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  • Guia de atualização via TOTVS Developer Studio - TAF (TOTVS Automação Fiscal) e TSS (TOTVS Service SOA)

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Índice


       

Índice
exclude.*ndice:


Objetivo



       O objetivo deste documento é auxiliar os clientes da linha RM na atualização do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS - TOTVS Service SOA utilizando a ferramenta TOTVS Developer Studio

Introdução

             "O TAF - TOTVS Automação Fiscal é a nova plataforma da TOTVS especializada na consolidação dos movimentos fiscais de forma + compacta para atender as obrigações acessórias impostas pelo Governo, e tem como objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias pelas Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos. 

       Trata-se de uma plataforma segregada com controles próprios e funcionalidades importantes para conferir as informações e agilizar entregas, reduzindo complexidades, removendo e unificando a carga de manutenção das informações, além de possuir um repositório segregado para histórico das movimentações declaradas."

Pré-requisitos

Deck of Cards
idPré-requisitos
Card
labelBanco de dados

Para que a instalação do TAF (TOTVS Automação Fiscal) e do TSS seja executada com sucesso, é imprescindível que o ambiente de instalação já possua um SGBD instalado, conforme premissas abaixo:

  • Plataformas homologadas:
    • Para o TAF temos somente os SGBDs DB2, Informix, MS SQL Server e Oracle. Para mais detalhes, acesse <<aqui>> e veja as informações dos SGBDs mencionados. Importante verificar e parametrizar o Collation correto.
    • Caso já tenha disponível e pronto para uso uma instalação do sistema de banco de dados com os pré-requisitos acima (Sgbd e Collation), pode-se utilizar esta mesma instalação para a base de dados do TAF utilizando um database diferente (específico do TAF);
      • Caso já possua algum produto Protheus, pode-se utilizar o mesmo database do ERP.
    • Para o TSS temos somente os SGBDs DB2, Informix, MS SQL Server, My SQL e Oracle.
  • Segurança: É necessário que a autenticação de acesso ao banco de dados seja através de uma senha do SGBD ou uma autenticação mista, ou seja, através de uma senha do SGBD ou do SO. A autenticação automática pelo SO impede a inicialização do serviço.
Card
labelJava

Para o correto funcionamento do instalador completo, é necessário que o Java 32 Bits esteja instalado na máquina.

O download pode ser realizado diretamente clicando <<aqui>>. Será efetuado o download da última versão 32 bits que estiver disponível.

Caso queira realizar o download manual, veja abaixo qual arquivo deverá ser baixado:

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Criação de Base de dados

Antes de qualquer processo de instalação deverão ser criadas duas bases vazias, uma com o nome de TAF e a outra de TSS:

TAF e TSS utilizando SQL Server

Deck of Cards
idBase de Dados

Caso o SGBD utilizado seja o SQL Server, segue procedimento para a criação da base de dados.

Card
label1º Passo

Acesse o SQL Management Studio, clique com o botão direito do mouse sobre “Bancos de Dados” (Databases) e em seguida em “Novo banco de dados” (New Database).

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Card
label2º Passo

Digite o nome da base a ser criada para integração com o TAF:

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Card
label3º Passo

Em seguida acesse o menu “Opções” para realizar a alteração do “collation” (Agrupamento).

Obs: O collation a ser utilizado na criação da base de dados é o Latin1_General_BIN e o modo de compatibilidade é o 2008 (100).

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Card
label4º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

IF NOT EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = 'esocial')
BEGIN
CREATE LOGIN esocial WITH PASSWORD = 'esocial',CHECK_POLICY=OFF
END
ALTER AUTHORIZATION ON database::TAF TO [esocial];

Card
label5º Passo

Novamente clique com o botão direito do mouse sobre “Bancos de Dados” (Databases) e em seguida em “Novo banco de dados” (New Database).

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Card
label6º Passo

Digite o nome da base que será utilizada para integração com o TSS:

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Card
label7º Passo

Em seguida acesse o menu “Opções” para realizar a alteração do “collation” (Agrupamento).

Obs: O collation a ser utilizado na criação da base de dados é o Latin1_General_BIN e o modo de compatibilidade é o 2008 (100).

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Card
label8º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

IF NOT EXISTS(SELECT * FROM MASTER.DBO.SYSLOGINS WHERE NAME = 'esocial')
BEGIN
CREATE LOGIN esocial WITH PASSWORD = 'esocial',CHECK_POLICY=OFF
END
ALTER AUTHORIZATION ON database::TSS TO [esocial];

Criação do ODBC (Somente para base de dados SQL)

Criação e configuração ODBC - TAF e TSS

Deck of Cards
idCriação e configuração ODBC - TAF
Card
label1º Passo

É necessário que o ODBC seja criado em 32 bits, então execute o comando “%WinDir%\SysWoW64\odbcad32.exe” - para TOTVS | DBAccess 32 bits em sistemas operacionais 64 bits.

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Card
label2º Passo

Após executar o comando, o Windows abre o “Administrador de Fonte de dados ODBC”.

Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”:

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Card
label3º Passo

Selecione o driver “SQL Server”:

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Card
label4º Passo

Informe o nome da nova fonte de dados (por padrão utilizamos o nome TAF) e o nome do servidor onde a base de dados foi criada e clique em “Avançar”:

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Card
label5º Passo

Na tela seguinte, informe o usuário e senha de banco de dados que serão utilizados para realizar a conexão. Por padrão, o script criará o usuário “esocial” com a senha “esocial”. Preencha as informações e clique em “Avançar”:

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Card
label6º Passo

Na opção “Alterar o banco de dados padrão para”, selecione a base de dados criada para o TAF e marque as opções “Usar identificadores ANSI entre aspas” e “Usar nulos, preenchimentos e avisos ANSI” e clique em “Avançar”:

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Card
label7º Passo

Marque a opção “Executar conversão dos dados de caracteres” e clique em “Concluir”:

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Card
label8º Passo

Utilize a opção “Testar fonte de dados” para validar as informações passadas na criação do ODBC.

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Card
label9º Passo

Após a conclusão do processo de criação do ODBC para a base de dados TAF, vamos realizar o mesmo procedimento para a base TSS.

Crie a fonte de dados acessando a aba “Fonte de dados do sistema” e clicando em “Adicionar”.

Informe o nome da nova fonte de dados (por padrão utilizamos o nome TSS) e o nome do servidor onde a base de dados foi criada e clique em “Avançar”:

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Card
label10º Passo

Na tela seguinte, informe o usuário e senha de banco de dados que serão utilizados para realizar a conexão. Por padrão, o script criará o usuário “esocial” com a senha “esocial”. Preencha as informações e clique em “Avançar”:

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Card
label11º Passo

Na opção “Alterar o banco de dados padrão para”, selecione a base de dados criada para oTSS e marque as opções “Usar identificadores ANSI entre aspas” e “Usar nulos, preenchimentos e avisos ANSI” e clique em “Avançar”:

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Card
label12º Passo

Marque a opção “Executar conversão dos dados de caracteres” e clique em “Concluir”:

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Card
label13º Passo

Utilize a opção “Testar fonte de dados” para validar as informações passadas na criação do ODBC.

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Card
label14º Passo

Caso o ODBC tenha sido criado corretamente, a mensagem abaixo será apresentada:

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TAF e TSS utilizando Oracle

Deck of Cards
idOracle

Caso o SGBD utilizado seja o Oracle, segue procedimento para a criação da instância.

Observação Importante: Deverão ser criadas duas instâncias, uma para o TAF e outra para o TSS com os mesmos acessos concedidos no script de criação de usuário.

Card
label1º Passo

Abra o assistente de configuração do Banco de dados e selecine a opção “Criar Banco de Dados”

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Card
label2º Passo

Na tela modo de criação informe o “Nome do Banco de dados”  o chracter set deve ser o WE8MSWIN1252 conforme abaixo. Determine uma senha e confirme a mesma.

Obs: Esta senha será atribuída ao usuário ‘sys’. Para criação de outro usuário você pode utilizar após criação da instância o script de criação do usuário que consta na documentação, o indicado é que seja feito. Clique em “próximo”.

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Card
label3º Passo

Esta tela apresenta um resumo das informações da instância. Clique em “ Finalizar”.

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Card
label4º Passo

Ao ser apresentada a seguinte tela, basta aguardar o processo de criação da instância ser concluído.

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Card
label5º Passo

O processo esta finalizado após apresentação da seguinte tela.

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Card
label6º Passo

Para criar o tnsnames.ora, acesse o Net Manager e clique em “Configurações do Oracle Net”.

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Card
label7º Passo

Espanda até encontrar a opção “Nomeação de Serviço”, selecione a mesma e após clique no ícone de adição.

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Card
label8º Passo

A configuração do nome do serviço é feita neste momento, informe o nome desejado.

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Card
label9º Passo

Selecione o protocolo de rede e clique em “Próximo”

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Card
label10º Passo

Informe neste momento o nome do servidor onde foi criado o banco de dados e o número da porta a ser utilizada.

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Card
label11º Passo

Neste caso deve ser informado o mesmo nome da instância já criada.

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Card
label12º Passo

Você pode realizar um teste da conexão nesta tela. Caso seja necessário realizar outras validações referentes a conexão criada, clique aqui e acesse o documento no TDN .

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Card
label13º Passo

Após a criação da base de dados, execute o script abaixo para criar o usuário padrão:

 

--Criação de tablespaces específicas para o TAF - Motivo: Desempenho e gerenciamento

CREATE TABLESPACE ESOCIAL_DADOS

DATAFILE 'C:\BasesOracle\Taf\ESOCIALDADOS1.DAT' SIZE 120M  AUTOEXTEND ON NEXT 10M

   DEFAULT STORAGE ( INITIAL 8K

                 NEXT    256K

                 MINEXTENTS 1

                 MAXEXTENTS 121

                 PCTINCREASE 50);

CREATE TABLESPACE ESOCIAL_INDICES

   DATAFILE 'C:\BasesOracle\Taf\RMIND1.IDX' SIZE 30M  AUTOEXTEND ON NEXT 10M

   DEFAULT STORAGE ( INITIAL 8K

                 NEXT    84K

                 MINEXTENTS 1

                 MAXEXTENTS 121

                 PCTINCREASE 50);

CREATE TEMPORARY TABLESPACE ESOCIAL_TMP

   TEMPFILE 'C:\BasesOracle\Taf\ESOCIALTMP1.DAT' SIZE 10M  AUTOEXTEND ON NEXT 5M

EXTENT MANAGEMENT LOCAL;

