Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Objetivo

...

Este guia tem o objetivo de apresentar os passos necessários de configuração para uso da edição colaborativa no TOTVS Fluig Plataforma.


Pré-requisitos

...

  • É necessário que a plataforma tenha acesso externo (a partir da internet) para utilizar esta funcionalidade

    Nota

    Os endereços https://www.google.com e https://www.googleapis.com devem estar liberados na rede.

  • A edição em modo colaborativo depende da extensão do arquivo. Arquivos em PDF, por exemplo, não são editáveis, e devem ser convertidos para posterior edição.

Utilizar como exemplo esta documentação: Configurar notificações SMS

Índice

Índice
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

  •  


Edição colaborativa com Google Drive

Agora no fluig será possível editar documentos usando o Google Drive.

Nota
titleAtenção

Para habilitar a edição colaborativa usando o Google Drive você deverá ter instalado em seu Fluig o componente de edição colaborativo disponível na Fluig Store e possuir uma conta no Google.

 

Instalação do componente de Edição colaborativa

...

A plataforma disponibiliza o recurso de edição colaborativa de documentos, por meio do Google Drive. Para utilizar esse recurso, é necessário instalar e configurar um componente específico, conforme orientações abaixo.

Download do pacote

  • Para baixar o componente, acesse o Portal do Cliente.
  • Selecione Download e Atualizações (essa é a mesma página onde está disponível a mais recente atualização da plataforma).
  • Acesse o diretório FLUIG STORE e selecione FLUIG.
  • Faça o download do arquivo FLUIG-COLLABORATION-GOOGLEDRIVE.

Image Added


Instalação do componente

Descompacte o arquivo Ao acessar a Fluig Store e adquirir o componente de edição colaborativa, você terá acesso ao download do arquivo edicao-colaborativa.zip. Descompacte-o em uma pasta de sua preferência, que aqui chamaremos de <Diretorio_EdicaoColaborativa>.

Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
historyfalse
idsamplesComponente
effectTypefade
 
Card
defaulttrue
id1
labelPasso1
  • Acesse a

    instalação de seu Fluig

    plataforma com o perfil de

    Administrador

    administrador e em seguida acesse : Painel de

    controle > WCM >

    Controle → agrupador AplicativosCentral de componentes.

 Image Added

Image Removed

Card
id2
labelPasso 2

 

  • Acione a opção escolher Escolher arquivo, navegue até a pasta descompactada e selecione o arquivo application-collaboration-googledrive-ear.ear.

Image Removed

Image Added

Card
id3
labelPasso 3

 

  • Acione a opção enviar Enviar e aguarde aproximadamente 1 minuto para a finalização do processo de publicação do componente.

 

Image Removed
  • ;

  • Reinicie os serviços fluig_RealTime, fluig_Indexer e fluig.
Card
id4
labelPasso 4

 

  • Faça Após reiniciar os serviços, faça uma busca na página de componentes por collaboration.

  • Selecione ecm_collaboration_admin e acione o botão Ativar.
  • Acione Selecione ecm_collaboration_edit e acione o botão Ativar.

Image RemovedImage Added

 
Card
id5
labelPasso 5
  • Acesse Painel de Controle > Documentos, uma agrupador Aplicativos. Uma nova opção de menu chamada Edição Colaborativa estará disponível .

 

 

Image Removed

 

Em ambientes em que o Fluig está instalado em mais de um servidor você deverá publicar manualmente o arquivo application-collaboration-googledrive-ear.ear na pasta {INSTALAÇÃO_FLUIG}/jboss/apps/ de todos os servidores disponíveis. E executar o Passo 4.

Image Added

Card
id6
labelPasso 6
  • Ao clicar na opção Edição Colaborativa será apresentada a tela abaixo.

Image Added

Aviso
iconfalse

A URL de redirecionamento será utilizada na configuração do Aplicativo WEB do Google no próximos passos.

Card
id7
labelPasso 7
  • Reiniciar os serviços da plataforma.


Configurando o

...

seu Google Drive

...

Para que seja possível a integração entre o fluig TOTVS Fluig Plataforma e o Google Drive será necessário realizar os passos abaixo. 

 

  • Criar um novo projeto com o nome de sua preferência.

Image Removed
4 45
Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idGoogle Drive
effectTypefade
 
Card
defaulttrue
id1
label
Ativar API
Passo 1
  • Acesse a
url
, caso
  • . Caso não esteja logado no Google, realize o login
.Image Removed
Card
id2
label
Criar novo projeto
Card
id3
labelSelecionar Drive API
Passo 2
  • Após avançar, escolha um nome para o seu projeto.

