Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A securitização é o processo realizado pelas Companhias Securitizadoras companhias securitizadoras que adquirem Créditos Imobiliários créditos imobiliários para lastrearem títulos imobiliários (Certificados de Recebíveis Imobiliários – CRIs) que serão negociados no Mercado mercado de CapitaiscapitaisOs Certificados certificados de Recebíveis recebíveis Imobiliários são títulos de crédito nominativos, escriturais e transferíveis, lastreados em créditos imobiliários. Estão previstos na Lei 9514/97, que disciplina o Sistema sistema de Financiamento Imobiliáriofinanciamento imobiliário.

Securitizar é transformar direitos creditórios - como os provenientes das vendas a prazo nas atividades comerciais, financeiras ou prestação de serviços - em títulos negociáveis no mercado. O Certificado de Recebível Imobiliáriorecebível imobiliário, assim, é uma securitização de direitos creditórios originados nos financiamentos imobiliários. A securitização pode ser estruturada em diferentes formatos. Em uma possível forma, o processo se inicia com um financiamento imobiliário, em que determinado cliente assume a obrigação de uma dívida. Essa dívida origina direitos creditórios à instituição financiadora. Em seguida, cria-se uma estrutura de securitização, como uma companhia securitizadora (os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios também têm sido utilizados).


Essa funcionalidade tem por objetivo securitizar títulos a receber, provenientes de contratos de vendas ou alugueis do TCGI. 
- O contrato de securitização poderá contemplar títulos a receber de vários contratos de venda.
- O campo vencimento, preenchido determina que irá gerar o lançamento com o valor total do contrato de securitização quando o contrato for efetivado, os dados utilizados para a geração do lançamento a receber da securitizadora virão do campo "Parâmetro de Integração Financeira - Securitização"
- Os títulos a receber provenientes dos contratos de venda que foram securitizados, poderão sofrer alteração da sua situação, caso haja a necessidade, as situações existentes hoje é: securitizado, repasse em atraso, recompra e devolução).

-


No TOTVS Incorporação será possível cadastrar contratos de securitização. A funcionalidade está localizada na Aba de Recebíveis→ Contrato de Securitização.

...