-- Criação de Usuários

CREATE      USER ESOCIAL

      IDENTIFIED BY ESOCIAL

      DEFAULT TABLESPACE  ESOCIAL_DADOS

      TEMPORARY TABLESPACE ESOCIAL_TMP;

GRANT CONNECT,DBA,RESOURCE TO ESOCIAL;

GRANT CONNECT, RESOURCE, CREATE VIEW TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ANY DICTIONARY TO ESOCIAL;

GRANT EXECUTE ON DBMS_SYS_SQL TO ESOCIAL;

GRANT EXECUTE ON DBMS_SQL TO ESOCIAL;

GRANT CREATE TRIGGER TO ESOCIAL;

GRANT DROP ANY TRIGGER TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$SESSION TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$STATNAME TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$SESSTAT TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON V_$INSTANCE TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.OBJ$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.COL$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.ICOL$ TO ESOCIAL;

GRANT SELECT ON SYS.IND$ TO ESOCIAL;

Tipos de Arquivos disponíveis para atualização



       Existem três extensões de arquivos para atualização do TAF e do TSS:

  • RPO
  • PTM
  • TXT

       Antes de realizar a atualização, identifique a qual aplicativo a mesma está relacionada.


Atualização do RPO



Se o seu arquivo de atualização possuir a extensão .rpo, verifique a qual aplicativo ele pertence, antes de prosseguir com a atualização.

Importante: No momento da atualização, os serviços pertinentes ao TAF e ao TSS deverão estar parados nos serviços do Windows.


Deck of Cards
idAtualização RPO
Card
labelVerificação de sistema TAF

Na tela de download é possível identificar o sistema que será atualizado. Veja o exemplo abaixo:

Download arquivo TAF:

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Card
labelAtualização RPO - TAF

Após certificar-se que se trata de um RPO do TOTVS Automação Fiscal, acesse o diretório apo na pasta de instalação do sistema (C:\totvs\TAF\apo) e crie uma pasta com o nome "Backup".

Mova o arquivo antigo para este diretório (C:\totvs\TAF\apo\Backup). Em seguida coloque o novo arquivo no diretório (C:\totvs\TAF\apo).

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Card
labelVerificação de sistema TSS

Na tela de download é possível identificar o sistema que será atualizado. Veja o exemplo abaixo:

Download arquivo TSS:

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Card
labelAtualização RPO - TSS

Após certificar-se que se trata de um RPO do TSS - TOTVS Service SOA, acesse o diretório apo na pasta de instalação do sistema (Por padrão, o mesmo é instalado em C:\totvssped\apo, porem alguns clientes utilizaram o caminho C:\totvs\TAF\totvssped\apo, como consta no documento de instalação) e crie uma pasta com o nome "Backup".

Mova o arquivo antigo para este diretório (...totvssped\apo\Backup). Em seguida coloque o novo arquivo no diretório (...totvssped\apo).

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Atualização do TAF utilizando o Devstudio.exe - Arquivo .ptm


Importante: Antes de realizar a atualização, certifique-se que o arquivo que será utilizado corresponde ao ambiente utilizado.

Recomendamos que seja utilizado o arquivo com o nome igual ou terminado em ...TTTP120.PTM para ambientes em português da linha RM.

Deck of Cards
idAtualização TAF
Card
label1º Passo

Crie uma pasta com o nome “Atualização” (ou outro de sua preferência) no caminho C:\totvs\TAF e extraia os arquivos que serão utilizados para a atualização do sistema.

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Card
label2º Passo

Pare o serviço do TAF-WS nos serviços do Windows.

Caso o serviço não seja parado automaticamente, apresentando a mensagem abaixo, realize o procedimento indicado na aba “Dica!” antes de prosseguir:

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Card
labelDica!

Procedimento para parar o serviço através do DOS:

Acesse o “Gerenciador de tarefas do Windows” > aba “Serviços” e localize o código PID do mesmo.

No prompt de comando do DOS (cmd) digite: taskkill /pid XXXX /f (onde XXXX é o PID do serviço) e tecle “Enter”. Neste momento o serviço será interrompido.

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Realizado o procedimento de parada do serviço, voltamos para a atualização do sistema.

Card
label3º Passo

Acesse o diretório C:\totvs\TAF\bin\smartclient, localize o aplicativo devstudio.exe no diretório C:\totvs\TAF\bin\smartclient e execute. A tela abaixo será apresentada. Clique em “Ok” para que o sistema seja executado.

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Card
label4º Passo

Neste momento o sistema que será utilizado para a atualização será aberto. Caso a informação referente ao “Ambiente” a ser atualizado esteja em branco, conforme imagem abaixo, siga os procedimentos para a configuração do mesmo. Caso já esteja preenchida com a informação “TAF”, vá para o "9º Passo".

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Card
label5º Passo

Acesse o menu “Arquivo > Configurações” para que a tela de apontamento do ambiente seja apresentada.

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Card
label6º Passo

Na tela de “Configurações de Compilação”, clique em “Adicionar” e preencha as informações exatamente como no exemplo abaixo clique em “Ok”:

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Card
label7º Passo

Após a realização da configuração anterior, a tela abaixo será apresentada, clique em “Ok” para finalizar a configuração:

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Card
label8º Passo

Verifique se a informação referente a configuração realizada será apresentada na parte superior no sistema. Caso não tenha sido apresentada automaticamente, utilize o seletor para selecionar o Alias criado:

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Card
label9º Passo

Após o preenchimento da informação referente ao ambiente a ser atualizado, acesse o menu “Ferramentas > Atualização de Repositório” para que o processo de atualização seja iniciado.