  • Em seguida, clique em Criar.

Image Added


Card
id3
labelPasso 3
  • Agora você pode aguardar a criação do projeto e acompanhar pela notificação.

 Image Added

  • Após a criação, selecionar o projeto e em sequência clicar em Ir para visão geral de APIs, conforme a imagem:

Image Added

Card
id4
labelPasso 4
  • Após criar o projeto,

 

Após criar o projeto
  • você será direcionado para a

seguinte
  • página abaixo.

  • Selecione a opção Biblioteca no menu lateral esquerdo.

Image Added

Card
id5
labelPasso 5
  • Na página exibida, selecione a opção Drive API, na categoria G Suite APIs.

Image Added

Card
id6
labelPasso 6
  • Acione o botão Ativar, caso essa tela apareça. Se não pule para o passo 7.

Image Added

Card
id7
labelPasso 7
  • Com a API
Image Removed
  • ativada, clique no botão Criar credenciais.

Image Added

Card
id8
labelPasso 8
  • Precisamos de credenciais do tipo ID do cliente OAuth para realizar a integração, portanto este passo pode ser ignorado clicando no botão Cancelar.

Image Added

Card
id9
labelPasso 9
  • Agora clique no botão Criar credenciais e selecione a opção ID do cliente OAuth.

Image Added

Card
id10
labelPasso 10
  • Clique em Configurar a tela de consentimento.

Image Added

Card
id
11
labelPasso
11
  • Informe um nome de sua preferência e acione Salvar.

Image Added

Card
id12
labelPasso 12
  • Aqui você terá que adicionar o Nome do cliente e a URL de redirecionamento.

Aviso
iconfalse

A URL de redirecionamento autorizada deve ser cadastrada com a URL de redirecionamento recuperada no Passo 6 da instalação do componente.

Image Added

Card
id13
labelPasso 13
  • Após criar o Aplicativo WEB serão apresentadas as chaves OAuth para serem cadastradas no TOTVS Fluig Plataforma.

Image Added

 

  • Faça uma busca por collaboration.

  • Selecione ecm_collaboration_admin.
  • Acione o botão Ativar.
    Image Removed


    Card
    id
    14
    labelPasso 14
    • Você também pode personalizar seu app de edição colaborativa acessando a opção de menu Credenciais na aba Tela de consentimento OAuth.
    • Aproveite para adicionar o logo da plataforma.

    Image Added


    Nota

    As telas acima podem apresentar diferenças em relação ao que está demonstrado, devido a constantes atualizações da Google.



    Habilitar edição colaborativa na plataforma

    ...

    Após realizar as configurações necessárias no Google Drive, é necessário fazer as configurações no TOTVS Fluig Plataforma para completar a integração entre a plataforma e o Google Drive.

    Deck of Cards
    effectDuration0.5
    historyfalse
    idConfiguração fluig
    effectTypefade
    Card
    defaulttrue
    id1
    labelPasso 1
     
    • Acesse Painel de Controle > agrupador Aplicativos > Edição Colaborativa e adicione as chaves OAuth adquiridas no Passo 13 da configuração do Google Drive.

    Image Added


    Card
    id2
    labelPasso 2
    • Após cadastrar as chaves e habilitar o Google Drive, acesse os Documentos

    , uma nova opção de menu Edição Colaborativa estará disponível .

     

     

    Image RemovedImage Removed

     

     

    • e selecione um documento que deseja editar.

    Image Added

    Card
    id3
    labelPasso 3
    • Selecione a opção Google Drive.

    Image Added

    Card
    id4
    labelPasso 4
    • Será apresentada a tela abaixo onde será necessário acionar a opção Permitir.

    Image Added

    Card
    id5
    labelPasso 5
    • Com isso, o documento estará disponível para ser editado no Google Drive colaborativamente por usuários que tenham permissão de edição no documento.  


    Edição de conteúdo após a conclusão da configuração

    ...

    Após realizar as configurações necessárias no Google Drive e no TOTVS Fluig Plataforma, o passo a passo para editar o conteúdo desejado pode ser consultado na documentação Editar conteúdo de documento.

    Painel

    É possível editar pelo Google Drive apenas documentos que possuem uma das seguintes extensões suportadas pelo recurso:

    • Documentos: doc, docx, odt;
    • Planilhas: xls, xlsx, ods;
    • Apresentações: ppt, pptx, odp.

    ...