no frame "Liquidação".


Imagem 4 - Demonstrar no FISFC080 da aba de consulta do "COFINS" trazendo os valores de imposto das guias(por empresa, por ano e por Mês) e com o valor total do imposto juntamente com o percentual de "COFINS" efetivo e com o frame "Guias vencidas" com todas as guias vencidas.

Valor COFINS: Somatório do imposto COFINS das guias geradas pelo FISFP092.

% de COFINS Efetivo : O cálculo do percentual esta considerado "sobre a receita liquida";

  • Valor do COFINS dividido pela (vendas-devolução).
  • Vendas (NF emitidas, saída, modalidade da operação venda/compra).
  • Devolução (NF emitidas, entrada, modalidade da operação devolução).

Imagem 1 -  Demonstrar no FISFF008 de Resumo de Apuração de IPI para gerar a Guia após a impressão conforme FISFP117.


Imagem 2 -  Demonstrar no FISFM127 de Manutenção de Guia que foi gerada pelo FISFF008.


Imagem 3 -  Demonstrar no FISFM128 de Opção de Financeiro para Guia com utilização do botão "Gerar financeiro" do FISFM127 para gerar a liquidação da Guia.


Imagem 4 -  Demonstrar no FISFC080 da aba de consulta do "IPI" trazendo os valores de imposto das guias(por empresa, por ano e por Mês) com o valor total do imposto juntamente com o percentual de "IPI" efetivo e com o frame "Guias vencidas" com todas as guias vencidas.

Valor IPI: Somatório do imposto IPI das guias geradas pelo FISFF008.

% de IPI Efetivo : O cálculo do percentual esta considerado "sobre a receita liquida";

  • Valor do IPI dividido pela (vendas-devolução).
  • Vendas (NF emitidas, saída, modalidade da operação venda/compra).
  • Devolução (NF emitidas, entrada, modalidade da operação devolução).



Imagem 1 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "Valor contábil difere base cálculo" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo utilizado o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 2 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF sem registro de imposto ICMS" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 3 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "Modelo de documento fiscal incorreto ISSQN" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 4 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "Modelo de documento fiscal incorreto ICMS" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 5 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com base de cálculo e sem alíquota" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 6 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com base de cálculo e alíquota sem imposto ICMS" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 7 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF sem CST de PIS/COFINS" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 8 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com CST de PIS/COFINS incorreta" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 9 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com PIS/COFINS sem Natureza de crédito" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 10 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação  "NF sem registro de imposto IPI" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 11 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "NF com CST de IPI incorreta" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 12 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação  "Redução Z não encontrada para documento" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 13 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação  "NF com CFOP divergente da operação" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 14 - Demonstrar no FISFC080 na aba "Auditoria" a geração do erro de validação "Valor contábil difere da base de cálculo com IPI" de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) sendo o filtro por "Empresa e Período".


Imagem 15 - Demonstrar ao teclar no botão "Gerar CSV" no FISFC080 da aba "Auditoria" os erros de validação de cada nota fiscal emitida(entrada e saída) mostrados em tela.


Imagem 16 - Demonstrar a chamada do SISFL043 para escolher o local de gravação do arquivo "CSV" requisitado no FISFC080.


Imagem 17 - Demonstrar o arquivo "CSV" gerado no FISFC080 com a abertura em programa no formato de texto.


Imagem 18 - Demonstrar o arquivo "CSV" gerado no FISFC080 com a abertura em programa de planilha.