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Card
label10º Passo

A tela para digitação de usuário e senha será apresentada.

Importante: Mesmo que tenha sido cadastrada uma senha para o usuário “admin” no sistema, neste momento não será necessário informa-la.

Digite o usuário “admin” e clique em “Ok”:

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Card
label11º Passo

Neste momento será apresentada a tela referente ao diretório raiz do servidor para atualização. O sistema automaticamente irá direcionar para a pasta TAF, apresentando as pastas contidas neste diretório.

Conforme indicado no início do manual, selecione a pasta criada “Atualização” para que o arquivo a ser utilizado para atualização do sistema seja apresentado.

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Card
label12º Passo

Selecione o arquivo a ser utilizado para que o botão “Ok” seja ativado:

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Card
label13º Passo

Após clicar em “Ok”, o sistema validará o arquivo selecionado e apresentará a tela informando que alguns fontes estão mais atualizados do que os que estão no RPO atual.

Selecione a opção “Aceito somente fontes atualizados”

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Card
label14º Passo

Neste momento será apresentada uma mensagem informando que as informações referentes a este procedimento serão gravadas no arquivo RPO para posterior auditoria.

Clique em “Ok” para prosseguir.

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Card
label15º Passo

O sistema executará a atualização e apresentará na aba mensagens (canto inferior) o status da operação e a finalização da conexão com o serviço.

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Card
label16º Passo

Após a atualização, reinicie o serviço TAF-WS nos serviços do Windows.

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Atualização do TSS utilizando o Devstudio.exe - Arquivo .ptm


Importante: Antes de realizar a atualização, certifique-se que o arquivo que será utilizado corresponde ao ambiente utilizado.

Recomendamos que seja utilizado o arquivo com o nome igual ou terminado em ...TTTP120.PTM para ambientes em português da linha RM.

Deck of Cards
idAtualização TSS
Card
label1º Passo

Crie uma pasta com o nome “Atualização” (ou outro de sua preferência) no caminho de instalação do TSS (Por padrão, o mesmo é instalado em C:\totvssped, porem alguns clientes utilizaram o caminho C:\totvs\TAF\totvssped, como consta no documento de instalação) e extraia os arquivos que serão utilizados para a atualização do sistema.

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Card
label2º Passo

Pare o serviço do TSS-Appserver12 nos serviços do Windows.

Caso o serviço não seja parado automaticamente, apresentando a mensagem abaixo, realize o procedimento indicado na aba “Dica!” antes de prosseguir:

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Card
labelDica!

Procedimento para parar o serviço através do DOS:

Acesse o “Gerenciador de tarefas do Windows” > aba “Serviços” e localize o código PID do mesmo.

No prompt de comando do DOS (cmd) digite: taskkill /pid XXXX /f (onde XXXX é o PID do serviço) e tecle “Enter”. Neste momento o serviço será interrompido.

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Realizado o procedimento de parada do serviço, voltamos para a atualização do sistema.

Card
label3º Passo

Acesse a pasta appserver (...bin\appserver) no diretório de instalação do TSS (Por padrão, o mesmo é instalado em C:\totvssped, porem alguns clientes utilizaram o caminho C:\totvs\TAF\totvssped, como consta no documento de instalação) e localize o arquivo appserver.ini. Edite este arquivo com um editor de texto, localize a tag [ONSTART], comente a mesma e salve o arquivo.

Após este procedimento, inicie o serviço TSS-Appserver12.

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Card
label4º Passo

Após comentar a tag e iniciar o serviço, acesse o diretório smartclient (...\bin\smartclient), localize o aplicativo devstudio.exe e execute. A tela abaixo será apresentada. Clique em “Ok” para que o sistema seja executado.

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Card
label5º Passo

Neste momento o sistema que será utilizado para a atualização será aberto. Caso a informação referente ao “Ambiente” a ser atualizado esteja em branco, conforme imagem abaixo, siga os procedimentos para a configuração do mesmo. Caso já esteja preenchida com a informação “SPED”, vá para o 10º passo.

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Card
label6º Passo

Acesse o menu “Arquivo > Configurações” para que a tela de apontamento do ambiente seja apresentada.

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Card
label7º Passo

Na tela de “Configurações de Compilação”, clique em “Adicionar” e preencha as informações exatamente como no exemplo abaixo clique em “Ok”:

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Card
label8º Passo

Após a realização da configuração anterior, a tela abaixo será apresentada, clique em “Ok” para finalizar a configuração:

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Card
label9º Passo

Verifique se a informação referente a configuração realizada será apresentada na parte superior no sistema. Caso não tenha sido apresentada automaticamente, utilize o seletor para selecionar o Alias criado:

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Card
label10º Passo

Após o preenchimento da informação referente ao ambiente a ser atualizado, acesse o menu “Ferramentas > Atualização de Repositório” para que o processo de atualização seja iniciado.

Image Added

Card
label11º Passo

A tela para digitação de usuário e senha será apresentada.

Importante: Mesmo que tenha sido cadastrada uma senha para o usuário “admin” no sistema, neste momento não será necessário informa-la.

