Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Encerra a conexão especificada com o DBAccess.

TCUnlink( [ nHandle ], [ lVerbose ] )

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

Referência

nHandle

numérico

Indica o número da conexão que será finalizada.



lVerbose

lógico

Caso especificado .T., mostra mensagens de advertência do log de console, como por exemplo fechamento automático de alias da conexão.



Nome

Tipo

Descrição

lRet

lógico

Retorna verdadeiro (.T.), se a conexão for encerrada com sucesso; caso contrário, falso (.F.), se houver falha de execução.

  • Se o parâmetro nHandle não for informado, a conexão ativa/atual será encerrada.
  • Geralmente, as falhas de execução ocorrem quando tentamos encerrar uma conexão informando um handler inexistente ou já fechado anteriormente.
  • Em um ambiente com mais de uma conexão simultânea na mesma thread realizada via TCLink (duas ou mais conexões estão ativas), o fechamento de uma coloca automaticamente a conexão aberta anteriormente como ativa.
  • O número da conexão é obtido no momento que a conexão é estabelecida, através da função TCLink.
  • Ao executar a função TCUnlink, não deve haver tabelas abertas utilizando a conexão que está sendo fechada. Caso existam, elas serão fechadas automaticamente.
  • O valor padrão do parâmetro lVerbose é .F. (falso).
  • No caso de haver algum alias aberto ao ser encerrada uma conexão através da função TCUnlink, era emitida uma mensagem de advertência no log de console do AppServer, informando que houve o fechamento automático do(s) alias relacionado(s) à conexão. A partir do release 7.00.131227A com data de geração igual ou superior a 10/02/2016, estas mensagens de advertência deixaram de ser registradas no log de console, sendo possível habilitá-las novamente apenas mediante a utilização do parâmetro lVerbose, que passa a ser considerado a partir desse release.
  nHnd1 := TCLink( "MSSQL/DSN1", "127.0.0.1", 7890 )
  nHnd2 := TCLink( "MSSQL/DSN2", "127.0.0.1", 7890 )
  
  ...
  
  TCUnlink( nHnd1 ) // Finaliza a conexao nHnd1
  
  ...
  • Sem rótulos