Digite o usuário “admin” e clique em “Ok”:

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Card
label12º Passo

Neste momento será apresentada a tela referente ao diretório raiz do servidor para atualização. O sistema automaticamente irá direcionar para a pasta totvssped, apresentando as pastas contidas neste diretório.

Conforme indicado no início do manual, selecione a pasta criada “Atualização” para que o arquivo a ser utilizado para atualização do sistema seja apresentado.

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Card
label13º Passo

Selecione o arquivo a ser utilizado para que o botão “Ok” seja ativado:

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Card
label14º Passo

Após clicar em “Ok”, o sistema validará o arquivo selecionado e apresentará a tela informando que alguns fontes estão mais atualizados do que os que estão no RPO atual.

Selecione a opção “Aceito somente fontes atualizados”

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Card
label15º Passo

Neste momento será apresentada uma mensagem informando que as informações referentes a este procedimento serão gravadas no arquivo RPO para posterior auditoria.

Clique em “Ok” para prosseguir.

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Card
label16º Passo

O sistema executará a atualização e apresentará na aba mensagens (canto inferior) o status da operação e a finalização da conexão com o serviço.

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Card
label17º Passo

Acesse novamente o diretório appserver no diretório de instalação do TSS (...bin\appserver) e localize o arquivo appserver.ini. Edite este arquivo com um editor de texto, localize a tag [ONSTART], retire o comentário da mesma e salve o arquivo.

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Card
label18º Passo

Após a alteração, reinicie o serviço TSS-Appserver12.

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Atualização do Dicionário - Arquivos .txt


A atualização do dicionário é composta por três fases:

1º - Substituição dos arquivos

2º - Execução do UPDDISTR

3º - Execução do UPDTAF

Para que a atualização seja realizada com sucesso, execute todos os procedimentos listados.

Backup e aplicação dos novos arquivos:

Para atualizar o "Dicionário de Dados" do TAF, realize os procedimentos abaixo:

Deck of Cards
idAtualização Dicionário de Dados
Card
label1º Passo

Na tela de download é possível identificar que o arquivo que será baixado se trata de um "Dicionário Diferencial" do TAF. Veja abaixo:

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Card
label2º Passo

Após certificar-se que se trata de um Dicionário do TAF - TOTVS Automação Fiscal, acesse o diretório systemload na pasta de instalação do sistema (C:\totvs\TAF\systemload) e crie uma pasta com o nome "Backup".

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Card
label3º Passo

Pare o serviço do TAF-WS nos serviços do Windows

Caso o serviço não seja parado automaticamente, apresentando a mensagem abaixo, realize o procedimento indicado na aba “Dica!” antes de prosseguir:

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Card
labelDica!

Procedimento para parar o serviço através do DOS:

Acesse o “Gerenciador de tarefas do Windows” > aba “Serviços” e localize o código PID do mesmo.

No prompt de comando do DOS (cmd) digite: taskkill /pid XXXX /f (onde XXXX é o PID do serviço) e tecle “Enter”. Neste momento o serviço será interrompido.

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Realizado o procedimento de parada do serviço, voltamos para a atualização do dicionário.

Card
label4º Passo

Mova os arquivos antigos (hlpdfpor.txt e sdfbra.txt) para este diretório (C:\totvs\TAF\systemload\Backup). Em seguida coloque o novo arquivo no diretório (C:\totvs\TAF\systemload).

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Card
label5º Passo

Coloque o novo arquivo no diretório C:\totvs\TAF\systemload.

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Execução do UPDDISTR e UPDTAF


Importante: Antes de executar estes procedimentos, certifique-se que o serviço TAF-WS está parado.

UPDDISTR


Deck of Cards
idUPDDISTR e UPDTAF
Card
label1º Passo

Acesse o diretório C:\totvs\TAF\bin\smartclient e localize o aplicativo “smartclient.exe” e execute o mesmo:

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Card
label2º Passo

Na tela de parâmetros iniciais, digite UPDDISTR na opção “Programa Inicial” e confira as demais informações. As mesmas deverão estar de acordo com a imagem abaixo.

Clique em “Ok” para iniciar o processo de atualização das informações:

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Card
label3º Passo

Neste momento, a tela referente a atualização das informações presentes no dicionário será apresentada. Realize o backup dos diretórios informados antes de prosseguir.

Clique em “Avançar” para continuar o wizard:

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Card
label4º Passo

A tela de termo de aceite será apresentada. Clique em “Avançar” par a prosseguir com a atualização.

Image Added

Card
label5º Passo

Marque a opção aceite das alterações realizadas na versão que será aplicada pelo wizard e clique em “Avançar”.

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Card
label6º Passo

Marque a opção referente a realização dos backups sugeridos anteriormente e clique em “Avançar”.

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Card
label7º Passo

Marque a opção referente a validação de possíveis customizações existentes e clique em “Avançar” para prosseguir:

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Card
label8º Passo

Clique novamente em “Avançar” para prosseguir com a atualização ou em “Cancelar” para sair do atualizador:

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Card
label9º Passo

A tela de início do processo de atualização será exibida:

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Card
label10º Passo

Neste momento, caso tenha alterado a senha do usuário “Administrador”, informe a mesma e clique em “Avançar”.

Caso a senha não tenha sido alterada/cadastrada, utilize a tecla “Tab” para habilitar o botão “Avançar” e clique no mesmo para prosseguir:

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Card
label11º Passo

Nesta tela, verifique se as informações referentes ao diretório de dados se encontram vazias (conforme imagem abaixo). Caso estejam preenchidas, dê um duplo clique no campo, apague as informações e utilize a tecla “Tab” para salvar a alteração.

Clique em “Avançar” para prosseguir:

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Card
label12º Passo

Na tela referente aos logs do processo de atualização, deixe somente a opção “” desmarcada e clique em “Avançar”:

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Card
label13º Passo

Todas as validações que serão realizadas pela atualização serão apresentadas neste momento. Clique em “Avançar” para iniciar o processamento:

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Card
label14º Passo

O sistema iniciará a atualização das informações do ambiente.

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Card
label15º Passo

Este processo pode levar alguns minutos. Aguarde até a conclusão da atualização.

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Card
label16º Passo

Ao final do processo, será exibida a tela de conclusão do mesmo. Clique em finalizar para concluir a atualização.

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Card
label17º Passo

A tela abaixo será exibida para informar que o sistema será finalizado.

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UPDTAF


Deck of Cards
idUPDTAF
Card
label1º Passo

Acesse o diretório C:\totvs\TAF\bin\smartclient e localize o aplicativo “smartclient.exe” e execute o mesmo.

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Card
label2º Passo

Na tela de parâmetros iniciais, digite UPDTAF na opção “Programa Inicial” e confira as demais informações. As mesmas deverão estar de acordo com a imagem abaixo.

Clique em “Ok” para iniciar o processo de atualização das informações (a apresentação da tela de UPDATE pode levar alguns minutos).

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Card
label3º Passo

Selecione as atualizações que estiverem como “Pendente” e clique em “Processar”.

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Card
label4º Passo

Neste momento serão apresentadas as atualizações que serão realizadas. Clique em "Finalizar para" concluir a atualização do “Dicionário de dados”.

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Card
label5º Passo

Após a execução de todos os passos da atualização (UPDDISTR e UPDTAF), reinicie o serviço TAF-WS nos serviços do Windows.

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Atualização de Schemas



Deck of Cards
idAtualização de Schemas

Importante: Antes de iniciar o procedimento, faça o backup das pastas schemas e semaforo.

Card
label1º Passo

Na área de "Downloads" efetue o filtro conforme imagem abaixo para realizar o download dos Schemas a serem atualizados no TSS.

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Card
label2º Passo

Acesse a pasta schemas (...totvssped\schemas) no diretório de instalação do TSS (Por padrão, o mesmo é instalado em C:\totvssped, porem alguns clientes utilizaram o caminho C:\totvs\TAF\totvssped, como consta no documento de instalação), copie o arquivo baixado (procedimento realizado no 1º Passo) e extraia o conteúdo do mesmo, substituindo os já existentes na pasta e mesclando o conteúdo da eSocial e da REINF.

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Card
label3º Passo

Após realizar os procedimentos anteriores, siga as instruções abaixo:

  • Apague o conteúdo da pasta semaforo, localizada em C:\totvssped
  • Reinicie o serviço do TSS (TSS-Appserver12)

Instalação do TAF

Após a realização dos procedimentos anteriores é hora de iniciar a instalação do TAF.

Primeira parte - Execução do instalador

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idInstalação do TAF
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labelDownload

Para iniciarmos a instalação do TAF, extraia o conteúdo do instalador baixado e execute. A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”:

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label1º Passo

Selecione o diretório onde o sistema será instalado e clique em “Avançar”. Por padrão, a instalação é realizada no caminho C:\TOTVS\TAF:

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label2º Passo

Nesta tela são apresentados os componentes que serão instalados. Selecione o DbAccess a ser instalado e clique em avançar, sem desmarcar nenhuma opção:

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label3º Passo

Selecione o diretório para a criação de atalhos e clique em “Avançar”:

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label4º Passo

A tela abaixo será apresentada com as informações referentes aos componentes selecionados para serem instalados. Clique em instalar para iniciar o processo: 

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label5º Passo

Durante a instalação as seguintes telas serão apresentadas. Este processo leva alguns minutos:

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label6º Passo

Após a finalização da configuração da instalação, o assistente será apresentado. Clique em avançar para prosseguir com a instalação:

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label7º Passo

Selecione a opção de SGBD que foi configurado no início do procedimento (MSSQL ou Oracle) e informe o nome da conexão que foi criada no ODBC.

Desça a tela utilizando a barra de rolagem e informe usuário e senha. Caso os mesmos tenham sido criados utilizando o script padrão do início do documento, digite:

Usuário = esocial
Senha = esocial

Importante: Caso a base de dados seja Oracle, selecione o caminho da oci.dll criada na instalação do Oracle. Para facilitar, a DLL está localizada na pasta bin da home do Oracle.

Obs: Caso o usuário/senha tenham sido alterados no início do procedimento, favor utilizar a informar os dados utilizados.

Clique em “Avançar” para que o assistente faça as configurações necessárias no ambiente. 

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label8º Passo

Após a criação dos arquivos de configuração do DbAccess, a mensagem informando que a configuração foi efetuada corretamente será apresentada. Clique em “Fechar” para que a instalação do TAF seja iniciada: 

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Caso seja apresentada a mensagem abaixo referente a falha de conexão, finalize o sistema, reinicie o serviço do DbAccess (Taf-DbAccess) e execute o sistema novamente. Além disso, valide a conexão criada utilizando o DbMonitor. (Veja no menu "Configuração DbMonitor", como realizar a validação através do aplicativo.)

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label9º Passo

Neste momento a instalação do TAF será iniciada. Informe a porta para comunicação com o Smartclient HTML. Por padrão, a 8095 é apresentada na instalação. Caso seja necessário, realize a alteração. (Verifique a aba de dicas para verificar se a porta está liberada.)

Caso seja possível que outras máquinas atualizem o aplicativo que está sendo instalado, informe os IP’s das mesmas utilizando o campo *Opcional apresentado na tela e clique em “Avançar”:

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label10º Passo

Na tela que será apresentada, informe o IP e a porta do servidor de licenças, para que seja feita a validação e o consumo das mesmas. 

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label11º Passo

Após fornecer as informações referentes ao License Server, será apresentada a tela para a seleção dos “Menus” a serem instalados. Orientamos que todos sejam selecionados, para evitar a necessidade de reinstalação, caso algum outro módulo seja integrado com o TAF em sua empresa. Clique em “Avançar” para prosseguir com a instalação:

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label12º Passo

Após a seleção dos menus a serem instalados, será apresentada a tela abaixo com alguns links úteis para maiores informações sobre o TAF e os componentes da sua instalação. Clique em “Finalizar” para que a instalação seja iniciada:

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Durante a execução do instalador, a tela abaixo permanecerá aberta.

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label13º Passo

Após a finalização do processo, a tela abaixo será apresentada e os atalhos serão criados na área de trabalho. Finalize o assistente de instalação para que a configuração inicial do sistema seja realizada.

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Caso a instalação executada tenha sido a “Instalação Completa – TAF + TSS”, conforme orientado no início do processo, aguarde alguns instantes para que a instalação do TSS seja iniciada. Caso a tela não seja apresentada, execute o comando Alt+Tab e verifique se o ícone abaixo será apresentado e selecione o mesmo.

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labelDicas!

Dica1: Para verificar se a porta está em uso, utilize o comando netstat -n -a | find ":8095" (onde 8095 é a porta que está sendo testada) no prompt. No exemplo abaixo, a porta está sendo utilizada:

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No exemplo abaixo nenhum status foi apresentado, portanto a porta está liberada:

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Configuração DbMonitor

Importante: A conexão deverá ser criada para o TAF (conforme exemplo abaixo) e para o TSS, seguindo as mesmas configurações.

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idConfiguração DbMonitor
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label1º Passo

Para realizar a validação da conexão do TAF com o DbAccess, acesse o caminho de instalação do mesmo para a realização do teste. Por padrão, o mesmo é instalado em "C:\totvs\TAF\TafDbAccess32".

Neste diretório, localize o arquivo "dbaccess.ini" e abra com um editor de texto. Nele será possível identificar a porta que foi utilizada para realizar a comunicação entre os sistemas.

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label2º Passo

Após identificar a porta, execute o aplicativo "DbMonitor.exe", localizado no mesmo diretório. Informe o nome da máquina em que a instalação está sendo realizada e a porta que foi identificada no passo anterior e clique em "Ok":

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label3º Passo

Acesse a aba “Configurações” e depois selecione a aba de acordo com o SGBD utilizado para a criação da base de dados. Clique em novo para configurar a conexão que será validada no teste.

Importante: Caso seja Oracle, utilize a aba correspondente ao SGBD.

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label4º Passo

Informe o nome da conexão criada no início (Por padrão, a conexão foi criada como TAF) e clique em “Ok”:

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label5º Passo - SQL

Selecione o ambiente, informe o usuário e a senha de banco de dados e clique em "Salvar". Na criação da base de dados, executamos o script para a criação do usuário. (Usuário: esocial e senha: esocial)

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label5º Passo - Oracle

Selecione o ambiente, informe o usuário e a senha de banco de dados e clique em "Salvar". Na criação da base de dados, executamos o script para a criação do usuário. (Usuário: esocial e senha: esocial)

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label6º Passo

Após fornecer as informações, selecione a aba “Assistentes” e em seguida a opção “Validação de Conexão”:

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label7º Passo

A tela de boas-vindas do assistente será apresentada. Clique na opção “Avançar” para que a tela de seleção de banco de dados seja apresentada:

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label8º Passo

Selecione o banco de dados utilizado para a criação das bases de dados e clique em “Avançar”:

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label9º Passo

Informe o nome da conexão que será testada e clique em “Finalizar”:

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label10º Passo

Caso a configuração da conexão esteja correta, a mensagem abaixo será apresentada:

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Instalação do TSS

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idInstalação do TSS

Após a instalação do TAF, utilizando a opção de instalação completa, a instalação do TSS será iniciada automaticamente. Siga os procedimentos abaixo para realizar a parametrização:

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label1º Passo

Selecione o idioma de instalação e clique em “OK”:

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label2º Passo

A tela de “Boas Vindas” será apresentada. Clique em “Próximo” para prosseguir com a instalação:

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label3º Passo

A tela referente ao Contrato de Licença de uso será apresentada. Após a leitura e aceite do mesmo, clique na opção “Avançar”:

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label4º Passo

** Selecione o caminho para instalação e clique em “Próximo”. Por padrão, a instalação é realizada no caminho C:\totvssped, porem orientamos que o caminho seja alterado para "C:\TOTVS\TAF\totvssped, para facilitar a manutenção de arquivos:

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Obs: Após a definição do caminho a ser utilizado, a mensagem abaixo será apresentada. No exemplo foi utilizado o caminho padrão:

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label5º Passo

Na tela seguinte, mantenha a opção referente a instalação do TOTVS Service SOA “Online” marcada e clique em “Próximo”:

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label6º Passo

Nesta tela, iremos utilizar algumas informações que já foram configuradas anteriormente:

Sobre as configurações do TSS, informe o nome da máquina em que o mesmo foi instalado e a porta que será utilizada para a comunicação.

Nas informações pertinentes ao banco de dados que será utilizado pelo TSS, utilize as mesmas configurações que foram preenchidas ou identificadas no DbMonitor (nome da máquina, alias e porta)

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label7º Passo

Como o DbAccess já foi instalado junto com o TAF, apenas mantenha as opções que foram marcadas como Default e clique em "Próximo":

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label8º Passo

Nesta tela, apenas altere a porta, caso a Default esteja sendo utilizada e clique em "Próximo":

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label9º Passo

Neste momento, o sistema será instalado. Aguarde a conclusão do processo e clique em "Próximo":

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label10º Passo

Agora, vamos definir as preferências em relação a utilização do sistema e a criação de atalhos. Após realizar a seleção, clique em "Próximo":

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label11º Passo

O sistema irá realizar as configurações finais da instalação e iniciar os serviços utilizando as mesmas. Clique em "Próximo" para concluir o processo:

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label12º Passo

Clique em "Pronto" para finalizar o wizard:

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Configuração inicial do TAF (primeiro acesso)

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idConfiguração inicial do TAF (primeiro acesso):
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label1º Passo

Localize o atalho criado na área de trabalho e execute o aplicativo:

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label2º Passo

Informe o usuário “admin”, deixe o campo referente a senha vazio e clique no botão “Entrar”:

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label3º Passo

Na tela de boas-vindas ao usuário, verifique as informações apresentadas e clique novamente em “Entrar”:

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label4º Passo

Selecione a localização e clique em “Ok”:

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label5º Passo

A tela referente a criação das tabelas do sistema será apresentada:

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label6º Passo

Selecione o diretório dos arquivos de dados (C:\totvs\TAF\data) e clique em abrir: 

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label7º Passo

Novamente a tela de criação de tabelas na base de dados será apresentada:

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label8º Passo

Ao finalizar a criação das tabelas, será apresentada a tela de cadastro de moedas. Apenas clique em “Confirmar”:

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label9º Passo

Neste momento será apresentada a tela informando que existe uma divergência nas informações. Clique em "Avançar" para corrigir/atualizar a informação.

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label10º Passo

Clique no menu "Efetuar amarração dos Estabelecimentos" para iniciar o procedimento:

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label11º Passo

Na tela abaixo, de um duplo clique no campo "Código Complementar" até que apareça a informação 99 (onde 99 equivale ao Grupo de Empresa) + 01 (onde 01 equivale ao Código da Filial).

Neste caso ficaria 9901. Após alterar as informações, clique em "Confirmar" para prosseguir.

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label12º Passo

Aguarde o termino do processamento das informações, conforme tela abaixo e posteriormente clique em finalizar. Neste momento será necessário efetuar um novo login no TAF.

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Configuração inicial do TAF (segundo acesso)

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idConfiguração inicial do TAF (segundo acesso):
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label1º Passo

Após efetuar o segundo login no sistema, a tela de apresentação do processo de configuração do TAF será apresentada. Clique em “Avançar”:

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label2º Passo

Na tela de seleção do Grupo para processamento, selecione as empresas habilitadas para processamento e clique em “Avançar”:

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label3º Passo

Selecione as opções marcadas abaixo e clique em “Avançar”:

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label4º Passo

Na opção “Porta de Conexão do DbAccess” a informação deverá ser a mesma que foi utilizada no início da instalação. (Verifique a informação conforme a configuração realizada no DbMonitor):

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label5º Passo

Na tela seguinte, por padrão a “Porta de conexão do Web Services” vem como 8080, porém essa porta geralmente já é usada no RM Portal. Orientamos que utilize a porta 8090, caso a mesma não esteja em uso. Clique em “Avançar” após o preenchimento das informações:

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label6º Passo

Clique em “Processar as configurações realizadas neste assistente” para finalizar a configuração:

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label7º Passo

Será exibida a tela de status do processamento das informações.

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label8º Passo

Ao finalizar o procedimento solicitado, será exibida a tela anterior com o log de execução:

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label9º Passo

Clique em finalizar e reinicie o sistema para prosseguir com as parametrizações:

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label10º Passo

Ao finalizar o wizard, um resumo das configurações utilizadas será apresentado. Apenas confirme as informações e clique em "Sair":

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Informações
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Informações
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Produto: TAF e TSS

Informações
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Versão: 12.1.XX

Informações
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Processo: Instalação e configuração Atualização via Devstudio.exe do TAF - TOTVS Automação Fiscal e TSS - TOTVS Service SOA.

Informações
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Informações
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Status: Publicado

Informações
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Data:2901 

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AutoresAutor:Gabriela Dias Santos

Juliana Rodrigues De Souza